Na primeira reunião entre a equipe de transição do atual governo e do governador eleito, Flávio Diono, o futuro chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, entregou um documento formalizando a equipe de transição, que será composta pelo próprio Tavares, Márcio Jerry (anunciado como secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos), Ted Lago (escolhido para presidir a Empresa de Administração Portuária – Emap), além dos advogados Carlos Eduardo Lula e Rodrigo Lago e da jornalista Aline Louise.
Na reunião estavam apenas Marcelo Tavares Tavares, Carlos Eduardo Lula e Aline Louise, além da secretária da Casa Civil, Anna Graziella Neiva.
“Nós apresentamos este ofício nominando uma comissão enxuta e com o primeiro pedido de informações sobre a situação geral do Estado, a parte financeira como está, a situação dos empréstimos” , disse Marcelo Tavares
A secretária Anna Graziella informou que na sexta-feira (10), a governadora Roseana Sarney reuniu com todo o secretariado e orientou equipe para que a transição do Governo do Maranhão transcorra com tranquilidade. O encontro aconteceu antes mesmo do Governo do Maranhão ter recebido comunicação oficial do governador eleito Flávio Dino a respeito da transição.
“Nós atenderemos a todos os pedidos solicitados pela equipe que aqui esteve. A determinação da governadora Roseana Sarney é para que façamos tudo de maneira transparente. Tudo o que o Governo do Estado realiza é de conhecimento público”, afirmou.
Foto: Antônio Martins
O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, recebeu na tarde dessa segunda-feira (13), a visita do piloto maranhense Manuel Junior, campeão da Copa Brasil de Kart, competição nacional realizada no último fim de semana no Kartódromo Henrique Santillo, na cidade de Itumbiara (GO). Com apenas 10 anos de idade, o jovem piloto maranhense, que é patrocinado pelo Centro Elétrico, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, conquistou o inédito título nacional em uma prova emocionante.
De posse do troféu de campeão, Manuel Junior fez questão de ir com o pai Manuel Carlos agradecer todo o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) durante a temporada. A Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria do secretário Joaquim Haickel, foi fundamental para que a jovem promessa do automobilismo maranhense conseguisse disputar diversas competições nacionais.
Feliz com a conquista de Manuel Junior, o secretário Joaquim Haickel elogiou o desempenho do piloto maranhense e destacou a importância da Lei de Incentivo ao Esporte para o desporto estadual. Segundo Haickel, é importante valorizar os atletas do Maranhão.
“Ficamos felizes em possibilitar patrocínios aos nossos atletas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Esta Lei foi criada para beneficiar o crescimento das modalidades esportivas em todo o Estado. Espero que o excelente e inédito resultado do Manuel Junior possa inspirar ainda mais outros atletas a conquistarem resultados expressivos para o Maranhão utilizando a Lei de Incentivo”, destacou Haickel.
Apesar da conquista da Copa Brasil de Kart, a temporada 2014 ainda não terminou para Manuel Junior. O maranhense segue na disputa do título do Campeonato Maranhense e do Campeonato Paulista. Nas duas competições, o jovem piloto tem boas chances de garantir mais conquistas neste ano.
Foto: Paulo de TTarso JR.
O prefeito Edivaldo entregou, nesta terça-feira (14), as novas instalações da Unidade de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa dos Reis, na Cidade Olímpica. A unidade é a quinta entregue à população em sessenta dias totalmente reformada, com novos equipamentos e pessoal qualificado. A iniciativa integra o conjunto de ações do Projeto Municipal de Qualificação, Articulação e Fortalecimento da Atenção Básica à Saúde, que desenvolve, entre outras ações, a revitalização das unidades de saúde do município.
Edivaldo destacou a importância da reestruturação da unidade de saúde, que presta atendimento a uma das regiões mais populosas da capital. “É com muita alegria que entregamos esta unidade, com maior capacidade de atendimento, bem estruturada e apta a atender com qualidade e humanização milhares de famílias que vivem nesta área. Não tenho dúvidas de que a restauração desse centro de saúde vai contribuir para a melhoria da saúde preventiva dos moradores”, disse o prefeito.
A Unidade de Saúde da Cidade Olímpica, que há cerca de 10 anos não passava por qualquer reforma, teve todos os seus espaços reformados, entre eles, quatro consultórios médicos, três salas de enfermagem, farmácia, sala de imunização, sala de nebulização, sala de triagem, sala do serviço social, auditório, além dos setores administrativos. O trabalho contemplou também a restauração do telhado e dos banheiros, sendo que um deles foi adaptado com acesso exclusivo a deficientes físicos.
Para a secretária de Saúde, Helena Duailibe, a restauração da unidade é um passo a mais dado pela atual gestão para o fortalecimento da atenção básica à saúde do município. “Estamos reorganizando todo o sistema de saúde, com foco voltado principalmente à atenção primária, pois é através desses cuidados que reduzimos tanto os casos de internações quanto o agravamento de muitas doenças como a hipertensão, o diabetes, entre outras”, afirmou a secretária.
Segundo a diretora da unidade, Janice Nascimento Silva, em média, são prestados 1,8 mil atendimentos por mês. Além dos serviços de clínica médica, enfermagem e odontologia, que são feitos por três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), a unidade passará a disponibilizar outros serviços de saúde, como os testes do pezinho e de HIV.
O processo de reforma da Unidade de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa dos Reis foi feito em parceria com o Governo Federal. Os investimentos na área da saúde estão sendo priorizados pelo prefeito Edivaldo, que, nos últimos meses, entregou também a Unidade de Saúde da Família José de Ribamar Frazão Correa (Vila Nova República), Unidade de Saúde da Família Cohab-Anil IV e Unidade de Saúde da Família Turu II, além do Centro de Saúde Carlos Macieira, no Sacavém.
O deputado Jota Pinto (PEN) pediu, na sessão desta terça-feira (14), que Secretaria de Infraestrutura do Estado finalize as obras de pavimentação da rodovia MA-014, que corta a Baixada Maranhense. O pedido foi feito diretamente ao secretário José Raimundo e propõe que seja feita uma comissão para ir junto à governadora Roseana Sarney (PMDB), cobrar a finalização da obra.
Jota Pinto lembrou que desde 2012 as obras de pavimentação começaram, após a assinatura do convênio em Vitória do Mearim, com a presença dele e de vários outras autoridades.
“E a MA-014 até hoje não foi concluída e a parte que foi feita já está cheia de buracos. Faço um apelo para que o Governo do Estado tenha a sensibilidade e tenha a responsabilidade de entregar essa MA-014 ao povo da Baixada Maranhense”, defendeu.
O parlamentar critica as empresas que executam a obra. “Isto ocorre por dar oportunidades a essas empresas que são maranhenses. Eu até defendo isso, mas são as mesmas empresas que fazem todos os serviços de asfalto no Estado do Maranhão. E a MA-014 está lá feita pela metade, feita em pedaços e o povo do Maranhão sofrendo, o povo da Baixada Maranhense sofrendo pela falta da conclusão dessa MA-014”, afirmou.
Jota Pinto fez um apelo para que o Secretário de Infraestrutura e para que o Governo do Estado “tenham a responsabilidade e a sensibilidade de entregar a MA-014 ao povo da Baixada Maranhense”.
É verdade que as coisas para o Moto ficaram mais difíceis após o empate com o Tombense por 2 a 2, em pleno Castelão, mas daí não vejo ainda nenhum motivo para “jogar a toalha” como muita gente vem fazendo.
Não se trata apenas de acreditar por acreditar. O Moto faz uma campanha muito boa na Série D e tem sim possibilidade de bater o difícil adversário mesmo em seus domínios.
O primeiro passo para isso é corrigir os erros de escalação. O técnico Édson Porto sabe exatamente onde errou ao apostar na formação que lançou em campo no último domingo.
Depois é dentro de campo com os jogadores. O Moto tem um time jovem e sem experiência em competições nacionais, mas no elenco existem atletas também acostumados a essas decisões. Neste momento é necessário recorer a eles, mas é claro que tem que ter ousadia também. Coragem e ousadia agora são fatores fundamentais.
Até aqui o Moto tem sido uma equipe bastante competente no ataque, mas que comete muitas falhas na defesa a exemplo do que vimos no último domingo.
Essas falhas não poderão acontecer mais e o ataque terá que continuar com a competência que teve até aqui para que o Moto possa de fato garantir o acesso à Série C.
Vamos continuar acreditando…
Os deputados estaduais que pertencem à base do governo Roseana Sarney (PMDB), e que podem formar o grupo oposicionista à administração Flávio Dino
(PCdoB) a partir de fevereiro de 2015, já discutem os prováveis cenários para a Assembleia Legislativa.
Um grupo de cerca de 10 deputados já se reuniu em pelo menos uma oportunidade, segundo o líder o Governo na Casa, deputado César Pires (DEM), para avaliar a atual conjuntura e discutir os passos do grupo no Legislativo. Para Pires, o grupo deve buscar a consolidação de espaços e autonomia na próxima legislatura.
“O nosso grupo político ainda não discutiu nomes e sim num primeiro momento apenas uma tese, que é a de espaços dentro da Casa. Num segundo momento é que poderemos aprofundar as nossas discussões e, aí sim, nos posicionarmos em relação a nomes”, explicou.
O líder do Bloco Pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), afirmou que é importante primar pela independência em relação ao Executivo, mas ponderou que é possível o grupo lançar um nome para a eleição da Mesa Diretora da Casa. “Acredito que nós temos totais condições de lançar um candidato para disputar a presidência. O que precisa haver dentro do grupo é diálogo e unidade em torno de um nome, que tem de ser bom para todos e defenda os nossos interesses”, afirmou.
O líder do Bloco Democrático, deputado Edilázio Júnior (PV), concordou com as palavras de Costa, em relação ao lançamento de um nome do grupo para a eleição da Mesa da Casa.
O Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está chamando a atenção de mulheres consumidoras e vendedoras para o combate ao câncer de mama por meio de ações nas feiras de São Luís. As atividades começaram no Mercado Central. Até sexta-feira (17) será realizada nas feiras da COHAB/Anil, Vinhais, Beira-Mar (perto do terminal da integração) e São Francisco.
Organizada pelo Departamento de Atenção a Saúde da Mulher/SES, a mobilização integra atividades do “Outubro Rosa”, campanha dirigida às mulheres e que alerta para importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante a semana, técnicos do departamento, com a colaboração de acadêmicos de enfermagem, vão visitar feiras e mercados públicos chamando atenção para o combate a doença por meio de panfletagem junto às mulheres feirantes e consumidoras.
“Nós estamos direcionando esta ação aos mercados públicos como estratégia de visibilidade, devido ao fato de que são locais de grande movimentação onde transita um grande número de mulheres que fazem suas comprar e também aquelas que trabalham nas feiras”, explicou Ana Maria Nogueira, chefe do departamento e coordenadora da ação.
Prevenção
Estão sendo oferecidos folders e sacolas de feira retornáveis com a marca da campanha “Outubro Rosa”. O objetivo é lembrar a alta incidência e prevalência de casos em todo país cuja taxa de morbidade e mortalidade é de 49 mil a cada 100 mil habitantes.
“É preciso informar as mulheres da importância de cuidados permanentes como o exame do toque, a mamografia digital anual para aquelas na faixa etária de 40 a 69 anos, e ultrassonografia para as mais jovens, abaixo de 40 anos”, alerta Ana Maria Nogueira.