O candidato ao governo do Maranhão, senador Lobão Filho (PMDB), estabeleceu 18 diretrizes em seu Plano de Aceleração do Maranhão – PAM, entre as quais está contemplada a educação. O objetivo é reduzir o índice de analfabetismo, elevar o grau de aproveitamento escolar e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Entre as metas estabelecidas, Lobão Filho propõe no PAM da Educação, a implantação de escolas de tempo integral no interior do estado. O peemedebista vê na ação o desenvolvimento do tripé, escola, família e comunidade.
“Nossas crianças precisam de oportunidade e com um tempo maior dedicado à educação, sem dúvida, elas terão um melhor desenvolvimento em todas as áreas do ensino”, explicou o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”.
Também é proposta do candidato, a implantação do programa “Escola Total”. O objetivo é focar no aproveitamento dos alunos do ensino fundamental e médio, evitando a evasão escolar, por meio da qualificação dos professores, da oferta adequada da merenda e do material didático e do acompanhamento rigoroso do rendimento de cada aluno.
“Já como primeira medida de governo vamos baixar um decreto corrigindo a distorção idade/série. Todas as crianças terão que entrar no ensino fundamental alfabetizadas”, pontuou Lobão Filho.
O PAM da educação também estabelece diretrizes para a qualificação profissional dos jovens por meio do programa “Escola de Profissões”. A meta é oferecer um sistema de educação técnica profissionalizante em que os alunos de baixa renda terão direito ao “Bolsa Profissional”, um auxilio financeiro para o custeio dos estudos.
Zona rural – Segundo o IBGE, 9,6% dos adultos brasileiros não sabem ler nem escrever. No Maranhão, o índice chega a 20,9%, com maior incidência de analfabetismo no interior do estado. Para combater essas estatísticas, o senador desenvolveu algumas medidas voltadas para a zona rural. “Vamos investir também em nosso setor rural com a implantação de salas específicas para a educação no campo, alfabetização de adultos, oferta de transporte e merenda escolar”, garantiu o peemedebista.
Educação é prioridade ??? de fato não somente educação , como saúde , porém são os meninos dos olhos destes políticos , POR ISSO É PRIORIDADE pois são as pastas com maiores verbas públicas e NADA é feito em beneficio da população somente a si próprio ou para própria corja , maior exemplo é o PC do B que não quer largar este filé na Prefeitura de São Luís.É muita grana .Ressalto a postagem do eleitor consciente é CONVERSA DE POLÍTICO no qual também NÃO credito , sempre conheci a nossa educação pública sucateada e nas campanhas as mesmas promessas e o mesmo papo , o mesmo migué , o mesmo discurso é cansativo é este papo , este conto de fada . O seu filho estuda em escola pública ??? os filhos dos Sarneys , Edivaldo , Flávio Dino estudam ??? nan nan nin na não ,ninguém estuda é o exemplo da péssima educação do Setor Público .Eu não tenho candidato , pois NÃO VEJO opção para meu pobre Maranhão isto é fato e realidade .Não sou pessimista , MAR EU NÃO ACREDITO mais em nenhum
sera que ainda tem otario que acrdita em conversa de politico?
Você vota? Vc tem candidato?