A delegação do Maranhão, que é patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), conquistou a sua primeira medalha nos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos, competição que está sendo realizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba. E o primeiro triunfo maranhense no torneio nacional foi obtido com a equipe de atletismo. A atleta Amanda Santos, do Colégio Deborah Pereira, da cidade de Caxias, garantiu a medalha de bronze na prova dos 3.000 metros rasos feminino no fim da tarde de domingo (9).
Com uma atuação quase que perfeita, a jovem maranhense que está prestes a completar 15 anos brilhou na pista da UFPB. Com o tempo de 10min39s94, Amanda ficou a apenas um centésimo de segundo atrás do tempo da vice-campeã da prova, a goiana Joana Carvalho, do Centro de Ensino Complexo 09 (GO). A medalha de ouro ficou com a paulista Graziela Zarri, do Colégio Augusto de Carvalho (SP), que cravou o tempo de 10min38s00.
A primeira medalha do Maranhão nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude foi bastante comemorada por Amanda Santos. A caxiense disse estar feliz em conquistar a medalha de bronze apesar de ter sido uma conquista inesperada.
“Eu estava me sentindo ótima, mas não sonhava com este momento. No entanto, quando restava 100 metros, passei todas as meninas. Quando subi no pódio, tive uma sensação ótima. Tava muito alegre e emocionada. Pensei muito nas pessoas que me incentivaram. Eu só tenho a agradecer a todos”disse a medalhista de bronze nos 3.000 metros feminino nos Jogos Escolares da Juventude.
No último dia de disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos, o Maranhão ficou perto de conquistar outros dois pódios no atletismo. Nos 200 metros rasos feminino, Thalya Costa, do Colégio Militar Tiradentes I, terminou na quinta colocação com o tempo de 25s65 na prova vencida pela paulista Daysellen Dias, do Colégio Walter Negrelli (SP).
Outro bom resultado do Maranhão foi obtido por Lívia Farias, do Colégio Reis Magos, da cidade de Bacabal. Campeã desta prova na categoria Infantil (de 12 a 14 anos), a jovem terminou na quinta colocação na categoria Infanto (de 15 a 17 anos). A maranhense conseguiu lançar o dardo a 38m34. A medalha de ouro ficou com a catarinense Joana Soares, do Colégio João Widemann (SC).