Apoio a Dilma

0comentário

GastaoVieira

Os deputados federais Gastão Vieira (PMDB) e Cléber Verde (PRB) conseguiram reunir nesta sexta-feira, em São Luís, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, além de lideranças políticas e comunitárias de várias regiões do estado num grande ato de apoio à reeleição da presidenta Dilma. No encontro, que contou com a presença do Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, os deputados falaram sobre a importância de todos nessa missão de reconduzir Dilma Rousseff à presidência. “Precisamos dar esta chance para a presidenta continuar o seu trabalho pelo Brasil e, principalmente, pelo Maranhão porque eu conheço o trabalho dela e sei quantos benefícios ela trouxe para o nosso estado, principalmente do setor da pesca”, disse Cléber Verde.

O deputado Gastão Vieira lembrou a votação expressiva que a presidenta Dilma teve no primeiro turno aqui no Maranhão e pediu o empenho do povo maranhense para reeleger Dilma. “No Maranhão, Dilma teve quase 70% dos votos no primeiro turno. Agora no segundo, temos que aumentar esse percentual incentivando as pessoas, principalmente do interior do estado, a irem às urnas, a evitar a abstenção que foi alta nesse primeiro turno. Precisamos lutar por cada voto porque só assim seremos vitoriosos, e a vitória da Dilma é a vitória de vocês”, disse o deputado para centenas de lideranças comunitárias de todo o estado que estiveram presentes no ato.

O ministro Ricardo Berzoini aproveitou para agradecer a votação que a presidenta Dilma recebeu no Maranhão e disse estar otimista com a receptividade do povo maranhense. Ele está desde a quinta-feira participando de várias reuniões e atos públicos na campanha de Dilma em São Luís. “Trago os agradecimentos de Dilma e Lula para o povo maranhense pelos quase 2 milhões e 200 mil votos recebidos no primeiro turno. A expressiva votação da nossa presidenta no Maranhão é o resultado do trabalho sério de pessoas como Gastão Vieira, Cléber Verde e João Alberto. Pessoas que, assim como a presidenta, lutam pelo  fim da desigualdade, pelo fim da pobreza no Maranhão e no Brasil”,  afirmou.

Berzoini também fez um apelo para que todos votem no próximo dia 26.  “Deixar de ir às urnas é deixar que os outros escolham por você quem vai governar o país nos próximos quatro anos. É preciso que todos estejam empenhados em decidir o que é melhor para todos porque, tenho certeza, que todos vocês lembram do Maranhão de antes e depois de Dilma e Lula”, disse.

No encontro também estiveram presentes o senador João Alberto, o deputado estadual eleito Junior Verde e o deputado federal eleito João Marcelo.

sem comentário »

Desabafo de Polary

8comentários

ClaudinhoPolary

8 comentários »

Caso Brunno

1comentário

BrunnoMatosSoares

A deputada Eliziane Gama (PPS) encaminhou ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias (CDHM), deputado Bira do Pindaré (PSB) solicitação pedindo que a comissão ouça em caráter de urgência e de forma extraordinária, a mãe do vigilante que confessou a morte do advogado Brunno.

O vigilante João José Nascimento Gomes assumiu de forma inesperada  a autoria do assassinato do advogado Brunno Eduardo Matos Soares, de 29 anos, morto a facadas no dia 6 de outubro após a festa de comemoração do senador eleito Roberto Rocha (PSB).

Eliziane esclareceu que o pedido foi feito diante da denúncia recebida por ela de que a família do vigilante estaria sendo coagida e ameaçada.

“É muito estranha esta confissão inesperada do vigilante. Nós precisamos acompanhar o caso e fazer nossa investigação, por isso pedimos esta reunião extraordinária ao presidente da Comissão de Direitos Humanos”, destacou Eliziane Gama.

A parlamentar lembrou que o irmão de Brunno, Alexandre Soares Matos, 25, e o amigo Kelvin Chiang, 26, que também ficaram feridos, apontaram em seus depoimentos o nome de outros suspeitos, e desta forma muito ainda precisa ser elucidado.

1 comentário »

Incentivo ao handebol

3comentários

Handebol

Buscando incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes em São Luís, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou uma parceria com a Associação Esportiva São Francisco (Aesf), entidade que trabalha o handebol com jovens da capital há 24 anos. Com a parceria, a Sedel doou, esta semana, material esportivo que será utilizado pelas escolinhas esportivas desenvolvidas pela Aesf.

O secretário-adjunto de Desporto Educacional, Alim Maluf Neto, fez a entrega do material esportivo à Associação Esportiva São Francisco (Aesf). Atualmente, a entidade trabalha com 110 atletas que possuem entre 8 e 21 anos de idade. A maioria destes jovens mora nos bairros do São Francisco, Ilhinha e Ponta d’Areia.

“É importante darmos condições para que entidades sérias e compromissadas com o esporte, como é o caso da Associação Esportiva São Francisco, possam incentivar a prática esportiva em São Luís. Ficamos felizes em ver que este projeto social ligado ao handebol está dando certo graças ao empenho de pessoas como o professor Felipe Neto, que é um guerreiro e que luta para levar esporte aos jovens de São Luís. Por isso, estamos doando este material esportivo para que estas crianças e adolescentes possam continuar praticando o handebol”, comentou Alim Neto.

As aulas de handebol da Associação Esportiva São Francisco ocorrem durante a semana nas quadras poliesportivas da Lagoa da Jansen. Os atletas são divididos em turmas de acordo com a faixa etária e, a única obrigação feita pela entidade, é que todos os alunos estejam frequentando regularmente a escola.

“Sem a bola, você não consegue fazer este esporte. Uma bola de handebol é muito cara. A Sedel sempre nos deu bolas boas para trabalhar com estes jovens e isso nos ajuda bastante. A Sedel sempre preservou estes horários porque nosso trabalho é sério. Os meninos têm compromisso em vim aqui e treinar. Estão fazendo algo que vai fazer bom pra eles”, explicou o coordenador do projeto, professor Felipe Neto.

De acordo com o professor, é necessário unir o esporte à educação para que os participantes do projeto possam se tornar cidadãos. “Fico muito emocionado em todos os dias que eu venho para a Lagoa da Jansen. É muito difícil você ter que carregar um monte de meninos em suas costas não tendo uma condição. Não só fazemos um trabalho de handebol, mas fazemos um trabalho evangelístico, de conscientização de que quando terminar os estudos, todos têm que cursar uma faculdade. Eles não podem só pensar em trabalhar, têm de ter uma formação superior”, concluiu Felipe Neto.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

3 comentários »

Intermediação da Famem

0comentário

gilcutrim

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) intermediou proposta de acordo que resultará na liberação, por parte do Banco do Brasil, de recursos da área da saúde para 163 municípios maranhenses.

O repasse está suspenso desde o mês de julho devido a um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Federal e o BB com o objetivo de impedir que as verbas federais repassadas pela União ao Fundo Estadual de Saúde fossem desviadas no momento do seu envio/pagamento para as Prefeituras enquadradas no Bloco MAC (Média e Alta Complexidade).

O não repasse dos recursos por parte do Banco do Brasil está ocasionando sérias dificuldades financeiras a estas cidades maranhenses. “Devido a tal situação, não poupamos esforços, através do setor jurídico da entidade, para resolver este impasse visando não mais prejudicar os municípios. Acreditamos que, até o fim deste mês, o pagamento dos recursos estará sendo feito”, afirmou o presidente da Famem, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar).

No último dia 13, durante videoconferência realizada na sede da superintendência regional do Banco do Brasil, em São Luís, o setor jurídico da Federação intermediou junto aos representantes do MPF e BB o seguinte acordo: para não mais continuar prejudicando financeiramente os municípios e suas populações, a instituição bancária formalizará convênios com as 163 Prefeituras para que as mesmas possam emitir boleto de cobrança das suas produções mensais (AIHs) para pagamento pela Secretaria de Estado da Saúde e, desta forma, receber os recursos oriundos da União e repassados ao FES.

A proposta, além do Ministério Público Federal e Banco do Brasil, foi aprovada por representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da Controladoria Geral da União.

Tal medida, de acordo com o que ficou definido durante a reunião, continuará sendo adotada pelo BB até que a instituição bancária modifique ou altere o seu sistema de travas visando permitir que o mesmo aceite mais de uma transferência de recursos entre entes governamentais.

De acordo com o jurídico da Famem, a superintendência regional do Banco do Brasil já está se movimentando no sentido de executar o acordo junto as Prefeituras as quais devem imediatamente procurar a superintendência da instituição bancária ou mesmo as agências locais para a devida formalização do supracitado convênio.

Informações detalhadas sobre o assunto também podem ser obtidas através do telefone 3215 4900 (superintendência regional do BB).

sem comentário »

Nova secretaria

0comentário

RodrigoLago

O advogado Rodrigo Lago será o secretário de Transparência e Controle, pasta a ser criada na gestão de Flávio Dino. Esta secretaria será responsável pelo controle interno da administração, acompanhando os contratos, apurando denúncias e fiscalizando a correta aplicação das verbas públicas. O anúncio foi feito por Flávio Dino nesta sexta (17).

A Secretaria será criada sem que seja adicionado nenhum novo cargo comissionado, apenas com remanejamento de cargos já existentes.

Estarão integradas à Secretaria a Corregedoria Geral do Estado e a Controladoria Geral do Estado, visando fazer um governo transparente, honesto e republicano.

Com destacada atuação em Direito Constitucional, Rodrigo Lago é advogado há 12 anos. Estudou Direito Constitucional no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

É Conselheiro Federal suplente da OAB (2013-2015) e consultor da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB. Faz parte também do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

No Maranhão, é diretor-geral da Escola Superior de Advocacia do Maranhão – ESA-OAB/MA (2013-2015), fez parte do Conselho Estadual da OAB como presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MA (2010-2012). Foi também membro de bancas examinadoras de concursos para a Magistratura e Ministério Público.

sem comentário »

Jogo é decisivo

1comentário

eloir

O Sampaio está pronto para o jogo decisivo contra o Náutico, neste sábado, às 16h10, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série B.

Com 43 pontos, o Sampaio é o nono colocado, enquanto os Náutico está na sétima colocação com 44 pontos. Para o representante maranhense só a vitória interessa para se aproximar do G4.

O meia Eloir sofreu uma lesão muscular e ficará fora pelo menos duas semanas, e também não atuará contra o Bragantino, na terça-feira. O substituto será Marino.

O Sampaio não terá também o atacante Edgar que vai cumprir punição imposta pelo STJD e o zagueiro Luís Otávio que foi expulso.

O time que enfrenta o Náutico terá: Rodrigo Ramos; Tote, Mimica, Edimar e Gilton; Jonas, Uillian Corrêa, Marino e Cascata; Pimentinha e Willian Paulista.

1 comentário »

Caminhada em São Luís

1comentário

Caminhada

O ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, comandou uma caminhada ontem pelas principais vias dos bairros Turu e Sol e Mar. A caminhada foi articulada pela coordenação de campanha de Dilma Rousseff (PT) no estado, junto aos partidos PDT, PTC, PP e PCdoB.

Berzoini falou da importância da integração de todas as frentes políticas do estado na campanha de Dilma. “Agora é a hora de colocarmos as diferenças de lado e fazer o objetivo comum, que é eleger a presidente. Depois disso a vida continua em vias normais, mas o fundamental neste momento é cumprir esta tarefa”, afirmou.

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Raimundo Monteiro, afirmou que a legenda está confiante em que o desempenho da petista no estado será superior ao do adversário Aécio Neves (PSDB). “Nós tivemos larga vantagem no primeiro turno aqui no Maranhão. No segundo, essa vantagem será maior ainda. Todos estão empenhados para que a presidente seja reeleita”, disse.

O prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que participou da caminhada junto ao ministro, declarou apoio oficial á presidente Dilma. “A visita do ministro representa muito para nós, representa a presidente em São Luís. Nós temos tido nesses últimos anos, principalmente no nosso mandato a reforma de muitas unidades de saúde pelo Governo Federal, como o Socorrão I, Socorrão II e o Hospital da Criança. O Governo Federal tem sido um grande parceiro da cidade de São Luís. O nosso apoio é para a presidente Dilma”, finalizou.

Foto: De Jesus

O Estado

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS