Costa Rodrigues

7comentários

CostaRodriguesUma das obras mais esperadas pelos esportistas maranhenses, o Ginásio Costa Rodrigues, foi entregue nesta terça-feira (30) pelo governador Arnaldo Melo. Ao lado dos secretários de Esporte, Joaquim Haickel, e de infraestrutura, Aparício Bandeira, o governador descerrou a placa de inauguração entregando para os maranhenses um espaço moderno que representa o resgate de um ícone da população ludovicense.

A obra foi dividida em duas etapas, a primeira foi de responsabilidade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel). Já a segunda, da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), que ficou responsável pela parte do acabamento e a conclusão do ginásio, um investimento de R$ 2,5 milhões.

“Estamos entregando a maior praça esportiva de basquete, futebol de salão e voleibol, de tantos anos atrás. Nesta obra foi utilizada uma engenharia moderna e que qualquer time de outro estado se sentira confortável. E é sempre bom agradecer à nossa ex-governadora Roseana Sarney que fez um esforço grande no sentido da conclusão desta obra”, disse o Arnaldo Melo.

O secretário Joaquim Haickel disse que a entrega do ginásio é um marco deste governo. “Quando assumimos a Secretaria de Esporte, nos propusemos a realizar a reinauguração do estádio Castelão, que foi feita, e agora a reinauguração do Ginásio Costa Rodrigues”, disse o secretário que organizou uma partida com os veteranos do basquete maranhense para marcar o evento.

O Ginásio Costa Rodrigues possui, aproximadamente, 2.800 m² de área construída, distribuída entre os três pisos. O térreo abriga rampas – garantindo acessibilidade aos usuários -, áreas de bilheteria, alojamento, além da quadra esportiva e de um memorial, que visa manter viva a história do esporte amador no Estado.

ArnaldoMeloJá o 1º piso abriga a arquibancada, com capacidade para mil espectadores. No espaço, também ficam as salas para associações esportivas. E o 2º e último piso conta com auditório, com capacidade para cerca de 100 pessoas, salas administrativas e área para reunião. O Costa Rodrigues dispõe ainda de área para imprensa, tribuna de honra e salas destinada às federações esportivas.

O secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, lembrou que o ginásio foi inaugurado há cerca de 50 anos, se tornando um ícone da população ludovicence. “Por aqui passou toda uma geração de esportistas maranhenses e hoje é entregue totalmente reconstruído”, observou o secretário lembrando ainda que a reconstrução do ginásio foi uma prioridade da ex-governadora Roseana Sarney.

Para quem é amador do esporte como o veterano jogador de basquete da seleção maranhense, Carlos Henrique Alves Costa, a entrega do ginásio é um momento de alegria. “Aqui era a nossa casa e ver ela reconstruída nos deixa felizes, pois agora teremos local para treinar, o que não tínhamos”, disse.

O também veterano do basquete, Mario Sampaio, disse que o retorno do Costa Rodrigues para os atletas que tiveram êxitos e vitórias no esporte e para os novos esportistas representa muito. “É um momento muito importante para o esporte maranhense”, completou.

Fotos: Handson Chagas

7 comentários »

Mudanças no trânsito

7comentários

LitoraneaA Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Municipal de Trânsito e Transportes de Trânsito e  Transportes (SMTT), realiza intervenções no trânsito de São Luís, em virtude das festividades de Réveillon. As principais alterações acontecem nas proximidades da Praça Maria Aragão (Centro) e na Avenida Litorânea (Calhau). As mudanças visam disciplinar o trânsito na área de grande concentração dos eventos comemorativos.

Ao todo, serão mobilizados 150 agentes, 20 viaturas e 15 motos na operação. O trecho reservado às festividades de final de ano na Praça Maria Aragão compreende o estacionamento da praça até a Ponte Bandeira Tribuzzi. Nessa área, fica proibido o tráfego de veículos bem como o acesso às transversais. O desvio deverá ser realizado na Ponte Bandeira Tribuzzi, seguindo para as ruas Barão de Itapary, das Hortas, Coelho Neto (pista em mão única no sentido Beira-Mar) até a Avenida Beira Mar.

Já no trecho que se refere à Avenida Litorânea, a interdição corresponderá à área entre Belvedere e o Corpo de Bombeiros. Nesse local, fica proibido o tráfego de veículos, inclusive nas transversais. O acesso de veículos às áreas interditadas estará restrito a veículos credenciados.

As alterações ocorrerão das 7h da próxima quarta-feira (31) até 5h de quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2015.  Em outros pontos da cidade também haverá o disciplinamento do trânsito por ocasião das festividades do final de ano: Lagoa da Jansen, Ponta D’Areia, Espigão Costeiro e Iate Clube.

No dia 1º de janeiro, a SMTT realizará a interdição do trânsito a partir das 7h, no acesso à Praça Pedro II e Rua do Egito, em virtude da cerimônia de posse do governador eleito Flávio Dino, que será realizada às 17h.

Tendo em vista o grande deslocamento de pessoas em função dos eventos comemorativos na Praça Maria Aragão, Avenida Litorânea e outros pontos da capital, a Prefeitura de São Luís determinou o reforço de serviços de todas as linhas e serviços do Sistema Municipal de Transporte Coletivo. O reforço dessa atividade terá início na noite do dia 31 de dezembro, a partir das 20h, e se estenderá até 12h do dia 1º de janeiro de 2015, com frota total.

As linhas  que atendem as praias da região da Ponta D’Areia, Avenida Litorânea, Olho D’Água e Araçagy deverão operar com frota superior à programada para os dias úteis e em horário grande fluxo, visando  também atender às demandas de deslocamentos dos usuários nas festividades.  A frota de apoio dos terminais de integração nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2015 será a mesma dos dias úteis.

Foto: Maurício Alexandre

7 comentários »

Indefinições no Moto

12comentários

MotoClubO Moto encerra o ano com saldo positivo pois fez boa campanha no Campeonato Maranhense e no Campeonato Brasileiro Série D, mesmo não tendo conseguido o tão sonhado acesso à Série C.

A boa campanha na temporada garantiu um calendário interessante para 2015. O clube terá no primeiro semestre a Copa Nordeste, Copa do Brasil e o Campeonato Maranhense que vale vaga novamente para a Série D.

Mas nem este calendário que garante um ano movimentado ao Moto e as expectativas que se abrem com a possibilidade de um incentivo ao futebol pelo novo governo são suficientes para encorajar os dirigentes do Papão. O novo secretário de Desporto e Lazer, Márcio Jardim tem dito abertamente que é favorável à reedição da medida provisória que altera os percentuais da Lei de Incentivo e que beneficia o futebol. É fato que esses recursos não virão logo, mas é uma boa perspectiva.

Mas qual o motivo de tanta indefinioção no clube? Na verdade, o Moto segue sem presidente e as decisões são tomadas pelo trio Cursino Raposo, Roberto Fernandes e Waldemir Rosa. São estes os baluartes que estão no comando do clube.

Na reunião realizada na semana passada, o Moto confirmou o início da preparação para o dia 5 de janeiro, mas faltando seis dias, o Moto sequer tem treinador. A base que disputou esta temporada está toda apalavrada, mas falta a renovação dos contratos. Por conta dessa indefinição, além de perder a oportunidade de trazer bons atletas, o Moto deve começar a perder os que ainda estão no elenco.

Tudo bem que os dirigentes não tem dinheiro, mas uma coisa é certa: o Moto vai entrar em campo na próxima temporada logo em janeiro e por isso não pode permanecer esperando que o dinheiro apareça. Vão recuar da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste, do Campeonato Maranhense? Duvido….

Sei que os dirigentes não estão parados e tentam buscar apoios financeiros, mas em matéria de time o Moto ainda está na estaca zero o que é muito perigoso. Nem por isso deve mergulhar em nenhuma aventura como em anos anteriores e acreditar em dolorosas parcerias.

Deveriam os dirigentes fechar logo com o novo técnico e pelo que apuramos dois grandes nomes estão só esperando a proposta do clube. Se acertar com um dos dois, o Moto estará fazendo um excelente negócio. Além desses dois nomes ainda tem Édson Porto que fez um grande trabalho este ano e tem interesse em retornar.

O que não pode mais o Moto é deixar o tempo passar. Deve aproveitar o dia de hoje ou no máximo até amanhã e acertar com o treinador e com os jogadores e tocar a bola para frente.

E reafirmo, o Moto não terá condições de recuar pois se fizer isto será ainda pior, pois perderá mais uma vez a oportunidade de brigar pelo acesso à Série C e a torcida não perdoará tamanho equívoco.

12 comentários »

Réveillon em Ribamar

0comentário

RibamarUma vasta programação cultural, organizada pela prefeitura ribamarense e que contará somente com grupos artísticos do município, marcará, nesta quarta-feira (31), a festa de Réveillon na orla marítima da sede de São José de Ribamar.

A programação terá início a partir das 21h no palco montado nas proximidades da unidade do Corpo de Bombeiros. A primeira a se apresentar será a Banda Dois Corações, que fará um grande show com duração de cerca de duas horas.

Em seguida, a festa ficará por conta de Inez Maranhão e Banda. À meia noite, como acontece tradicionalmente todos os anos, será realizada a tradicional queima de fogos.

A programação será encerrada com o show de Leliana Frazão e Banda.

Para garantir a tranqüilidade do público, seguranças privados foram contratados pela prefeitura para reforçar o esquema de trabalho montado pela Polícia Militar.

O setor de saúde também será reforçado. O Centro de Saúde Honório Gomes, localizado na área do santuário religioso, funcionará em regime de plantão 24h com equipes médicas reforçadas e mais ambulâncias. O Hospital Municipal também terá suas equipes médicas reforçadas..

sem comentário »

Pacotão do Sampaio

1comentário

EdivanioO Sampaio anunciou um pacotão com mais três reforços para a temporada 2015. O goleiro César Luz, de 28 anos e que atuou no Ríver-PI é um dos reforços o que leva a crer que o Sampaio desistiu do goleiro Ruan, do Moto Club.

Outro contratado foi o zagueiro Edvânio que estava no Náutico e já trabalhou com o técnico Oliveira Canindé, no Campinense-PB. O Sampaio também acertou com o meio-campista Tiago Ferreira, ex-Campinense.

O Tricolor já havia contratado na semana passada o atacante Robert, ex-Fortaleza, , o zagueiro Leomar, ex-Maranhão, os volantes Romário, ex-Vila Nova, e Francesco, ex-Bragantino, e o lateral Gil Mineiro, ex-Interporto-TO.

Do elencon que distupou a temporada passada  permanecerão Jean; os zagueiros Mimica e Luis Otávio; os laterais Daniel Damião e William Simões; os volantes Dudu, Robson Simplício e Arlindo Maracanã; os meias Cleitinho e Válber, e os atacantes Edgar, Pimentinha e Siloé.

O início da preparação do Sampaio para a temporada será no dia 5 de janeiro.

Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

1 comentário »

Diálogo e parceria

2comentários

EdivaldoHolandaJrO prefeito Edivaldo recebeu na tarde desta segunda-feira (29) os futuros secretários estaduais Márcio Jerry (Articulação Política), Clayton Noleto (Infraestrutura) e Estér Marques (Cultura) antecipando a primeira rodada de conversas sobre parcerias institucionais entre governo do Estado e Prefeitura de São Luís. O objetivo da reunião é discutir e planejar as primeiras ações efetivas da parceria entre as duas esferas administrativas.

“É uma felicidade muito grande estarmos iniciando as conversas sobre parcerias. Estou bastante empolgado com a reunião que tive com o futuro governador Flávio Dino sobre as possibilidades de estarmos pela primeira vez Prefeitura e governo do Estado trabalhando juntos”, comemorou o prefeito Edivaldo durante a audiência.

Márcio Jerry considerou significativa a primeira rodada de conversas para efetivar parcerias entre a Prefeitura de São Luís, Município que concentra 20% da população do estado, e o governo do Estado. “As parcerias serão efetivas e estruturantes. O Estado deverá realizar grandes obras na capital como ocorre em outras unidades da federação. Serão obras voltadas principalmente para resolução dos problemas crônicos de mobilidade urbana e em áreas de inteligência, como o Centro Histórico. Não vamos esperar a chuva chegar”, disse Jerry.

As primeiras ações da parceria serão voltadas para a revitalização do Centro Histórico da cidade, área que o prefeito Edivaldo e o futuro governador Flávio Dino consideram passar por um estágio de degradação. Serão ações pontuais para o momento, mas que devem ganhar caráter permanente, dada a importância do território para a identidade cultural e histórica da cidade.

O secretário Lula Fylho (Governo) disse que as ações serão desenvolvidas a partir de metodologias claras, sendo que a primeira será o levantamento dos problemas emergenciais da área, realizado concomitantemente à identificação dos geradores. Para Lula Fylho, o desafio de trabalhar novas vertentes passa por um projeto de revigoração da área, a partir da ocupação planejada e presença incisiva da administração. O fortalecimento do Núcleo Gestor do Centro Histórico é também visto como estratégico.

Da audiência com o prefeito Edivaldo participaram ainda o secretário Robson Paz (Comunicação) e o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade (presidente da Fumph).

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS