Centenas de pessoas participaram, na manhã deste sábado (24), da Primeira Caminhada do Aposentado, na Avenida Litorânea, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), para lembrar o Dia Nacional do Aposentado, comemorado nesta data. Eles saíram do Parquinho em direção à Praça do Pescador, animados por um trio elétrico e músicas de Carnaval. A alegria contagiou também frequentadores da orla marítima.
A caminhada, que contou com mais de 500 aposentados e outras centenas de apoiadores como familiares e equipe do Ipam, foi acompanhada por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), durante todo o seu percurso, para qualquer necessidade. O evento seguiu tranquilo também com a cobertura das polícias Civil, Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Guarda Municipal.
Antes de sair em caminhada, os aposentados, que receberam um lanche leve com sucos e frutas, foram preparados pela equipe de profissionais e estagiários do Ipam que comandaram atividades de aquecimento e de alongamento. Entre eles, havia pessoas com mais de 80 anos que participaram do evento, mostrando vigor e vida saudável.
O presidente do Ipam, Raimundo Penha, acompanhou todo o percurso ao lado dos aposentados, do secretário municipal de Desporto e Lazer, Jerry Abrantes, e de assessores do Instituto. Segundo ele, o objetivo é incentivar e estimular nesse público especial o estilo de vida saldável com atividade física, entretenimento e integração no dia em que se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Aposentado.
“Mais do que uma caminhada, este evento teve como foco o entretenimento, a integração, a qualidade de vida associada à atividade física e saudável. É lindo ver todo esse vigor, toda essa animação que vem desse público especial que canta, dança, vibra e vive intensamente”, frisou Raimundo Penha.
Aos 78 anos, dona Eva Vilma fez questão de ir à Caminhada do Aposentado e se divertiu ao som das músicas e das atividades de entretenimento. “Faço questão de participar desses eventos dedicados a todos nós que estamos nesse período especial da vida. É bom sentir esse calor humano, viver esse momento”, disse.
A caminhada
O evento integra o conjunto de ações de valorização da pessoa idosa estabelecido pelo prefeito Edivaldo Holanda Jr e busca proporcionar aos beneficiários do Município interação, integração e convivência. O momento também contribuiu com o fortalecimento dos vínculos entre os funcionários inativos e a Prefeitura de São Luís. A Banda da Guarda Municipal deu a largada da caminhada que saiu do Parquinho da Avenida Litorânea em direção à Praça do Pescador.
Para lembrar a data, a programação ofereceu atividades físicas e momentos de interação entre os participantes. Antes da atividade, foi distribuído um kit, contendo bolsa, camisa, boné e um exemplar do jornal do Ipam. No encerramento, foi servido um lanche.
A realização da I Caminhada do Aposentado contou com o apoio das Secretarias Municipais de Desportos e Lazer (Semdel), Trânsito e Transporte (SMTT), Saúde (Semus), da Criança e Assistência Social (Semcas), Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Associação Representativa dos Servidores Municipais Ativos e Inativos do Serviço Público (Asismu), Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e do Comitê de Valorização da Pessoa Idosa (CVPI).
O Jornalismo é mesmo algo rico – É MULTIPLICADOR DE INFORMAÇÕES, não temos como ficar sem nenhuma delas em momento algum principalmente depois da internet e outros meios interativos.A postagem refere-se a caminhada dos aposentados, e a 1ª foto desta postagem o incêndio nas dunas toma conta decorrente da queima de fogos de artificio desta caminhada , fato este que gerou outra noticia aqui mesmo no imirante que constava a informação que os fogos foram disparados durante o evento na Litorânea sem citar o nome do evento ( que foi por uma justa causa – por isso o “anonimato” do evento ), e no fechamento desta postagem enumera os apoios institucionais desta caminhada , por ironia do destino faltou no apoio do evento e não na noticia uma instituição importante de ajuda humanitária , o BOMBEIRO , ficando a sugestão para o próximo evento e outras que envolverem fogos de artificios em áreas que contém matas e barracas cobertas de palhas.Aí acabe de surgir as notinhas de noticias em forma de humor e a utilidade pública do jornalismo.É a multiplicidade do jornalismo pautada na imagem de noticia gerando outras correntes informativas , é o desencadeamento infinito desta coisa , que se levado a sério sem as paixões pessoais e com o bom senso da veracidade ,respeitando o receptor e o “proprietário” é algo fantástico – sempre 24 horas o jornalismo