O governador eleito Flávio Dino divulgou na manhã desta quinta-feira (30) o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular. Com forte atuação junto aos movimentos sociais, o professor Francisco Gonçalves (PT) assumirá a pasta a partir de 1º de janeiro.
Com o redesenho previsto para a Secretaria, ela será responsável por conduzir as políticas sociais para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, a implantação do orçamento participativo e da atuação dos conselhos nas ações do Poder Executivo.
“Agradeço o convite do governador eleito para coordenar a pasta de Direitos Humanos e Participação Popular. Aceitei o convite com certeza de que não se faz mudança pra valer sem participação popular e direitos humanos. Em nosso Estado, modificar os baixos índices de desenvolvimento humano é uma questão política, econômica e, sobretudo, humanitária”, disse Francisco Gonçalves.
Francisco Gonçalves é formado em Comunicação Social/Jornalismo (UFMA), doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ) e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Com forte relação com os movimentos sociais desde a década de 70, Francisco foi assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT-MA) e conselheiro da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).
Presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís desde 2013, Francisco é pesquisador e foi também chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Sua atuação política vem desde a fundação do PT-MA, partido no qual sempre teve atuação ligada à defesa dos movimentos sociais e trabalhadores maranhenses.
Durante a campanha de Flávio Dino, desempenhou importante papel junto aos movimentos sociais, sendo um dos articuladores do “Pacto por um IDH Justo”, iniciativa que tem por objetivo unir esforços em toda a sociedade para reverter os índices sociais do Maranhão.
Rapaz a referida pasta será acompanhada por mim através dos noticiários principalmente do blog já que não temos o tempo que queríamos para poder colocar em dia todas as notícias do nosso Estado.Pode ficar conhecido como o homem que teve participação decisiva na melhoria do I.D.H. no Maranhão,sendo que deixou bem claro a necessidade da participação popular e grifo meu apoio governamental.
Ao indicar Chico Gonçalves para a Secretaria de Direitos Humanos Flávio Dino continua fazendo excelentes escolhas de nomes para seu secretariado! Que continue assim e não se deixe influenciar malignamente, principalmente na hora de escolher os nomes para as pastas de saúde e educação.