Sampaio vence o Palmeiras

25comentários

mosaicosampaio

Com direito a um belo mosaico da torcida no setor 1, o  Sampaio saiu na frente no primeiro confronto contra o Palmeiras, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O campeão maranhense começou perdendo, mas embalado pela torcida foi buscar o resultado e venceu por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Castelão, em São Luís.

Os gols da partida foram marcados no segundo tempo. Henrique marcou para o Palmeiras numa jogada do paraguaio Mandieta. O Sampaio empatou com Edimar e virou com Edgar.

Com o resultado, o Sampaio joga a partida de volta por um empate. O Palmeiras precisa vencer por 1 a 0. Uma vitória dos paulistas por 2 a 1 leva a decisão da vaga para a cobrança de pênalti.

A partida de volta será na próxima quarta-feira (14), no Estádio do Pacaembu. Antes, o Sampaio enfrenta o Avaí pelo Campeonato Brasileiro Série B, neste sábado, no Castelão, em São Luís.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado por muito equilíbrio e pouca criatividade. As equipes pouco buscaram o gol. Mas no segundo tempo, as equipes voltaram dispostas a decidir o jogo.

O Sampaio tem a primeira chance de abrir o placar aos 9 minutos numa cobrança de falta de Arlindo Maracanã que o goleiro Fábio manda para escanteio. Aos 18 minutos, a torcida do Sampaio vibra com com a entrada de Pimentinha. No minuto seguinte, o “xodó” Tricolor recebe, bate três marcadores, mas finaliza errado.

O Palmeiras abre o placar aos 21 minutos. Mandieta lança Henrique que recebe livre e toca na saída de Rodrigo Ramos.

Aos 24 minutos, Edgar entra livre, dribla o goleiro Fábio mas não chuta, na sequência Edgar fica com a bola e chuta para a defesa do goleiro palmeirense.

O Sampaio foi buscar o empate com o zagueiro Edimar aproveitando um cruzamento de Arlindo Maracanã, aos 37 minutos. A virada do Sampaio veio com Edgar que foi lançado por Cletinho, invadiu e na saída do goleiro Fábio fez 2 a 1.

Foi a vitória do time que procurou vencer a partida durante os 90 minutos.

Foto: Marcelo Hazan

25 comentários »

Câmara derruba veto de Edivaldo

3comentários

camara

Com encaminhamento favorável da liderança do governo municipal, os vereadores rejeitaram nesta quarta-feira (7) veto ao projeto de lei 102/13, que estabelece a realização de audiência pública antes de reajuste de tarifa de serviço público.

O pedido do prefeito para a derrubada do veto foi reforçado antes da votação pelo líder do governo, Osmar Filho (PSB). “O que induziu ao veto foi motivo técnico. O prefeito é a favor de audiências para discutir todos os problemas da cidade e reconsiderou. Ele aprovou várias audiências do PPA [Plano Plurianual]. O prefeito tem a população como participante de seu governo”, pontuou.

Honorato Fernandes (PT), que liderou o governo durante o primeiro ano da gestão, parabenizou o prefeito pela mudança de posição, priorizando o diálogo para que qualquer reajuste de taxa seja esclarecido junto à população. “Parabenizo o prefeito pela lucidez. Desde o primeiro momento a marca do prefeito tem sido a capacidade de diálogo. E esta marca deve continuar”, observou o petista.

Já o vereador Nato (PRP), autor da proposta, agradeceu ao prefeito pelo reconhecimento de que o projeto seria importante para a população discutir antes que haja reajuste de tarifas. “Agora, a população vai participar ativamente do reajuste das tarifas. É melhor até para o Executivo, pois a responsabilidade será dividida. O prefeito é um democrata. Tanto que eu presenciei as audiências do PPA. É um gesto nobre”, disse.

Foto: Paulo Caruá

3 comentários »

“Eleitor precisa comparar candidatos”, diz Lobão

2comentários

lobaofilho

O senador Lobão Filho afirmou hoje, em vista à redação do jornal O Estado Maranhão, que o eleitor maranhense será o principal atingido com a disputa eleitoral pelo comando do estado.

Por isso, alertou,  será preciso analisar claramente a postura histórica, política, familiar, profissional e ética de cada um dos candidatos.

– Um governador influi na vida de todas as pessoas, sejam elas servidoras públicas ou não. O governo está presente na vida de todos, por isso a importância do debate e da comparação dos candidatos pelo eleitor alertou o peemedebista.

Para Lobão Filho, se depender dele, o eleitor terá a oportunidade de fazer esta comparação.

– O maranhense vai poder comparar tudo, o meu caráter, minha personalidade e a minha vida com a dele. O eleitor vai poder comparar o que sou eu para a minha família e o que é ele para a família dele. Tem de analisar o caráter porque governante tem de ter caráter – afirmou.

A cobertura completa da visita do peemedebista será publicada na edição de amanhã (8) de O Estado Maranhão.

Blog do Marco D’Eça

2 comentários »

Governadora entrega novas viaturas

2comentários

roseanasarney

Com a entrega, nesta quarta-feira (7), de 395 viaturas, a efetivação de 68 novos delegados e sete coronéis, a governadora Roseana Sarney reforça o policiamento na capital e no interior do estado e garante mais segurança à população maranhense. Os investimentos na aquisição de veículos chegam a R$ 32 milhões e para este ano, segundo informou a governadora, ainda serão entregues mais 230 carros, 15 ambulâncias e 10 viaturas Auto-Bomba Tanque.

“Só este ano, o meu Governo incorporou à tropa mais de 1.800 PMs, 380 policiais civis e 122 bombeiros. Nunca, em nenhum outro Governo, tantos policiais ingressaram nas forças militares do Maranhão em tão pouco tempo. E, além de termos reforçado o número de policiais, investimos no reaparelhamento dos comandos em todas as unidades da polícia de cada região, com presença em todos os 217 municípios do Maranhão. Determinei ainda a qualificação de todos os profissionais militares”, declarou Roseana Sarney.

A governadora também destacou em seu pronunciamento que, como forma de valorizar a Polícia Militar do Maranhão, foi garantido, no começo deste ano, o aumento linear no salário de 7%. A solenidade que marcou a entrega de veículos e a apresentação dos novos delegados e coronéis foi realizada no Palácio dos Leões, com a presença do secretário de Segurança, Ricardo Murad; do senador Lobão Filho; deputados federais, estaduais e prefeitos.

Participaram ainda os adjuntos de Inteligência e Ações Estratégicas da SSP, Laércio Costa; e de Articulação e Desenvolvimento Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos; a delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende; os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, e do Corpo de Bombeiros, Vanderley Pereira, o secretário chefe do Gabinete Militar, José Ribamar Vieira, entre outras autoridades.

O secretário Ricardo Murad destacou que esse reforço na segurança vai refletir na garantia de mais tranquilidade para a população. “Hoje, o problema da segurança alcança as populações do mundo inteiro, do Brasil e do Maranhão. Por isso, o governo realiza investimentos constantes no setor, com novos equipamentos, incremento do efetivo e qualificação profissional, para garantir maior tranquilidade às famílias de todo o estado”, afirmou o secretário.

Foto: Handson Chagas

2 comentários »

Ricardo Murad confirma saída

2comentários

rmurad

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Murad confirmou em rede social a sua saída da pasta que vinha acumulando com a Secretaria de saúde.

O anúncio foi feito logo após a solenidade de entregas das novas viaturas no Palácio dos Leões.

“Dia muito especial para o Sistema de Segurança Pública. Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, todos unidos e motivados. Para mim, uma alegria e honra enorme poder ter a oportunidade de conviver com homens e mulheres da mais alta competência e comprometimento. Na próxima semana passo o comando para o novo secretário”, disse.

O novo secretário será o delegado Marcos Afonso Júnior.

2 comentários »

Prefeito de Humberto de Campos é afastado de novo

1comentário

prefeitoDecoA 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça negou, no dia 30 de abril, agravo de instrumento interposto pelo prefeito de Humberto de Campos, Raimundo Nonato dos Santos, e determinou novo afastamento dele da administração municipal. O gestor já havia sido afastado, liminarmente, em 27 de março, mas recorreu ao plantão judiciário da 2ª instância e conseguiu retornar ao cargo dois dias depois.

Com a nova decisão, fica mantido o afastamento inicial de 90 dias, que foi motivado por fraudes em licitações para construções de duas praças. Além disso, o prefeito afastado está impedido de entrar na sede da Prefeitura e convocar a presença de funcionários públicos municipais, sob qualquer circunstância, pelo mesmo prazo.

O primeiro afastamento é resultado de Ação Cautelar ajuizada, em 12 de março, pelo promotor de justiça Carlos Augusto Soares. O representante do Ministério Público do Maranhão acionou o gestor e a empresa Marf Locação e Urbanismo LTDA, com base nos contratos firmados para construção das praças – Humberto de Campos e Base -, com recursos oriundos de convênios com o governo estadual.

Ao investigar os processos de licitação, o MPMA detectou que não constam no edital as condições de recebimento do objeto licitado; as condições de pagamento dos serviços executados, conforme exigido pela Lei 8.666/93; e tampouco o projeto básico, que deveria ser anexado ao edital. Além disso, foi constatado que o endereço da construtora, no município de Raposa, é fictício. No local, onde deveria funcionar a sede da empresa, existe uma residência particular.

Irregularidades

Na avaliação do promotor de justiça, essas irregularidades, mais que meras formalidades, indicam a falta de zelo e de rigor na contratação da empresa, além de demonstrar a falta de cuidado com o produto final do referido contrato.

No material analisado pelo MPMA, não foram encontrados os documentos que comprovam a inscrição da Marf Locação e Urbanismo Ltda no cadastro de contribuintes do Estado do Maranhão, em desconformidade com a Lei de Licitações. Também foi identificado que a vencedora do certame apresentou o certificado de regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com data fora do prazo legal.

Mesmo com essas irregularidades, o Município de Humberto de Campos homologou o contrato com a Marf Locação e Urbanismo Ltda, reprovando a empresa Mega Empreendimentos Ltda, sob a justificativa que esta não teria apresentado o contrato social. Porém, a Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça, que avaliou os documentos, identificou o contrato da construtora inabilitada.

Para o membro do MPMA, a construtora vencedora da licitação funciona apenas como fachada, desviando o dinheiro público. Carlos Augusto Soares inspecionou a obra e notificou os trabalhadores. Nos depoimentos, os pedreiros informaram que o material utilizado na construção é fornecido pelo encarregado de obras do Município de Humberto de Campos e não há a presença de qualquer empresa na execução do serviço. Eles testemunharam que foram contratados por outro funcionário da Prefeitura.

1 comentário »

Deputados reafirmam apoio a Arnaldo Melo

0comentário

arnaldomeloO presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo lançou a sua pré-candidatura ao Senado, durante pronunciamento na sessão desta manhã.

Antes da sessão, vinte e cinco deputados estaduais assinaram um manifesto que será apresentado ao governo do Estado em apoio à  pré-candidatura de Arnaldo Melo.

“Se conseguirmos sair deste processo com a indicação de um membro desta Casa ao Senado, estaremos cumprindo nossa meta”, diz Arnaldo Melo.

Vários deputados elogiaram a forma como Arnaldo tem conduzido a Casa, dentre eles até Marcelo Tavares, ex-presidente da Assembleia, e que seu partido, o PSB, já possui um pré-candidato, Roberto Rocha.

Outro de oposição a elogiar foi Othelino Neto. “Vossa Excelência está que credenciado a disputar uma vaga ao Senado. Não só como político, mas pela forma como conduz esta Casa, ajudando e impondo limites quando necessário”.

Rogério Cafeteira disse que se empenhará 101% para que Arnaldo Melo venha a ser Senador. “Somos adversário na principal região onde fazemos política, mas se Vossa Excelência for o indicado, me empenharei 101% para que seja eleito senador. Sei que Vossa Excelência for senador de nossa República, o gabinete estará aberto a todos nós deputados estaduais”

Foto: J. R. Lisboa/Agência Assembleia

sem comentário »

A Seleção da Copa…

5comentários

selecao-selo-convocados

Sem novidades…

O técnico Felipão divulgou os 23 jogadores que farão parte da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo.

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Julio César (Toronto) e Victor (Atlético-MG).

Zagueiros: Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea), Henrique (Napoli) e Thiago Silva (PSG).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (PSG).

Meio-campistas: Fernandinho (Manchester City), Hernanes (Inter de Milão), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Oscar (Chelsea), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea), Willian (Chelsea).

Atacantes: Bernard (Shakhtar), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Jô (Atlético-MG) e Neymar (Barcelona).

A Copa do Mundo para o Brasil vai começar a partir de agora…

Foto: Arte G1

5 comentários »

Coração de buraco

5comentários

lagoa

O internauta não deixa passar nada…

A foto de um buraco no formato de um coração na Lagoa da Jansen é utilizada como símbolo dos buracos existentes nas avenidas e ruas de diversos bairros de São Luís.

Foto: Áurea Moura

5 comentários »

Saída de Joaquim Haickel é um equívoco

18comentários

joaquim

O secretário Joaquim Haickel estaria de saída da Secretaria de esporte e Lazer. Ele será substituído por Fredson Cutrim Froz dentro da minireforma que deverá ser anunciado nos próximos dias pela governadora Roseana Sarney. O assunto é tratado com muito sigilo nos bastidores do Palácio dos Leões.

Mas qual o motivo desta possível troca? Essa é a grande perguta que todos nós que trabalhamos com o esporte estamos fazendo. Joaquim Haickel vai ser deslocado para outra pasta? Qual seria o objetivo de uma mudança exatamente no esporte? E porque só agora, faltando pouco mais de 7 meses para o fim do atual governo?

Nada contra o Fredson Cutrim Froz que foi secretário de Governo e também de Juventude, Esporte e Lazer em São José de Ribamar, mas ninguém nos últimos anos trabalhou com tanta dedicação e sensibilidade às coisas do esporte no Maranhão como Joaquim Haickel. Por isso, a sua substituição, agora, por quem quer que seja será vista como um equívoco sem tamanho.

O atual secretário é reconhecido por todos os segmentos esportivos, tanto profissinal como amador pelo trabalho que realiza à frente da Sedel onde faz milagre com o orçamento pequeno que sempre teve.

O esporte nunca foi e nem será prioridade em governo algum. Seja ele, municipal, estadual ou federal. No esporte são sempre colocados gestores que não conseguiram ocupar pastas consideradas melhores. Joaquim Haickel chegou para inverter esta lógica.

Desde o início do governo Roseana, Haickel resistiu assumir uma secretaria. Abidicou da reeleição de deputado estadual e não queria mais nada com a política, mas provocado por várias pessoas do segmento esportivo, dentre os quais eu mesmo, decidiu aceitar o desafio e assumiu a Sedel para tirá-la da inércia.

Autor da Lei de Incentivo à Cultura e Esporte, o secretário Joaquim Haickel conseguiu tirá-la da gaveta e hoje muitas modalidades esportivas já não precisam andar mais com pires na mão. Isto foi possível pelo fato da Sedel ter à frente alguém tão bem relacionado e preocupado com o esporte como é Joaquim Haickel.

A sua saída agora é uma perda muito grande para o esporte. Espero ser contrariado, mas o governo está cometendo um erro neste momento. Diria que uma “invenção”, pois com política pública não se brinca.

O que mais estranho nestes anos todos que acompanho o esporte é o fato de que, toda vez que se fala em mudanças nos governos e que sobra alguém, este acaba indo para o esporte.

Ao secretário Joaquim Haickel, com permissão dos desportistas fica o nosso muito obrigado pelo que tem feito no esporte do Maranhão. Nós sabemos que você só não fez mais porque não teve os meios…

18 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS