Recado colombiano

7comentários

jamesrodriguez_coletiva_colombia1

“Não sinto pressão. Claro que é preciso tomar cuidado, porque o Brasil tem bons jogadores, atua bem, mas eles também têm que tomar cuidado conosco, pois também temos bons jogadores. Vai ser um jogo lindo, muito bonito para todos nós”.

A declaração é do meia colombiano James Rodriguez, artilheiro da Copa do Mundo com 5 gols e autor de um dos gols mais bonitos da competição, o primeiro na vitória por 2 a 0, sobre o Uruguai e que garantiu a Colômbia para enfrentar o Brasil nas quartas de final.

Foto: Vicente Seda

7 comentários »

Benefício a agricultores

0comentário

roseanagovernadoraA governadora Roseana Sarney e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, entregam 119 motoniveladoras a municípios maranhenses nesta segunda-feira (30), às 10h, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP – BR-135, Km 2, no Tirirical). É a última etapa da ação, desenvolvida dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no Maranhão.

O investimento é de R$ 55,3 milhões. As motoniveladoras fazem parte de um conjunto de equipamentos que visam à conservação contínua das estradas vicinais, que interligam o meio rural às cidades.

A entrega beneficiará quase um milhão de habitantes da zona rural do estado, sendo 113 mil agricultores familiares. Com a solenidade desta segunda-feira (30), o MDA conclui a entrega de equipamentos no estado. No Maranhão, foram beneficiados 202 municípios com equipamentos do PAC 2.

Ao todo, foram entregues 744 máquinas no Maranhão, sendo 202 retroescavadeiras, 200 motoniveladoras, 200 caminhões-caçamba, 71 caminhões-pipa e 71 pás carregadeiras. O investimento total na aquisição dos equipamentosfoi superior a R$ 210 milhões.

A ação beneficia mais de 237 mil agricultores familiares e quase dois milhões de moradores do meio rural.Além disso, dentro do PAC 2, 71 municípios que enfrentam os efeitos da forte seca, também receberam equipamentos para auxiliar no transporte de água e em ações de enfrentamento da seca.

sem comentário »

Convenções partidárias

0comentário

flaviodinoconvencaoA candidatura do ex-presidente da Embratur e ex-magistrado Flávio Dino, 46 anos, ao governo do estado para as eleições de outubro de 2014 foi oficializada na convenção do partido, realizada na manhã deste domingo (29), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), em São Luís. O candidato a vice é o deputado federal Carlos Brandão (PSDB).

Junto com o PCdoB, também estão sendo realizadas as convenções do PDT, PSB e PPS. Os outros cinco partidos que participam da coligação em torno de Flávio Dino também estão presentes à convenção: PSDB, PP, PTC, PROS e Solidariedade.

Para Flávio Dino, a justiça social é uma das priodades de sua atuação. “Acreditamos na força de nosso povo. A expectativa é a melhor possivel porque estamos em um grande movimento popular em todo o Maranhão, levando a bandeira da esperança, com justiça social para todos. Nós acreditamos em um Maranhão diferente. Faremos uma bela campanha, que vai ter a marca da generosidade, solidaderidade e da defesa da justiça para todos, da justiça social”, disse.

A convenção também oficializou a candidatura do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, a senador no pleito de outubro deste ano.

sauloarcangeliPSTU

No Sindicato dos Bancários do Maranhão (Centro), o PSTU também oficializou candidatura própria ao governo do estado: o professor universitário Saúlo Arcângeli, que terá a professora universitária Ana Paula como candidata a vice. Para o Senado, o nome lançado pelo PSTU é de Marcos Silva.

“A chapa está totalmente formada, com nomes exclusivamente do PSTU. Nós tentamos fazer alianças em nível nacional com PSOL e PCB, mas não conseguimos sair com a frente. O importante é que cada partido coloque seus programas, até porque cada um tem suas ideologias”, afirmou Arcângeli.

pcb_-_josivaldo-2PCB

A candidatura do professor Josivaldo Correa Silva (PCB), 47 anos, ao governo do estado para as eleições de outubro de 2014 foi oficializada na convenção do partido, realizada na manhã deste sábado (28), no Sindicato dos Vigilantes do Maranhão, no Centro.

O PCB lança candidatura própria, com chapa pura. Para Josivaldo, a prioridade do grupo é definição de políticas públicas voltadas para os anseios do trabalhador. “Nossa campanha não vai ser uma campanha eleitoral, vai ser uma campanha movimento, de propostas do nosso partido. Nossa questão é mais ligada à questão do popular, à participação do povo, do trabalhador, à produção de educação e saúde ligados ao trabalhador”.

G1

sem comentário »

Educação no trânsito

3comentários

edivaldoholandajunior

O prefeito Edivaldo esta semana (26),  o Plano de Educação para o Trânsito da Prefeitura de São Luís, executado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O plano tem como meta resgatar os índices seguros do trânsito em São Luís, já que atualmente a cidade ocupa o 11º lugar no ranking das capitais brasileiras mais violentas no trânsito.

Durante o evento, o prefeito Edivaldo lembrou que a cidade estava há cinco anos sem campanhas de educação para o trânsito e que, com as novas medidas, pretende reduzir os índices negativos da cidade. “Após cinco anos sem campanhas educativas para o trânsito, retomamos hoje este importante projeto em nossa gestão. São Luís ocupa hoje um ranking negativo em relação à violência no trânsito no país e queremos deixar um legado diferente para nossa cidade. Queremos voltar a ser exemplo de boa educação no trânsito e, assim, contribuir com a qualidade de vida da população”, disse.

No planejamento que contempla todo segundo semestre de 2014, a Prefeitura chamará as instituições de ensino da capital maranhense, empresas, órgão de classes e a população para a promoção de posturas adequadas no trânsito. Na programação, estão inclusos cinco seminários temáticos para idosos, profissionais do transporte (motoristas de coletivos, cobradores, taxistas, mototaxistas) e condutores de tração animal, um passeio ciclístico, a campanha “Na cidade sem meu carro” e palestras em empresas parceiras da Prefeitura.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, destacou o trabalho baseado no tripé que sustentará as ações de trânsito: engenharia, fiscalização e educação. “Além das campanhas educativas, vamos trabalhar com a intensificação da fiscalização na cidade, revitalização da sinalização horizontal e vertical, troca dos pardais, placas de sinalização, botoeiras redutoras de velocidade e a fiscalização eletrônica: tudo isso compondo o conjunto de melhorias do trânsito da cidade e de promoção da paz no trânsito”, disse.

Com a volta às aulas, no dia 14 de julho, terá início a Semana Municipal de respeito à faixa de pedestres. Durante a Semana, o personagem Joca, mascote das campanhas educativas, estará na porta das escolas conscientizando os pedestres, motoristas e todos que compõem o trânsito a respeito da importância de fazer o uso adequado e respeito à faixa.

Foto: A. Baêta

3 comentários »

Saída de Sarney

13comentários

josesarneyArtigo de Joaquim Haickel: Sarney vale mais sem mandato que muita gente com

Nos últimos dias tenho lido notas e matérias provenientes de diversas consciências e produzidas por várias canetas, sobre o fato de o ex-presidente José Sarney ter resolvido não mais colocar o seu nome à disposição do estado do Amapá para representá-lo no Senado Federal.

Para quem não sabe o Senado, órgão que Sarney já presidiu em quatro oportunidades, é a casa legislativa que segundo a constituição federal representa a federação brasileira, os Estados e o Distrito Federal, enquanto a Câmara dos Deputados representa do nosso povo.

Essa gente maledicente insiste em desqualificar José Sarney. Desqualificam o homem, o escritor e o político, quando o que deveriam fazer era enfrentá-lo em cada uma dessas frentes,de maneira honrada, franca, republicana e democrática.

Insultam e difamam um homem que em sua primeira eleição ficou na primeira suplência, igual a tantos outros; difamam alguém que se elegeudeputado federal e sobressaiu-se entre seus pares, formando uma forte liderança numa época em que o nosso estado ainda vivia defasado em um século; governou o Maranhão e realizou obras de tamanha importância que ainda hoje passados quase cinquenta anos, uma delas ainda não foi superada e acredito que tão cedo será – o Porto do Itaqui.

Hábil, bem relacionado, inteligente, culto e sobre tudo sortudo, passou a ser figura de importante relevo a nível nacional; presidente de partidos importantes, desenvolveu uma capacidade diplomática invejável que o fez estar no cerne de todas as questões nacionais, que possibilitou ser guinado à presidência da república em substituição a Tancredo Neves que faleceu antes de assumir o cargo. Essa capacidade diplomática consistia mais em ouvir do que em falar, mais em esperar que os outros se posicionassem do que em se posicionar antes dos outros. Essa forma de agir somada a sua imensa sorte, deu bastante certo por muito tempo.

A mitologia em torno desse Ribamar é tamanha que atribuem a ele a morte de Tancredo. Sarney teria usado macumbeiros maranhenses para fazer com que sapos cururus repuxassem as entranhas do velho mineiro, matando-o. E o que é pior, tem gente idiota que acredita nisso. Nas duas coisas. Que Sarney mandou fazer o serviço e que fizeram.

Como presidente, Sarney tinha, segundo a constituição vigente, um mandato de seis anos. Ele o viu diminuído em um ano, mas pareceu que lutou para aumentá-lo. Alguns não sabem e outros preferem esquecer o quanto Fernando Henrique Cardoso teve que fazer para aprovar uma emenda à constituição, que ele mesmo havia ajudado a redigir, no sentido de permitir-lhe ter mais quatro anos de mandato presidencial. E falam do Sarney!

José governou o Brasil num tempo em que enfrentávamos dois grandes adversários, o monstro da inflação e o perigo da instabilidade democrática.

Mais competente como político que como gestor financeiro, ele fez executar quatro planos econômicos, um deles de grande eficácia, mesmo que temporária, fato que garantiu certa estabilidade financeira ao país por tempo suficiente para que o PMDB, nas mãos de Ulisses Guimarães, elegesse 27 governadores de Estado.

Decretou a moratória de nossa dívida, fato que conteve em parte a debandada de capital, e com essa e outras medidasantipáticas garantiu a estabilidade democrática capaz de em seguida, tendo mantido estável o regime democrático em seu período mais delicado, eleger de forma direta nosso primeiro presidente em muitos anos. A mesma estabilidade que foi responsável por destituir esse mesmo presidente do cargo sem que nada acontecesse ao regime democrático e a forma de governo republicana.

Mas deixemos tudo isso para lá e nos concentremos no fato de Sarney não mais concorrer a um mandato eletivo.

Todos já sabiam que Sarney não mais seria candidato a nenhum cargo eletivo. Até eu mesmo que sou o mais tolo entre os articulistas deste assunto já havia comentado sobre isso, disse para alguns amigos que Sarney iria fazer tal qual o padre Vieira, que com avançada idade dedicou-se integralmente a literatura e as suas memórias. Sarney iria agregar à essas dedicaçõesa sua família, sua mulher, seus netos e bisnetos.

O que a mídia nacional, a grande, a média, a pequena e a mínima, tenta fazer é imputar a um homem de 85 anos, que dedicou 60 deles a trabalhar pelo Maranhão, pelo Amapá e pelo Brasil, uma derrota pelo fato de ter resolvido não mais se candidatar. Querem fazer crer que Sarney tinha obrigação de, mesmo indo contra a sua natureza física,se apresentar na linha de frente da batalha política e se candidatar a mais um mandato de senador. Ora me comprem um bode! Eu iria ficar muito insatisfeito se ele resolvesse que iria se candidatar, pois nós, maranhenses, amapaenses e brasileiros de todas as naturalidades precisamos dele e de homens como ele acima da política, sem mandato eletivo, mas com o mandato proveniente do respeito que pessoas como ele devem ter de nossa gente.

São personalidades como José Sarney que dão a dimensão de valor que deve ter uma nação e seu povo.

Pode quem quiser discordar dele e até não gostar dele, isso faz parte da vida, mas ninguém pode desconhecer o grande valor que ele teve, tem e terá em nossa história.

13 comentários »

Alceu na Lagoa

0comentário

alceu-2

Último dia de festa no Arraial da Lagoa da Jansen que é realizado pelo Governo do Maranhão. A atração da noite de encerramento, Dia de São Pedro é o cantor e compositor Alceu Valença.

Além do Arraial da Lagoa da Jansen, a programação diversificada do  São João do Maranhão também movimenta a Vila Junina da Praia Grande (Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Praça da Faustina), os Arraiais do Ceprama, Praça da Saudade e os espaços Vivas nos bairros.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS