Resgate em Codó
A governadora Roseana Sarney participou, na manhã desta sexta-feira (16), no município de Codó, da entrega da obra de restauro da Estação Ferroviária, que inclui o Memorial da Cidade e a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, compondo agora o Complexo Ferroviário do município. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Cultura (MinC).
Presentes, a presidente nacional do Iphan, Jurema Machado; a superintendente do Iphan no Maranhão; Kátia Bogéa; o prefeito de Codó, Zito Rolim; a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão; e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, Ribamar Amorim, além de outras autoridades.
“Fico muito feliz de estar aqui em Codó, participando da entrega desta importante obra, não somente para o povo da cidade e da região dos Cocais, mas também para todo o Maranhão, uma vez que se trata de obra realizada com o empenho do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, disse a governadora.
Roseana se mostrou ainda feliz pela iniciativa de resgate da memória do município e a preservação de sua história para as futuras gerações. “Agradeço à presidente Dilma Rousseff e sua equipe, por esta iniciativa, que, mais do que uma restauração física,representa a edificação de um sonho para a preservação da memória de uma cidade muito importante para o nosso estado”, ressaltou.
Durante a inauguração, jovens integrantes do grupo de canto coral do Instituto Maná entoaram a canção de “Teresina a São Luís”, de autoria do maranhense João do Vale. A música foi escolhida pelo grupo porque conta a história da ferrovia, citando as cidades por onde o trem passava, inclusive a cidade de Codó.
Logo na chegada, acompanhada das autoridades, a governadora descerrou a placa marcando a entrega do Complexo Ferroviário. Ao final, após o corte da fita inaugural, conferiu as instalações do espaço e visitou o acervo do Memorial da Cidade de Codó, bem como a primeira exposição de artes plásticas instalada no local.
O prefeito Zito Rolim agradeceu ao Iphan pela obra e sua importância para os moradores da cidade. “Sem dúvida, todos nós estamos felizes e sabemos também que este espaço será útil para os nossos artistas, estudantes em suas pesquisas e para toda a sociedade codoense”, afirmou.
Foto: Handson Chagas