O deputado federal Gastão Vieira (PMDB) participou, nesta terça-feira (3), de um dos momentos mais importantes para a educação brasileira, com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), no Plenário da Câmara dos Deputados. Agora, o projeto que prevê melhorias com metas para os próximos dez anos segue para o Senado e depois para a sanção presidencial.
Gastão Vieira acredita que o PNE vai ajudar a melhorar os índices da educação no Brasil, principalmente porque traz inovações em relação ao plano anterior, como a aplicação de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. E isso deve ampliar o acesso e a melhoria na qualidade do ensino.
Com o planejamento de metas para os próximos 10 anos, os recursos serão usados para financiar projetos como educação infantil; a educação especial; além de programas como o de Acesso Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o de bolsas em faculdades privadas (Universidade para Todos – ProUni), o de financiamento estudantil (Fies) e o de bolsas para estudo no exterior (Ciência sem Fronteiras).
O PNE estabelece 20 metas a serem cumpridas. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo, o aumento de vagas em creches, no ensino médio, no ensino profissionalizante e nas universidades públicas, além da universalização do atendimento escolar para crianças de 4 a 5 anos e da oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.