Reunião do Ipam

0comentário

reuniaoIpam

O Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) realizou mais uma reunião do Conselho de Administração.

No primeiro momento, representantes do Banco do Brasil explanaram sobre os investimentos e fundos financeiros do setor previdenciário. Em seguida, o consultor de Investimentos do Instituto, Diego Siqueira, apresentou o relatório financeiro do Ipam, referente ao ano de 2014.

Participaram da reunião o presidente , Raimundo Penha, e a suplente, Lisetânia Soeiro (Ipam), os conselheiros Milton Calado (Semgov), Raimundo Rodrigues (Semfaz), Regina Célia (Semad) e a coordenadora de Benefícios Previdenciários, Mônica Santos.

A próxima reunião do conselho acontecerá no dia 4 de fevereiro, quarta-feira.

sem comentário »

Grande vitória

2comentários

MaranhaoeSport

Recuperação em grande estilo. Na noite desta quinta-feira (22), o Maranhão Basquete fez as pazes com a vitória na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15. Mesmo jogando fora de casa, o time maranhense derrotou o Sport Recife, atual vice-campeão da LBF, por 68 a 62, em jogo realizado no Ginásio Marcelino Lopes, em Recife, e se reabilitou no torneio nacional.

Os destaques da partida foram a norte-americana Ajavon (16 pontos, 6 assistências e 5 rebotes) e as experientes Êga (14 pontos e 8 rebotes) e Iziane (14 pontos) pelo lado do Maranhão Basquete. Já pelo Sport Recife, Baker (15 pontos e 5 rebotes) foi a principal jogadora da partida.

Com a importante vitória fora de casa, o Maranhão Basquete manteve a terceira colocação na tabela de classificação de forma isolada. O time maranhense tem 12 pontos. A liderança desta edição do torneio é do Uninassau/América com 14 pontos. O ADCF Unimed/Americana está na segunda posição com 13 pontos somados.

O Maranhão Basquete volta à quadra neste sábado (24). O time maranhense enfrentará justamente o líder invicto Uninassau/América no Recife. A bola sobe às 19h (horário de Brasília). Já o Sport Recife pega o Brasília/Basquetevizi no mesmo dia na capital pernambucana.

Foto: Divulgação/LBF

2 comentários »

Posse de juízes

0comentário

Possedejuizes

A presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargadora Cleonice Freire, deu posse a três magistrados, nesta quarta-feira (21), após a solenidade de abertura do ano forense de 2015.

Promoção – A juíza Mirella Cezar Freitas (comarca de Anajatuba) foi empossada na 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim, após ser promovida da entrância inicial para a intermediária, pelo critério de antiguidade.

Também promovida para a entrância intermediária, mas pelo critério de merecimento, a juíza Tereza Cristina Franco Palhares (comarca de Poção de Pedras) foi empossada na 1ª Vara da Comarca de Pinheiro.

Remoção – Conforme o critério de antiguidade, o juiz Ailton Castro Aires foi removido a pedido do Juizado da Fazenda Pública da capital para a 1ª Vara de Família do termo judiciário de São Luís (comarca da Ilha de São Luís), na mesma entrância final.

No ato de posse, a presidente do TJ parabenizou os magistrados, ressaltando que eles vêm desempenhando um trabalho brilhante na carreira, como o jurisdicionado precisa e merece. “As comarcas estão de parabéns por receber juízes desse nível”, ressaltou a desembargadora Cleonice Freire.

A posse foi acompanhada pelo desembargador José Bernardo Rodrigues, pelos juízes Nilo Ribeiro, Márcio Brandão (auxiliares da Presidência), Tayrone Silva (auxiliar da Corrgedora Geral da Justiça), Rodrigo Nina, Gustavo Medeiros e Larissa Tupinambá (Comissão Sentenciante da Corregedoria).

sem comentário »

Pacto pela vida

0comentário

AntonioNunes

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão intensificará as ações e campanhas educativas voltadas para a prevenção de acidentes, fortalecendo parcerias com entidades públicas e não-governamentais. Para tanto, a direção do Detran e coordenadores do Movimento SOS Vida, da Maçonaria do Maranhão, se reuniram nesta quarta-feira (21).

A meta da gestão é que o Maranhão reverta a situação atual em que ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de acidentes de motos. Nesse sentido, o Detran está firmando parcerias para projetos e ações de educação para o trânsito, como campanhas para uso da faixa de pedestre e respeito à Lei Seca.

O diretor-geral do Detran, Antônio Nunes, destaca que a redução do número de acidentes é uma das principais metas do governo Flávio Dino e a parceria do grupo SOS Vida será fundamental. A situação, segundo Nunes, é alarmante. “A cidade maranhense de Presidente Dutra, por exemplo, é hoje a campeã nacional em acidentes de motos”, pontuou.

Dados do SOS Vida mostram que os acidentes com motociclistas se tornaram um problema grave de saúde pública. “Na Santa Casa de São Luís, 95% dos traumatizados do setor de ortopedia são vítimas de acidentes de motos”, afirma o coordenador de Educação para o Trânsito da SOS Vida, Antônio Evaristo de Lima.

O coordenador geral da SOS Vida, Lourival Souza, defende a intensificação de campanhas educativas e a introdução da disciplina no trânsito no currículo das escolas, a partir do ensino fundamental. “Precisamos focar, também, nos futuros condutores. Esperamos que nossa parceria com o Detran consiga mudar o comportamento de muitos motoristas no Maranhão, afinal, o trânsito só muda quando a gente muda”, afirmou.

Segundo o diretor-geral do Detran, a ideia é intensificar as campanhas educativas. “Queremos promover campanhas educativas eficazes e impactantes que mostrem às pessoas as graves consequências dos acidentes, que deixam vítimas fatais e sequelas para o resto da vida”, enfatizou.

sem comentário »

Repercussão Nacional

5comentários

ConventodasMerces

Por Diogenes Campanha/Folha de São Paulo

Após ter sido impedida por policiais militares de entrar na FMRB (Fundação da Memória Republicana Brasileira), que administra o acervo do ex-presidente José Sarney (PMDB) no Maranhão, a presidente do órgão, Anna Graziela Costa, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (21).

A entidade está no centro de uma disputa entre o governador Flávio Dino (PC do B) e aliados do peemedebista, o que levou ao fechamento do museu na sexta (16).

Ex-secretária da Casa Civil no governo Roseana Sarney (PMDB), filha do ex-presidente, Anna Graziela disse que foi nesta quarta à sede da fundação porque o presidente do conselho curador, Benedito Buzar, havia convocado reunião sobre o futuro do órgão.

Ela afirmou ter encontrado três policiais militares armados na entrada do Convento das Mercês, prédio de 1654 no centro de São Luís, onde fica o museu. Contou ainda que um helicóptero do grupo tático sobrevoava o local.

Um tenente lhe disse que havia recebido “ordens do comando geral” para que ninguém entrasse na fundação e recomendou que Anna Graziela falasse com o comandante da companhia, afirmou ela, que filmou um trecho de sua conversa com o policial.

“Liguei para o coronel Alves [comandante-geral da PM], que disse que a ordem era do governo do Estado e que eu deveria telefonar para o secretário de Segurança.”

Em nota, o governo disse que Anna Graziela tem “total acesso às dependências da FMRB” e que medidas de segurança precisaram ser tomadas porque o ex-diretor financeiro do órgão foi identificado no local fora do horário de expediente, na terça (20).

Segundo a gestão Flávio Dino, esse servidor estava “manuseando computadores e documentos” e, no dia anterior, funcionários teriam retirado quadros sem autorização.

Anna Graziela disse que o ex-diretor financeiro, Jorge Luís Moura Nascimento Filho, estava na fundação na terça para escanear documentos que precisam ser enviados para a prestação de contas do órgão.

Sobre a retirada de quadros, declarou “achar improvável que isso tenha acontecido” e afirmou que o atual governo está tentando criar “factóides”.

A FMRB é uma estatal criada por Roseana em 2011. Nesta semana, Dino instituiu uma comissão para discutir novos rumos para a entidade, que, segundo o governador, não pode utilizar um bem público para “guardar o patrimônio de uma família”.

Também nomeou um administrador para o convento.

Na carta de renúncia, Anna Graziela defendeu sua gestão e disse que a FMRB “se tornou maior do que as querelas e disputas da política adulterada pela vileza humana”.

Leia a carta de renúncia da ex-presidente:

Ilustríssimo escritor e acadêmico Benedito Buzar,

(Presidente do Conselho Curador desta instituição)

Nos últimos três anos, neste monumento que abriga parte significativa da história do Maranhão e do Brasil, cujas primeiras edificações datam de 1654, dediquei todas as forças de minha juventude para fazer desta Fundação da Memória Republicana Brasileira uma instituição que se tornou maior do que as querelas e disputas da política adulterada pela vileza humana.

