Por Zeca Soares • quinta-feira, 08 de janeiro de 2015
Apresentado na tarde desta quarta-feira, o técnico Eugênio Souza apontou a necessidade de novos desafios como um dos principais motivos para aceitar a proposta do Moto em 2015. Campeão da Série D de 2014 comandando o Tombense, o treinador terá como a principal meta no primeiro semestre brigar pelo título do Campeonato Maranhense e tentar realizar uma boa participação na Copa do Nordeste.
– Eu queria sair de Minas Gerais e estava procurando um novo desafio. O Moto abriu as portas para esse novo desafio e é um clube que tem um projeto interessante, com três competições logo no início do ano – disse Eugênio Souza.
O treinador evitou falar sobre reforços, já que ainda deverá ter uma nova reunião com os dirigentes para discutir as carências da equipe. Entretanto, Eugênio admitiu a possibilidade de contar com algum atleta do elenco campeão da Série D pelo Tombense.
– Dentro da possibilidade do clube e da nossa necessidade, é possível que a gente traga algum jogador que foi campeão com o Tombense. Apesar disso, a gente sabe que não é fácil.
O treinador ainda destacou que acredita no crescimento do Moto nas próximas temporadas. Para isso, citou a torcida Rubro-Negra e os integrantes da diretoria do clube.
– Tenho certezas que o Moto daqui a alguns anos, será um dos maiores clubes do Nordeste. Pela torcida que tem, merece isso, e também por causa das pessoas que estão trabalhando por aqui.
Em campo, Eugênio Souza começará os primeiros treinos na próxima segunda-feira. Antes da estreia no Campeonato Maranhense, o Moto participará da Supercopa Maranhão, onde fará um clássico contra o Sampaio e enfrentará Náutico ou Vitória na segunda partida.
Reforços
Durante a coletiva, os dirigentes do Moto confirmara os acertos com os meias Rayllan e Wanderley.
A apresentação do Moto para início da preparação na temporada começa na segunda-feira (12).
Foto: De Jesus/ O Estado
Leia mais
Categoria Futebol • Moto | Tags Eugênio Souza, Moto, Tombense
Por Zeca Soares • quinta-feira, 08 de janeiro de 2015
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reforçou a política de educação inclusiva estabelecida pelo prefeito Edivaldo. Na manhã desta quinta-feira (8), educadores da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho receberam equipamentos que complementarão o trabalho já desenvolvido. Foram entregues um microfone, uma caixa de som e um datashow à coordenação do coral “Melodia com as Mãos”, projeto que já existia há oito anos na rede municipal de ensino, mas que foi retomado em 2014, na gestão do prefeito Edivaldo, a partir do esforço do corpo pedagógico da escola.
“A política do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para a Educação objetiva formar cidadãos e construir uma educação cada vez mais inclusiva.. Além disto, temos o desafio diário de construir uma educação cada vez mais inclusiva na rede municipal de ensino. A entrega desses equipamentos foi executada tendo esses dois princípios da gestão. Desejamos que os novos equipamentos possibilitem às professoras dar continuidade ao valioso trabalho que já desenvolvem na escola com nossos educandos”, almejou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, durante a visita que oficializou a entrega dos equipamentos à escola.
“Estou imensamente feliz com esses presentes, que, para nós, foram de Natal. Gosto muito de vir estudar na escola e ainda de participar das atividades do coral, quando as pessoas me veem cantando com mãos durante as nossas apresentações. Esses equipamentos irão nos ajudar a olhar, sentir e entender melhor as músicas que cantamos com nossas mãos”, afirmou o estudante de 11 anos da classe regular de educandos surdos da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Danilo Sousa Santos, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Foto: A. Baêta
Categoria Notícias • Política | Tags Educação, Geraldo Castro Sobrinho, Semed
Por Zeca Soares • quinta-feira, 08 de janeiro de 2015
A procuradora-geral de justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha, recebeu, na tarde desta quarta-feira (7), o secretário de estado de Segurança Pública, Jeferson Miller Portela e Silva, e o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, Aurélio Araújo Queiroz. No encontro, foi discutida a parceria entre as duas instituições.
Um dos aspectos discutidos durante a reunião foi a prorrogação de acesso dos membros do Ministério Público do Maranhão ao sistema de informações da Secretaria de Segurança Pública, o Sigo. Os representantes das instituições abordaram, também, a atuação conjunta no combate à corrupção.
Para Regina Rocha, a segurança pública tem que ser encarada como prioridade e a parceria entre as instituições é indispensável no combate a todos os tipos de crime, dos mais comuns até os que envolvem organizações criminosas e afetam o erário.
O secretário Jeferson Portela enfatizou que o trabalho em conjunto com o Ministério Público é importante e necessário quando se trata de segurança pública. “Estamos trabalhando a questão da segurança pública em um sentido amplo, com a participação das diversas instituições envolvidas. A atuação de todos, com respeito à independência de cada um, fortalece o trabalho de todo o sistema de segurança em benefício da sociedade”, ressaltou.
Também participaram da reunião o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, José Cláudio Cabral Marques; os promotores Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues e Jerusa Capistrano Pinto Bandeira, integrantes do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); o chefe da Assessoria Especial da PGJ, Marcos Valentim Pinheiro Paixão; a chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Sirley Aires Rodrigues; e a diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Fabíola Fernandes Faheína Ferreira.
Categoria Notícias • Política | Tags Jeferson Portela, mp, Regina Rocha, Segurança Pública
Por Zeca Soares • quinta-feira, 08 de janeiro de 2015
Dois novos desembargadores eleitorais titulares tomaram posse no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão nesta quarta-feira (7) em ato realizado no gabinete da presidência.
Os advogados Daniel de Faria Jerônimo Leite e Eduardo José Leal Moreira foram nomeados pela presidente da República para assumirem a função no TRE-MA no dia 16 de dezembro de 2014.
A posse solene de ambos, que atuarão no órgão no biênio 2015-2016, ocorrerá no dia 27 de janeiro, data em que o Regional realizará sua primeira sessão do ano. No mesmo dia, Leite e Moreira, além de tomarem assento oficial na Corte, serão condecorados com a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares.
Em nome dos membros do Tribunal, o desembargador Froz Sobrinho (presidente) desejou boas-vindas aos empossados, ressaltando o comprometimento deles com o direito e com a Justiça Eleitoral.
Com a posse, o TRE-MA passa a ser composto pelos desembargadores eleitorais Froz Sobrinho (presidente), Guerreiro Júnior (corregedor), Clodomir Reis (diretor da EJE), Eulálio Figueiredo (ouvidor), Alice Rocha, Daniel Leite e Eduardo Moreira.
Categoria Notícias • Política | Tags Daniel Blume, Eduardo Moreira, TRE
Por Zeca Soares • quinta-feira, 08 de janeiro de 2015
O baixinho bom de bola Rayllan é o primeiro reforço do Moto para a temporada 2015.
Aos 25 anos, o jogador revelado pelo Imperatriz e que já passou pelo Sampaio estava no Ríver-PI.
No ano passado, Rayllan chegou a ser anunciado como jogador do Moto, mas acabou indo para o futebol piauiense.
Rayllan desembarca em São Luís no próximo domingo e será uma das novidades na representação do time rubro-negro já sob o comando do novo técnico, Eugênio Souza (ex-Tombense) que será apresentado nesta quinta-feira à tarde.
Além de Rayllan, o Moto deve confirmar hoje a renovação dos contratos do goleiro Raniere, do lateral Dieguinho, do volante David, dos meias Kléo e Felipe, além dos atacantes Henrique, Gabriel e Naoh.
Foto: Abdias Bideh/GloboEsporte.com
Categoria Futebol | Tags Moto, Rayllan, Ríver
Por Zeca Soares • quinta-feira, 08 de janeiro de 2015
Por Jorge Aragão
Se existe um aliado do governador Flávio Dino (PCdoB) que definitivamente ainda não desceu do palanque, é justamente o atual secretário de Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB).
Jerry continua ativo nas redes sociais e respondendo a todos que discordam de qualquer decisão do governador Flávio Dino, como se o atual governador fosse perfeito e não pudesse cometer erros, ou seja, um verdadeiro Deus.
O secretário de Articulação Política utilizou as redes sociais para detonar um suposto membro da esquerda maranhense.
“Tem um pessoal que se acha de esquerda, mas o que gosta mesmo é de fazer cócecas retóricas pra fazer rir os exploradores do povo.”, afirmou Jerry no seu Twitter.
Para o titular do Blog, ficou claro que o recado foi para o ex-candidato ao Governo do Maranhão pelo PSOL, o advogado Antônio Pedrosa, que “ousou” criticar a decisão do governador Flávio Dino de determinar que a PGE defenda os policias que sejam processados no exercício da profissão (reveja).
No entanto, alguém na blogosfera fez uma interpretação equivocada e foi de imediato repreendido pelo secretário tuiteiro. “A gente lê cada coisa nessa blogosfera. Até inexistente crítica minha ao coerente e combativo companheiro Marcos Silva, do PSTU.”, escreveu.
O problema é que Márcio Jerry parece não ter compreendido o tamanho e a sua dimensão no atual momento do Maranhão, afinal é um homem forte e de confiança do governador Flávio Dino, mas precisa entender e saber assimilar as críticas, sem precisar rebater com agressões toscas e desnecessárias.
Enquanto Jerry segue sendo mais tuiteiro que secretário, a classe política segue avida por um contato com o governador, que digam os deputados estaduais da próxima legislatura, que até hoje aguardam sequer um telefonema do Articulador Político do Governo do Maranhão.
Para Jerry é simples, quem lê na cartilha do governador e aceita tudo sem questionar é coerente e combativo, mas quem ousa criticar ou discordar de qualquer decisão de Flávio Dino, vira um inimigo mortal.
Categoria Notícias • Política | Tags Flávio Dino, Márcio Jerry, PCdoB
Por Zeca Soares • quinta-feira, 08 de janeiro de 2015
O Governo do Estado vai realizar processo seletivo emergencial para contratação temporária de mil professores, neste semestre, e concurso público para categoria, este ano. O acordo que referendou a proposta foi firmado, nesta quarta-feira (7), entre a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres; o procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia; a promotora de Justiça, da 2ª Promotoria Especializada na Defesa da Educação, Maria Luciane Lisboa Belo; e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).
Por meio do acordo ficou definido que o concurso público, com previsão para agosto deste ano, irá oferecer seis mil vagas para professores nos diferentes níveis de ensino.
A medida visa garantir que, o início do ano letivo nas escolas do estado, previsto para 16 de março, seja com todos os professores em sala de aula e sem déficit nas disciplinas.
Áurea Prazeres enfatizou que o seletivo tem caráter emergencial. “O propósito é assegurar que os estudantes iniciem o ano letivo com professores em todas as disciplinas”, explicou.
“O Sindicato não medirá esforços no sentido de contribuir na elaboração de todas as fases do edital. Tanto para o seletivo quanto para o concurso que beneficiará os profissionais da educação”, disse o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.
A promotora Maria Luciane Lisboa Belo informou que, no edital do seletivo, vai ficar explícito as datas de realização do concurso para magistério da educação básica do estado. Para o procurador Rodrigo Maia a iniciativa é positiva. “Vamos colaborar para que, em caráter de emergência, os alunos iniciem as aulas com professor em sala de aula”, ressaltou.
Foto: Lauro Vasconcelos
Categoria Notícias • Política | Tags Áurea Prazeres, Governo do Maranhão, Seduc