Lobão Filho recebe apoio de prefeitos

3comentários

lobaofilho

O senador Lobão Filho (PMDB) recebeu ontem, em São Luís (MA), dezenas de novas manifestações públicas de apoio de prefeitos à sua pré-candidatura ao governo estadual. Estiveram reunidos com o senador os prefeitos de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira (DEM); Urbano Santos, Iracema Alves (PT); Nova Olinda do Maranhão, Delmar Sobrinho (DEM) e de Esperantinopólis, Dr. Raimundinho (PT do B).

Também participou do grupo, o engenheiro-agrônomo Chico Vidigal, presidente do PRB de Aldeias Altas. Acompanhados pelo deputado estadual Rigo Telles (PV), os prefeitos de São Pedro dos Crentes, Luiza Coutinho Macedo (PSDB); de Fortaleza dos Nogueiras, Leomar Nogueira (PR); de Formosa da Serra Negra, Dr. Edmilson (PMDB); e Fernando Falcão, Adailton Cavalcante (PMDB); e a ex-prefeita de Presidente Dutra, Irene Soares (PRB), apresentaram a realidade dos municípios ao senador Lobão Filho e manifestaram apoio à sua pré-candidatura.

O deputado estadual Jota Pinto (PEN) também comandou um grupo de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças municipais que declararam apoio político ao senador. Participaram desse encontro os prefeitos das cidades de Santa Filomena, Dr. Chico (PR); de São Bento, Carrinho Muniz (PSDB); de Peri Mirim, João Felipe (PT); de Olinda Nova do Maranhão, Edson Costinha (PR); de Bacurituba, José Sisto (PDT); e de Cajari, Dr. Joel (PRB). Formavam ainda a comitiva os ex- prefeitos de São Vicente Ferrér, João Batista Freitas; de São João Batista, Luiz Figueiredo e Willian Barros; os líderes políticos Ismael Figueiredo (São Vicente Ferrér), Bira (Bacabeira), José Artur (Bela Vista); Lucia, vereadora de São Vicente Ferrér, presidente do PMDB municipal, e Malheiros, ex-presidente da Câmara de Vereadores de São José de Ribamar.

Para o prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira, a reunião foi muito produtiva. Os gestores municipais apresentaram a realidade de seus respectivos municípios e discutiram soluções. “Tivemos uma boa conversa e com certeza iremos marchar com essa campanha vitoriosa. O município de Matões do Norte está pronto para lutar pela vitória de Lobão Filho. O senador está empenhado em resolver os problemas do nosso e de todos os municípios. Seremos vitoriosos”, disse Oliveira.

Vitória – A prefeita de Urbano Santos, Iracema Alves, destacou que durante a reunião o senador mostrou-se à disposição dos gestores para ajudar a resolver problemas. “Ouvimos suas propostas de trabalho para o próximo governo e temos a certeza da sua vitória, que vai mudar pra melhor todos os municípios”, afirmou Alves.

De acordo com o gestor municipal de Nova Olinda do Maranhão, Delmar Sobrinho, os prefeitos da região oeste maranhense também explanaram sobre os problemas dos municípios. “O senador foi bem atento e ouviu todas as nossas reivindicações. Vamos continuar conversando neste momento e depois da eleição. Temos uma mão amiga e forte para continuar ajudando os nossos municípios. Vamos lutar por sua vitória”, garantiu Sobrinho.

Para Dr. Edmilson, prefeito de Formosa da Serra Negra, a maioria dos municípios já abraça a luta do pré-candidato. “O senador fará um ótimo governo. Vemos em Lobão Filho uma proximidade muito grande com os municípios. Ele é filho do senador Edson Lobão, que também tem uma grande afinidade com as políticas públicas dos municípios. Com Lobão Filho, o Sul do Maranhão e a região tocantina serão fortalecidas para se desenvolverem e ficarem mais forte”, disse o prefeito.

Foto: Biaman Prado

3 comentários »

Governo acerta ao manter Joaquim Haickel

0comentário

joaquimhaickelDa mesma forma que ontem (7) critique o governo por uma possível exoneração do secretário Joaquim Haickel, da Sedel, hoje preciso reconhecer que o recuo e a manutenção dele no cargo é digna de aplausos.

Seria uma injustiça muito grande com o Joaquim Haickel pelo trabalho grandioso que realiza à frente da pasta mesmo com tão pouco recursos.

Joaquim agora poderá dar sequência aos desafios que terá pela frente até o fim do governo. Dentre eles destaco: a conclusão da reforma do Castelão, entrega do Costa Rodrigues e a reforma da piscina do Complexo Esportivo. Mas para isso vai precisar da sensibilidade da governadora Roseana Sarney no sentido de dotar os recursos necessários para essas obras tão cobrada pela comunidade esportiva.

Repercussão

A notícia da permanência de Joaquim Haickel na Sedel teve excelente repercussão em meio aos desportistas.

O assunto também ganhou espaço na Assembleia Legislativa. Em pronunciamento, o deputado Jota Pinto fez um destaque especial e elogiou o trabalho realizado por Joaquim Haickel no comando da Secretaria de Esporte, principalmente porque teve uma atenção especial ao esporte amador e também ao esporte profissional.

Jota Pinto destacou dois momentos importantes da gestão de Joaquim Haickel na Sedel. O primeiro foi a recuperação do Castelão, que estava jogado às traças. O segundo foi uma grande marca do esporte amador do Maranhão, o Ginásio Costa Rodrigues.

O deputado Rogério Cafeteira disse que soube da suposta demissão de Joaquim por meio de blogs, e lamentou a atitude do Governo do Estado. Cafeteira acha que Haickel teve um excelente desempenho na Sedel, dentro da realidade financeira disponibilizada.

Na oportunidade, Cafeteira registrou descontentamento com a exoneração de Joaquim, que merece todo respeito e consideração, pois é um cidadão que sempre foi do grupo.  “Acho que a exoneração não foi feita de maneira correta”, afirmou.

Da mesma opinião compartilha o deputado Alexandre Almeida, parabenizando o colega Rogério Cafeteira pelas palavras de apoio ao secretário Joaquim Haickel. Na avaliação de Alexandre, Joaquim realizou um excelente trabalho no comando da Sedel.

O parlamentar destacou o esforço do ex-deputado Joaquim Haickel para o Governo do Estado encaminhar à aprovação da Assembleia Legislativa a Lei de Incentivo ao Esporte, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do esporte do Maranhão.

Já o deputado Eduardo Braide (PMN) parabenizou os deputados Jota Pinto, Rogério Cafeteira e Alexandre Almeida pelos pronunciamentos, e elogiou o trabalho, atitudes e ações realizadas por Joaquim Haickel à frente da Secretaria de Esportes.

sem comentário »

Torcedor pode e deve fazer mais…

46comentários

torcidasampaio

Foi lindo. O estádio estava cheio. O torcedor ousou com a ideia do mosaico em estádios de futebol no Maranhão, o Sampaio venceu jogando bem, mas uma coisa precisa ser dita: não basta mais encher o estádio.

O torcedor do Sampaio precisa usar a grande arma que é um estádio de futebol lotado para infernizar o adversário. Já escrevi aqui algumas vezes que o torcedor maranhense precisa deixar a “vergonha” de lado e realmente ir ao estádio, vestir a camisa e torcer por nossas equipes.

Ontem no Castelão, pouco torcedores palmeirenses ainda conseguiam tirar onda e gritar sem sequer ser abafado pela imensa maioria de bolivianos que lotou o estádio. Não pode mais o torcedor do Sampaio lotar o estádio e vibrar apenas no momento do gol.

No momento em que o nosso torcedor entender que eles são a motivação dos jogadores dentro de campo. Todo atleta quer ver o estádio cheio, mas com uma torcida barulhenta e que atormente a vida dos visitantes os noventa minutos.

O Sampaio tem conseguido levar grande público ao Castelão, mas a sua torcida precisa jogar com o time. O grito, a vaia, o incentivo tudo vale e faz parte do jogo. O que não vale é ficar de braços cruzados e em silêncio num estádio de futebol.

Espero que o torcedor do Sampaio assimile a crítica e que já no Sábado, diante do Avaí, pela Série B seja de fato o 12º jogador Tricolor.

E estarei aqui para dizer que a torcida jogou com o time.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

46 comentários »

Autorizada saída temporária de 217 apenados

10comentários

pedrinhasEm portaria assinada pela titular da unidade, juíza Ana Maria Almeida Vieira, a 1ª Vara de Execuções Penais autoriza a saída temporária do Dia das Mães para 217 apenados que cumprem pena em estabelecimentos do sistema prisional do Maranhão. Os contemplados com o benefício saem dos estabelecimentos penais nesta quinta-feira (08), a partir das 10h, devendo retornar aos mesmos até as 18h do próximo dia 14. Antes de saírem, os apenados participam de reunião para advertências, esclarecimentos complementares e assinatura de termo de compromisso.

É expressamente vedado aos beneficiados com a saída temporária ausentar-se do Estado, portar armas, ingerir bebidas alcoólicas e freqüentar festas, bares e/ou similares. De acordo com a portaria, todos os apenados devem recolher-se as respectivas residências até as 20h.

A portaria determina ainda o prazo  de até as 12h do dia 19 de maio para que os dirigentes dos estabelecimentos penais comuniquem ao Juízo sobre o retorno dos contemplados com a saída, bem como eventuais alterações.

Lei de Execuções Penais – O benefício da saída temporária é previsto na Lei 7210/84 – Lei de Execuções Penais (artigos 122 a 125). De acordo com a LEP, “a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a Administração Penitenciária e cumpridos os seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.

10 comentários »

PEN realiza encontro na Assembleia

0comentário

jotapintoO deputado estadual Jota Pinto usou a tribuna da sessão plenária realizada nesta quarta-feira (7) para registrar que no próximo dia 30, às 15h, acontecerá no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão a pré-convenção do Partido Ecológico Nacional (PEN), o qual o parlamentar faz parte.

Na ocasião, o partido irá apresentar os seus pré-candidatos a deputado estadual, federal, senador e governador.

Jota Pinto adiantou que para a vaga do senado o PEN tem o presidente, deputado Arnaldo Melo, como candidato. “Eu chamo atenção de V. Ex.ª mais uma vez, deputado Arnaldo Melo, que neste encontro do partido, que se reúne praticamente toda semana nós torcemos muito e nesta data, se for da vontade de Deus e do Partido, iremos lhe receber nesta data como pré-candidato a senador”, disse.

Pinto garantiu aos seus pares que o encontro será um momento histórico para o partido. “ Nesta data nós faremos uma grande festa cívica para receber os nossos pré-candidatos, principalmente candidatos a senador e candidato a governador. Portanto, eu quero já deixar esse convite a todos os colegas para esse encontro do Partido Ecológico Nacional”, finalizou.

Foto: JR Lisboa/Agência Assembleia

sem comentário »

Flávio pode ter ganho uma dor de cabeça

11comentários

flavioaraujoO técnico Flávio Araújo elogiou a postura dos jogadores do Sampaio na vitória, de virada sobre o Palmeiras, por 2 a 1, pela Copa do Brasil, ontem (7), no Estádio Castelão, em São Luís.

Mesmo tendo sofrido o gol quando estava melhor na partida, o Sampaio foi buscar o resultado com muita personalidade.

“Nosso time teve uma postura agressiva. Isso que a gente esperava. Falei para os jogadores que não ia armar esquema defensivo, pois nosso time sabe jogar. Temos atletas competitivos, que marcam e jogam, e tínhamos que buscar a vitória contra o Palmeiras. Então desde o início, os atletas foram pra cima, jogar com organização em busca da vitória”, disse à Rádio Mirante AM.

As mudanças promovidas por Flávio Araújo no segundo tempo foram determinantes. Pimentinha, Edgar e até Cleitinho deixaram o banco de reservas para incendiar o jogo.

Flávio Araújo pode ter ganho uma boa dor de cabeça com as atuações de Pimentinha e Edgar. O treinador sempre foi contrário à esclação dos dois jogadores, mas ontem, quando precisou Pimentinha e Edgar foram determinantes pois o time ganhou velocidade e os dois partiram com tudo prá cima da defesa do Palmeiras e é claro encontraram o caminho do gol.

Bom sinal que o Sampaio pode começar a reencontrar o bom futebol das duas últimas temporadas. Esse é o caminho….

11 comentários »

Esclarecimento do INSS

1comentário

inssmarcaA Gerência-Executiva do INSS em São Luís esclarece que a informação divulgada por este Blog no post intitulado “Roberto Costa denuncia gerência do INSS”, publicado terça-feira, 6 de maio de 2014 às 20:00 é improcedente. A contratação de peritos médicos para a Agência da Previdência Social em Bacabal depende de processo administrativo que obedece a trâmites e prazos previstos na legislação.

A Gerência-Executiva do INSS em São Luís esclarece que não possui autonomia para dar início ao processo. A medida requer autorização formal da Administração Central do INSS em Brasília. Tão logo essa autorização foi concedida, as providências necessárias para realização do processo foram tomadas, tais como a publicação de edital e a divulgação do cronograma para credenciamento dos médicos.

O processo encontra-se em pleno andamento, conforme cronograma abaixo. Cabe ressaltar que apesar da ampla divulgação dada ao procedimento de contratação, a Gerência-Executiva em São Luís recebeu a inscrição de apenas um interessado.

Tal contratação é em caráter emergencial e temporário, tendo em vista que a lotação definitiva de peritos nas agências da Previdência Social depende de realização de concurso público, cuja autorização é de competência do Ministério do Planejamento (conforme Decreto 6.944, de 21 de agosto de 2009).

cronograma

1 comentário »

Deputados manifestam apoio a Arnaldo Melo

1comentário

arnaldomeloelobaofilho

Acompanhado de 20 parlamentares, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), entregou no final da tarde desta quarta-feira (7), ao pré-candidato ao governo do Estado, senador Lobão Filho (PMDB), o manifesto dos deputados que compõem a base governista na Assembleia em apoio à sua candidatura ao Senado Federal.  No início da tarde, o documento também foi entregue ao presidente do partido, Remy Ribeiro, que acompanhou a comitiva no encontro com Lobão Filho.

O manifesto com 25 assinaturas reforça a garantia de todos os deputados signatários de arregaçarem as mangas e trabalharem diuturnamente pela eleição de Lobão Filho ao governo e Arnaldo Melo ao senado. Seis deputados deixaram de assinar porque não se encontravam na sessão plenária, mas já expressaram apoio à candidatura de Arnaldo Melo e defendem que o seu nome seja indicado pelo partido para a disputa ao senado.

Durante o ato de entrega do manifesto ao pré-candidato a governador pelo PMDB, todas as lideranças de partidos governistas declinaram os motivos pelos quais querem que Arnaldo Melo seja o candidato que comporá a chapa majoritária, ao lado de Lobão Filho, disputando a vaga de senador.

O deputado Alexandre Almeida (PTN) disse que o nome de Arnaldo Melo representa a força política do parlamento estadual e que, juntos, os 31 deputados que o apoiam somarão nas próximas eleições mais de um milhão de votos.

Alexandre lembrou dos momentos em que Arnaldo Melo garantiu a vitória do governo na Assembleia, trabalhando com ênfase na eleição do atual 1º vice-presidente e do conselheiro Washington Luís para ao TCE. “Por todos esses motivos, o nome de Arnaldo é o que mais agrega todas as forças políticas do parlamento nesta cruzada que resultará na vitória do nosso candidato a governador”.

Já o deputado Marcos Caldas (PRP) reforçou a convicção do grupo que apoia Arnaldo Melo de não aceitar a pesquisa e que a decisão pelo candidato seja tomada dentro do próprio partido. Também presente, Edilázio Junior (PV) destacou a força política e o trabalho de Arnaldo Melo na Assembleia, lembrando que todas as conquistas que o governo obteve nesses últimos três anos devem-se ao empenho do atual presidente.

Edilázio chamou atenção para o fato da bancada de Arnaldo Melo ser maior e mais forte que a da governadora, ressaltando que este dado tem que ser levado em conta quando se discute a indicação da candidatura ao senado.

Rogério Cafeteira (PTB) afirmou a Lobão Filho que nunca houve na política maranhense uma movimentação histórica como a que defende a candidatura de Arnaldo Melo ao senado federal e que, se eleito, pela primeira vez a Assembleia Legislativa do Maranhão estará representada no senado federal.

Lobão Filho agradeceu todas as manifestações de apoio dos parlamentares à sua candidatura, mas reafirmou que a decisão de quem será o candidato à vaga do senado não caberá a ele. Disse que a Assembleia Legislativa tem legitimidade para pleitear a vaga e que levará o manifesto para ser discutido por todo o grupo político. “Firmo aqui o meu compromisso que esse manifesto dos deputados será levado à discussão e tratado com muita seriedade”.

Sem interferência

Arnaldo Melo ouviu todas as manifestações atentamente e solicitou ao pré-candidato Lobão Filho que a decisão do grupo político a qual ambos pertencem não sofra interferências externas mais do que interna. Arnaldo garantiu a Lobão que nenhum outro grupo político vai se empenhar mais na sua eleição ao governo do estado do que os deputados que assinaram o manifesto e estão unidos nesta causa. “Estamos aqui tomados pelo sentimento de vitória, mas, acima de tudo, de união e lealdade”.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Lobão Filho diz não ter medo de debate

4comentários

lobaofilhoO pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, senador Lobão Filho (PMDB), afirmou não temer e estar preparado para o debate contra o seu adversário nas eleições de outubro, o comunista Flávio Dino (PCdoB).

O peemedebista propõe ao eleitor a comparação de ideias, da postura ética e profissional, da história de vida, da relação familiar e de experiências adquiridas no campo administrativo. Convicto de que a eleição poderá ser decidida ainda no primeiro turno, Lobão Filho afirmou que já aguarda com ansiedade o embate político com o seu adversário.

As considerações e análises do atual cenário político foram feitas pelo pré-candidato durante visita de cortesia à Redação de O Estado na manhã de ontem. O senador foi recepcionado pelo diretor de Redação, Ribamar Corrêa, e participou de um bate-papo com toda a equipe de política do jornal.

Para Lobão Filho, o confronto de ideias e de projetos propostos para a administração pública será fundamental para a disputa eleitoral, polarizada entre ele e Flávio Dino. E é justamente o debate entre ambos, o que mais o motiva para o enfretamento público.

Para ele, o eleitorado precisa comparar e conhecer mais profundamente cada um dos candidatos, levando em consideração todos os aspectos. “As pessoas precisam entender quem é o Edison Lobão Filho e quem é Flávio Dino. O eleitor precisa comparar os dois, comparar a experiência, o discurso, comparar a capacidade de promover as mudanças. As pessoas precisam analisar quem é realmente o novo: se sou eu ou se é o meu adversário”, disse.

Lobão Filho afirmou não ter dúvida de que leva vantagem sobre Dino, principalmente, segundo ele, pelo fato de o comunista sustentar um discurso cansado, que apenas critica o oponente e não apresenta soluções para a administração pública estadual.

“Eu tenho uma visão empreendedora, de estipular metas e cobrar resultados. É a minha visão de gestão, uma visão empresarial e que pode elevar a economia do nosso estado. Portanto, entendo ser eu a novidade dentro do estado do Maranhão. O outro, representa a política na essência, com o discurso fácil da crítica, da esculhambação. É fácil esculhambar, você não precisa ter densidade para isso. E ele, ainda por cima, se cerca de tudo que nós já conhecemos na política maranhense”, enfatizou.

Debate – Se dependesse do peemedebista, o debate entre ele e Flávio Dino já poderia ter sido iniciado. “Se fosse por mim, o debate começaria hoje. O maranhense vai poder comparar tudo, o meu caráter, minha personalidade e a minha vida com a dele. O eleitor vai poder comparar o que sou eu para a minha família e o que é ele para a família dele. Tem de analisar o caráter porque governante tem de ter caráter, isso precisa ser avaliado. Um governador influi na vida de todas as pessoas, sejam elas servidoras públicas ou não. O governo está presente na vida de todos, por isso a importância do debate e da comparação dos candidatos pelo eleitor”, completou.

Ao final do bate-papo, Lobão reafirmou o entusiasmo e unidade de seu grupo político, informou que permanece em diálogo com os deputados estaduais e prefeitos e assegurou que a sua relação com a governadora Roseana Sarney (PMDB) é a melhor possível.

Oligarquia – O pré-candidato do PMDB, senador Lobão Filho, desafiou o comunista Flávio Dino (PCdoB) – que utiliza como tema central de sua campanha o “fim da oligarquia” no Maranhão – a mostrar ao eleitor maranhense quem de fato é beneficiado pela política tradicional.

Segundo ele, dos 50 anos de “manutenção” de poder no estado, como prega Dino, pelo menos 30 foram de alternância entre aliados do comunista, que tenta esconder a situação de seu eleitor.

“Sempre falam de oligarquia, mas praticamente todos os governadores que integraram essa tal oligarquia de 50 anos, propagada por eles, estão apoiando o nosso adversário. Estão lá o Luiz Rocha [pai do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB)]; familiares de Jackson Lago; o próprio José Reinaldo Tavares (PSB) e João Castelo (PSDB). Se somarmos isso, dará mais anos do que os governos do meu pai [ministro Edison Lobão] e da governadora Roseana Sarney (PMDB)”, disse.

Ele afirmou que esse aspecto também deve ser levado em consideração pelo eleitor.

Foto: Biaman Prado

O Estado

4 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS