Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo em dar transparência à administração municipal, a secretária de Saúde, Helena Duailibe, participou na manhã desta terça-feira (20) de painel na Câmara Municipal de São Luís. Na ocasião, ela expôs as ações promovidas pela pasta e anunciou melhorias para o setor, incluindo a construção de unidades de pronto atendimento (UPAs) e reformas de hospitais.
O painel foi dividido em duas partes. No primeiro momento, foi apresentada a estrutura atual e os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). No segundo momento, a secretária Helena Duailibe anunciou a construção das UPAs do Anil e do Maracanã, além das construções de unidades no Distrito Industrial e da maternidade na Cidade Operária. A secretária ressaltou as reformas que estão sendo realizadas em 10 unidades de saúde, com investimento de R$ 2,58 milhões, além da execução de melhorias em outras 47 unidades, com investimento de R$ 4,19 milhões.
“Com uma gestão responsável e compartilhada do prefeito Edivaldo, por meio da distribuição de funções e uso devido e eficaz dos recursos públicos, estamos garantindo melhorias para a população. Outras ações positivas estão por vir nos próximos meses”, frisou Helena Duailibe.
O processo de reformas e construção de unidades beneficiará aproximadamente 99 mil pessoas cadastradas no Programa Saúde da Família (PSF). Essas unidades também atenderão demandas espontâneas garantindo os serviços de promoção de saúde, prevenção de doenças, ações de assistência e recuperação da saúde com consultas médicas, consultas de enfermagem, ações educativas, curativos, preventivo de câncer de colo e de mama, imunização e atendimento odontológico.
Durante a explanação na Câmara, a secretária enfatizou a alta demanda de atendimento nos Socorrões I e II de pacientes oriundos do interior do estado. Segundo dados da Semus, quase 42% dos atendimentos realizados atualmente no Socorrão I e cerca de 50% dos atendimentos no Socorrão II são prestados a pessoas que não residem na capital maranhense.
“Essa é uma questão que ainda precisa de uma melhor definição com os órgãos estaduais e federais. Estamos em busca de diálogo com representantes destes dois órgãos para oferecer a todos um atendimento de qualidade e, ao mesmo tempo, não causar superlotação nas unidades de saúde e hospitais da rede”, disse.
Foto: Honório Moreira
To gostando de ver o trabalho da Helena Duailibe que desde que assumiu a secretaria municipal de saúde está fazendo a diferença e realizando um ótimo trabalho. Esvaziou os corredores dos Socorrões e agora está modernizando as unidades. É assim que se faz!
Isso é conversa, a Prefeitura esta FALIDA, este ano não vai ter construção de nada, manda ela e sua acessoria visitar os postos de saude a parti da Vila Maranhão ate o ultimo posto que fica em Estiva, a maioria estão em pessimo estado de conservação. Esta faltando tudo, desde luva de procedimento,algodão, remedios, etc…, e segundo informação que quando se vai solicitar a resposta que se recebe é que não tem e se virar, isso é resposta. Mais uma vez a população esta sendo enganada, os predios estão quase caindo. E vem me dizer que vai construir. Antes de mais nada tem que concerta e instrumentar devidamente alguns postos de saude da area rural. E não ir a um plenario e mentir que vai se fazer isso e aquilo, mesmo ela sabendo que não vai fazer nem 30% do que ela disse. Volto a dizer a Prefeitura esta falida e tudo por culpa do mal acessoramento que o EDH esta tendo, abra o olho prefeito esses seus acessores vão te leva pra lama ou melhor pra VALA…..
Parabéns a secretária Helena Duailibe pelo seu trabalho, os desafios são enormes, mas a saúde está melhorando mesmo em São Luís e fica claro que agora o Prefeito edivaldo Holanda Júnior, enfim acertou ao colocar a secretária Helena no cargo.
Sem recursos e sem alarde algum a vereadora e secretária Helena Duailibe aos poucos vai tentando dar uma nova cara à saúde em São Luís com a recuperação dos hospitais existentes e esse é realmente o caminho para melhorar a saúde em nossa cidade.
Realmente Antônio Carlos, a secretária Helena Duailibe vem arrumando a casa mesmo.
ZECA SOARES , POR SER O SOCORRÃO FISICAMENTE UM HOSPITAL GRANDE IMAGINO QUE A SECRETARIA HELENA DUALIBE DESCONHEÇA VÁRIOS PROBLEMAS NA ESTRUTURA DO HOSPITAL.COMO A IMPRENSA É ESTE ELO ENTRE A COMUNIDADE E A ADMINISTRAÇÃO QUERO REGISTRAR PARA A SECRETARIA AS CONDIÇÕES DA NA UNIDADE DA SEMI UTI DO SOCORRÃO I , ONDE O AR CONDICIONADO ESTÁ QUASE 01 MES QUEBRADO E O CALOR É INSURPOTAVEL PARA QUEM ESTA TRABALHANDO E IMAGINE PARA QUE ESTA DEBILITADO .POR SECRETARIA VERIFIQUE TALVEZ ESTES FATOS NÃO CHEGAM AO SEU CONHECIMENTO . A FONTE É CERTA, POIS A MINHA ESPOSA É PLANTONISTA DESTE SETOR E QUE JÁ FOI PASSADO PARA O SETOR RESPONSÁVEL E NADA RESOLVIDO .