Lobão e Roseana reúnem com prefeitos

0comentário

O candidato a governador Lobão Filho (PMDB) foi recebido nesta segunda-feira em almoço com prefeitos de 60 municípios maranhenses, a convite da governadora Roseana Sarney, os gestores municipais reiteraram o apoio ao senador peemedebista. A reunião ocorreu um dia após Lobão Filho percorrer 13 municípios do médio sertão maranhense com a caravana Pra Frente Maranhão.

Além dos gestores municipais e da governadora do estado, estiveram presentes na reunião, os peemedebistas Gastão Vieira, candidato ao Senado pela chapa de Lobão Filho, o senador João Alberto e o ex-presidente da República, também senador, José Sarney.

Durante a reunião, todos os líderes fizeram questão de reafirmar o compromisso de seus municípios em eleger Lobão Filho. O prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira (PSDB), confirmou apoio à candidatura do peemedebista, mesmo filiado a um partido da oposição.

“Sou prefeito do PSDB, oposição, mas apoio Lobão Filho porque acredito que ele fará um grande governo e também porque a governadora já vem ajudando todos os municípios. Defendo a Roseana e defendo Lobão Filho, por ele ser o municipalista que é. Temos que nos aliar a quem ajuda nosso município, temos que estar ao lado de quem olha por nós”, confirmou.

O prefeito do município Governador Edison Lobão, Evandro Viana (PRB), também acredita na continuação de um governo atuante. “O Lobão Filho faz parte de um grupo que já vem administrando o estado com seriedade. Nosso município hoje é um canteiro de obras, graças à parceria com este grupo político, então só podemos querer essa continuidade. Mudar pra quê? Pra parar? Queremos que nosso Maranhão siga progredindo”, declarou o líder municipal.

O município de Bom Jesus das Selvas, representado pela prefeita Cristiane Damião (PTdoB) também declarou apoio e o desejo de continuidade. “Lobão Filho é a continuidade do progresso, do nosso trabalho. Quando meu povo precisa de alguma coisa, ele recorre a mim, e eu quando preciso de alguma coisa recorro à governadora. Por isso essa continuidade é importante. Ele está na política há muito tempo, faz um excelente trabalho no Senado, tenho certeza que ele irá honrar o nome do pai que já fez tanto por esse estado”, disse confiante.

Em seguida, Lobão Filho esteve com lideranças de São Luís e do interior em seu comitê, onde recebeu mais demonstrações de apoio.

O presidente do grupo Força Jovem, eixo Itaqui-Bacanga, Don Diego, declarou seu apoio e destacou a necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude na capital. “Apoiamos Lobão Filho porque precisamos de um nome forte no governo para olhar pela juventude do Maranhão. Não é qualquer pessoa que tem a capacidade e a responsabilidade de assumir um cargo como esse, mas o Lobão é de extrema confiança, um homem de competência e com historia no Maranhão. Hoje a juventude está à mercê, não tem oportunidades e o índice de usuários de drogas cresce a cada dia. Esperamos e acreditamos que ele irá acolher a nossa causa”, afirmou o líder comunitário.

O município de Lago da Pedra também esteve no comitê com uma comitiva de oito vereadores, a prefeita Maura Jorge (DEM) e o vice-prefeito Laércio Arruda (PTB). O vereador Thiago Sá (DEM) de Lago da Pedra destacou: “Admiramos o trabalho realizado pela família Lobão e seu grupo político no Maranhão. Somos um grupo unido e essa união está nas ruas levando a mensagem do senador. Temos total convicção de que essa força nos fará vitoriosos”.

sem comentário »

Sampaio mantém atacantes inoperantes

12comentários

SAMPAIOA dor de cabeça do técnico Flávio Araújo permanece, pois o problema crônico do time do Sampaio continua: o ataque não faz gol.

O time venceu o Bragantino, no último sábado, no interior de São paulo com um gol do meia Válber.

No Sampaio entra Pimentinha ou Edgar, Willian Paulista ou David Batista e o ataque permanece inoperante, principalmente em relação aos atacantes tidos como de referência.

Após onze rodadas na Série B, os dois atacante do Sampaio só marcaram dois gols (um de casa).

Definitivamente com Willian Paulista ou David Batista o Sampaio não irá a lugar nenhum. Pimentinha joga para si e não sabe que futebol é um esporte coletivo. Edgar alterna bons e maus momentos.

O pior de tudo é que o técnico Flávio Araújo não sabe montar suas equipes de outra forma. Para ele tem que ter um atacante de referência, mesmo que estes não estejam jogando absolutamente nada.

