Carreata de Lobão

3comentários

lobao

Uma super carreata da virada”, organizada pela “Coligação Pra Frente Maranhão” – com cerca de seis quilômetros de veículos, entre carros e motos, empolgou na tarde deste sábado (04) os moradores dos municípios de São Jose de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O candidato ao governo estadual, Lobão Filho (PMDB, o vice de sua chapa, Arnaldo Melo, o candidato ao Senado da República, Gastão Vieira além de candidatos a deputados estadual e federal participaram do evento, que encerrou a campanha oficial na capital.

Com quase quatro horas de duração, passando pelas principais ruas e avenidas dos municípios, a carreata foi recebida com alegria pela população dos três municípios. Por onde passava, Lobão Filho era recebido com gestos de aceno, bandeiras e com o sinal de L (Lobão), símbolo que marcou a campanha do peemedebista em todo o estado.

“Fizemos uma campanha de paz, mostramos as nossas propostas. Agora é esperar o resultado no final da noite deste domingo (05). Acredito no que vi e presenciei no interior do estado, a manifestação da população e, também na capital. Por isso vamos juntos vencer estas eleições”, disse o senador Lobão Filho, no ultimo dia de campanha.

Ao som de uma das trilhas musicais da campanha de Lobão Filho, a dona de casa, Cleonice de Jesus, dançava e manifestava o seu desejo para as eleições de 2014. “Ele (Lobão) já mostrou que é competente e está se candidatando para ajudar o povo. Não pensa no poder como os outros candidatos, quer ajudar os maranhenses”, falou com um sorriso no rosto.

Foto: Ramarys Correia

3 comentários »

Frota reforçada

0comentário

Onibus

A frota de ônibus será reforçada neste domingo (5), em São Luís, em função das eleições.  A informação foi confimada pela Prefeitura de São Luís. A frota circulará com o mesmo quantitativo operante nos dias normais.

A decisão foi tomada em comum acordo com todas as empresas e consórcios que operam no sistema integrado de transporte coletivo de São Luís e comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

sem comentário »

Pesquisa Ibope

0comentário

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (4) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto válidos na corrida para a Presidência da República:

Dilma Rousseff (PT): 46%
Aécio Neves (PSDB): 27%
Marina Silva (PSB): 24%
Pastor Everaldo (PSC): 1%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Zé Maria (PSTU): 0%
Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
Eymael (PSDC): 0%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Mauro Iasi (PCB): 0%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 2 e 4 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

G1

sem comentário »

Ponto para Gastão

1comentário

GastaoVieira

Na guerra que se transformou a eleição para senador no Maranhão, Gastão Vieira ganhou mais uma batalha. Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, não conhecer do recurso de Embargos de Declaração opostos pelo presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, questionando a sua substituição na chapa da coligação “Pra Frente Maranhão”, encabeçada pelo candidato Gastão Vieira (PMDB). Com isso, está confirmada a substituição de Monteiro por José Antônio Heluy, também do PT, como primeiro suplente.

Ao decidir o caso, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, e o relator da matéria, Ministro Henrique Neves, destacaram que o recurso de Monteiro, contra a decisão da Corte pelo indeferimento do seu registro de candidatura como primeiro suplente de senador, perdeu objeto porque, apesar de ainda contestar decisão da própria Corte Eleitoral, ele já havia sido substituído pela coligação a que pertencia.

Toffoli disse durante a sessão de julgamento que os partidos e coligações não podem ficar “reféns” dos candidatos. “O que está ficando claro aqui é o seguinte: o candidato que é declarado inelegível pela Justiça Eleitoral, o partido não fica submetido a que o candidato renuncie àquela candidatura [sic]. O partido, para não correr o risco de a chapa, que é majoritária, cair por inteiro, mesmo ele não tendo renunciado, foi lá e substituiu e apresentou um novo. O partido pode, legitimamente, independentemente da vontade deste candidato, substituí-lo”, completou.

1 comentário »

Vitória de Nina

1comentário

NinaeLobao

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão monocrática proferida pela ministra Luciana Lóssio, na tarde desta sexta-feira (3), manteve o registro da candidatura de Nina Melo ao cargo de deputada estadual.

Em sua decisão, a ministra negou seguimento ao Recurso Ordinário nª 86635, interposto por Márcio Jardim, que pedia o indeferimento da candidatura de Nina Melo, sob alegação de dupla filiação. Luciana Lóssio reconheceu que o registro da candidatura está dentro da normalidade, não havendo razões legais para sua impugnação.

Por fim, a ministra decidiu que o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que reconheceu a candidatura de Nina Melo, deve ser mantido, indeferindo o recurso ordinário interposto por Márcio Jardim.

1 comentário »

Caso Cutrim

29comentários

FelixFischer

O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relator da notícia-crime protocolada pelo PMDB contra o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim, considerou graves as denúncias levantadas contra o conselheiro e determinou manifestação urgente do Ministério Público Eleitoral (MPF). O despacho do ministro ocorreu ontem e corresponde à primeira movimentação do processo.

Edmar Cutrim foi flagrado em gravação telefônica feita pela governadora Roseana Sarney (PMDB), em conversa com o deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB) e com o ex-deputado Rubens Pereira, pai de Rubens Pereira Júnior (PCdoB), em que trata de articulação política para as eleições de 2014, o que é proibido à sua função. O conselheiro fala de apoio de prefeitos à candidatura de Flávio Dino (PCdoB), cita alguns dos municípios onde os gestores teriam sido cooptados, faz referência a valores gastos em campanha e pede apoio político ao seu filho, Glaubert Cutrim (PRB), candidato a deputado estadual.

A representação, com pedido de medida cautelar urgente, denuncia Edmar Cutrim por uso do cargo de presidente da Corte de Contas para fins político-eleitorais. Ao reunir provas como o áudio em que o conselheiro é flagrado, matérias jornalísticas que tratavam da articulação política de Edmar – com fotos da aliança consolidada com Flávio Dino -, e até pronunciamentos de deputados estaduais contra o presidente do tribunal. O PMDB pediu o imediato afastamento de Edmar.

Delitos – Na representação, o partido denuncia como delitos perpetrados o crime de responsabilidade – que prevê perda do cargo, uma vez que enquanto conselheiro de contas ele está impedido da prática de atos político-eleitorais – prevaricação; abuso de poder e lavagem de dinheiro.

O PMDB também lista indícios de que Edmar cometeu outros crimes, tipificados no Código Penal como constrangimento ilegal (com pena de detenção de três meses a um ano, ou multa); concussão (pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa); corrupção passiva (pena de reclusão de 2 a 12 anos) e advocacia administrativa (com pena de três meses a um ano de detenção).

No âmbito do Código Eleitoral, o PMDB denunciou Edmar Cutrim baseado no art. 300, por “valer-se de sua autoridade para coagir alguém em votar ou não votar em determinado candidato ou partido” (detenção de até seis meses e pagamento de 60 a 100 dias-multa); art.301, “usar violência ou grave ameaça para coagir a votar ou não votar em determinado candidato ou partido” (reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa) e art 346 por violar o art 377, o qual destaca que “o serviço de qualquer repartição, federal, estadual, municipal (…), inclusive o respectivo prédio e suas dependências, não poderá ser utilizado para beneficiar partido ou organização de caráter político”.

O Estado

29 comentários »

Noite de Don Ruan

19comentários

Ruan

Na noite em que um goleiro entrou para a história do Moto, o time rubro-negro venceu o todo poderoso campeão paulista, o Ituano e avançou para as quartas-de-final do Campeonato Brasileiro Série D.

O Moto havia perdido a primeira partida em Itu por 1 a 0 e precisava pelo menos vencer pelo mesmo placar para decidir a vaga nos pênaltis.

O Ituano não veio a São Luís para jogar futebol. O goleiro Diego abusava da cera e do cai-cai. Aliás, o time paulista utilizava o expediente do cai-cai a todo momento para quebrar o ritmo de jogo que o Moto tentava impor.

O time rubro-negro chegava com perigo pelos lados do campo e foi buma jogada sensacional do atacante Gabriel que saiu driblando até sofrer pênalti que o Moto igualou a disputa. O artilheiro Fabiano cobrou com categoria 1 a 0.

No segundo tempo, o Ituano até tentou pressionar, mas o Moto respondia com perigo. Gabriel quase amplia e depois Fabiano, de cabeça por pouco não faz o segundo.

Com 1 a 0 no placar para o Moto, a decisão foi para os pênaltis e foi ai que o nosso “Don Ruan” acabou com a banca dos paulistas. Ele pegou três pênaltis e o Moto venceu por três a um, com gols de Fabiano, Felipe e Dieguinho. Naôh ainda cobrou um pênalti no travessão.

Igual ao grande personagem da literatura espanhola, o goleiro Ruan definitivamente conquistou a torcida rubro-negra, daí o apelido de Don Ruan.

Com a vitória, o Moto aguarda o adversário na próxima fase que será conhecido hoje nos seguintes confrontos:

16h – Confiança-SE x Central-PE

16h – Londrina-PR x Santos-AP

16h – Tombense-MG x Metropolitano-SC

16h – Brasiliense-DF x Remo-PA

16h – Jacuipense-BA x Globo-RN

19h – Rio Branco-AC x Anapolina-GO

20h – Brasil-RS x Operário-MT

Fotos: Welliandrei Campelo e Honório Moreira

19 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS