Em clima de festa, a militância do PMDB realizou ontem à tarde (27), na Fiema, o Congresso Estadual de Juventude. O evento reuniu jovens de 70 municípios maranhenses, que já passaram pela Fundação Ulysses Guimarães, responsável pela execução de cursos de formação política para cerca de nove mil jovens maranhenses até o momento.
Assis Filho, presidente da Juventude do PMBD, a JPMDB, explica que o principal objetivo do encontro é levantar a discussão de uma agenda pública de juventude, de modo na garantir os direitos dos maranhenses com idade entre 15 e 29 anos na gestão pública. Por isso, o evento também serviu para que a juventude peemedebista declarasse apoio à Lobão Filho, pré-candidato da legenda ao Governo do Estado.
Além das jovens lideranças, nomes da alta cúpula do PMDB estiveram reunidos prestigiando o evento e reforçando a importância estratégica da força jovem dentro do partido. A presença do Presidente José Sarney, que recentemente anunciou que não irá concorrer no próximo pleito, foi uma das mais aclamadas pela juventude.
O deputado estadual Roberto Costa, grande nome do PMDB quando o assunto é o jovem, esteve à frente da organização do encontro e mais uma vez destacou a importância da juventude no fortalecimento do partido no Maranhão. “Partido que não respeita a juventude não merece ser chamado de partido”, disse Roberto. Em seu discurso, o deputado aclamou o trabalho do senador João Alberto como o grande responsável pelo fortalecimento da juventude dentro das ações do partido.
Já o Senador João Alberto aproveitou o congresso para relembrar a trajetória de grandes nomes do partido, que começaram sua militância ainda jovens, a exemplo do próprio Deputado Roberto Costa, que deu os primeiros passos na militância aos 16 anos. “O PMDB só avançou com a organização da juventude no Estado, o que se deve muito a nomes como Roberto Costa. Sempre preocupado com as questões que afligem o jovem, Roberto é, hoje, um dos nomes mais importantes no Maranhão. Hoje estamos aqui reunidos preparando a juventude para nos substituir”, declarou o senador.
Gastão Vieira, pré-candidato ao Senado, aproveitou o espaço para destacar a força que a militância do PMDB ganha a cada ano. “O PMDB sempre teve uma militância de rua, espontânea, mas hoje o partido se estrutura no Brasil inteiro criando uma base de juventude aguerrida, que é a própria militância do partido, o que podemos considerar a grande novidade do PMDB nos últimos cinco anos.”
Mas à véspera da convenção do partido, um dos pontos altos do encontro foi a participação do pré-candidato ao Governo do Estado, Lobão Filho, que relembrou o apoio que tem recebido da juventude da legenda no decorrer da campanha. “São 40 dias de campanha e em todos eles, desde a chegada ao aeroporto de São Luís quando minha candidatura foi anunciada, até aqui, a força jovem do meu partido está comigo.”
O presidente José Sarney fechou o encontro declarando que a candidatura de Lobão Filho fazia renascer a alegria e esperança no coração da juventude peemedebista.
Esse foi o segundo congresso estadual da juventude do PMDB que, no Maranhão, teve sua primeira edição em 2012. A força jovem volta a se reunir nesta sexta-feira, dia 27 para a convenção estadual do PMDB.
COMENTÁRIO MODERADO
É isso ai Maranhão pra frente com Edinho Lobão!
estamos com edinho…
Edinho pra governar o Maranhão.