Desses que vieram ainda sou mais o Célio Codó que só não ;e titular porque ninguém no clube teve coragem de peitar aqueles que preferem criticar este bom valor maranhense

Sem critérios na montagem da equipe, a direção do Sampaio perdeu tempo e deveria ter contratado um jogador para a posição durante a Copa.

E não venham com o chororô de que falta dinheiro. O clube tem além do patrocínio da TV, excelentes arrecadações. Falta apenas contratar e gastar corretamente.

12 comentários »

MP discute situação do ferry-boat

0comentário

promotoresA Corregedoria Geral do Ministério Público do Maranhão reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (21) na Sala dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, com promotores de justiça que atuam na Baixada Maranhense e representantes das empresas que operam ferry-boats entre São Luís e Cujupe para debater os problemas relacionados ao transporte.

Também participaram do encontro membros da Capitania dos Portos e Marinha, Poder Judiciário, Vigilância Sanitária Estadual, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.

Os promotores discorreram sobre os principais problemas quanto à segurança, salubridade, acessibilidade, venda dos bilhetes, infância e juventude, navegabilidade e infraestrutura. Ao final do encontro, ficou acertado que as empresas Serviporto e Internacional Marítima, além da Emap e os órgãos de fiscalização da Marinha e do Estado vão apresentar, no prazo de 15 dias, um plano de medidas a serem adotadas em suas esferas de atribuições. Essas medidas terão como base a Minuta de Requisições apresentada pelo MPMA durante a reunião.

“O objetivo é assegurar uma resposta rápidas às demandas que prejudicam os consumidores. Caso seja necessário, o Ministério Público vai ajuizar ações para garantir a segurança e a oferta adequada do transporte de passageiros pelos ferry-boats”, avaliou o corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles.

promotor1Entre as demandas apresentadas pelos promotores estão a necessidade de instalação de câmeras de segurança nas áreas dos passageiros, fiscalização contínua pela Emap e Capitania dos Portos nos terminais de embarque e desembarque, inspeções sanitárias nos banheiros das embarcações e nos espaços de comercialização de bebidas e comidas, inspeções nos coletes salva-vidas, presença de equipes médicas ou profissionais habilitados para atendimento de emergência, disponibilização de funcionários para prestar informações aos consumidores.

Também foi questionada a falta de acessibilidade e solicitada a adequação das instalações das embarcações para atender pessoas com deficiência e idosos. Outro ponto requisitado foi o aumento do número de pontos de vendas de bilhetes, incluindo a internet, e a diversificação da forma de pagamento, como cartão de crédito e débito. O Ministério Público pediu, ainda, a implantação de postos com Comissários da Infância e Juventude visando a fiscalização do transporte de crianças e adolescentes.

Em relação à navegabilidade e infraestrutura, foram solicitadas obras para dragagem dos canais a fim de melhorar a navegação das embarcações, construção de rampas e atracadouros e a ampliação da oferta de viagens.

A reunião teve a participação da ouvidora-geral do MPMA, Mariléa Campo dos Santos Costa; a chefe de gabinete da Corregedoria, Doracy Moreira Reis Santos; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes; além de 13 promotores de justiça que atuam nos municípios da Baixada Maranhense.

sem comentário »

Professora maranhense receberá prêmio na Câmara

0comentário

ElizaFloraA professora maranhense Eliza Flora Muniz receberá o diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro pela Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados.

Desde 1998, o prêmio é concedido anualmente a três pessoas ou entidades com trabalhos ou ações de destaque na defesa e na promoção da educação brasileira. A eleição aconteceu na última quarta-feira (16/7) na Câmara e ela concorreu com outros 29 candidatos. Eliza Flora foi uma indicação do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) que, como secretário de Educação do Estado, acompanhou todo o trabalho da professora de perto. Pedro Fernandes foi apoiado pelos deputados maranhenses pertencentes à comissão, como o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA).

Os outros agraciados foram: o ex-deputado Carlos Augusto Abicalil, indicado pelo Dep. Ságuas Moraes (PT/MT) e o professor Luis Antônio Marcuschi, indicado pelo Dep. Paulo Rubem Santiago (PDT/PE). A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 18 de novembro, na Câmara dos Deputados. Os trabalhos desenvolvidos pelos indicados demonstram um reconhecimento pelos trabalhos prestados na educação brasileira, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os deputados avaliaram critérios como: originalidade, abrangência, caráter exemplar e inovação.

Mestra em Ciência da Educação pela Universidade da Madeira em Portugal, também é especialista em Metodologia do Ensino Superior e licenciada em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciada em Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuou como professora da Educação Básica e, no Ensino Superior, como orientadora do Curso de Especialização em Educação do Campo na modalidade à distância. Coordenou a implantação dos Centros de Capacitação Tecnológica pela Fundação Getúlio Vargas/ISAI. Atualmente é coordenadora adjunta dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec/Brasil e Articuladora Institucional do Plano de Ações Articuladas PAR/Maranhão.

sem comentário »

Caravana encerra viagem em Nova Iorque

2comentários

gastaoelobao

O deputado federal, Gastão Vieira (PMDB) candidato a vaga no senado juntamente com seus companheiros de chapa, Lobão Filho (governador) e Arnaldo Melo (Vice), concluiu neste domingo (20), na cidade Nova Iorque o primeiro ciclo de visitas oficiais ao interior do Maranhão.

Antes de chegar ao município de Nova Iorque, a coligação Pra Frente Maranhão realizou ainda grande carreata na cidade de Pastos Bons. Com cerca de dois mil carros, Gastão Vieira, Lobão Filho, Arnaldo Melo percorreram as principais ruas da cidade, acompanhados de líderes políticos, comunitários e populares.

“Eles dizem que vão mudar o Maranhão, mas nada fizeram por seu Estado. São apenas palavras jogadas ao vento. De concreto, eles nada fizeram, apenas denegriram a imagem do Maranhão nacionalmente falando que o Maranhão é um estado miserável e de um povo pobre”, disse o deputado Gastão Vieira, conclamando o povo para a campanha de paz e propostas.

Em seguida a comitiva que concluiu em Nova Iorque o ciclo de visita aos 14 municípios do Médio Sertão em quatro dias, também realizou carreata seguida de comício na principal praça da cidade. “Não há cansaço que não se revigore depois de receber tanto carinho e apoio da população”, relatou Lobão ao lado de Gastão Vieira, durante chegada a cidade.

“Comecei minha caminhada há mais de 60 dias juntamente com meus companheiros, e por onde tenho andado tenho pregado paz e amizade, enquanto outros dizem que o Maranhão não presta. Já estou cansado de ouvir isso e vamos mudar essa realidade porque roupa suja se lava em casa e não fora do nosso estado denegrindo e diminuindo nossa gente”, disse Lobão Filho.

“O Maranhão pobre que não possui nada”, já não pode mais ser aceito, principalmente no Médio Sertão, disse Arnaldo Melo se referindo as obras de construção da Barragem da Boa Esperança, estrada que liga Pastos Bons a Nova Iorque e Hospital de 20 leitos, todas feitas pelo grupo.

Gastão Vieira lembrou também, do recurso destinado ao município para a construção da Praia do Caju, atrativo turístico da região. “Quando ninguém entendia o motivo da destinação do recurso eu já enxergava um grande atrativo natural dessa que é uma terra com potencial turístico”.

A caravana do 15, que conta com dezoitos partidos aliados, fechou o primeiro ciclo de visitas na região do Médio Sertão visitando as cidade de São Domingos, Baixão Grande, Passagem Franca, Santa Filomena, Graça Aranha, Tuntum, Presidente Dutra, Grajaú, Vitorino Freire, Sítio Novo, Mirador, Sucupira do Norte, Pastos Bons e Nova Iorque.

2 comentários »

Tradição de sertanejo de Lobão

3comentários

lobaoemmirador

3 comentários »

Magalhães vence eleiçãop do PT em São Luís

0comentário

fernandomagalhaesO engenheiro Fernando Magalhães foi eleito ontem (20) presidente do diretório municipal do partido dos Trabalhadores (PT).

Fernando Magalhães foi eleito no segundo turno do Processo de Eleição Direta do PT (PED/PT) com 509 votos contra 232 votos de Joab Jeremias.

Ele substituirá o atual presidente, professor e candidato a deputado estadual Fernando Silva até 2016.

“O que me motivou a voltar para São Luís e ser presidente foi para que a gente possa, dar dar sequência ao projeto nacional com Dilma Rousseff”, disse Magalhães logo após o resultado da eleição.

sem comentário »

Maranhão é destaque no Fantástico

5comentários

anapurus

No início da tarde da quinta-feira (17), no interior do Maranhão, os repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo investigavam denúncias de desvio de dinheiro público em duas cidades: Anapurus e Mata Roma, que ficam a cerca de três horas e meia de carro da capital, São Luís.

A equipe parou para almoçar em uma churrascaria, na estrada que liga os dois municípios. Depois do almoço, já no carro, os repórteres foram surpreendidos por um outro carro, que saiu da estrada e bloqueou a equipe. Três homens saltaram e apareceram mais quatro a pé.

O bando cercou os repórteres. Dois bandidos entraram no banco de trás. Os repórteres explicaram que são jornalistas da TV Globo e estavam trabalhando em uma reportagem para o Fantástico e saíram do carro, para evitar o que parecia um sequestro. Foi quando um dos homens tomou a câmera da equipe. Os ladrões fugiram em dois veículos, levando a câmera.

No início da noite, testemunhas já tinham identificado alguns dos envolvidos. “Eles são envolvidos com política. Trabalham na prefeitura. São lá de dentro”, afirmou uma delas.

Ainda na quinta-feira (18), a polícia identificou e prendeu o PM Raimundo Silva Monteles. Ele é sobrinho da prefeita de Anapurus, Tina Monteles.

“Ele confirmou que participou da ação. Diz que foi convidado para acompanhar dois ou três funcionários da prefeitura de Anapurus para se deslocar para determinado local”, afirma Zanoni Porto, comandante-geral da PM do Maranhão.

Durante todo o fim de semana, a polícia fez buscas nas cidades de Anapurus e Mata Roma, à procura dos suspeitos e do equipamento que foi roubado. As investigações continuam, e, pelas características do crime, a polícia acredita que não tenha sido somente um roubo, mas uma tentativa de interromper o trabalho dos jornalistas.

Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão se diz preocupada com ações criminosas que buscam impedir a livre atuação da imprensa na investigação de fatos de interesse público. A associação pede a apuração no caso e punição dos autores, para que a liberdade de imprensa e o acesso dos cidadãos à informação sejam assegurados.

Também em nota, a Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, afirma que identificar e punir todos os responsáveis é indispensável, para que a impunidade não estimule a repetição de casos semelhantes. E o Instituto Internacional de Segurança da Imprensa, sediado em Londres pede que os agressores dos jornalistas sejam levados à Justiça.

A polícia pediu a prisão de mais três pessoas: o secretário de Finanças de Arapurus, Jairo Lisboa de Sousa; o ex-candidato a vereador Manoel Francisco Monteles Neto; e Agnaldo Henrique Alves.

Em nota, a Prefeitura de Anapurus lamenta o ocorrido e pede às autoridades que esclareçam as circunstâncias do caso.

“Com relação aos parentes, a cidade de Anapurus, quase todo mundo é parente de todo mundo. Com relação a isso não tem nenhum problema. Com relação a servidores do município envolvidos, serão responsabilizados”, diz Márcio Wendles, advogado da prefeita de Anapurus-MA.

“Quando você atenta contra uma equipe de jornalistas, você tá atentando realmente à democracia e vamos ser duros”, destaca Marcos Afonso, secretário de Segurança do Maranhão.

A denúncia sobre um esquema de laranjas que movimenta R$ 30 milhões, dinheiro público, em cidades pobres do interior do Maranhão foi o que levou os jornalistas da TV Globo a serem ameaçados e assaltados. São contratos municipais nas mãos de empresas suspeitas, muitas delas não têm sede, e nem capacidade de prestar o serviço. Mais uma vez, quem paga a conta é o cidadão comum. E o sofrimento começa na mais básica das necessidades.

Veja a reportagem do Fantástico

5 comentários »

Renovação na Seleção com Dunga?

3comentários

dungaApós a péssima escolha de Gilmar Ronaldi para o cargo de coordenador técnico da Seleção Brasileira, a CBF anunciará na próxima terça-feira (22), o retorno de Dunga.

Pela segunda vez, o volante tetra campeão do mundo vai comandar a Seleção Brasileira.

Em 2010, Dunga comandou a Seleção na Copa da África do Sul e acabou dispensado após a eliminaçãoo nas quartas-de-final para a Holanda. Dunga está no Rio onde mantém contatos com os dirigentes da CBF.

A melhor opção, na minha opinião era a contratação de um treinador estrangeiro ou em última hipótese um nome novo no futebol brasileiro.

Mas é Dunga quem está de volta para comandar a tão necessária reformulação no futebol brasileiro.

E será que Dunga e Gilmar Rinaldi saberão promover essa reformulação???

Vamos esperar..

Foto: Cintia Barlem

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS