O blog teve acesso ontem (12) aos gráficos pormenorizados de cinco municípios maranhenses em que foi realizada a pesquisa Exata/TV Guará sobre a eleição para governador.
Em São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Caxias e Timon o que se pode dizer é que o pré-candidato do PMDB, Lobão Filho, tem desempenho consistente, apesar da liderança do comunista Flávio Dino. O desempenho do comunista em cinco dos principais colégios eleitorais é considerado “perigoso” até por aliados.
Na capital maranhense, por exemplo, foram aplicados 320 questionários. Dos que responderam ter candidato a governador, 26% disseram votar no peemedebista. Flávio Dino aparece com 52%.
Em Imperatriz, onde foram ouvidos 130 eleitores, os números são parecidos e considerados “estimulantes” para a coordenação de camapnha do peemedebista. Lobão Filho tem 25%, contra 52% do comunista. É um patamar que nem mesmo a governadora Roseana Sarney (PMDB) atingiu na cidade.
Já em Caxias (95), Timon (95) e Santa Inês (45), cidades administradas por aliados próximos de Flávio Dino, é que o ex-presidente da Embratur apresenta o pior desempenho. Em nenhum dos municípios ele chega a 50%.
Na primeira, Dino vence por 49% a 27%; na segunda, 42% a 25%; e na terceira, 49% a 20%.
O resultado foi considerado tão desastroso para os comunistas que eles reagiram á publicação dos dados por municípios em sites e blogs maranhenses.
O que mais os preocupa é que essas cinco cidades são consideradas redutos eleitorais de Flávio Dino, de onde esperam sair com “gordura” o suficiente que não permita uma “virada de jogo” no restante dos municípios, como ocorreu em 2010, com a eleição em primeiro turno da governadora Roseana.
A primeira pesquisa TV Guará/Exata foi realizada entre os dias 03 e 07 de maio e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 010/2014. Foram ouvidos 2 mil eleitores em 45 municípios do Maranhão e devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.
*Os números entre parênteses representam a quantidade de questionários aplicados em cada um dos municípios pesquisados.
Se Edinho tá feliz com 26, imagina quando quando for 30!
COMENTÁRIO MODERADO
Uiva Lobão !!!