Diferença diminui

2comentários

flavioeedinhoO candidato do PMDB ao governo do estado, senador Lobão Filho (foto), subiu no conceito dos eleitores, segundo pesquisa que é publicada na edição deste domingo (03) pelo jornal O Imparcial.

Se a eleição fosse hoje, Lobão Filho teria 31% dos votos. Na citação espontânea do eleitor, Lobão Filho teria 21% dos votos.

O candidato do PCdoB, Flávio Dino, manteve praticamente o mesmo índice, se comparado com a pesquisa anterior, realizada no final de junho.  Agora, Dino tem 50% da preferência do eleitorado. Na espontânea, Dino tem 33,5%.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Econométrica a pedido do jornal no período de 26 a 31 de julho. Foram consultados 1.005 eleitores num universo de 54 municípios. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00029/2014.

Lobão Filho subiu dois pontos percentuais desde a última pesquisa divulgada há pouco mais de um mês. Professor Josivaldo (PCO), que não apareceu na pesquisa anterior, teria 2,4% dos votos se as eleições ocorressem hoje.

Pedrosa, do PSol, caiu na pesquisa. De 1,4% agora possui 0,5%. Zé Luís Lago (PPL) também teve queda em números. De 1,1% para 0,3. Saulo Arcangeli (PSTU) também teve perda de intenções de voto. De 0,9 para 0%.

O número de pessoas que não sabem em quem votar caiu quase três por cento. Agora são 9,8% entre os entrevistados na pesquisa. Votos nulos totalizam 5,4%.

O Imparcial também publica a preferência do eleitorado para o Senado Federal e para a presidência da República. Para o Senado, Roberto Rocha (PSB) tem 6,5%, Gastão Vieira (PMDB),4,3%. Na lista figuram também nomes que não estão com suas candidaturas registradas na justiça Eleitoral.

Para a presidência da República, Dilma Rosseff (PT) lidera com folga. Teria 46,1% dos votos. Em segundo vem Aécio Neves (PSDB), com 9,4% e Eduardo Campos (PSB), 3,5%.

Leia mais

2 comentários »

Pesquisa é suspensa

1comentário

pesquisa-250x300A pesquisa do instituto Data M que seria publicada neste domingo (dia 3) no jornal Atos & Fatos foi suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A Justiça eleitoral determinou uma multa diária de R$ 50 mil ao instituto e ao jornal.

Segundo a decisão do juiz Ricardo Macieira a pesquisa apresenta dados irregulares. “A captação de dados apresenta irregularidades capazes de comprometer a autenticidade do questionário”, anotou o juiz na decisão.

Dos 17 quesitos com indícios de irregularidades na pesquisa do Data M, a Justiça Eleitoral O entendeu que sete deles comprometem o levantamento. O instituto já foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar uma deR$ 53.205,00 por fraudes em pesquisa eleitoral.

O Data M é de propriedade de José Machado, funcionário do candidato a senador Roberto Rocha (PSB).

No levantamento que a Data M o nome do candidato da coligação Para Frente Maranhão foi apresentado como “Edinho Lobão Filho” e não como registrado na Justiça Eleitoral, LOBÃO FILHO.

De acordo com a decisão da Justiça Eleitoral a maneira como apresentado, pode levar a uma situação de direcionamento da pergunta ao atrelar os nomes dos candidatos a situações que são subliminarmente apresentadas como sendo opções favoráveis ou desfavoráveis ao candidato, sem nenhuma justificativa sobre a pertinência da colocação.

Outro indício de fraude da pesquisa Data M é que não existe no questionário a opção de Voto Branco e Voto Nulo, o que também leva a alteração do resultado da pesquisa.

Ao decidir pela suspensão da divulgação da pesquisa do Data M, o juiz Ricardo Macieira anotou que o levantamento poderia influir na decisão do eleitorado.

“A urgência, por sua vez, se justifica pelo risco (real) de a divulgação dos quesitos mencionados influir na vontade do eleitorado, com possível violação da isonomia que deve ser mantida entre todos os que concorrem ao cargo de Governador do Estado”.

1 comentário »

Vacilo do Sampaio

17comentários

sampaioO clima era de festa no Castelão. O Sampaio vencia a Ponte Preta por 3 a 2, aos 43 minutos do segundo tempo, mas numa cobrança de falta, o maranhense Rafael Costa subiu sozinho para empatar o jogo em 3 a 3. Foi um castigo para o Sampaio que mesmo tendosido infinitamente superior ao adversário, mais uma vez vacilou em casa.

Com o empate por 3 a 3, o Sampaio perdeu a chance chegar ao G4 e assumir a segunda colocação para tristeza da massa que compareceu em grande número ao Castelão. O time mais uma vez chegou perto do G4, mas ao vacilar de novo no Castelão acabou frustando o torcedor.

O time maranhense começou a partida um pouco sonolento e chegou a sofre 2 a 0 no placar em dois bacilos da defesa A reação Tricolor começou aos 24 minutos do primeiro tempo. Edgar sofreu pênalti que Eloir cobrou e diminuiu.

O Sampaio continuou no ataque em busca do empate. E ele veio numa jogadaça de Hiltinho que fez fila pelo lado direito e com inteligência rolou para Eloir mandar uma bomba: 2 a 2.

E tinha mais Eloir em campo, no segundo tempo ele recebe e arranca pela esquerda. Pimentinha recebe e chuta para fazer 3 a 2, para loucura da torcida no Castelão.

Quando tudo levava a crer que o Sampaio venceria o jogo, o maranhense Rafael Costa, autor também do primeiro gol da Ponte subiu sozinho de cabeça para empatar o jogo. No terceiro erro da defesa do Sampaio na partida.

Foi um empate com o sabor de derrota…

O Sampaio terá agora dois jogos for a de casa. Na terça-feira enfrenta o Joinville, na Arena Joinvile, às 21h. No sábado (16), o Sampaio joga, às 21h, contra o Boa Esporte, em Varginha-MG.

17 comentários »

Baixarias na campanha

0comentário

joaquimhaickel

O ex-deputado estadual, Joaquim Haickel, coordenador da campanha do candidato Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Maranhão comentou a entrevista do jornalista Márcio Jerry, coordenador da campanha do candidato Flávio Dino (PCdoB) a respeito do baixo nível com que a campanha politica vem sendo realizada neste ano.

Segundo Joaquim lhe causou grande estranheza o fato de Jerry dizer que o baixo nível da campanha foi iniciado pelo candidato Lobão Filho, fato que é facilmente comprovado ser inverídico e posso provar enumerando cada um dos episódios onde a campanha sofreu um considerável declive em seu nível.

Haickel citou exemplos para mostrar a Márcio Jerry e aos leitores que a baixaria tem sempre inicio no seio da campanha Dinista.

Logo depois do lançamento do nome de Lobão Filho como candidato a governador, assustados com a boa repercussão do novo candidato, o comando da campanha de Flávio resolveu espalhar o boato de que ele havia desistido da candidatura. Em seguida inventou que ele estava muito doente e que não seria mais candidato.

O uso de noticia falsa, da mentira é a forma de mais baixo nível que uma campanha pode ter.

Como não surtiu efeito resolveram por instantes esquecer o candidato e resolveram se concentrar em seu alvo preferencial: Zé Sarney, que nem candidato mais é e quando era, era no Amapá.

Acreditando atingir a candidatura de Lobão, a campanha de Dino resolveu atacar com insultos e difamações a figura de Sarney. Agir assim não é baixar o nível?

O comando pensante da campanha Dinista colocou em circulação um vídeo com uma paródia de uma música de grande popularidade, usando expressões chulas e colando as imagens de Sarney, Lobão e Lobão Filho nos corpos de sensuais dançarinas. A paródia tem letra extremamente pejorativa e insultante. Isso não é baixaria?

Parece que não é. Parece que o que eles fazem está sempre envolto em uma aura de nobreza, justiça e correção, só pelo fato deles se dizerem os salvadores de nossa terra, por tentarem vender uma imagem messiânica e pintar seus oponentes como verdadeiros demônios.

Neste caso não houve revide. Lobão Filho acredita que a cidadão esclarecido vê essas coisas e faz sua analise e certamente condenará o uso da baixaria. Mais adiante o pessoal da campanha de Lobão Filho coloca no ar um vídeo com uma música de propaganda de campanha. A música é sensacional, é instantaneamente assimilada, cantada e propagada por quem a escute. Vendo isso os Dinistas preparam uma paródia em cima da mesma peça da campanha de Lobão, insultando a ele e a sua família. Isso não é baixaria? Ou só porque ações como essas são praticadas em nome da “MUDANÇA”, isso pode, é bonito, não é baixaria. Em nome da campanha de Flávio Dino vale qualquer coisa? Em seu nome baixaria é coisa aceitável?

Imagino que muito indignados, os responsáveis pela excelente peça publicitária de Lobão, que foi parodiada por Flávio e seus marqueteiros, responderam a paródia com uma versão realmente virulenta e pesada, mas olha amigo, o que aconteceu aqui e o que tem acontecido sempre em casos como esse, é mero revide e sempre proporcional ao ataque.

Não satisfeitos os Dinistas voltaram ao uso da mentira como bandeira de campanha. Agora espalharam o boato de que a governadora Roseana e o seu candidato, Lobão Filho estão rompidos, que tiveram uma briga feia. Fazem isso para tentar desestabilizar uma campanha politica que vem subindo vertiginosamente e que causa muito medo aos seus adversários que por não terem bons argumentos ou propostas para nosso Estado descambam na mentira, na difamação e na baixaria e ainda colocam a culpa nos outros.

Para finalizar, gostaria de lembrar que Flavio Dino está em campanha a mais de 8 anos, Lobão Filho entrou nessa luta a pouco mais de 80 dias. A popularidade do segundo, nas pesquisas, demonstram que ele está numa clara e ininterrupta ascendência enquanto o outro vem em sentido contrario, caindo para um patamar mais condizente com a realidade.

Haickel fez o esclarecimento para não deixar sem a devida resposta a tentativa de carimbar a campanha de Lobão Filho como uma campanha de baixarias, quando na verdade são os Dinistas que estão usando esse expediente como estopim de uma explosão de baixo nível da campanha. Estão pensando que ainda fazem politica universitária…

sem comentário »

Dobradinha de Bárbara

5comentários

barbarasoeiroA vereadora Bárbara Soeiro entrou prá valer na campanha de André Fufuca, candidato a deputado federal e Hélio Soares que concorrer à reeleicão para deputado estadual.

Bárbara e o ex-vereador Albino Soeiro fizeram uma grande recepcão aos dois canditatos numa reunião que contou com força da sua base eleitoral.

“O deputado Hélio Soares e o deputado André Fufuca são grandes amigos, mas além de amigos são dois grandes politicos que vem fazendo um excelente trabalho pelo Maranhão na Assembleia Legislativa. Estamos apoiando os dois e estaremos a partir de agora nas ruas reforçando a campanha deles”, adiantou Bárbara.

Segundo Bárbara, nos próximos dias André Fufuca e Hélio Soares participarão de uma grande caminahda na Zona Riral e também na região do São Cristovão, onde a vereadora tem grande atuação política.

5 comentários »

Revitalização da Litorânea

0comentário

JoaquimHaickel

Um dos cartões postais de São Luís e espaço de lazer para amantes do esporte e famílias, a Avenida Litorânea está sendo recuperada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Infraestrutura (Sinfra). O local está passando por obra de reforma e revitalização, que inclui a recuperação da área do parquinho, do anfiteatro e da ponte sobre o rio Calhau. Além disso, é realizado trabalho permanente de manutenção dos equipamentos das Estações de Esporte.

Iniciada no mês de julho, a reforma tem investimentos da ordem de R$ 5.139.154,82. Os trabalhos incluem recuperação das calçadas, das ciclovias e da sinalização, além da resolução de problemas de estrutura na contenção da ponte sobre o rio Calhau. O anfiteatro também será recuperado, assim como a pintura e o piso do parquinho, que será todo reestruturado.

O secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ressaltou a importância da iniciativa. “Começamos o trabalho de recuperação da Litorânea, que é um cartão postal de São Luís, no mês de julho e até o fim do ano o serviço deve ser concluído. A obra vai reformar o calçadão e a ciclovia, melhorando o acesso dos cidadãos que frequentam a orla para atividades físicas e também que visitam o lugar”, detalhou o secretário.

Espaço também procurado para a prática de atividades esportivas, a Litorânea conta com Estações de Esporte instaladas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), ao longo do calçadão. O secretário Joaquim Haickel ressaltou que esses nichos com aparelhos são um incentivo aos praticantes de atividades físicas.

“As Estações estão dispostas em todo o decorrer da Avenida Litorânea, próximo à ciclovia e às áreas de corrida para que os cidadãos possam fazer o seu alongamento, fazer a sua preparação atlética no sentido de poderem fazer outros exercícios físicos. As estações estão permanentemente em manutenção para que possam continuar servindo o cidadão”, disse o secretário de Esporte e Lazer.

litoranea
Estímulo

Para os frequentadores do local, como o educador físico Felipe Lobo, os reparos são bem-vindos e servem de estímulo para a prática de atividades físicas. “Nós que frequentamos a Litorânea, já conseguimos perceber algumas modificações importantes que ajudam os atletas e esportistas que se exercitam aqui. Além disso, o cuidado com a estrutura do local incentiva a prática de atividades físicas, estimula e anima as pessoas a cuidar da saúde”, afirmou.

A aposentada Leda Fonseca também destacou a importância da obra e dos cuidados permanentes com a Avenida Litorânea. “Moro aqui próximo e sempre venho caminhar aqui. É um local bonito, mas que precisa de cuidados e reparos para que essa beleza não se perca. A ciclovia também é muito importante para que as pessoas se exercitem com segurança”, destacou Leda Fonseca.

sem comentário »

Estelionato eleitoral?

3comentários

flaviodinoPor Diego Emir

A campanha com que o comunista Flavio Dino tenta mobilizar pessoas de outros estados para atacar politicamente o Maranhão e lideranças locais, entre elas o senador José Sarney, pode levar o candidato do PCdoB a responder na Justiça por estelionato eleitoral.

O crime poderá se configurar pelo fato de o comunista pedir dinheiro para enfrentar um nome que não é candidato, o senador José Sarney. Todo maranhense sabe que o senador não é candidato. Então, o comunista não pode pedir dinheiro para enfrentar uma candidatura inexistente.

Ao pedir dinheiro também a eleitores de outros estados para combater um candidato que não existe, Flavio Dino está levando esses cidadãos a fazerem doações levados por uma mensagem falsa. Pois se os maranhenses sabem que Sarney não é candidato, os moradores de outros estados podem não saber, e, assim, estarem sendo enganados. O que configuraria estelionato eleitoral, pois o comunista estaria levando cidadãos desinformados a apoiarem uma causa falsa.

Em resumo, o comunista engana cidadãos, no Maranhão e em outros estados, e se beneficia do resultado da falsidade que inventou.

3 comentários »

Lobão arrasta multidão

0comentário

lobaofilho

Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, visitou nesta sexta-feira (01) os municípios de Pio XII e Satubinha. “Estou, a cada dia que passa, mais confiante na vitória do Maranhão. Essa multidão reunida nesse calor de 40 graus reflete que a nossa mensagem de fé e esperança por um Maranhão melhor está chegando aos maranhenses que sonham e vão ter a verdadeira renovação que vamos empreender”, assinalou o candidato.

Acompanhado do prefeito de Pio XII, Paulo Veloso (PRB), e de lideranças políticas como Adriano Sarney, Alberto Filho e Roberto Costa, o senador Lobão Filho percorreu as principais ruas do município, onde conversou com populares sobre as suas propostas de um novo Maranhão e ouviu da população sugestões para o aprimoramento do seu Plano de Governo. “Assim vai ser o nosso governo com a efetiva participação da população e dos gestores municipais sempre em busca e em frente por um Maranhão empreendedor e justo”, assegurou o candidato.

Na ocasião, o prefeito Paulo Veloso garantiu à população de Pio XII que a confiança depositada em Lobão Filho será correspondida. “O senador já deu provas do seu trabalho e competência. Por isso apoiamos e vamos votar nele. Ele é um empresário empreendedor e político correto”, testemunhou.

Em Satubinha, Lobão Filho foi aguardado por uma multidão ao lado da prefeita Dulcinha (PV). “Nosso futuro governador não veio fazer comício ele veio visitar nossa gente, falar com nosso povo, mostrar que não há sol de 40 graus que impeça que ele avance com suas propostas que vão melhorar a vida da nossa gente e da nossa Satubinha”, disse a prefeita, ao receber o candidato.

lobaofilho2

“Sou candidato há apenas oitenta dias e sou porque amo o meu estado. Por onde a comitiva do 15 passa, prega a fé, trabalho, e propostas enquanto outros passam a vida pregando ódio e desserviço. O Maranhão e os maranhenses não merecem e não precisam disso, chega!”, exclamou o candidato, convocando a população para a resposta nas urnas.

O deputado Antônio Pereira (PV), candidato à reeleição, falou ser esse o momento de ouvir e saber discernir a verdadeira proposta. “Política se faz assim com comprometimento, verdade e mostrando serviço”, disse, referindo-se às obras de pavimentação e estradas feitas pelo governo do Estado.

Grávida de sete meses, a dona de casa e professora, Leudiane Cordeiro disse ser este um governo em que seu filho vai poder crescer e estudar. “Confio em Lobão Filho, porque sinto em suas palavras a força de quem quer fazer e a verdade de quem vai fazer”, falou, cumprimentando o candidato.

Rodeado por crianças e bastante animado, Lobão Filho posou para fotos e selfies dizendo ser esse “um momento impagável” por poder olhar nos olhos dessa gente que acredita e abraça sua campanha.

Apoio político –No município de Satubinha, além da prefeita Dulcinha, o candidato Lobão Filho, reúne o apoio de sete dos nove vereadores e do presidente da Câmara, vereador Márcio Rêgo (PV). Em todo o Maranhão já ultrapassam o número de 1.200 vereadores que apoiam a candidatura da coligação “Pra Frente, Maranhão”, que tem o deputado Arnaldo Melo (PMDB) como candidato a vice-governador e o deputado Gastão Vieira (PMDB), candidato ao Senado.

Fotos: Biaman Prado
:

sem comentário »

Sampaio e Ponte

4comentários

O Sampaio enfrenta a Ponte Preta, neste sábado, às 16h20, no Estádio Castelão, em São Luís pelo Campeonato Brasileiro Série B.

Com 22 pontos e ocupando a sexta colocação, o Sampaio só precisa vencer para chegar ao G4. Dependendo dos resultados, o time maranhense pode até terminar a rodada na segunda posição. Daí a importância do torcedor Tricolor lotar o Castelão. A expectativa é de público superior a 30 mil torcedores.

O técnico Lisca repete a mesma escalação utilizada nas duas vitórias consecutivas contra Bragantino e Vila Nova com Luís Muller, Hiltinho, Paulo Sérgio, Edimar e Willian Simões. Jonas, Uilian Corrêa, Eloir e Márcio Diogo. Edgar e Willian Paulista.

A cobertura completa para Sampaio e Ponte Preta você acompanha pela Rádio Mirante AM.

Confira os jogos da rodada

serieb,

 

4 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS