O senador Edison Lobão Filho, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, afirmou ontem, após reunião de avaliação da pré-campanha, em São Luís, que, se for mantido o ritmo atual de crescimento, ele estará tecnicamente empatado com o seu provável adversário, Flávio Dino, pré-candidato pelo PCdoB, no final do mês, quando os dois realizam duas convenções partidárias.
Por telefone, Lobão Filho pontuou que pesquisas para consumo interno têm apontado “ascendência firme e constante” do seu nome em todos os levantamentos e que as inserções partidárias, nas quais ele foi o protagonista da legenda no Maranhão há algumas semanas, tiveram forte contribuição para a melhoria do desempenho.
“Os números nos fizeram chegar à conclusão de que, até a convenção, já podemos estar tecnicamente empatados com o nosso adversário. Os levantamentos são todos unânimes em mostrar que estamos em ascendência firme e constante”, analisou.
Segundo o peemedebista, de outro lado, as consultas também mostram queda do comunista, que sustentava liderança folgada até antes da entrada de Lobão Filho na disputa, mas agora vê a diferença para o segundo colocado ser reduzida gradativamente,
“O nosso opositor está em queda, também firme e constante. Isso é o que apontam os números”, completou.
Interior – O senador disse acreditar que suas recentes incursões pelo interior do estado – onde ele tem unido até mesmo alas contrárias em torno do seu projeto – também o têm feito “mais conhecido”, o que impacta nos resultados.
“O interior do estado tem dado uma resposta muito importante, por isso também temos obtido resultados mais expressivos”, ressaltou
Para Lobão Filho, o fato de o eleitor começar a conhecer suas propostas refletirá ainda mais nas próximas semanas.
“Esse crescimento se deve muito a esse conhecimento que o eleitor vai tendo das nossas propostas. Até há poucos meses, o Maranhão só ouvia falar no Edinho Lobão. Agora, estão conhecendo de fato o senador Edinho Lobão e suas propostas, o que ele tem a mostrar e a fazer pelo estado”, concluiu.
Novas pesquisas medirão desempenho de candidatos
Duas pesquisas eleitorais já estão registradas na Justiça Eleitoral e devem ser oficialmente divulgadas nos próximos dias. Um dos levantamentos, que está sendo realizado pela Econométrica desde o dia 17 deste mês, ouvirá 1.400 eleitores em todo o estado e deve ser publicado no dia 21.
Outra consulta, realizada pelo Instituto Amostragem, levou em conta apenas o município de Timon. Foi realizada nos dias 31 de maio e 1° de junho, mas registrada apenas no dia 16 deste mês. Os resultados deveriam ser divulgados ontem.
Em recente entrevista a O Estado, o senador Edison Lobão informou que um instituo nacional seria contratado pelo PMDB para realizar uma pesquisa estadual sobre o cenário eleitoral.
Segundo o peemedebista, assim que fossem finalizadas as inserções do partido na TV – nas quais ele figurou como um dos protagonistas no Maranhão -, as consultas seriam contratadas. As inserções terminaram há pouco mais de uma semana, e o instituto a ser contratado deve ainda ser anunciado pelo PMDB.
O Estado