Saída de Roseana

0comentário

ArnaldoMelo

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), explicou, na sessão desta segunda-feira (10), que assumiria apenas interinamente o Governo do Estado, caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) confirme a disposição de renunciar no dia 5 de dezembro. Melo garantiu que caso haja renúncia da governadora apenas pedirá licença do cargo de presidente e que não terá direito à aposentadoria de governador.

Por conta das críticas da oposição, Arnaldo Melo disse que vem trabalhado a montagem de uma pauta em sintonia com todas as bancadas e que não haverá votação direcionada na Casa, enquanto ele for presidente.

“Eu sou deputado há 24 anos e jamais torci para que um governador saia do governo para que eu preencha a vaga. Nunca tive a vocação de usurpador nos cargos e mandatos dos outros. Até na disputa eleitoral, quando muito se usa a disputa do voto a voto nos municípios, sou incapaz de procurar a liderança de um companheiro deputado para tentar convencer essa liderança a votar em mim. Não que eu queira ser professor de ética e esteja acima de qualquer coisa, mas é porque eu sempre procurei tratar dessa forma”, assegurou.

Arnaldo Melo informou que a própria governadora está querendo deixar o cargo antes para tratamento de saúde. “Agora, a decisão da governadora Roseana Sarney de se afastar, que já falou isso comigo há meses antes até da eleição, que ela precisava sair e agora me comunicou que pretende realmente deixar o governo no dia 5 de dezembro por questões pessoais, inclusive, e até para tratamento de saúde”, revelou.

Sem aposentadoria

Arnaldo Melo esclareceu também que caso venha a assumir, não terá direito a aposentaria como governador, porque não existe mais esse tipo de benefício para quem exerce o cargo por menos de seis meses. “Estão queimando a minha imagem como se eu estivesse pedindo ao governo, armando aqui para nós elegermos um deputado como presidente”, disse.

Outra informação prestada por ele foi como será a sucessão na Assembleia. “Eu estando no governo, na investidura do cargo o deputado Max Barros, que será o meu substituto, dará a posse ao governador eleito, mas no dia 1º como governador eu estarei aqui normalmente. Por que isso? Porque a Constituição diz que terá eleição indireta no trigésimo dia e eu entrando no dia 5, no dia 1º ainda estaremos com vinte e cinco, vinte e seis dias”, afirmou.

O presidente da Assembleia explicou ainda que o projeto de lei de autoria do deputado Alexandre Almeida apenas preenche esse vácuo. O projeto foi feito com base numa lei aprovada no Senado e está tramitando na Câmara, regulamentando como se dará a posse nos períodos inferiores a 30 dias caso haja renúncia do governador.

sem comentário »

Fapema

0comentário

O governador eleito Flávio Dino confirmou nesta segunda-feira (10) mais um nome para compor a sua equipe. O professor da Uema, Alex Oliveira de Souza, será o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito pelas redes sociais nesta segunda-feira (10).

A Fapema está vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Alex Oliveira assumirá a Fundação com a diretriz de popularizar a Ciência e a Tecnologia no Maranhão, com a ampliação do acesso a pesquisadores, fomento à pesquisa no estado e promoção da transparência nas ações desempenhadas pela instituição.

Será da Fapema também o cumprimento de uma das propostas listadas no Programa de Governo de Flávio Dino: investir na formação de Doutores, com a concessão de bolsas, e aplicar uma política de descentralização para atingir diferentes regiões do estado. Outra iniciativa será o Programa Inova Maranhão, com o incentivo de descobertas científicas e tecnológicas.

sem comentário »

Vontade política

5comentários

JoaoAlberto

Por Daniel Matos

Em entrevista concedida ao repórter Marcial Lima, reproduzida no início da tarde desta segunda-feira, no programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM, o senador João Alberto de Souza (PMDB) declarou que a redução da criminalidade que ora assola o Maranhão é uma questão de vontade política. Presente ao velório do médico Luiz Alfredo Guterres, assassinado ontem por bandidos que invadiram sua casa, no Jardim Eldorado, ele defendeu mais rigor das forças policiais e da Justiça no enfrentamento à violência e garantiu que, se quiser, o governo acaba com a bandidagem em 90 dias.

João Alberto lamentou o avanço da violência, considerou a situação revoltante e disse não saber o que vai acontecer se não for dado um basta ao problema. “Todo cidadão de bem tem o direito de ir voltar para casa em paz. Não é uma meia dúzia de maus elementos que vai impedir”, disse, pregando a união das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil para enfrentar a bandidagem.

Regalias

O senador não poupou criticas às regalias concedidas aos bandidos nos presídios brasileiros, condenando, inclusive, os mutirões feitos pela Justiça para soltar presos. “Preso faz greve de fome porque quer comida melhor do que a que é servida na cadeia. Faz greve de fome para exigir uma cama nova depois de ter queimado a antiga. Isso precisa acabar”, advertiu.

João Alberto disse que a violência no Maranhão já extrapolou todos os limites e alertou que está na hora de devolver a tranquilidade aos cidadãos de bem do estado. “O marginal precisa ter a certeza de que o crime não compensa e de que todo ato de violência que ele promover será punido de forma exemplar”, bradou.

Pedrinhas

Assim como o ex-candidato ao governo e também senador Lobão Filho (PMDB) pregou durante a campanha eleitoral, João Alberto defendeu a implosão da penitenciária e das demais unidades prisionais de Pedrinhas, alegando que o complexo penal já não serve mais ao propósito para o qual foi criado. “Pedrinhas deve ser implodida e em seu lugar devem ser construídos novos presídios, mais modernos e com estrutura que não proporcione aos detentos as facilidades que eles têm hoje”, declarou, referindo-se ao uso de celulares, consumo e até tráfico de drogas no ambiente carcerário.

João Alberto lembrou que assim como as ações de governo na área social dependem de vontade política, o combate à violência deve seguir o mesmo princípio. “Se o governo decide construir mais casas populares e faz isso com determinação as coisas avançam. O mesmo deve acontecer com as políticas de segurança pública”, recomendou. “A violência nunca acabará, mas pode ser reduzida se houver determinação para enfrentá-la”, assegurou.

5 comentários »

Estreia no basquete

0comentário

ReinoInfantil

A segunda fase dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos começa a partir desta terça-feira (11) na cidade de João Pessoa, na Paraíba, com as disputas dos esportes coletivos. E o Maranhão estará presente em todas as quatro modalidades: basquete, futsal, handebol e vôlei. As escolas que representarão o Estado foram campeãs dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), evento promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

E logo no primeiro dia de disputas dos esportes coletivos, o Maranhão já estará com suas oito equipes em quadra: Educallis (basquete feminino), Reino Infantil (basquete masculino), São José (futsal feminino), Graça Aranha/Imperatriz (futsal masculino), Liceu Maranhense (handebol feminino), Santo Expedito (handebol masculino), Instituto Adonai/Açailândia (vôlei feminino) e Batista DLT (vôlei masculino).

Os times de basquete feminino, futsal masculino e vôlei feminino serão os primeiros a entrar em quadra nesta terça-feira a partir das 8h30. No basquete feminino, as meninas do Educallis enfrentarão o SEB Dínatos COC (DF) no Clube Cabo Branco. No mesmo horário, a bola rola pelo futsal masculino. O time do Graça Aranha, da cidade de Imperatriz, enfrenta o Colégio João Pedro Pedrossian (MS) no Centro de Convenções. Já o Instituto Adonai, da cidade de Açailândia, estreia na competição de vôlei feminino diante do Colégio Contato (PE).

Mais tarde, às 9h45, as meninas do Liceu Maranhense estreiam no torneio de handebol contra o Colégio Sinopse (PI). A partida será realizada no Colégio Motiva.

Os demais times maranhenses entram em quadra somente no período vespertino. No basquete masculino, o Reino Infantil enfrentará o Santa Doroteia (DF). No futsal feminino, a Escola São José encara o Madre Cesleste (PA). Já no handebol masculino, a garotada do Santo Expedito não terá vida fácil contra o SAIC (SC). Todas as partidas começarão às 16h30.

E, fechando a programação do primeiro dia de disputas dos esportes coletivos, o Maranhão estará em quadra pelo torneio de vôlei masculino. Às 17h45, o Batista DLT enfrentará o Sistema Elite de Ensino (RJ), em jogo que será realizado no Sesc.

Foto: Paulo de Tarso jr.

sem comentário »

Recadastramento imobiliário

0comentário

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), está realizando a segunda etapa do recadastramento imobiliário. Assim como na primeira etapa, que foi encerrada em março deste ano, a Prefeitura concederá aos contribuintes que fizerem o recadastramento um desconto de 5% no lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2015.

O procedimento poderá será efetuado por meio do preenchimento de formulário eletrônico constante no site da Semfaz (www.semfaz.ma.gov.br) ou diretamente na Secretaria da Fazenda, até 30 de janeiro de 2015, e terá que ser deferido pela Semfaz. Após o preenchimento do formulário, o contribuinte receberá o número do protocolo que deverá apresentar na Semfaz, portando os documentos do proprietário do imóvel.

Todos os documentos deverão ser entregues em cópias autenticadas ou, opcionalmente, em cópias simples com a apresentação dos originais para fins de conferência no setor de atendimento da Semfaz, na Avenida Kennedy, no Bairro de Fátima, das 8h30 às 16h. O deferimento do recadastramento imobiliário será informado pela Semfaz através do e-mail cadastrado no preenchimento do formulário.

O proprietário do imóvel deverá procurar o setor de atendimento da Semfaz após receber o número de protocolo munido de originais e cópias dos documentos de identidade; CPF; comprovante de endereço em nome de proprietário; registro, escritura pública ou procuração pública que ateste a propriedade do imóvel – em casos específicos de imóvel situado em área não regularizada também será aceito como prova de propriedade o contrato ou recibo de compra e venda.

sem comentário »

Obra no São Cristovão

2comentários

Edivaldo

O prefeito Edivaldo acompanhou, neste final de semana, os trabalhos da megaoperação de recuperação asfáltica no bairro do São Cristóvão. Nessa primeira etapa, o projeto prevê o recapeamento de 37 ruas. Os serviços são executados com recursos próprios da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Com a presença de técnicos da Semosp e do titular da pasta, Antônio Araújo, o prefeito percorreu os locais onde os trabalhos estão sendo realizados e verificou que 30% dos serviços já foram executados. “Há 12 anos não tinha uma intervenção do poder público aqui no São Cristóvão. A iniciativa atende ao clamor dos moradores do bairro que em todo esse tempo sofriam com a falta de infraestrutura. Estamos rigorosos na fiscalização para maior agilidade do trabalho”, informou o prefeito.

Segundo o secretário Antônio Araújo, o trabalho de reurbanização promovido no bairro inclui, além do recapeamento asfáltico, os serviços de terraplanagem, correção de drenagem, construção e recuperação de sarjetas e meios-fios, sinalização e melhorias da iluminação pública. “Em três semanas nós já fizemos as três primeiras quadras de dez das trinta e sete ruas. Estamos utilizando de maquinário e da mão de obra da própria Prefeitura, permitindo dessa forma economia ao Município”, ressaltou.

Os empresários da região fizeram questão de destacar a importância do serviço para toda a região e organizaram uma recepção ao prefeito no fim da vistoria. Eles relataram que as vendas foram impulsionadas com a recuperação das vias do bairro, aquecendo a economia local.

Foto: Fabrício Cunha

2 comentários »

Destaque na Paraíba

0comentário

Amandinha

A delegação do Maranhão, que é patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), conquistou a sua primeira medalha nos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos, competição que está sendo realizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba. E o primeiro triunfo maranhense no torneio nacional foi obtido com a equipe de atletismo. A atleta Amanda Santos, do Colégio Deborah Pereira, da cidade de Caxias, garantiu a medalha de bronze na prova dos 3.000 metros rasos feminino no fim da tarde de domingo (9).

Com uma atuação quase que perfeita, a jovem maranhense que está prestes a completar 15 anos brilhou na pista da UFPB. Com o tempo de 10min39s94, Amanda ficou a apenas um centésimo de segundo atrás do tempo da vice-campeã da prova, a goiana Joana Carvalho, do Centro de Ensino Complexo 09 (GO). A medalha de ouro ficou com a paulista Graziela Zarri, do Colégio Augusto de Carvalho (SP), que cravou o tempo de 10min38s00.

A primeira medalha do Maranhão nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude foi bastante comemorada por Amanda Santos. A caxiense disse estar feliz em conquistar a medalha de bronze apesar de ter sido uma conquista inesperada.

“Eu estava me sentindo ótima, mas não sonhava com este momento. No entanto, quando restava 100 metros, passei todas as meninas. Quando subi no pódio, tive uma sensação ótima. Tava muito alegre e emocionada. Pensei muito nas pessoas que me incentivaram. Eu só tenho a agradecer a todos”disse a medalhista de bronze nos 3.000 metros feminino nos Jogos Escolares da Juventude.

Atletismo
Outros resultados

No último dia de disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos, o Maranhão ficou perto de conquistar outros dois pódios no atletismo. Nos 200 metros rasos feminino, Thalya Costa, do Colégio Militar Tiradentes I, terminou na quinta colocação com o tempo de 25s65 na prova vencida pela paulista Daysellen Dias, do Colégio Walter Negrelli (SP).

Outro bom resultado do Maranhão foi obtido por Lívia Farias, do Colégio Reis Magos, da cidade de Bacabal. Campeã desta prova na categoria Infantil (de 12 a 14 anos), a jovem terminou na quinta colocação na categoria Infanto (de 15 a 17 anos). A maranhense conseguiu lançar o dardo a 38m34. A medalha de ouro ficou com a catarinense Joana Soares, do Colégio João Widemann (SC).

sem comentário »

Repercussão no Fantástico

0comentário

AlexemItapecuru

MP avança em investigações e aponta quinta empresa em fraude no Maranhão.

Em Anajatuba, no interior do Maranhão o povo que saber.

Morador – Cadê o dinheiro que estava aqui? Para onde sumiu? Quem comeu?

Morador – Todo mundo está revoltado ai, todo mundo aqui é uma boca só, todo mundo é esse negócio cadê o dinheiro daqui tá geral ai.

No domingo passado, na estreia do quadro Cadê o dinheiro que tava aqui, o repórter Eduardo Faustini conhecido como o repórter secreto porque não mostra o rosto revelou o desvio de pelo menos R$ 9 milhões de rerais envolvendo pelo menos quatro empresas que eram só de fachada.

“Fica muito evidente o desvio de recursos públicos”, disse o superintendente da Polícia Federal, Alexandre Saraiva.

O Ministério Público avançou nas investigações.

“A investigação já aponta também para outros municípios”, garante Marco Aurélio Rodrigues, promotor de Justiça.

Os promotores montaram o esquema do que seria um grupo criminoso organizado para fraudar licitações em pelo menos 21 municípios maranhenses.

E apareceu uma quinta empresa nas negociatas. Empresa FCP Produções e Eventos fechou R$ 22,5 milhões com prefeituras nos últimos 10 anos. Com isso, o esquema de desvio agora passa dos R$ 31 milhões.

Nesta semana o repórter Alex Barbosa foi até o endereço da empresa FCP, em Itapecuru-Mirim. Veja o que ele encontrou:

Alex Barbosa – Mas fica sempre fechada assim?

Moradora – Sim.

Alex Barbosa – Nunca abre, não funciona nada ali?

Moradora – Não, não, não.

Alex Barbosa – A senhora mora quanto tempo aqui?

Moradora – Eu moro há 40 anos.

Segundo as investigações, um dos líderes do grupo criminoso é o mesmo Fabiano Bezerra que você viu na reportagem do domingo passado. Ele também estaria por trás da empresa FCP Produções e Eventos, por isso senhor Fabiano Bezerra a gente pergunta de novo: Cadê o dinheiro que tava aqui?

Veja a reportagem do Fantástico

sem comentário »

Último adeus

0comentário

Velorio

Familiares, amigos, colegas de profissão e pacientes do médico Luiz Alfredo Netto Guterres, assassinado ontem (9) pela manhã, após reagir a um assalto em sua residência no Jardim Eldorado acompanham o velório no PAM Diamante.

Três suspeito da morte de Luiz Alfredo já foram identificados. Foram capturados Nixon Richardson Ferreira Chaves e dois adolescentes. A Polícia mantém as buscas para tentar prender outros dois suspeitos.

Segundo informações da Polícia Técnica, o corpo do médico apresentava uma perfuração de bala no pescoço e marcas de mordidas nos braços e na orelha. O carro utilizado pelos bandidos uma Pajero TR4 foi localizado em frenta e uma clínica médica, no São Francisco.

O sepultamento de Luiz Alfredo será realizado às 10h, desta segunda-feira, no Cemitério Pax União, no Maiobão.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde informou que o atendimento no PAM Diamante foi suspenso nesta segunda-feira (10) por conta do velório do médico estar acontecendo no local. As consultas e exames que estavam previstos para hoje serão remarcados e os pacientes serão comunicados sobre a nova data.

Foto: Clarissa Carramilo

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS