Homenagem ao cinema

0comentário

JoaquimHaickel

A quarta edição do projeto Quinta Cultural, realizado pela Assembleia Legislativa, homenageou o cinema maranhense, nesta quinta-feira (15). O entrevistado, Joaquim Haickel, falou sobre o seu trabalho como cineasta e também comentou sobre os filmes Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís e a Pedra e a Palavra. O evento também teve participação especial de ‘pratas de Casa’, que fizeram apresentação musical.

Joaquim Haickel conversou com Elda Borges, apresentadora oficial do evento, e também respondeu a questionamentos da plateia. Na ocasião, ele falou sobre o seu trabalho, a sua paixão pelo cinema e traçou uma panorâmica do cinema maranhense nos últimos anos.

Haickel comentou sobre os seus trabalhos, a exemplo do curta Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís. O filme, ao longo de dez minutos, conta a saga da chegada dos franceses à ilha de Upaon-Açu e sua expulsão pelos franceses na batalha da Praia de Guaxenduba pela ótica do desenho animado.

Já o documentário A Pedra e a Palavra retrata a vida do Padre Antônio Vieira, e remete às várias figuras humanas cotidianas que revelam características de sua personalidade. É uma co-produção Brasil/Potugal e foi premiado no 18º Festival de Cinema Avanca 2014 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, em Portugal, conquistando o prêmio Estreia Mundial.

Para Haickel, o audiovisual é uma paixão. “É muito mais do que uma dedicação. Eu devo ao audiovisual boa parte das coisas que aprendi. A forma com que fui educado, eu amo tudo que é ligado ao cinema e vivo isso em meu dia a dia”, explicou.

Joaquim Haickel parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa por meio da Diretoria de Comunicação. “Me faz sentir muito honrado por ter participado da semente que criou esse novo prédio e todo esse sistema de comunicação. Fico orgulhoso e feliz em saber que a Assembleia pode e deve continuar esse trabalho maravilhoso de incentivo à cultura. O projeto deve ser difundido e estendido. Impressionante como uma coisa simples pode ser tão importante”.

Sem comentário para "Homenagem ao cinema"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: