Pesquisa Ibope

2comentários

dilmarousseffG1

A presidente Dilma Rousseff  (PT) aparece com 40% das intenções de voto na eleição deste ano, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22).

Outros nove pré-candidatos a presidente da República somados acumulam 37%.

O segundo colocado na pesquisa é Aécio Neves (PSDB), com 20%; o terceiro, Eduardo Campos (PSB), com 11%; e o quarto, Pastor Everaldo, do PSC (3%). As intenções de voto nos outros seis pré-candidatos somam 3%.

Nos dois levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 40% em março e 37% em abril; Aécio registrou 13% em março e 14% em abril; Campos, 6% em março e em abril; e Pastor Everaldo, 3% em março e 2% em abril .

graficoibopeevolucao5Confira os resultados da pesquisa de maio:

– Dilma Rousseff (PT): 40%
– Aécio Neves (PSDB): 20%
– Eduardo Campos  (PSB): 11%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– José Maria (PSTU): 1%
– Eymael (PSDC): 0%
– Levy Fidelix (PRTB): 0%
– Mauro Iasi (PCB): 0%
– Randolfe Rodrigues: 0%
– Brancos e nulos: 14%
– Não sabe/não respondeu: 10%

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os últimos dias 15 e 19. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014.

Segundo turno

O Ibope simulou quatro possibilidades de segundo turno, duas das quais com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato no lugar de Dilma Rousseff. Veja os resultados:

– Dilma Rousseff: 43%
– Aécio Neves: 24%
– Branco/nulo: 24%
– Não sabe/não respondeu: 10%

– Dilma Rousseff: 42%
– Eduardo Campos: 22%
– Branco/nulo: 25%
– Não sabe/não respondeu: 12%

– Lula: 49%
– Aécio Neves: 20%
– Branco/nulo: 21%
– Não sabe/não respondeu: 9%

– Lula: 50%
– Eduardo Campos: 16%
– Branco/nulo: 23%
– Não sabe/não respondeu: 11%

Avaliação do Governo

O Ibope também pediu aos eleitores opinião sobre o governo da presidente Dilma Rousseff. Dos 2.002 entrevistados, consideram o governo
– ótimo: 7%
– bom: 28%
– regular: 30%
– ruim: 13%
– péssimo: 20%
– não sabem ou não responderam: 2%

À pergunta sobre a maneira como Dilma administra o país,
– 47% disseram aprovar
– 48% afirmaram que desaprovam
– 5% não sabem ou não responderam.

2 comentários »

Visão de Sarney

8comentários

nortesul

“Nós herdamos algo importante do senador e ex-presidente da República José Sarney, que foi a concepção de que era importante fazer a Ferrovia Norte-Sul. E nós atualizamos a visão da Ferrovia Norte-Sul percebendo que o Brasil tinha de ter uma coluna vertebral que seria a ferrovia das ferrovias, que cortaria o Brasil de Norte a Sul, que levaria o nosso país a superar esse atraso inexplicável, porque a época das ferrovias foi o final do século XIX e início do século XX”.

Esse foi um trecho do discurso da presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de inauguração do trecho de 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul (FNS) entre Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO), em reconhecimento à visão de futuro do senador e ex-presidente da República José Sarney.

Veja o vídeo:

(Foto: Roberto Stucker Filho)

8 comentários »

Emergência em Ribamar

0comentário

ribamar

Em função dos estragos causados pelas fortes chuvas que continuam caindo na Grande Ilha, a Prefeitura de São José de Ribamar decretou estado de emergência no município por um período de 60 dias.

Desde o início do ano, as fortes chuvas vêm ocasionando sérios danos, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, em bairros de diversas regiões de São José de Ribamar.

Já foram registrados inúmeros prejuízos, tais como desmoronamentos de trechos de avenidas, ruas, obras de drenagem e residências, situação que está dificultando e, em alguns casos, impedindo o trânsito de pedestres, veículos e do transporte coletivo.

Só para se ter uma idéia, os temporais que continuam atingindo o município destruíram quatro pontes que interligam bairros situados nas regiões do Miritiua, Parque Araçagi, Ubatuba e Rio São João, por exemplo.

Moradora do Parque Araçagi, a dona de casa Maria Isabel Freitas afirmou estar muito preocupada. “Aqui no bairro os temporais diários já destruíram vias e até um trecho da ponte. Espero em Deus que esse período [chuvoso] passe logo”, disse.

O prefeito Gil Cutrim avaliou que, tendo em vista a situação caótica causada pelo fenômeno da natureza [chuvas], o município de Ribamar, hoje, encontra-se em situação precária.

“Iremos procurar o Governo do Estado e o Governo Federal no sentido de unir forças para que, juntos, possamos executar ações emergenciais direcionadas para as regiões atingidas”, garantiu o prefeito.

De acordo com ele, além de comprometer a infraestrutura dos bairros, as fortes chuvas estão atrasando o cronograma de várias obras de pavimentação que estão sendo executadas pela administração municipal.

sem comentário »

Edilázio lança desafio

4comentários

edilaziojuniorO líder do Bloco Democrático na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edilázio Júnior (PV), fez fortes críticas à gestão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que na tarde de ontem se manifestou por meio de um pronunciamento no Palácio La Ravardière em relação aos problemas enfrentados na capital devido às chuvas.

Edilázio classificou o governo petecista de “fiasco” e lembrou que Edivaldo foi eleito e apoiado pelo comunista Flávio Dino (PCdoB) em 2012, com o discurso do “novo” e da “mudança”. “A maior obra do prefeito Edivaldo Holanda Júnior nesse um ano e meio de administração foi tapar o buraco lá no elevado da Cohab”, disse.

O pevista enfatizou que não havia utilizado a tribuna para fazer ataques pessoais ao prefeito de São Luís, o qual ele disse respeitar e acreditar no bom caráter, mas justificou ter sido inevitável recorrer a uma análise fria, e sob todos os aspectos responsáveis, da administração de Edivaldo na Prefeitura de São Luís, uma vez que a população exige respostas concretas do gestor em relação ao caos instalado na cidade.

“Em relação à administração da Prefeitura Municipal, temos sim de dizer que é o maior fiasco dos últimos anos. Toda a esperança depositada naquele domingo de outubro se perdeu. Tenho a certeza de que hoje mais de 70% dos eleitores estão decepcionados e não repetirão os seus votos”, salientou.

Desafio – Edilázio Júnior também destacou o fato de o prefeito ter utilizado como imagem de capa, num folder publicitário, a foto da Via Expressa, obra do Governo do Estado duramente criticada pela oposição. O material foi distribuído à imprensa durante pronunciamento do prefeito realizado ontem na sede da Prefeitura. Ele apontou a inexistência de qualquer obra estruturante do atual prefeito e de governadores do grupo oposicionista.

“Eu quero ver a oposição apontar uma obra do governador Zé Reinaldo Tavares, uma obra de expressão do então prefeito de nossa capital, para colocar em sua peça publicitária. Desafio a colocarem uma obra do governador Jackson Lago”, afirmou.

Ele também contrapôs os argumentos utilizados por Othelino Neto (PCdoB), de que a oposição não teve as emendas parlamentares liberadas pelo Executivo Estadual para serem aplicadas em São Luís.

“O deputado Othelino Neto fala que as emendas não foram liberadas para a oposição, para que pudessem ajudar o prefeito, mas seria justo ele ter citado também, que o senador Lobão Filho, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, destinou emendas para a Prefeitura da capital, como enfatizou a importância e agradeceu a secretária de Saúde Helena Dualibe (PMDB). Não vi nenhum deputado federal de oposição destinar emendas para São Luís”, finalizou.

Edilázio finalizou o seu discurso, após utilizar o pequeno expediente e o tempo das lideranças, com críticas à postura e caráter político Flávio Dino, que agora se distancia do prefeito Edivaldo Holanda Júnior por causa de aliança com o PPS e PSDB. Ele também alertou a classe política para “o histórico de traições de Dino”.

“Ninguém sabe qual é o candidato a presidente do PCdoB, porque todo dia Flávio Dino aparece com um. Já abraçou Dilma [Rousseff], do qual ele foi empregado, apareceu com Eduardo Campos como o homem da mudança, e depois com Aécio Neves. Edivaldo Holanda Júnior, por exemplo, não compareceu a esses eventos de Dino com Aécio e Campos, porque apoia Dilma. Eu aprendi que na política a gente precisa ter lado, como ele [Edivaldo] tem, diferentemente desta prostituição política que ele [Flávio Dino] vem fazendo com os presidenciáveis”, finalizou.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

4 comentários »

Visita à Refinaria

8comentários

Uma comissão formada por deputados estaduais e federais visitou hoje a obra da refinaria Premium, em Bacabeira. A visita foi acompanhada pelo diretor de abastecimento da Petrobrás, José Carlos Cosenza.

Para o deputado Roberto Costa (PMDB) a Refinaria é, sem dúvida, um marco para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil.

Também visitaram a Refinaria os deputados federais Domingos Dutra e Simplício Araújo, além dos estaduais Marcelo Tavares e Eliziane Gama.

robertocosta

8 comentários »

PTB e Dilma

2comentários

pedrofernandesedilmaEm ato na sede do Diretório Nacional do PTB, na última quarta-feira (21), a presidenta da República, Dilma Rousseff, manifestou o desejo de contar com o apoio e a participação do PTB na sua campanha à reeleição. Em seu discurso, Dilma ressaltou a importância, a tradição e o valor do partido na construção diária da democracia no país. Segundo a presidente, “o PTB é um partido que faz parte da história do Brasil”.

Participaram do evento o presidente nacional do PTB, Benito Gama;; o presidente do PTB no Maranhão e vice-líder do partido na Câmara, Pedro Fernandes; o vereador por São Luís, Pedro Lucas Fernandes; outros deputados federais, senadores e presidentes estaduais do PTB.

“É inequívoca a herança que o PTB carrega, e tê-lo como suporte do meu governo é fundamental”, afirmou a presidenta, que, ainda em seu pronunciamento, destacou a relevância do legado implantado no Brasil por Getúlio Vargas, ex-presidente da República e fundador do PTB. “Getúlio Vargas é um dos fundadores do Brasil moderno. Mesmo aqueles que queriam virar a página do Getúlio, virar a página do que ele fez, não conseguirão porque ele integra a raiz do que se chamou o Brasil moderno.”

O deputado Pedro Fernandes sustenta o discurso: “O PTB acredita que continuar apoiando a presidente Dilma significa garantir a continuidade dos programas sociais que tanto têm ajudado os brasileiros”, afirma.

Importante destacar que foi um momento inédito o PTB receber em sua sede a presidenta da República.

2 comentários »

Parceria e patrulhamento

8comentários

roseanaeedivaldoO prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) aguarda resposta da governadora Roseana Sarney (PMDB) do pedido de audiência para buscar as parcerias necessárias para melhorar São Luís.

Durante pronunciamento feito ontem à tarde (21), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior disse que iria buscar parcerias institucionais com a governadora Roseana Sarney e a presidenta Dilma Rousseff para potencializar as ações para melhoria na área de infraestrutura, diante dos problemas causados pelos alagamentos ocorridos nas últimas semanas na cidade. “Este é o momento que a nossa cidade precisa da solidariedade de todos”, disse o prefeito.

Na verdade, o governo do Estado já vem executando uma série de obras em São Luís. Neste sentido, além de pedir a ajuda a governadora, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior precisa vir a público e enumerar o que já vem sendo feito aqui, afinal não é nenhum favor, mas obrigação do Estado trabalhar em São Luís.

É necessário que Edivaldo não tenha nenhum tipo de receio ou “medo de patrulhamento” do seu grupo político para que possa efetivar as parcerias por São Luís. Até porque todos vocês sabem que essa conversa de parceria não é nova. A novidade é que agora, pelo visto, o prefeito quer buscar o que está precisando junto ao Governo do Estado e faz no momento em que se sente sozinho. Ontem, por exemplo o vice-prefeito Roberto Rocha e o pré-candidato Flávio Dino sequer estiveram presentes durante o pronunciamento no Palácio Lá Ravardiére.

Tenho absoluta certeza que a governadora Roseana Sarney jamais poderá virar as costas para São Luís. Dizer não a Edivaldo é dizer não a são Luís e por tudo que já vez até hoje na Capital, jamais cruzará os braços. Pelo contrário, pode e deve fazer muito mais pela cidade.

Desde o início do ano, muitos prefeitos de Oposição venceram o “medo de patrulhamento” e firmaram parcerias institucionais com o Governo do Estado. Na verdade Edivaldo sempre quis fazer as parcerias institucionais com o Estado, mas muitos operaram no sentido contrário.

O prefeito até já teve conversas com a governadora neste sentido, mas as coisas não andaram porque muita gente na administração municipal não quis que as conversas fossem adiante. Agora, acertadamente Edivaldo Holanda Júnior pensa apenas na solução dos problemas de São Luís e por isso pediu a ajuda da governadora.

E vamos esperar que agora seja tudo diferente…

8 comentários »

Missão do Sampaio

11comentários

sampaio1Nunca foi tão difícil e ao mesmo tempo tão importante uma vitória do Sampaio dentro de casa, no Campeonato Brasileiro. Até então, algo comum nas temporadas vitoriosas de 2012 e 2013, este ano, o Sampaio ainda não conseguiu vencer no Castelão.

O estádio que era a arma do Sampaio contra os adversários agora parece atrapalhar a equipe. A carga puxada e os sucessivos treinamentos no Castelão levaram vários jogadores para o departamento médico e vem tornando o início de Série B, ainda mais difícil.

Na estreia, o Sampaio perdeu para o Paraná por 2 a 0. Em seguida, contra o Oeste, o Sampaio vencia por 2 a 1 até o fim da partida, mas acabou cedendo o empate. Mas em todos os jogos o que se viu foi o Sampaio perder muitos gols.

Neste sábado, para tentar garantir a primeira vitória em casa, o Sampaio vai enfrentar um adversário que vem muito bem na competição. O Luverdense de Misael, Reinaldo e Washington é o terceiro colocado na competição com 12 pontos e é uma das quatro equipes que ainda não perdeu e tem 66% de aproveitamento.

Já o Sampaio é o 15º colocado com 5 pontos ganhos e com apenas 33% de aproveitamento, mas o time maranhense tem uma partida a menos devido ao adiamento do jogo com o Avaí.

O Tricolor deixou escapar a vitória no Castelão ao levar um gol no fim contra o Oeste e na última terça-feira repetiu a dose em Teresina ao empatar com o Vasco por 1 a 1, com um gol do time carioca aos 49 minutos do segundo tempo.

Que esta história não se repita mais a começar deste sábado contra o Luverdense. Vale lembrar que no ano passado pela Série C, houve dois empates 1 a 1, em São Luís e 2 a 2, em Lucas do Rio Verde.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

11 comentários »

Greve de ônibus

2comentários

onibusSão Luís amanheceu com redução de 30% no transporte coletivo devido à greve por tempo indeterminado de motoristas, cobradores e fiscais que teve início à 0h.

Segundo o secretário Canindé Barros, fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) amanheceram nas portas das garagens das empresas para garantir o cumprimento da determinação do TRT. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário, Gilson Coelho, garantiu à Rádio Mirante AM que apenas 30% do transporte coletivo está nas ruas.

Ainda segundo Canindé Barros, o levantamento feito pelos fiscais da SMTT apontou que 46% dos ônibus circula esta manhã em São Luís. De um total de 824 ônibus que deveriam circular, segundo a SMTT 380 estão nas ruas. O maior problema foi na empresa  1001 que deveria ter colocado 200 ônibus nas ruas, mas apenas 30 está circulando.

Ontem, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sttrema) foi notificado pelo Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA) sobre a determinação de que circulem na capital, pelo menos, 70% da frota. Em caso de descumprimento, está prevista multa de R$ 4 mil por hora descumprida.

Com a greve, o governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) suspendeu as aulas nas escolas da rede estadual nesta quinta-feira (22).

Dentre outros benefícios, a categoria reivindica reajuste de 16%, mais ticket-alimentação de R$ 500. Os empresários não apresentaram até o momento nenhuma contraproposta.

Foto: Zeca Soares

2 comentários »

Crítica no Senado

5comentários

lobaofilhoO Estado

O senador e pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Lobão Filho, reagiu ontem no Congresso Nacional ao senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, por causa de uma ação protocolada pelo partido tucano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o peemedebista. Na ação, o PSDB pedia liminarmente, que Lobão não voltasse a criticar o partido.

O peemedebista havia afirmado em Barra do Corda, não acreditar que o PSDB mantenha os programas de sucesso do PT, como o Bolsa Família, caso Aécio seja eleito presidente da República. Na sessão ordinária de ontem, o Lobão Filho reafirmou o seu posicionamento.

No discurso escrito, Lobão Filho afirmou que enquanto senador da República e cidadão brasileiro, com direito de “emitir opinião a respeito de qualquer assunto”, estranhou a ação movida por Aécio Neves contra ele por causa de um posicionamento público.

“Disse e repito em alto e bom som, que o PSDB vai acabar com o Bolsa Família. É uma conclusão natural a que cheguei, uma vez que o PSDB se opõe ferrenhamente aos programas sociais do Governo Federal. E disse isso depois de ouvir vários líderes dos estados do sul e sudeste afirmarem a mesma coisa. E nem por isso foram processados”, afirmou.

5 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS