A Prefeitura de São Luís registrou no primeiro semestre deste ano expansão no número de atendimentos no Hospital da Mulher, na área Itaqui-Bacanga. Os dados da Secretaria de Saúde (Semus) mostram que enquanto em todo o ano passado foram registrados 104 procedimentos cirúrgicos. Este ano, apenas no primeiro semestre, o número de cirurgias quase dobrou: foram 200 procedimentos registrados na unidade de saúde.
Segundo a secretária de Saúde, Helena Duailibe, a eficácia do serviço no Hospital da Mulher demonstra a evolução da rede pública municipal. “Essa é uma determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, priorizar não somente o atendimento em si, mas a qualidade dele. No Hospital da Mulher, estamos registrando bom índice de atendimento e nos próximos meses incrementaremos o atendimento no Hospital da Mulher e em outras unidades da capital maranhense”, destacou.
O número de atendimentos neste primeiro semestre correspondeu a 13.110 registros, sendo 6.321 em ginecologia, 1.700 em cardiologia, 1.683 em clínica médica, 611 em ortopedia, 603 em endocrinologia, dentre outros serviços. O mês que registrou o maior número de atendimentos no Hospital da Mulher foi abril com 2.467 atendimentos, seguido por fevereiro e março com, respectivamente, 2.359 e 2.214 atendimentos.
Os pacientes que são atendidos diariamente no Hospital da Mulher elogiam a qualidade e eficácia no atendimento ofertado na unidade de saúde. “Está muito bom mesmo. Moro aqui perto no Gapara e sempre que preciso, busco atendimento aqui no Hospital da Mulher. Os profissionais são dedicados e me sinto satisfeita por ter esse serviço tão próximo da minha residência”, destacou a dona de casa Francisca Teixeira da Silva, 58 anos.
De acordo com a diretora administrativa do Hospital da Mulher, Francisca Duarte, as ações de reestruturação da rede municipal de saúde adotadas pela Prefeitura foram fundamentais para a melhoria do atendimento na unidade. “Estamos tendo índices positivos no segmento dos atendimentos desde o ano passado, graças aos competentes e dedicados funcionários que temos e, principalmente, pelo apoio da secretária Helena Duailibe e do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, afirmou a diretora.
O local oferecerá em breve um setor específico para o diagnóstico do câncer de mama e, nas próximas semanas, a Semus deverá anunciar a aquisição de um mamógrafo, que auxiliará no controle da doença. “É importante frisar que, nos casos de diagnóstico positivo da doença, a cirurgia será feita na própria rede municipal ou, dependendo da gravidade do caso, a paciente será encaminhada para o Hospital Aldenora Bello, que também nos ajuda nesse trabalho”, afirmou a diretora.
Foto: Honório Moreira