Aqui presenciei cenas que mudaram por completo minha minguada compreensão em torno da vida e dos desafios que a vontade de fazer enfrenta, atada às responsabilidades de um cargo público. Não foram poucas as vezes em que, acompanhada da minha incansável equipe, tive meu ímpeto juvenil derrotado por lágrimas que triunfavam sobre minha face, ao conhecer de perto a realidade deste bairro abençoado por Nossa Senhora do Desterro. Nem foram raras as ocasiões em que fui condecorada com sorrisos e abraços de crianças que reerguiam as minhas forças e me impulsionavam a prosseguir a jornada.

No entanto, na data de hoje, comunico aos senhores sobre a impossibilidade de continuar a presidir esta instituição. O meu gesto decorre da mais absoluta humildade em reconhecer as palavras do Eclesiastes:

“há um tempo para todo o propósito e para toda a obra”.

O tempo e as circunstâncias encerram aqui a minha obra.

Após 21 dias, nenhuma definição oficial foi tomada sobre as novas finalidades desta Fundação. Transcorridas as primeiras duas semanas do ano, e sem nenhum comunicado oficial do novo governo, tomei conhecimento em uma entrevista concedida a um veículo da imprensa nacional acerca da intenção do governador do Estado, Flávio Dino, de privatizar este órgão. Em seguida, novamente lendo os jornais e as mensagens da Internet, soube que o órgão não seria mais privatizado e que voltaria a funcionar, mesmo com todos os nossos funcionários exonerados desde o dia 2 de janeiro e, trabalhando sem nenhuma perspectiva de receber algum salário, até a última sexta-feira, dia 16.

Em reunião realizada, na segunda-feira, 19, fui interpelada por secretários de Estado que tinham como objetivo principal investigar se existe neste órgão “culto à personalidade do ex-presidente José Sarney”, quando os milhares de visitantes que aqui vinham todos os dias são testemunhas da existência de apenas um corredor, no Convento das Mercês, abrigando objetos e informações referentes ao único e fundamental período em que o Brasil foi governado por um maranhense. Lamentavelmente, não houve compreensão e interesse sobre os programas, as ações culturais e educativas que representam a importante contribuição social deste órgão. Neste dia, fui mais uma vez surpreendida pela cena em um telejornal sobre a possibilidade de que este lugar fosse transformado em um Memorial das Vítimas da Ditadura Militar.

Ontem, dia 20 de janeiro de 2015, também não recebi nenhum comunicado de que o governador havia nomeado um administrador para a Fundação da Memória Republicana Brasileira. Hoje, dia 21 de janeiro, em um ato de inequívoca arbitrariedade, fui impedida por policiais militares de cumprir meu expediente de trabalho, ao arrepio da lei.

Diante dos fatos acima citados e por reconhecer, como advogada e cidadã, que mesmo diante de uma determinação da Lei nº 9.479 de 21 de outubro de 2011, não posso mais exercer as minhas atribuições legais é que renuncio a esta Presidência.

Neste lugar, onde o maior orador sacro da Língua Portuguesa, o Padre Antônio Vieira, proferiu o Sermão a São Pedro Nolasco, quero expor uma razão ainda maior, aquela que me move a existência. Do magistral pregador, repito as palavras:

“Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos apenas duramos.”

Por absoluta impossibilidade de continuar a fazer. Por escolher o existir – justificado e enobrecido unicamente pelo fazer – é que renuncio agora à Presidência desta honrada Fundação.

São Luís, 21 de janeiro de 2015.

Anna Graziella Santana Neiva Costa

Leia a nota do governo sobre o acesso de Anna Graziela à fundação:

Sobre o acesso da presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Ana Graziella Neiva, às dependências do prédio público do Convento das Mercês, a Secretaria de Estado da Cultura esclarece que:

1. A presidente da FMRB tem total acesso às dependências da sede da Fundação;

2. A guarda policial adotou medidas de segurança após identificar a presença do senhor Jorge Luís Moura Nascimento Filho (ex-diretor Financeiro da FMRB) nas dependências da fundação, fora do horário de expediente, às 20h, da última terça-feira, manuseando computadores e documentos;

3. Tal episódio foi relatado pelo tenente da PM, Edmilson, comandante da guarda do prédio, que relatou ainda ter ocorrido movimentação de servidores retirando quadros sem a devida autorização, na noite da última segunda-feira, 19;

4. Em face destes fatos, as medidas de reforço da segurança foram necessárias. Contudo, o Governo do Estado designou comissão para dialogar com os dirigentes da FMBR para a imediata normalização das atividades da Fundação.

5 comentários »

Novos secretários

1comentário

EdivaldoHolandaJunior

O prefeito Edivaldo empossou na tarde desta quarta-feira (21) novos secretários para a administração municipal. O ex-secretário de Desporto e Lazer, Olímpio Araújo, assumiu a pasta do Orçamento Participativo, que estava vaga. No Desporto e Lazer, assume Jerry Abrantes. O advogado Júlio César Marques assume a secretaria de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano. Ulisses Fernandes Campos é o novo coordenador de Juventude do município.

Na ocasião, o prefeito Edivaldo salientou a importância do apoio e das parcerias para articulação de ações na esfera municipal, ressaltando o novo ânimo da equipe com as parcerias já alinhadas com o governo estadual. “Tivemos grandes dificuldades nos últimos dois anos. Ainda assim, demos um grande passo na área da saúde, por exemplo. Entregaremos, no final do ano, o novo Hospital da Criança, dobrando o número de leitos, e já começamos a maternidade da Cidade Operária. Planejamos ainda a estruturação de cerca de 20 creches, além da entrega já realizada de importantes equipamentos sociais, como o Circo Escola e um abrigo para moradores de rua. Estamos agregando novos valores à nossa equipe em um momento de muita motivação, no intuito de somarmos esforços para atingirmos novos objetivos”, afirmou.

O novo secretário de Orçamento Participativo, Olímpio Araújo, afirmou que a reativação da pasta tem o propósito de articular um diálogo ainda mais próximo com as comunidades para a montagem de projetos importantes como o Orçamento, direcionando-o para a realização de anseios populares. “A intenção do prefeito é reativar o papel que o Orçamento Participativo tinha na cidade, com todas as lideranças de bairros e representantes da sociedade civil discutindo as prioridades e apontando soluções para os problemas coletivos. Vamos criar um canal de diálogo direto com a população, a fim de darmos as mãos para a melhoria de nossa São Luís”.

Jerry Abrantes disse que chega à pasta para dar continuidade ao trabalho já realizado, com ênfase ainda para o apoio ao esporte amador. “Vamos buscar junto ao governo federal a reconstrução do estádio Nhozinho Santos, mas também queremos fazer com que a secretaria ajude a fomentar outras práticas esportivas, além do futebol. Existem talentos da nossa cidade que precisam ser apoiados”.

A Secretaria de Articulação de Desenvolvimento Metropolitano foi reativada e terá como novo titular Júlio César Marques. O novo secretário diz que terá como principal missão a articulação de ações das prefeituras na região metropolitana em parceria governo do estado, sobretudo nas áreas limítrofes. “Vamos enfrentar a questão da metropolização e atuar junto a outras prefeituras, principalmente na questão da mobilidade”.

O novo coordenador de Juventude, Ulisses Fernandes, afirmou que a Coordenadoria deverá centralizar projetos diversos para este público, que hoje funcionam sob a coordenação de outras secretarias. “Vamos aproximar da Coordenação de Juventude todos os projetos de juventude espalhados em diversas secretarias do município, para aplicar uma política mais dirigida. Agradecemos a confiança do prefeito Edivaldo para nossa atuação neste sentido”.

1 comentário »

Super Copa Maranhão

4comentários

Sampaioemoto

A bola começa a rolar a partir de hoje para Sampaio e Moto, os dois representantes maranhenses na Copa Nordeste e Copa do Brasil.

As duas equipes se enfrentam na abertura da Super Copa Maranhão que é promovida pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) e que reunirá além dos dois representantes maranhenses o Vitória-BA e o Náutico-PE.

A primeira partida da Super Copa será entre vitória e Náutico, às 18h30, no Estádio Castelão.

Em seguida, às 21h, teremos o maior clássico do futebol maranhense. Sampaio e Moto se enfrentam para esquentar a rivalidade e para testar as equipes que foram montadas para esta temporada. O torcedor que for hoje ao Castelão verá duas equipes novas e cheias de novidades.

Os ingressos para cada partida estão à venda ao preço de R$ 60 reais setores 1, 2, 3, 4, 5 e 6. As cadeiras cobertas custam R$ 100.

4 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS