A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Trânsito e Transportes (SMTT), realizará intervenções de trânsito para melhoria da mobilidade no Jardim São Cristóvão. O projeto já está na etapa de revitalização da Avenida 2, que após as obras terá seu fluxo alterado, compondo a reurbanização do bairro e parte do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito, lançado pelo prefeito Edivaldo.
De acordo com a superintendente de Obras da Semosp, Valéria Amorim, com a reurbanização do bairro e as alterações propostas no trânsito, haverá um impacto substancial na qualidade de vida dos moradores. Ela explicou como será o fluxo de veículos após a finalização dos serviços.
“Uma das preocupações do prefeito Edivaldo, com a reurbanização, é garantir também a mobilidade na área modificada. Na fase atual do projeto de reurbanização, já foram retirados o canteiro central da avenida para ampliação das pistas. Ao todo, a Avenida 2 terá quatro pistas, sendo uma para estacionamento e três para o fluxo de veículos, incluindo uma faixa preferencial para ônibus”, afirmou a superintendente.
Com as novas pistas e a nova pavimentação, a Avenida 2 passará a ser utilizada como principal acesso à região da Cidade Operária e terá mão única até a altura da Rua Fé em Deus, onde será o feito o retorno de quadra com saída na Avenida Lourenço Vieira da Silva. Enquanto isso, a Avenida Lourenço Vieira da Silva será a rota de saída e terá mão dupla até o Terminal de Integração do São Cristóvão. Depois do terminal, no sentido da Avenida Guajajaras, a via de será mão única.
O motorista que utilizar a Avenida Lourenço Vieira da Silva no sentido Cohab/ Cidade Operária deverá fazer o retorno de quadra que dará acesso a Avenida 2. O acesso ao retorno de quadra será feito entrando na Rua 11, com saída na Rua 13 de Engenho, onde o condutor fará o cruzamento da Avenida Guajajaras e entrará na Avenida 2. Na fase atual dos serviços, as ruas transversais e paralelas às avenidas 2 e Lourenço Vieira da Silva estão passando pela etapa de recuperação asfáltica e reordenamento do fluxo.
O projeto de reurbanização do São Cristóvão prevê a recuperação de 37 ruas, drenagem, e modernização das vias da região. O trabalho é executado através das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Além dos serviços de terraplanagem, a obra contempla ainda a drenagem superficial e microdrenagem e modernização da iluminação pública, com a substituição de cerca de 80 pontos de iluminação atuais por luminárias de led.
Enfim esse prefeito está fazendo alguma coisa. Ele tem que pensar agora na MOBILIDADE DO TRANSITO NA ENTRADA E SAIDA DO ITAQUI BACANGA. RETORNO DO CALHAU, RETORNO DO OLHO DAGUA, RETORNO DA FORQUILHA, OS PROBLEMÁTICOS RETORNOS DA COHAB E COHAMA, ALÉM DA INFERNAL AV. SAO LUIS REI DE FRANÇA.