Nesta sexta-feira (11), será realizado o Encontro de Miolos de Boi com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func). O boi é o personagem central da manifestação folclórica mais importante da cultura popular maranhense. Feito de madeira e bordado com tecido, fitilhos, canutilhos, miçangas e outros adereços, ele ganha vida e movimento com a ajuda de um dançarino, chamado de “miolo”.
O evento reunirá 150 miolos de boi na esquina da Rua Portugal com a Rua da Estrela (Canto da Cultura) no horário das 9h às 18h. “Além de mostrar a importância desse personagem para a cultura do bumba-meu-boi também fazemos homenagens a personalidades que são anônimas para quem não faz parte dos grupos”, explicou Zé Reis, organizado do evento há nove anos.
Este ano, será homenageado o miolo Ricardo Imperatriz, brincante do Boi União da Baixada, do bairro Monte Castelo, que faleceu ano passado. O evento terá início às 9h, com a exposição de “capoeiras” (armação de madeira) e couros de boi de vários sotaques, mostrando a riqueza dos bordados que faz parte de uma arte passada de geração a geração. Duas pesquisadoras falarão sobre a arte presente nos bordados e sobre a performance do miolo de boi.
Haverá também a participação das bandas da Guarda Municipal, do 24º BC do Exército Brasileiro e da Banda do Bom Menino. Às 18h, vários tocadores de pandeirão e matraca se reunirão para formar uma grande banda de percussão, junto com os cantadores do Boi da Madre Deus, para animar o cortejo que seguirá da Rua Portugal até a Praça Pedro II.
Foto: Lauro Vasconcelos
boi aki em sao luis tem todo dia
Cara você está doente, reclama até disto?
adooooooooooooooooroooooo São João, adoro boi, adoro essa cultura linda! EU tô lá!!!!!! Serinha como meu boi.
Eita povo festeiro, tudo é motivo pra festa. Amo isso e temos mesmo é que incentivar a cultura da nossa cidade, do nosso povo.
Esse apoio da prefeitura é de extrema importância para todos nós q cultivamos essa cultura tão rica e tradicional do do nosso estado.
COMENTÁRIO MODERADO