Roseana reforça Segurança Pública

0comentário

roseanasarney1A governadora Roseana Sarney apresentará os novos coronéis da Polícia Militar, nomeará 68 novos delegados da Polícia Civil e entregará o primeiro lote de 395 veículos de um total de 563 que reforçarão os órgãos que compõem o Sistema de Segurança, nesta quarta-feira (7), às 9h, no Palácio dos Leões (Centro). O ato terá presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Ricardo Murad.

“O governo promove investimentos constantes na segurança pública e na valorização dos profissionais que trabalham para proteger a todos nós. Um exemplo disso é que os policiais militares, por exemplo, foram beneficiados recentemente com o reajuste das gratificações pelo exercício de função e pela garantia de poder levar para a reserva a remuneração da última patente, mesmo que não tenham ficado cinco anos no último posto. Houve melhoria nas condições de trabalho com a nomeação dos 1.800 soldados que foram aprovados em concurso e já estão reforçando o efetivo da corporação”, ressaltou a governadora Roseana Sarney.

O secretário Ricardo Murad também destacou a importância das medidas. “O objetivo dessas três ações é intensificar e melhorar o desempenho das Polícias Civil e Militar para garantir maior tranquilidade aos maranhenses”, afirmou.

Estarão presentes os adjuntos de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; e de Articulação e Desenvolvimento Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos; a delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende; os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, e do Corpo de Bombeiros, Wanderley Pereira, entre outras autoridades.

Novos coronéis

Na cerimônia, a governadora vai apresentar os 07 oficiais promovidos ao posto de coronel da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O ato tem por base a Medida Provisória (MP) nº 173, de abril de 2014. O objetivo é reforçar o quadro da segurança pública e dar prosseguimento às ações que visam coibir a criminalidade no estado.

Com a medida, o efetivo de coronéis na PM será elevado em 40% e passará de 18 para 25 homens. Foram promovidos os oficiais Carlos Eduardo Abreu Gomes, José de Ribamar Silva Carvalho, Laércio Ozório Bueno, Marco Antônio Alves da Silva, José Frederico Gomes Pereira, Zózimo Paulino da Silva Neto e Raimundo Nonato Santos Sá.

Segundo a MP assinada pela governadora, os sete novos coronéis nomeados ocuparão a nova função por cinco anos, já que houve redução em três anos no tempo de permanência de um coronel no cargo. Os outros 18 coronéis ficarão nos cargos por oito anos.

Ainda de acordo com a MP, os novos coronéis serão designados para trabalhar em diferentes unidades da PMMA, entre elas o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2), o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 3 (CPAM 3), o Comando de Segurança Comunitária e a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos.

Incremento nas ruas

A medida vai permitir uma oxigenação na tropa, já que possibilita um aumento no número de vagas para a promoção, visando à valorização dos militares, no que diz respeito à ascensão na carreira militar e ao incremento nos vencimentos mensais. Com a implantação dessa proposta, a Polícia Militar deve ampliar o quadro de acesso à promoção, fazendo com que os policiais possam atuar ainda mais motivados, uma vez que eles terão elevação aos postos na hierarquia militar até o final da carreira.

A criação de mais dois comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), passando a vigorar o CPMA-1, CPMA-2 e CPMA-3, é resultado de estudo estratégico feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), com o objetivo de reorganizar os espaços urbanos de São Luís e dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, distribuindo os batalhões e unidades da PM por região.

Outro avanço diz respeito à efetivação da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos, que irá resultar no aumento do efetivo de equipes policiais empregados nos trabalhos de inteligência e contra inteligência, visando à obtenção e análise de dados e informações e a pronta-intervenção, prevenindo e coibindo a atuação de criminosos, bem como dando suporte às ações dos batalhões.

Além disso, a partir de agora funcionará o Comando de Segurança Comunitária (CSC), o qual será voltado para a disseminação da filosofia de polícia comunitária, promovendo uma maior aproximação entre polícia e sociedade.

Novos delegados

A governadora Roseana também dará posse aos 68 novos delegados da Polícia Civil aprovados em concurso. O efetivo representa incremento de 75% no número inicial previsto no edital, que era de 40.

Os profissionais serão distribuídos de modo a garantir que as atividades de Polícia Judiciária atendam à população de todas as cidades maranhenses – a distribuição obedecerá ao critério de classificação e ao balanço de ocorrências por município.

“Elaboramos um estudo estratégico de modo suprir a demanda em cidades, hoje, Comarcas que contam com juízes e promotores e que ainda não têm a presença da Polícia Civil. Esse incremento dará mais agilidade nas nossas ações”, destacou a delegada geral Maria Cristina Resende.

Ao todo, o concurso para delegado teve 7.660 mil inscritos. Todas as etapas do processo seletivo foram de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, o Maranhão conta com cerca de 300 delegados.

Novas viaturas

Na solenidade desta quarta (7), a governadora Roseana entregará às forças policiais 241 viaturas, 152 motocicletas e 2 ambulâncias. Serão 131 viaturas modelo Pálio Weekend Adventure para a Polícia Militar, distribuídas entre os batalhões da capital e do interior; 100 Pálio Weekend Adventure para a Polícia Civil – superintendências e para serem empregados nos trabalhos de investigação; e 10 para o Corpo de Bombeiros.

Além disso, os Bombeiros receberão, na ocasião, duas ambulâncias fruto do convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Os veículos vêm com a identidade visual-acústica, logomarca, rádio de comunicação, suporte para armas, sirene, giroflex, espaço para contenção de presos, entre outros equipamentos. Já as motocicletas vêm completas, com sirene, bagageiro, capacete, painel digital com giroflex em LED na cor branca, considerado o mais moderno para as polícias do país.

“Temos hoje uma das frotas mais modernas das polícias de todo o Brasil. O governo já entregou às forças de Segurança, em 4 anos, cerca de 1.700 veículos, entre carros, motocicletas, micro-ônibus, vans, guinchos e quadriciclos, além de um helicóptero. Sabemos da capacidade e do excelente nível das nossas corporações, e por isso queremos dotá-las de todas as condições de prestar um serviço ao cidadão”, lembrou o secretário Ricardo Murad.

O investimento total é de R$ 32.204.805,00. O restante da frota será entregue até o fim deste mês, incluindo 67 Renault Duster 4×4, 15 ambulâncias e 10 viaturas Auto-Bomba Tanque, 04 Pick-Up 4×4 e mais 72 veículos Pálio.

Foto: Geraldo Furtado

sem comentário »

Prefeitura facilita acesso ao Castelão

1comentário

castelaoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), vai reordenar o trânsito nesta quarta-feira (7) em função do jogo entre Sampaio Corrêa e Palmeiras pela Copa do Brasil. A Avenida dos Franceses (destacando-se um trecho do viaduto) e Avenida dos Africanos, além da Ponte do Caratatiua, são os principais pontos de alterações no tráfego em função do jogo que será realizado às 22h, no estádio Castelão. Também haverá serviços especiais de transporte para facilitar o deslocamento do público até o estádio.

A partir às 16h, o acesso ao Elevado Alcione Nazaré será feito também pela ponte do Caratatiua, no sentido Ipase-Castelão, como já acontece diariamente antes das 9h. Na ponte, a via fica bipartida até as 20h, com a orientação Castelão-Ipase também aberta.

Nos pontos de maior gargalo, como o anel superior do Viaduto do Café, sentido Anil, o Elevado Alcione Nazaré, e o cruzamento entre a Avenida dos Franceses e a Africanos, haverá auxílio dos agentes de trânsito.

Ao final do jogo, a SMTT fechará os retornos do Detran, do 9º Batalhão e do Parque Folclórico, na Avenida dos Franceses, a fim de facilitar o fluxo na direção de saída, inclusive com a utilização de cones de sinalização e o posicionamento de agente no semáforo da Vila Palmeira que irá controlar o trânsito no local.

Com o objetivo de melhorar a saída ao término do jogo, as equipes de agentes da SMTT farão intervenções prioritariamente na Avenida dos Franceses, liberando o fluxo para a Avenida dos Africanos. No anel superior do estádio, não será permitido acesso de veículos durante todo o período de intervenção do trânsito.  A SMTT fará o controle e monitoramento do trânsito, através de equipes reforçadas de agentes, contando com o suporte de viaturas e motocicletas.

Transporte 

Visando adequar o quantitativo de ônibus para atender à demanda proveniente da necessidade de ônibus decorrente da realização do jogo Sampaio e Palmeiras, o secretário Canindé Barros disponibilizou 80% da frota total de ônibus programada para os horários de pico dos dias úteis.

A frota circulará a partir das 17h até o deslocamento do público no final do jogo.  Além disso, haverá  serviços especiais do sistema de transporte coletivo de São Luís e das empresas de transportes semi-urbanos, com saída dos Terminais de Integração, com destino ao Castelão, também a partir da 17h. A SMTT destacará sete ônibus da Linha Vila Palmeira para atender torcedores com destino ao Castelão-Centro, com duas viagens de ida e volta.

Os ônibus dos serviços especiais terão áreas específicas delimitadas de saída, próximo ao Castelão, após o término do jogo, com pessoal disponibilizado pelos consórcios de empresas para disciplinar o embarque e desembarque de usuários. O mesmo deve acontecer nos terminais de integração, onde a SMTT disponibilizará servidores para disciplinar e acompanhar o deslocamento de usuários.

Rotas 

Do Terminal do Distrito Industrial: cinco ônibus com no mínimo duas viagens ida e volta ao Castelão, antes do início e logo depois do jogo.

Do Terminal Cohama/Vinhais: dez ônibus com no mínimo duas viagens de ida e de volta ao estádio.

Do Terminal Cohab/Cohatrac: dez ônibus com no mínimo duas viagens de ida e de volta.

Do Terminal São Cristóvão: nove ônibus com no mínimo duas viagens de ida e de volta ao estádio.

Do Terminal da Praia Grande:  treze ônibus que também realizarão duas viagens de ida e de volta ao estádio, antes do início e logo depois do jogo.

1 comentário »

Roberto Costa denuncia gerência do INSS

0comentário

robertocostaO deputado Roberto Costa denunciou na tribuna nesta terça-feira (6), que a Gerencia Executiva do INSS no Maranhão estar descumprido uma determinação do Ministério da Previdência.

De acordo com o parlamentar, após uma reunião entre o ministro da Previdência, Garibaldi Alves e o senador João Alberto, ainda no mês de março, ficou decidido que fosse feita a contratação imediata de três médicos peritos para a agência de Bacabal, além de abrir vaga através de seletivo para mais três.

“Nós já denunciamos aqui este caso, levamos ao conhecimento do senador João Alberto, que lá em Brasília juntamente com o ministro Garibaldi Alves. Agora, a informação que nos chega é que o problema ainda não foi resolvido em função da gerência do Maranhão não ter providenciado ainda as contratações. O mais difícil que se tinha eram as vagas, isso, através do senador João Alberto, se conseguiu com o Ministro da Previdência, agora, nós queremos que o INSS do Maranhão, proceda imediatamente a contratação”, disse o deputado.

Roberto Costa demonstrou indignação com a situação que muitos idosos passam para se locomoverem a outros municípios.

“Não podemos aceitar essa situação, a população continuar sendo humilhada, são idosos, mães de família, pais de família, pessoas que inclusive já tem dificuldade de locomoção, são pessoas que precisam deste atendimento, para uma aposentadoria, para um afastamento e isso tem causado um transtorno muito grande a milhares de famílias e que chegou a um ponto agora insuportável, nós não podemos mais admitir que o INSS, em Bacabal, continue sem perito”, bravejou o deputado.

O deputado afirmou que irá fazer pessoalmente uma cobrança a Gerência Executiva do INSS, e que se não for resolvido irá à Procuradoria da República para que as medidas sejam tomadas.

“É uma situação vergonhosa, desrespeitosa com toda aquela população de Bacabal e da região do Médio Mearim, e que nós não vamos mais admitir este atraso. Como eu disse, o mais difícil já conseguiu, através do senador João Alberto, que foi a liberação do Ministério da Previdência para a contratação dos peritos. Agora, a Gerência Regional do Maranhão precisa, urgentemente, providenciar essas contratações, para que a gente não veja mais cenas de humilhação, daquela população por falta de peritos, em Bacabal”, afirmou.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

sem comentário »

Rodrigo Valente avança na Seap

0comentário

rodrigovalenteO economista e administrador Rodrigo Valente está desenvolvendo um bom trabalho à frente da Secretaria de Estado de Assuntos Políticos (Seap).

Jovem, com boa desenvoltura e de perfil arrojado, Valente, que já exerceu os cargos de secretário municipal de Planejamento e de Saúde de São José de Ribamar (terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes), vem estreitando, a cada dia, os laços com a classe política maranhense com o objetivo de fazer com que pasta, comandada interinamente por ele, execute o seu papel institucional e funcional.

Diariamente, Rodrigo Valente despacha com prefeitos; deputados estaduais; e diversas outras lideranças políticas do Estado. As demandas absolvidas são elencadas e levadas para que sejam buscadas soluções junto aos respectivos secretários e órgãos estaduais competentes.

“A Secretaria de Assuntos Políticos tem papel importante na construção das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado. Todos os dias, ouvimos e absolvemos as demandas da classe política. Essas demandas são levadas diretamente aos secretários estaduais, de acordo com a natureza das mesmas, no sentido de que os pleitos sejam transformados em ações concretas. Tem sido um trabalho árduo. Porém, extremamente gratificante”, afirmou Valente que, na semana passada, esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), tratando de assuntos institucionais e de interesse dos Poderes Executivo e Legislativo.

O secretário informou que, ainda este mês, a Seap realizará um grande evento que reunirá representantes dos mais variados segmentos da classe política e no qual serão discutidos temas de interesse da coletividade.

sem comentário »

Pimentinha reestreia contra o Palmeiras

0comentário

pimentinhaO atacante Pimentinha será a principal novidade no time do Sampaio para o primeiro confronto na Copa do Brasil diante do Palmeiras, nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio Castelão.

O jogador foi relacionado pelo técnico Flávio Araújo e estará pelo menos no banco de reservas com grande chance de entrar no time durante a partida. Depois de toda a novela envolvendo a contratação de Pimentinha, a sua escalação contra o Palmeiras seria sem dúvida alguma uma boa jogada uma vez que a partida terá a transmissão ao vivo para o Sul do país.

O técnico Flávio Araújo só vai divulgar a escalação no vestiário, mas tudo leva a crer que Simões retornará na lateral e Jádson que fez dois bons jogos pelo Campeonato Brasileiro Série B deve ser deslocado para a zaga formando dupla com Edimar. Alex perderia a condição de titular.

O treinador já sabe que não poderá contar com o meia Eloir que se recupera de contusão e ficará como opção para o jogo com o Avaí, no sábado, pela Série B.

O time para enfrentar o Palmeiras deve ser: Rodrigo Ramos, Paulo Ricardo, Jádson, Edimar e Willian Simões; Jonas, Willian Corrêa, Arlindo Maracanã e Válber; Valdir e Willian Paulista.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Nhozinho Santos e Castelão. Cadeiras cobertas R$ 80. Setor 4 R$ 60. Setor 5 R$ 60 (exclusivo para torcedores do Palmeiras) e setores 1, 2, 3 e 6 ao preço de R$ 40.

Foto: Flora Dolores

sem comentário »

MP pede anulação de seletivo em Balsas

0comentário

luisrochafilhoA promotora de justiça Dailma Maria de Melo Brito informa que a Recomendação expedida, na última segunda-feira (28), ao prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, sobre a ilegalidade do teste seletivo para contratação temporária de servidores está mantida. O Município de Balsas não enviou qualquer resposta ao Ministério Público e nenhuma medida foi adotada para sanar as irregularidades na contratação dos profissionais.

“Ao contrário do que foi divulgado, o Ministério Público não firmou acordo com o Município e não recebeu qualquer informação ou esclarecimento sobre o processo seletivo”, afirma a promotora. Ela alerta, ainda, que, pelo contrato firmado entre a Prefeitura de Balsas e o Instituto Ludus, responsável pela organização do certame, todo o dinheiro arrecadado ficará com a empresa.

Na avaliação da representante do MPMA, o aviso divulgado pelo Instituto Ludus sobre a reabertura das inscrições e um suposto acordo com a Promotoria de Justiça é uma tentativa clara de confundir a população. “A posição do Ministério Público é a mesma: anulação do seletivo e devolução das inscrições já efetuadas, sob pena de ajuizamento de Ação Civil Pública”, enfatiza Dailma Brito.

Em nova comunicação enviada à Prefeitura de Balsas e ao Instituto Ludus, nesta segunda-feira, 5, a promotora de justiça Dailma Brito reiterou os termos da Recomendação sobre as irregularidades do certame e requereu a imediata retirada do aviso publicado no site da empresa.

De acordo com o MPMA, o Município de Balsas tenta burlar a realização do concurso público, desrespeitando os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O edital prevê a contratação de 400 profissionais, pelo período de um ano, para diversas áreas.

Na Recomendação, a titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balsas destaca que, para realizar contratação temporária no âmbito municipal, é necessária previsão legal específica, com regras precisas, a fim de justificar a excepcionalidade da medida e do tempo determinado.

Porém, a Lei Municipal nº 922/2006 prevê a contratação em situações de calamidade pública, combate a surtos endêmicos, contratação de professor para suprir falta de docente de carreira e profissionais da área de saúde para atendimento ao Sistema Único de Saúde do Município.

“Na contramão da lei, o Município de Balsas prevê a realização de seletivo para cargos que não se enquadram no dispositivo legal”, questiona Dailma Brito.

sem comentário »

Roseana estuda minireforma

1comentário

marcosafonsoA governadora Roseana Sarney deve confirmar até o fim deste mês uma minireforma administrativa com a mudança de secretários em pelo menos cinco pastas.

A principal mudança seria na secretaria de Segurança Pública. O nome indicado seria o do delegado Marcos Afonso que substituiria a Ricardo Murad que está acumulando também a Secretaria de Saúde.

O senador João Alberto deve voltar a ocupar o cargo de secretário-chefe da Assessoria de Programas Especiais, da Casa Civil do Estado do Maranhão, em substituição a Clodomir Paz  que sairá para coordenar a campanha do pré-candidato do PMDB, Lobão Filho.

Para a Secretaria de Cidades deve ser confirmado Fredson Froz, que foi inicialmente  secretário de Governo e de Juventude, Esporte e Lazer em São José de Ribamar. Ele seria candidato a deputado federal, mas abidicou de concorrer à eleição para assumir o cargo.

Indicado pelo deputado Roberto Costa e pelo senador João Alberto, Assis Filho assumirá no lugar de Paulo Marinho Jr e na Articulação Política, o nome a ser confirmado é o de Márcio Coutinho

A governadora também poderá promover mudança na Educação cuja pasta é acumulada pelo secretário Bernardo Bringel. O nome cotado é o de Danilo Furtado, atualmente trabalhando no Ministério de Minas e Energia.

Também existe a possibilidade de mudança na Secretaria de Ciência e Tecnologia.

1 comentário »

PMDB aposta em consenso entre os candidatos

0comentário

gastaovieiraearnaldomeloO presidente do Diretório Estadual do PMDB no Maranhão, senador João Alberto, revelou ontem, em entrevista a O Estado, que o partido pode abrir mão da realização de uma pesquisa eleitoral para a escolha do indicado do partido a integrar como candidato a senador a chapa do pré-candidato a governador Edison Lobão Filho, também do PMDB.

A decisão de que a escolha seria feita após uma consulta estadual ocorreu no final do mês de abril. Concorrem pelo PMDB o deputado federal Gastão Vieira e o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo. O PTB também ainda deve apontar um filiado para tentar se viabilizar.

Durante sua participação em reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE), João Alberto disse que o partido segue conversando sobre o assunto, mas adiantou a nova possibilidade .

“A princípio, nós pensamos nisto [realização de uma pesquisa], mas eu acredito que haverá um consenso entre os candidatos”, afirmou.

O deputado Arnaldo Melo mostrou-se surpreso com a informação de que a tese de um consenso para indicação partira do presidente da legenda. “Eu sei que a opinião do senador João Alberto é essa: que se faça a prática habitual, de que é um consenso entre a cúpula do grupo que decide quem é o candidato ao Senado. Ele sempre defendeu essa tese”, relatou.

Melo acrescentou que também a defende. “Eu defendo a prática do hábito político, porque a pesquisa deixa sempre alguém em desvantagem. Sem contar que, num momento como esse, precisamos agora é de coesão, de força e de união para encaminharmos nosso candidato a governador”, defendeu.

Também presente ao encontro do Conselho Nacional de Educação (CNE) em São Luís, o deputado federal Gastão Vieira disse que tem mantido conversas com Arnaldo Melo sobre o processo de escolha . “Eu sempre tive uma relação muito boa com o Arnaldo. Estamos absolutamente conscientes de que nesse momento o importante é consolidar a candidatura do nosso candidato a governador e a partir daí fazer as outras considerações”, disse Gastão.

O Estado

sem comentário »

Palmeiras chega sem Valdívia e Prass

17comentários

valdiviaO Palmeiras já está em São Luís. A delegação desembarcou na madrugada de hoje sem as suas duas principais estrelas, o meia chileno Valdívia e o goleiro Fernando Prass.

Outro desfalque será o meia Bruno César, além do atacante Alan Kardec que trocou o verdão pelo São Paulo. A principal atração do Verdão é o zagueiro Lúcio, ex-Seleção Brasileira.

O Palmeiras evitou a imprensa e os torcedores no desembarque no aeroporto Hugo Cunha Machado e saiu pelo portão lateral para frustação de uns vinte torcedores que aguardavam a delegação.

O time chega a São Luís em crise pelo início ruim no Brasileirão e com o treinador Gilson Kleina ameaçado no cargo após duas derrotas consecutivas para o Fluminense, em  São Paulo e a goleada no domingo por 4 a 2, para o Flamengo, no Maracanã.

Para afastar o ambiente de crise, o Palmeiras quer eliminar logo o Sampaio neste primeiro jogo e evitar um novo confronto em São Paulo, no dia 17.

O time treina hoje à tarde, no CT do Moto Club, no Paranã.

Foto: Folhapress

17 comentários »

Edilázio denuncia caos em Altamira do Maranhão

0comentário

edilazioO líder do Bloco Democrático na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edilázio Júnior (PV), denunciou ontem (5), na tribuna da Casa, a precariedade dos sistemas de Saúde e Educação do município de Altamira do Maranhão, distante 233 quilômetros de São Luís.

O parlamentar afirmou que recebeu três vereadores do município, que o relataram o caos o qual enfrenta a população. O atendimento à saúde, por exemplo, é feito pelo município de Vitorino Freire. Os vereadores foram Marton Pageú (PDT), Neto Varão (PT) e Mosquito (PSDB).

“A mesma coisa acontece em relação à educação. Chegou ao nosso conhecimento que pais de alunos agora precisam pagar van e ônibus mensalmente para levar os estudantes de Altamira e de Paulo Ramos para estudarem em escolas de Vitorino Freire”, afirmou.

Levando em consideração a gravidade da situação, Edilázio afirmou que denunciará o caso ao Ministério Público, para que apure as irregularidades e responsabilize o Executivo Municipal.

“Hoje não nasce mais ninguém em Altamira, uma vez que sequer há realização de parto naquele município. Vamos pedir ao Ministério Público que apure tudo isso”, finalizou.

Altamira do Maranhão é administrada pelo prefeito Dr. Ricardo (PMDB).

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS