A Prefeitura de São Luís vai expandir as atividades do Programa Ativamente para dez escolas da rede municipal de ensino. Inicialmente, em 2013, duas unidades eram atendidas pelo programa, as creches Maria de Jesus Carvalho (Camboa) e Recanto dos Pássaros (Cidade Operária). O Ativamente objetiva levar a Neurociência para aplicação em sala de aula, através da formação de professores e do diálogo com os pais.
Desenvolvido pela Secretaria de Educação (Semed) através de parceria com o Instituto Neurocenter e com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o programa ampliado mobilizará mais de 180 educadores que atuam nas escolas. Eles terão a oportunidade de participar de ações formativas com foco na estimulação neurocognitiva beneficiando mais de duas mil crianças. O programa está alinhado com as diretrizes de governo do prefeito Edivaldo para garantia da qualidade do ensino.
“A grande força deste projeto é a conquista que ele representa com as crianças que são atendidas, com as mães que presenciam o atendimento e com os profissionais que fazem parte deste circuito de afeto, estímulo e desenvolvimento intelectual. Em nome do prefeito Edivaldo, agradeço e parabenizo a equipe engajada no programa”, afirmou o secretário de Educação, Geraldo Castro.
Os educadores das escolas contempladas participarão de encontros de formação. A primeira etapa da capacitação foi realizada esta semana quando gestores, coordenadores pedagógicos e professores assistiram à palestra sobre neurodesenvolvimento ministrada pelo coordenador do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da Universidade Mackenzie, Eliseu Coutinho. Na ocasião, as idealizadoras do Ativamente, Luce Malba e Jucélia Ganz, apresentaram o Programa e explicaram o funcionamento dele na rede municipal de ensino.
O encontro formativo será realizado mensalmente, sempre aos sábados, durante dez meses, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A próxima atividade está agendada para o dia 17 de maio. Ao longo da capacitação, os profissionais terão a oportunidade de discutir eixos temáticos relativos ao Neurodesenvolvimento aplicado à Educação: “Atualizações em Neurociências”, “Neurobiologia da Aprendizagem”, “Linguagem”, “Memória”, “Atenção”, “Psicomotricidade”, “Fatores Fisiológicos que Interferem na Aprendizagem”, “Musicalização”, “Psicologia Social” e “Planejamento Educacional”.
Foto: Paula Rodrigues
Os pais tem que também estar engajados com a educação e em constante contato com a escola dos seus filhos, pois isso ajuda no crescimento, aprendizado e educação p estes futuros cidadãos. Criança educada, homem do bem. Muito bom o projeto ajuda a todos.
Deve ser um ótimo programa. Incentivos em prol de uma educação de qualidade devem ser oferecidos a todo o momento. Por um ensino de qualidade que se deve batalhar. E quanto mais se fizer agora, o futuro delas estará garantido. Espero que com essa iniciativa da prefeitura, as pessoas parem de dizer que o ensino público, não tem qualidade e não se aprende nada!
A educação tem caminhado muito bem!!!Isso só vem fazer a nossa cidade melhorar, pois educação é base para um grande futuro das nossas crianças!!!
Legal esse projeto. Ampliar para fazer com que as crianças se interessem mais pelas aulas é essencial.