O intercâmbio entre profissionais da atenção básica e a busca de novos investimentos nas ações primárias de saúde são assuntos discutidos no III Congresso Maranhense de Medicina, aberto, na manhã desta quinta-feira (7), pelo secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, no Hotel Luzeiros. Mais de 1.500 profissionais de saúde dos 217 municípios maranhenses e estudantes de cursos da área da saúde estarão reunidos até esta sexta-feira (8) para debater melhorias na primeira atenção ao paciente, que é a atenção primária de saúde.
Ricardo Murad lembrou que os congressos realizados anteriormente discutiram, respectivamente, os atendimentos especializados de média e a tecnologia da alta complexidade. “Neste encontro, que eu considero o mais importante, estamos discutindo o atendimento de qualidade ao cidadão, próximo de sua casa. São os atendimentos de medicina preventiva, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Programas Saúde da Família que precisam ser cada vez mais qualificados e estruturados”, pontuou.
O secretário salientou os investimentos feitos nos últimos cinco anos para promover a reestruturação dos serviços e excelência nos atendimentos de saúde no Maranhão. “Não estamos mais buscando a concretização física de um sistema, mas a qualificação e melhoria permanente da excelência dos serviços – que é a estruturação das secretarias municipais de saúde, nas áreas de informação e transmissão de dados pela internet, do posto de saúde e da vacinação. Um mundo complexo de ações básicas que resultam na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, disse.
Ele revelou que, quando assumiu, eram gastou R$ 168 milhões nas unidades da rede estadual de saúde e atualmente os investimentos chegam a R$ 1 bilhão, com uma contrapartida de 25% do governo federal. “Precisamos sair daqui com um documento exigindo o reconhecimento do Ministério da Saúde para que entre com investimentos novos para os serviços de saúde. Todo município maranhense precisa ter um posto ou hospital funcionando 24 horas para prestar o primeiro atendimento para sua população, e estrutura mínima para informar seus atendimentos e regular seus pacientes quando for necessário”, enfatizou.
Ricardo Murad revelou que o Programa Saúde é Vida mostrou que os maranhenses têm capacidade de fazer e de mudar a realidade. “Conseguimos fazer hospitais de ponta, abrir redes de urgência e emergência no estado inteiro, colocar 250 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 10 Unidades de Pronto Atendimento funcionando 24 horas com profissionais maranhenses. Se tudo isso foi possível, agora o nosso desafio é melhorar a atenção básica para que possamos ter um estado melhor, com pessoas mais sadias”, assegurou.
A abertura do III Congresso Maranhense de Medicina contou, ainda, com a presença do presidente do evento e subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite; dos representantes do Ministério da Saúde, Maden Marques Filho e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Fernando Barros Cupertino; da secretária de Saúde de São Luis, Helena Duailibe; da representante da Assembleia Legislativa, deputada VianeyBringel; da promotora de Justiça da Saúde, Glória Mafra; da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda; e da secretaria adjunta de Atenção Básica da SES, Cristina Loyola.
Fotos: Nestor Bezerra
O que temos que reconhecer, todos nós maranhenses é que Ricardo Murad promove uma verdadeira revolução na saúde maranhense e é isto que dói naqueles que pregam a política do quanto pior melhor para que possam ter discurso político.
PARABÉNS AO SECRETÁRIO RICARDO MURAD PELO TRABALHO NA SAÚDE.
Se mandar e ser dono do maranhão êh fazer e mudar o perfil do maranhão ,muito criticado pela miséria de saúde que tinha,então que seja sempre o dono do maranhão.
E muito elogiado também por estar mudando a realidade da saúde no Maranhão e isso é dito pelos próprios médicos. Isto precisa ser dito Sr. Analista do Maranhão.
ESSE SENHOR SIM, HOJE ELE É O VERDADEIRO DONO DO MARANHÃO
MANDA EM TUDO………..EITA MISTERIOOOOOOO
Não concordo é apenas o secretário de Saúde e como tal deve participar desse Congresso.
MEU NOBRE JORNALISTA VC TEM CERTEZA QUE ELE É APENAS O SECRETÁRIO DE SAÚDE????????????????????????????
ENTÃO TÁ, VC DEVE SABER MELHOR QUE EU, AFINAL CONVIVE COM A MATILHA.
BOA TARDE MEU NOBRE MOTENSE.
PAPÃO 3 RIVER 1
Qualquer um sabe, inclusive você.