O Centro de Interpretação Turístico-Cultural Brasileiro, a Casa do Maranhão, está aberto para visitação de turistas e maranhenses. O espaço, erguido com múltiplas possibilidades educacionais e técnicas museológicas contemporâneas, abriga uma exposição fixa sobre diversos aspectos da história e da cultura do estado. O Centro é uma ótima opção para o período de férias e uma boa oportunidade de fazer turismo dentro de casa.
Ao todo são 16 salas, como a “O Maranhão de Gaudêncio Cunha”, que guarda os registros feitos pelo fotógrafo em 1908 e os compara com imagens atuais, e a curiosa “Maranhão, uma experiência sensorial”, uma sala com cheiros, sons naturais e luzes especiais, que quer fazer quem a visita “sentir” o que é este estado.
A edificação, completamente reconfigurada, apresenta ao público possibilidades de explorar, por meio de telas touch screen, fotografias com visões aéreas de São Luís. Os recursos multimídia continuam por meio projeções de fotos de Meireles Jr. em ângulos inusitados e sala com projeção de vídeo que destaca produções maranhenses.
Os visitantes poderão ver ainda uma réplica do Famosão, do Boi de Humberto de Campos, lendas, azulejos, embarcações, danças e outras figuras essenciais à cultura do estado, como os 11 escritores maranhenses da Academia Brasileira de Letras (ABL).