Aécio na frente

0comentário

Aecioedilma

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (9) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

– Aécio Neves (PSDB): 46%
– Dilma Rousseff (PT): 44%
– Branco/nulo: 6%
– Não sabe/não respondeu: 4%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente. É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição presidencial.

Votos válidos

Se forem excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, os índices são:

Aécio – 51%
Dilma – 49%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

Leia mais

sem comentário »

Agradecimento de Fufuca

0comentário

AndreFufuca

O deputado André Fufuca (PEN), eleito com mais de 56 mil votos para a Câmara Federal, em pronunciamento feito na sessão desta quinta-feira (9) agradeceu os seus amigos pela vitória nas urnas. O deputado, que chegou ao legislativo estadual com 21 anos de idade, hoje, aos 25 anos, foi eleito o deputado federal mais jovem do Estado do Maranhão.

“Venho aqui, hoje, agradecer a quem, mais uma vez, confiou a mim um novo mandato. Agradeço de coração aos mais de cinquenta e seis mil amigos e amigas que me elegeram e fizeram com que eu tivesse essa vitória. Agradeço ao meu grande Deus que sempre esteve ao meu lado, guiando, protegendo e iluminando o meu caminho”, acentuou, destacando os municípios onde teve excelente votação, são eles: Barreirinhas, Balsas, Formosa do Maranhão, São Mateus, Olho D’água das Cunhãs, Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré e demais cidades do Vale do Pindaré.

André Fufuca – que também dedicou esse novo mandato ao seu pai, o ex-deputado e ex-prefeito Fufuca – afirmou que chegou à eleição de deputado federal em um pleito difícil, onde teve que disputar mandato com grandes nomes da política e contra pessoas apadrinhadas. “Eu sempre disse aqui nesta Casa que eu não tinha cofres para me candidatar, que eu não tinha padrinhos políticos para me fortalecer, mas eu tinha o povo do meu Estado para me levantar e fazer como fez, me levar nos braços à vitória nas ruas”, enfatizou André Fufuca.

Ao fazer um retrospecto de sua vida política, André Fufuca lembrou que começou o seu mandato sempre escutando as ruas e nunca “se agachando a ponderações, a compromissos ou a perseguições” de quem quer que seja. “Denunciei aquilo que tive que denunciar. Lutei pelo que tinha que lutar. Briguei pelo que tinha que brigar e consegui galgar algo maior do que qualquer mandato que podemos ter: a confiança e a credibilidade dos meus eleitores. Muito obrigado, povo do Maranhão. Sem vocês, eu não seria vitorioso”.

Finalizando, o deputado agradeceu ainda ao presidente Arnaldo Melo e a sua filha Nina Melo; ao seu amigo de infância e, hoje deputado estadual eleito, Sousa Neto e a Ricardo Murad, segundo ele grandes parceiros de sua caminhada. “Muito obrigado amigos e amigas dessa terra, espero poder representar a sua voz, a sua vez, o seu voto, a sua vontade por anos reprimidos. Eu quero fazer parte da mudança no compromisso e na forma de fazer política, uma política que vem não para se servir dela, mas para servir ao povo. Muito obrigado Maranhão e que Deus nos abençoe nessa nova caminhada”.

sem comentário »

Saúde em Ribamar

0comentário

SaudeRibamar

A comunidade de Juçatuba, na zona rural de São José de Ribamar, está em festa. O prefeito Gil Cutrim (PMDB) inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde da localidade, equipamento público que ampliou a prestação dos serviços da Atenção Básica nesta região do município.

Participaram da solenidade diversas lideranças políticas e comunitárias, dentre elas o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); vereadores; além de dezenas de moradores do bairro.

A nova UBS de Juçatuba possui ótima infraestrutura e equipe médica qualificada para oferecer atendimento de qualidade à população, além de ampliar a oferta de serviços da Atenção Básica na zona rural– o povoado Bom Jardim, também situado nesta região da cidade, já possui uma unidade de saúde. A obra foi custeada com recursos federais e municipais.

Gil Cutrim afirmou que os investimentos feitos no setor da saúde pública estão surtindo efeitos mais do que positivos e não irão parar. “O que estamos fazendo é investir na melhora da qualidade de vida do cidadão ribamarense”, disse o prefeito.

Em pouco mais de seis meses, a administração do prefeito ribamarense já entregou cinco novas Unidades Básicas de Saúde (Dr. Raimundo Balbino, Vila Sarney Filho, Vila Cafeteira, Vila São Luís e Nova Aurora/Cohabiano) e, até o fim do ano, beneficiará a população com as inaugurações de outras quatro.

Também foram autorizadas recentemente as construções das UBS do Recanto Verde, Miritiua e Quinta. Até o fim do ano, será autorizada a implantação de novas unidades nos bairros Parque Vitória, J. Câmara e Mata.

Além disso, foram implantados o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS; e a nova Ouvidoria da Saúde.

sem comentário »

Foco na decisão

1comentário

EdsonPorto

O técnico Edson Porto começou a trabalhar o time titular para o jogo com o Tombense no mata-mata da Série D. Os dois primeiros dias de treinos desta semana foram físicos ao comando de Iran Cabral e esse tempo serviu para que o treinador do Moto Club procurasse informações aprofundadas sobre o próximo adversário na Série D do Campeonato Brasileiro.

No Moto, jogadores e comissão técnica demonstram preocupação e pregam muito respeito ao Tombense pela exceltente campanha que faz até aqui.

O Tombense representa Minas Gerais nesta disputa pelas quartas de final e terá a vantagem de decidir o acesso jogando em casa pelo fato de ter feito melhor campanha que o time maranhense.

“É um time que terminou a última fase à nossa frente. Fez uma campanha melhor que a nossa, só por isso já temos que respeitar. Está se procurando tirar algumas informações e ainda não encontrei nenhuma pessoa que dissesse que o time não é forte. É uma equipe com boas individualidades”, disse Edson Porto.

Na primeira fase, o Tombense marcou 18 pontos com seis vitórias e duas derrotas. Nas oitavas de final, a equipe não perdeu. Empatou por 1 a 1 com o Metropolitano, fora de casa, e em seus domínios venceu, por 1 a 0.

O Moto somou 16 pontos na primeira fase sem perder nenhum jogo. Foram quatro vitórias e quatro empates. Nas oitavas perdeu, por 1 a 0, para o Ituano, em São Paulo, e venceu pelo mesmo placar em São Luís. Na decisão por pênaltis avançou ao marcar 3 a 1.

Na artilharia, o principal goleador motense é Fabiano, com cinco gols. Pelo time mineiro quem mais marcou até agora foi o também atacante Daniel Amorim, quatro gols. Destacam-se ainda pelo Tombense os meias Francismar, ex-Vasco e Joílson, que já teve passagens por Botafogo e São Paulo.

Leia mais

1 comentário »

Jogo duro

9comentários

hildo

O deputado federal eleito Hildo Rocha  disse em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM que o seu primeiro projeto na Câmara dos Deputados terá como alvo os blogueiros que vivem de difamar as pessoas e que segundo ele não são jornalistas, mas chantagistas de plantão.

O deputado disse que foi alvo de uma campanha difamatória durante a eleição e que mesmo com a existência do Marco Civil na internet muitos blogueiros vem cometendo crimes e que precisam ser punidos com maior rigor.

“Fui alvo de ataques de alguns blogs durante os quatro meses de campanha. Três blogs, que vivem de fuxico e de difamar as pessoas colocaram três dias nares da eleição que Hildo Rocha estava com os direitos políticos suspensos. Quando a Justiça decidiu mandar tirar a matéria do ar já estava no dia da eleição. Nós vamos apresentar um projeto de Lei tratando desse assunto. Tem gente ai que vive de difamar a vida das pessoas não apenas de políticos, mas de empresários também”, explicou.

Hildo Rocha defende pena de pelo menos 5 anos de prisão para quem cometer crimes de difamação na internet.

“Eu sou a favor da liberdade de expressão, mas tudo tem limite e o limite do direito de se expressar é a dignidade das pessoas. No momento em que se fere a dignidade das pessoas, de uma coletividade ai você tem que rever essas situações e eu vejo que o nosso código penal que é muito antigo prevê uma multa muito pequena para quem comete um delito dessa natureza e nós vamos para lá trabalhar para que essa pena aumente para pelo menos 5 anos”, finalizou.

Foto: José Luiz Batalha

9 comentários »

Apoio ao Tucano

5comentários

ElizianeGama

A deputada Eliziane Gama, que preside o Diretório Estadual do PPS participou em Brasília de encontros para a discussão da aliança do segundo turno para a eleição de presidente da República, em que ficou definida a união entre o PPS, PSB e PSDB neste segundo turno para eleger Aécio Neves para o Palácio do Planalto.

“Esta discussão é muito importante, já que diz respeito ao futuro no nosso país. Andaremos juntos, por que acreditamos que este é um marco na história do país”, destacou.

Nesta quinta-feira (9), a deputada se reúne com Marina Silva também para discutir o posicionamento da Rede de Sustentabilidade neste segundo turno.

Eliziane Gama, que se tornou referência da campanha de Marina Silva no Maranhão, foi convidada para participar deste encontro no Distrito Federal.

5 comentários »

Denúncia do MP

1comentário

ReginaAlmeidaRocha

Os promotores de justiça com atribuição na defesa da saúde Antônio Borges Nunes Júnior e Williams Silva de Paiva, de Timon e Caxias, respectivamente, encaminharam ofício nesta terça-feira (7) à procuradora-geral de justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha denunciando a suspensão do atendimento a pacientes do Maranhão com câncer, em Teresina. A medida contraria a pactuação realizada entre os Estados do Maranhão, do Piauí e o Ministério da Saúde, em janeiro deste ano, para manutenção do atendimento mediante o repasse financeiro para o governo piauiense.

Em 2004, foi editada portaria do Ministério da Saúde, que incorporou ao teto financeiro anual de Teresina o valor de R$ 4,82 milhões, provenientes do Estado do Maranhão. Esse repasse anual seria destinado a cobertura de diversos serviços de saúde prestados pelo Piauí aos pacientes maranhenses.

Com o aumento da demanda para tratamento oncológico, em abril de 2010, foi firmada pactuação entre os dois Estados, por intermédio da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal da Advocacia-Geral da União, em que foi regulamentado o atendimento dos pacientes de alta e média complexidade oriundos do Maranhão nos estabelecimentos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.

Mesmo assim, em dezembro de 2013, os gestores piauienses suspenderam o atendimento aos pacientes com câncer, com a justificativa da falta de repasse financeiro, o que totalizaria uma dívida de R$ 8 milhões.

Para tentar resolver a questão, foi firmado novo compromisso, em março deste ano, entre o Maranhão, o Piauí e a União em que o Ministério da Saúde se responsabilizaria pelo repasse financeiro para assegurar o atendimento aos pacientes maranhenses, referente ao período de maio de 2011 a dezembro de 2013. Além disso, os dois Estados, por meio das Comissões Intergestores Bipartite apresentariam estudo de oferta e capacidade instalada de saúde.

O atendimento foi retomado e, depois, foi novamente suspenso. Ao tentar agendar o tratamento dos pacientes no Piauí, a Central de Regulação do Maranhão não obtem nenhuma resposta ou justificativa de recusa. “Os Estados do Piauí e Maranhão cumpriram o que foi pactuado, mas a União não repassou os recursos”, afirma o promotor de justiça de Timon, Antônio Borges Júnior, que recebeu denúncias de pacientes em janeiro deste ano.

Diante do impasse, o MPMA informou a situação e pediu providências ao Ministério Público Federal do Piauí, Ministério Público Estadual do Piauí, Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão, Secretaria Municipal de Saúde de Teresina e Ministério da Saúde.

“A triste e atual realidade é que inúmeros pacientes oncológicos maranhenses estão a sofrer e a morrer por inconcebível falta de entendimento institucional entre os Estados do Maranhão e do Piauí e a União. Meras questões burocráticas acerca de recursos financeiros estão sendo o móvel do sofrimento e morte de pobres cidadãos brasileiros vitimados pelo câncer. Não se pode conceber que entes federados tenham pactuado o disciplinamento do tratamento médico de seus pacientes e, todavia, não se tenha hoje um fluxo de atendimento adequado para salvar tais vidas”, questionam, no ofício enviado à procuradora-geral, os promotores de justiça Antônio Borges Júnior e Williams Paiva.

A procuradora Regina Rocha encaminhou ofício, nesta quarta-feira, 8, ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, solicitando a adoção de medidas urgentes para solucionar o problema.

1 comentário »

A dor de um pai…

3comentários

Bruno,AlexandreeRubem

Rubem Soares, pai do advogado Brunno Eduardo Soares Matos (29) que foi assassinado a golpes de faca no último domingo (5), fez um desabafo emocionado na tarde desta quarta-feira (8) ao radialista Domingos Ribeiro na Rádio Mirante AM. Na Foto do arquivo pessoal, Brunno está ao lado do irmão Alexandre e do pai Rubem Soares, no Castelão.

“Eu quero fazer um apelo, não só de pai, mas de cidadão, de ser humano. Um apelo às autoridades competentes, que não deixem que esse crime brutal seja mais um que passe impune”, disse Rubem Soares.

Soares afirmou que o crime foi cometido sem motivo algum, pois se tinha gente achando a música alta, era só ligar para a polícia. “Esse tipo de coisa se resolve acionando a polícia, ela tem um departamento que funciona pra isso. A polícia teria chegado ao local, e eles teriam atendido. Ele começou a quebrar o retrovisor de todos os carros. Um desses era do meu filho, que se dirigiu a essa pessoa para perguntar a essa pessoa por que ele estava fazendo isso. Foi o que bastou para ele matar o meu filho. Nós estamos destroçados”, declarou.

Para o pai da vítima, o que houve foi uma covardia. Ele recordou que Brunno era muito competente e tinha muito a realizar na vida e que uma pessoa “desqualificada” ceifou a vida dele de forma insana. “Ele só tinha 29 anos. Muita coisa ainda pra produzir na vida. Eu sei da competência que meu filho tinha. E vem uma pessoa desqualificada, sem nenhum sentimento de humanidade e ceifa a vida do meu filho, quase mata o meu outro filho. É brutal”, lamentou.

Soares foi categórico em afirmar que não vai descansar até que haja Justiça. “Nós já sabemos quem foi a pessoa, eu não vou descansar, pelo resto da minha vida, enquanto a Justiça não for feita”, declarou.

Sobre o estado de saúde do outro filho que foi esfaqueado, Alexandre Matos Soares, Soares disse que o jovem já sabe da morte do irmão e se manteve calmo.

Alexandre teve metade do intestino retirado e está na UTI, mas está se recuperando bem.

“Deus me livrou de estar com dois filhos mortos. Eu falei com ele (Brunno) uma hora antes de ele ser assassinado, ele estava sóbrio e feliz. Ele disse ‘pai, não se preocupe, eu não vou demorar”… Meu filho era um filho de ouro”, disse o pai emocionado.

Foto: Arquivo Pessoal

Ouça a entrevista no Imirante

3 comentários »

Dilma no Maranhão

2comentários

Dilma

A presidente Dilma Rousseff (PT) comandou uma reunião em Brasília na última terça-feira com governadores e senadores da base aliada eleitos em primeiro turno, para definir estratégias e a sua agenda de campanha para a disputa do segundo turno contra o senador Aécio Neves (PSDB). E confirmou ao deputado Gastão Vieira (PMDB) que virá a Timon semana que vem.

Durante o encontro, Dilma afirmou que na campanha do segundo turno, vai comparar as administrações do PT com os governos de Fernando Henrique Cardoso. Ela mostrará os principais programas implantados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) e que foram continuados e ampliados pelo seu governo.

“Nós vamos ter novamente uma disputa de projeto e programa. E nós queremos que esta disputa se dê no mais alto nível, de forma programática, sobre propostas, e cotejando também as realizações que cada um de nós – de um lado os 8 anos do PSDB e de outro lado os nossos 12 anos – imprimiu ao país em termos de grandes mudanças. Estamos discutindo programas, projetos e realizações, e sobretudo propostas”, explicou.

Ao deputado Gastão Vieira, Dilma confirmou que virá ao Maranhão já na semana que vem. Ela vai a Timon, após visitar a capital do Piauí, Teresina. “Sugeri a ela que fosse também a Pinheiro, onde tem forte base de apoio”, disse Gastão Vieira.

Participaram do encontro o vice-presidente Michel Temer, o presidente do PT, Rui Falcão; os ministros Aloizio Mercadante, Ricardo Berzoini e Miguel Rosseto; os integrantes do conselho político da campanha, Renato Rabelo (PCdoB), Carlos Lupi (PDT), Gilberto Kassab (PSD), Ciro Nogueira (PP), Marcos Antônio Pereira (PRB), Antônio Carlos rodrigues (PR) e Eurípedes Junior (PROS).

“Melhor opção” – O senador João Alberto de Souza, presidente regional licenciado do PMDB, afirmou ontem que vai atuar fortemente no segundo turno para garantir a reeleição de Dilma. “Não importa quem esteja com ela aqui no Maranhão. Nós estaremos juntos por que acreditamos que ela é a melhor opção para o país”, frisou o senador, referindo-se à incorporação do PDT e do PCdoB à campanha no estado.

De acordo com João Alberto, seu grupo pretende reunir, já no início da semana que vem, todos os prefeitos alinhados ao projeto de Dilma para definir uma agenda conjnta de campanha no estado.

Além do PT e do PMDB, principais partidos da base da presidente, a campanha terá no segundo turno a presença do PDT e do PCdoB, que vão pedir votos para a presidente, após encerramento do primeiro turno das eleições estaduais.

Foto: Gilcilene Araújo/G1

O Estado

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS