Defesa entrega o jogo

39comentários

sampaioejoinvilleO Sampaio foi derrotado pelo Joinville por 3 a 1, na Arena Joinville, em Santa Catarina pelo Campeonato Brasileiro Série B, na primeira derrota do técnico Lisca. Em dois jogos, em quatro dias, o Sampaio levou 6 gols, pois havia empatado em casa com a Ponte Preta por 3 a 2, no sábado passado.

A derrota para o JEC não mudou a classificação do time maranhense que permanece na sexta posição com 23 pontos, mas deve cair algumas posições até o fim da rodada no sábado. O Joinvile que vinha de três derrotas consecutivasse reabilitou e subiu para a terceira posição com 26 pontos.

O time do Sampaio até começou bem a partida e procurava envolver o time do Joinville com bom toque de bola, mas as coisas começaram a mudar com os erros do setor defensivo. O Sampaio partia com tudo, sem se preocupar com o sistema defensivo. E foi ai que começou a se dar mal.

O Joinville aproveitava as subidas de Hiltinho para levar perigo à defesa do Sampaio. Foi assim que Fabinho, livre pela direita cruzou e Marcelo Costa sem nenhuma marcação fez 1 a 0, de cabeça.

O Sampaio reagiu logo. Numa blitz na defesa catarinense, Willian Paulista sofre pênalti que ele mesmo bate e empata o jogo.

Mas o Sampaio errava muito na defesa. Numa bola lançada para Fabinho, o goleiro Luís Muller sai completamente perdido no lance e o atacante do JEC manda por cobertura 2 a 1.

No segundo tempo,  num lance bobo, Willian Paulista revida uma agressão de Édson Ratinho e é expulso.

Com um homem a mais em campo, o Joinvile foi em busca de mais um gol e em mais uma falha de posicionamento da defesa do Sampaio, o Joinville ataca, a bola é cruzada para a área e Jael, sozinho faz 3 a 1. Foi o nono gol do artilheiro da Série B.

O Sampaio volta a jogar no dia 16, contra o Boa Esporte, em Varginha, interior de Minas Gerais.

39 comentários »

Apoio de educadores

2comentários

gastaovieiraO deputado federal, Gastão Vieira, recebeu ontem em São Luís um apoio importante para a sua candidatura ao Senado Federal. Em reunião, organizada por um grupo de amigos do deputado, ele foi aclamado por quase uma centena de educadores como o candidato mais bem preparado para representar o Maranhão no Senado.

Os professores fizeram questão de lembrar as ações de Gastão Vieira quando ele foi secretário de Educação do Estado, entre 1995 e 1998. Para os educadores, Gastão Vieira foi o melhor secretário porque implementou ações que fizeram diferença na educação, como a construção e a reforma de escolas em vários municípios do estado, a criação das bibliotecas Farol da Educação, do Colegiado Escolar, do projeto de Aceleração de Estudos para corrigir a distorção idade/série, entre outros.”Como professor, e agora gestor, eu pude vivenciar tudo que foi feito por Gastão Vieira quando ele foi secretário Estadual de Educação. Foi uma época de muitos avanços para a educação no estado, porque ele acredita e pensa como um educador, e a educação é o caminho para a mudança” disse o professor Jeferson Plácido.

Para os professores o principal desafio do futuro senador será retomar os programas que garantam a qualidade da educação no Maranhão e que, para isso, estão dispostos a discutir propostas com o candidato. “Nós acreditamos que Gastão Vieira é a melhor opção, pelo que já fez pelo nosso estado”, disse o professor Esclepíades Filho, “com a eleição dele para o Senado o Maranhão e todo o país ganham um defensor importante para a educação”, finalizou.

Emocionado, Gastão Vieira agradeceu aos educadores, “esse chamamento dos amigos para aderir à campanha me deixa ainda mais entusiasmado a seguir em frente. Tenho aqui o que posso chamar de exército de professores, pessoas formadoras de opinião e comprometidas com este que sempre foi o meu maior desafio, garantir uma educação de qualidade aos maranhenses”.

Durante a reunião o candidato ao senado também recebeu o apoio de aliados políticos, amigos e do candidato ao governo do Maranhão, o senador Lobão Filho, “Gastão Vieira é um homem digno e deixou um rastro de realizações, não só na educação, mas por onde passou como homem público”, finalizou o candidato.

2 comentários »

JEMs

0comentário

damaA Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) realiza, a partir desta quarta-feira (6), os congressos técnicos das modalidades individuais que farão parte da Etapa Estadual Infantil dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), na categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Os congressos com os representantes das escolas participantes das modalidades atletismo, badminton, capoeira, caratê, ciclismo, dama, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez ocorrerão no auditório da Sedel localizado no bairro Outeiro da Cruz, a partir das 8h. A exceção será o congresso técnico da ginástica rítmica, que será realizado no Sesc do Olho d’Água.

De acordo com o cronograma da Sedel, os congressos técnicos destas modalidades individuais irão ocorrer durante três dias. Na quarta-feira, haverá apenas as reuniões técnicas de atletismo, badminton, capoeira, caratê, ciclismo, dama e judô. No dia seguinte (7), ocorrem os congressos da natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. E, por fim, na sexta-feira (8), o da ginástica rítmica.

As competições das modalidades individuais dos JEMs começam na quinta-feira (7) e vão até o sábado (9). Vale destacar que os campeões dos JEMs 2014 irão representar o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude. Este ano, a competição da categoria Infantil ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná.

No sábado, haverá, ainda, os congressos técnicos de três esportes coletivos: basquete, beach soccer e futsal. As disputas da Etapa destas modalidades terão início apenas na segunda-feira (11) e serão encerradas no dia 18 de agosto.

No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está a programação completa da Etapa Estadual dos JEMs 2014. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

Foto: Biaman Prado

sem comentário »

Prefeitos com Lobão

1comentário

lobaofilhoO candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), reuniu-se com prefeitos de oito municípios, nesta segunda-feira (4), em seu comitê central em São Luís. Os líderes municipais vieram à capital para ratificar apoio ao candidato e, também, alinhar planos de trabalho.

“Vamos lutar com muito trabalho, muita dedicação, correndo atrás dos eleitores e mostrando que nós precisamos dar continuidade no crescimento e no desenvolvimento do Maranhão”, declarou o prefeito de Aldeias Altas, José Benedito, conhecido como Tinoco (PMDB).

O candidato Lobão Filho mostrou-se otimista com a movimentada agenda de campanha. “Estamos trabalhando intensamente para fazermos dessa, uma campanha não apenas vitoriosa, mas, principalmente, uma campanha bonita e honesta. Estou muito orgulhoso dos passos que nosso grupo deu até aqui e estou confiante de que, ao final dessa caminhada, seguiremos vitoriosos e de cabeça erguida”, declarou o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”.

Além de Aldeias Altas, Lobão Filho reuniu-se com os prefeitos de José dos Basílios, Tuntum, Cajari, Governador Luís Rocha, Tutoia, São Bento e Belágua. Os prefeitos e lideranças políticas afirmaram que farão ações de mobilização para divulgar e conscientizar a população para um “Maranhão pra frente”.

O prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues (PT), disse estar convicto da competência do candidato peemedebista. “Lobão apresenta todos os requisitos para dar continuidade ao desenvolvimento do Maranhão. Nós vamos pra rua, vamos para os bairros, vamos para a zona rural, divulgando o seu nome, candidato, em todos os cantos da cidade”, garantiu.

Já o representante de São João dos Basílios, Francisco Walter (PSB), comentou sobre o plano de governo apresentado pelo senador, que atende as cidades mais carentes. “Gostei muito das propostas do candidato para as pequenas cidades, que visa a melhorar a qualidade de vida da gente. Vamos trabalhar todos os dias em prol da sua candidatura”, afirmou o prefeito.

Para Lidiane Oliveira (PSD), líder política de Tuntum, Lobão Filho não é um “candidato de mentiras, mas aquele que representa a verdadeira mudança para o Maranhão”. Ela ainda lembrou que os representantes municipais unidos na oposição não estão realizando uma gestão satisfatória. “Os prefeitos que acompanham a oposição estão tendo a maior rejeição em seus municípios. Nós temos um candidato que pode mudar o Maranhão, que conversa ‘olho no olho’, desde o pobre ao mais rico. Com Lobão Filho, o Maranhão vai ser bem melhor”, finalizou.

Após reunir-se com os líderes municipais, Lobão Filho participou ainda da inauguração do comitê do Anjo da Guarda e da inauguração do Comitê da Mulher em São Luís.

Foto: Júnior Foicinha

1 comentário »

Festa do interior

0comentário

voleiCom direito a cinco finais, quatro municípios vencedores e três modalidades realizando as suas decisões, a Etapa Estadual Infantil dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) conheceu as primeiras escolas campeãs, nesta terça-feira (5), sendo que o grande destaque foi o domínio do interior do Estado. Instituições de ensino do interior do Maranhão estiveram presentes em todas as decisões e levaram 10 das 15 medalhas que estavam em disputa, sendo quatro delas de ouro. As partidas foram válidas pela categoria infantil (12 a 14 anos).

O vôlei que teve suas finais disputadas no Ginásio do Colégio Batista, o domínio das escolas visitantes foi total, com a conquista das duas medalhas de ouro. Campeão em 2013, o Adonai repetiu a dose nesta temporada com uma campanha perfeita de seis vitórias, todas sem perder um set. Desta vez, a escola de Açailândia conquistou o título sobre o Reino Infantil, por 3 sets a 0, enquanto o Crescimento ficou na terceira posição.

Já no vôlei masculino, o grande destaque foi o desempenho das escolas de Imperatriz, que levaram duas medalhas para casa. Na decisão do terceiro lugar, em um jogo decidido apenas no último set, o Dom Bosco (Imperatriz) conseguiu bater o José Sarney, de Timon, e ficar com o bronze. Na decisão, o também imperatrizense Peniel não se intimidou com a pressão da torcida no Colégio Batista e bateu os donos da casa por 3 sets a 0.

No futebol, o interior maranhense teve sete dos oito classificados para a fase decisiva e com os quatro semifinalistas. O título acabou nas mãos do Gumercindo, de Miranda do Norte, que não tomou conhecimento do Teresa Oliveira (Presidente Dutra) e confirmou a medalha de ouro com uma vitória por 3 x 0. Na briga pela terceira posição, o Yêdo Lobão (Mirador) bateu o Julieta Quintal, de Açailândia, nos pênaltis.

handebolA força das escolas do interior seguiu no handebol feminino, com a medalha de ouro do Cebama (Imperatriz), após vitória por 15 x 11 sobre o UEB Primavera. Na decisão do terceiro lugar, Buriti Bravo conquistou a primeira medalha nos JEMs após bater o Barbosa de Godóis, por 17 x 14. No masculino, o Santa Luzia (Imperatriz) chegou a conquistar o bronze, após vencer o Upaon-Açu por 18 x 8, mas o ouro ficou com o Barbosa de Godóis, de São Luís, que se impôs diante do Batista (Codó) e faturou o troféu com a vitória por 25 x 19.

Outras modalidades

A partir desta quinta-feira (7), ocorrem as disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A competição prossegue até sábado (9), onde serão conhecidos os campeões dos jogos escolares da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Os vencedores irão representar o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, que este ano ocorrerá em Londrina (PR).

Na segunda-feira (11), começam as disputas do segundo grupo de esportes coletivos: basquete, beach soccer e futsal. Os campeões destas modalidades serão conhecidos até o dia 18 de agosto.

No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está a programação completa da Etapa Estadual dos JEMs 2014. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br

Fotos: Bruno Mendes

sem comentário »

Esporte e política

1comentário

SousaNeto

O ex-secretário do Maranhão de Esporte e Lazer, Sousa Neto disputa pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa.

Como ex-atleta e desportista, Sousa Neto (o Tafarel) não poderia ter escolhido outra, senão o esporte como uma das suas bandeiras de campanha.

E faz muito bem… O esporte necessita de nomes novos e comprometidos com a sua causa. O esporte e a política tem tudo a ver, desde que não esteja apenas voltado para atender aos interesses de momento destes ou daqueles que apenas buscam o esporte para promoção pessoal e ascenção na política.

E o primeiro passo é pensar e agir diferente  como por exemplo utilizar o esporte como fator para tirar as nossas crianças das ruas e do caminho das drogas. E que isto vá além do papel…

“É indiscutível o papel do esporte na prevenção ao uso de drogas. “O esporte muda a vida de uma pessoa. Eu sou a prova viva disso”, disse Sousa Neto que foi atleta de futsal da Seleção maranhense.

É por ai…

1 comentário »

Sem resposta

1comentário

robertocostaDeputados da base governista cobraram, ontem, durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, uma resposta definitiva do candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) à constatação da Controladoria-Geral da União (CGU) de que ele aditivou contrato superfaturado em pelo menos R$ 1,7 milhão, quando foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

O contrato em questão foi assinado com a CPM Braxis Outsourcing S/A, antes da chegada de Dino à autarquia federal, mas aditivado por ele um dia antes do seu vencimento.

Desde que o tema foi posto em debate, o comunista já apresentou duas certidões dando conta de que não há processo aberto contra ele no órgão. A própria CGU, no entanto, em nota encaminhada a O Estado na semana passada, confirmou que a mais recente certidão de posse do candidato “não ‘torna sem efeito’ apuração nenhuma”.

Para o líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão (BPM), deputado Roberto Costa (PMDB), Flávio Dino precisa explicar por que aditivou contrato superfaturado, “e não tentar desqualificar a CGU e quem o denuncia”.

“O candidato Flávio Dino segue repetindo a cantilena de que não há processo contra ele. Mas isso todo mundo já sabe. O que não sabemos, e queremos saber, é por que ele aditivou, segundo a CGU, um contrato superfaturado. Por que não fizeram uma pesquisa de preços que evitasse o desperdício do dinheiro público? É isso que candidato Flávio Dino precisa responder e ainda não o fez”, declarou.

Flávio Dino foi presidente da Embratur entre 2011 e 2014 e recebeu da CGU um parecer pela aprovação das contas referentes ao exercício financeiro de 2012 com duas ressalvas, uma delas em virtude de haver assinado um aditivo de contrato com suspeita de superfaturamento – a outra diz respeito à falta de transparência na divulgação dos gastos.

Segundo a Controladoria, Dino autorizou operação “antieconômica” aos cofres públicos ao aditivar o contrato nº 12/2009, com a CPM Braxis Outsorcing S/A, para fornecimento de estrutura “superdimensionada” de tecnologia de informação.

No total, a Embratur pagou R$ 2,9 milhões para atendimento a uma estrutura de 230 estações de trabalho e 40 impressoras, com 5.311 chamadas por ano. No mesmo ano em que o contrato fora aditivado, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), contratou os mesmos serviços, para estrutura semelhante à da Embratur, por R$ 1 milhão.

O Estado

1 comentário »

Greve dos professores

9comentários

GeraldocastroA 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação de São Luís ingressou, na última quinta-feira (21) com uma Ação Civil Pública contra o Município de São Luís, na qual requer a imediata retomada das aulas na rede municipal de ensino da capital. Os professores paralisaram as atividades desde 22 de maio.

Na ação, a promotora de justiça Maria Luciane Lisboa Belo ressalta que, apesar da mediação do Ministério Público, o impasse permanece. A Prefeitura ofereceu reajuste de 3% a todo o funcionalismo municipal (já aprovado pela Câmara Municipal), sem nenhum diferencial aos profissionais da educação.

Além disso, a promotora de justiça lembra que a greve foi decretada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. “Da decretação da greve até a presente data foram transcorridos mais de 70 dias de paralisação (contando o período de férias devidamente gozadas e remuneradas), causando prejuízos incalculáveis aos alunos, tendo seus direitos à educação cerceados, pois correm o risco de perda do ano letivo ou a supressão de seus períodos de lazer, pela eventual necessidade de utilização de finais de semana ou férias para a reposição das aulas perdidas”, afirmou Luciane Belo.

Na ação, o Ministério Público pede que a Justiça determine, em medida Liminar, o reinício imediato das aulas na rede municipal de educação infantil e nível fundamental, garantindo a oferta da carga horária legal e a integralidade do conteúdo, além de observar o direito de os alunos de estudarem próximo a suas residências ou serem servidos por transporte escolar eficiente e seguro.

Em caso de descumprimento da decisão, o Ministério Público pede que seja aplicada multa diária no valor de R$ 5 mil. Além disso, foi solicitado prazo de 48 horas para que a Prefeitura de São Luís comunique as providências adotadas, sob pena de responsabilizalção dos administradores e de integrantes do corpo docente da rede municipal.

9 comentários »

Comitê da Mulher

2comentários

lobaofilho1 (2)

Ao lado da esposa Paulinha Lobão, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), inaugurou, na noite desta segunda-feira (04), o Comitê da Mulher. O evento contou com cerca de 200 mulheres que utilizarão o espaço para debater políticas públicas voltadas para o gênero, além de mobilizar lideranças e reunir apoio.

“Esse, sem dúvidas, é um marco na política do nosso estado em que as mulheres terão voz e vez. Vamos seguir em caravana pelos municípios levando a mensagem do nosso futuro governador Lobão Filho”, explicou a coordenadora do comitê, Paulinha Lobão.

Na ocasião, o candidato agradeceu o apoio das mulheres engajadas em sua campanha e apresentou suas propostas. “Vou fazer pelo Maranhão o que precisa ser feito e vocês mulheres serão nossas guerreiras nesta luta por um Maranhão de mais oportunidades para todos nós”, disse.

Emocionada, a deputada federal, Nice Lobão, mãe do candidato peemedebista, disse que sairá da política deixando um legado que o filho, a partir de agora, assumirá com “muita humildade e amor”.

lobaofilho

“Dediquei minha vida a esse estado cuidando das crianças e jovens por meio da construção do Cintra, e dos idosos com o Solar dos Outonos. Amanhã será o meu filho com muita humildade que vai cuidar do Maranhão”, emocionou-se.

A presidente do PMDB Mulher, Kátia Lobão, avaliou positivamente a iniciativa pelo respeito e valorização dados à mulher. “Um governo que pensa e valoriza a Mulher é um governo digno de respeito”, opinou.

Comitê Grande São Luís – Dentro do espaço localizado no Calhau, também deverá funcionar o núcleo Grande São Luís, coordenado pela ex-prefeita da capital, Conceição Andrade. O objetivo do núcleo é levar a campanha para todos os bairros da capital.

“Serão 15 distritos, o que totaliza cerca de 300 bairros. Vamos trabalhar interligando as lideranças de cada localidade, fortalecendo e discutindo as propostas do nosso futuro governador para as famílias de nossa capital”, finalizou a ex-prefeita.

Foto: Gilson Teixeira e  Júnior Foicinha

2 comentários »

Decisões nos JEMs

3comentários

jemsApós muitas disputas, emoções, gols e pontos, a Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), premiará os campeões de três modalidades, na manhã desta terça-feira (5). Quinze escolas serão premiadas por seus desempenhos na categoria infantil (12 a 14 anos), sendo que cinco delas ficarão com os primeiros títulos do ano.

Confira as finais da Etapa Estadual dos JEMs

FUTEBOL MASCULINO (CAMPO DO IPEM)

8h – Terceiro Lugar – Yêdo Lobão (Mirador) x Julieta Quintal (Açailândia)
9h – Final – Gumercindo (Miranda do Norte) x Teresa Oliveira (Presidente Dutra)

HANDEBOL MASCULINO (GINÁSIO CASTELINHO)

8h – Terceiro Lugar – Upaon-Açu x Santa Luzia (Imperatriz)
9h – Final – Barbosa de Godóis x Batista (Codó)

HANDEBOL FEMININO (GINÁSIO CASTELINHO)

10h – Terceiro Lugar – Barbosa de Godóis x Menino Jesus (Buriti Bravo)
11h – Final – UEB Primavera x CEBAMA (Imperatriz)

VÔLEI FEMININO (GINÁSIO DO COLÉGIO BATISTA (JOÃO PAULO)

8h – Terceiro Lugar – Crescimento x Colégio Militar Tiradentes
9h30 – Final – Adonai (Açailândia) x Reino Infantil

VÔLEI MASCULINO (GINÁSIO DO COLÉGIO BATISTA (JOÃO PAULO)

11h – Final – Dom Bosco (Imperatriz) x José Sarney (Timon)
12h30 – Final – Colégio Batista x Peniel (Imperatriz)

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS