Movimentos de xadrez

2comentários

RoseanaSarney

A governadora Roseana Sarney (PMDB) não descartou a possibilidade de deixar o governo a partir da segunda metade do mês de novembro, o que abriria vaga para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), primeiro na linha de sucessão, após a ida do vice-governador Washington Oliveira para o TCE. Mas a renúncia de Roseana não contempla a mera transferência de posto para Arnaldo Melo. Ela influenciará diretamente nos destinos de curto prazo na própria Assembleia Legislativa.

Caso se confirme o afastamento de Roseana, ao tomar posse no governo Arnaldo Melo terá 30 dias para convocar eleição indireta, na qual ele próprio pode ser candidato. Elegendo-se, renuncia ao mandato de deputado e de presidente da Assembleia. Assume o vice-presidente da Casa, Max Barros (PMDB), que também tem prazo para convocar nova eleição para presidente, da qual podem participar ele próprio e os demais 42 deputados, inclusive o suplente que assumir no lugar de Arnaldo Melo, no caso Carlos Alberto Milhomem (PSD).

O eventual novo presidente da Assembleia ficará no posto até fevereiro de 2015. E se for um dos deputados reeleitos, pode também disputar novo mandato presidencial, para ficar no posto até 2017, submetendo o nome aos deputados eleitos em outubro, que já estarão empossados. Nada disso impede também as articulações em torno do pedetista Humberto Coutinho, eleito em outubro e que já se apresenta como candidato a presidente para a próxima legislatura.

Mas é preciso ressaltar que toda esta ciranda só será possível com o afastamento da governadora Roseana Sarney. Ela não descarta, mas também não confirma esta possibilidade.

Coluna Estado Maior/ O Estado

2 comentários para "Movimentos de xadrez"


  1. Marco Antonio Carvalho Diniz

    Sobre essa aceitação da corrupção no Brasil, é preciso que se entenda o seguinte: Tudo teve início no ano de 1500, quando salteadores enviados pela Coroa Portuguesa chegaram à Nova Terra extorquindo e corrompendo os habitantes (indígenas) do posterior Brasil. Obrigados e desabrigados conviveram numa escala menor de corrupção até 1808, quando D. João VI desembarcou em janeiro de 1808 na Bahia, e desembocou no Rio de Janeiro acompanhado de milhares de fidalgos (corruptores portugueses), sendo que a maioria desses desonestos instalou-se no Rio, e outros foram distribuídos pelo território brasileiro (…) mais tarde, governaram o nosso já sangrado país, dois imperadores, o primeiro e o segundo D. Pedro-, que acentuaram esse mal (a corrupção). Que está nas entranhas do Poder Monárquico e, consequentemente, do Brasil sucintamente descrito até aqui.

    (…) Cansados de TANTA CORRUPÇÃO (SUBSTRATO DA MONARQUIA), inventaram a República Federativa do Brasil (1889), para que “a coisa” se tornasse pública. Essa nova fase – chamada de República Velha, iniciou-se com a incompetência e truculência, respectivamente, dos governos dos Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto (…) Em seguida, iniciando-se a Era Eleitoral no Brasil, assume, já sob fraude-, Prudente de Morais (1894) (…) em 1930, antes que o povo (estafados de tanta corrupção) fizesse uma Revolução, “Espertinhos” liderados por Getúlio Vargas, montaram a sua Revolução. É, como até hoje, NADA MUDOU; com uma diferença: a corrupção era institucional; não tinha nome (ou nomes). Bem, o Poder de Getúlio Vargas perpetuou-se de 1930 a 1954, sendo que um oponente (de Getúlio) , chamado Carlos Lacerda, de tanto acusar Vargas de malfeitos-, acabou PERSONIFICANDO A CORRUPÇÃO NO BRASIL. Fato que até hoje presenciamos: ao invés de reconhecermos a corrupção institucionalizada, são eleitos corruptores, como: Paulos ( Cesar Farias e Roberto Costa); Delúbio Soares; José Dirceu… Sem que os beneficiados LULA E DILMA SAIBAM DE NADA.

    E, PAU QUE NASCE TORTO, MORRE ?

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  2. Joaquim Haickel

    Chamem Rafael Leitão e ressuscitem Zé Burnett! Para se fazer movimentos corretos, no xadrez como na política é preciso saber! Caso contrário leva um cheque mate ou um nó cego poucos movimentos adiante!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: