Palavra de Sarney
“Essa gente que fala, quando falarem, eu peço a vocês, perguntem: ‘Onde você colocou um prego numa barra de sabão em favor do Maranhão?’. Perguntem o que fizeram pelo Maranhão. E eu posso dizer: nada!”
José Sarney
“Essa gente que fala, quando falarem, eu peço a vocês, perguntem: ‘Onde você colocou um prego numa barra de sabão em favor do Maranhão?’. Perguntem o que fizeram pelo Maranhão. E eu posso dizer: nada!”
José Sarney
Sampaio e Ceará fizeram um jogo de muitos gols e empataram por 2 a 2, neste sábado, no Castelão, em São Luís pelo Campeonato Brasileiro Série B.
Os gols foram marcados no primeiro tempo. Magno Alves abriu o placar para o Ceará num pênalti inexistente. O Sampaio empatou num lance de impedimento com Paulo Sérgio.
Num belo chute do meia Nikão, o Ceará abriu vantagem novamente em 2 a 1, mas o Sampaio foi buscar o empate com Eloir.
Com o resultado, o Sampaio é o nono colocado com 12 pontos ganhos. O Ceará chegou a 18 pontos e assumiu a liderançaa da competição.
O próximo jogo do Sampaio será na terça-feira (3) contra o América-RN, às 19h30, no Estádio Castelão. O Ceará enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista.
Os gols
O Ceará abre o placar aos 13 minutos do primeiro tempo. Magno Alves é derrubado fora da área por Paulo Sérgio, mas o árbitro sergipano Claudio Francisco Lima marcou pênalti. Magno Alves cobrou para fazer 1 a 0 Ceará.
O gol de empate do Sampaio sai aos 30 minutos. Falta pela esquerda que Márcio Diogo bate e Paulo Sérgio em impedimento cabeceia para o gol de Jaílson 1 a 1.
O Ceará pulou na frente mais uma vez aos 36 minutos. O meia Nikão manda chute colocado e faz um golaço de fora da área.
O Sampaio empata aos 42 minutos em um lance parecido com o primeiro gol. Márcio Diogo cobra falta pela esquerda e desta vez quem apareceu para desviar de cabeça foi Eloir.
Foto: João Ricardo
No Dia Mundial Sem Tabaco, o Ministério da Saúde anuncia a regulamentação da Lei Antifumo por meio de decreto da presidenta da República, Dilma Rousseff, que estabelece ambientes fechados de uso coletivo 100% livres de tabaco. O objetivo é proteger a população do fumo passivo e contribuir para diminuição do tabagismo entre os brasileiros. A norma entrará em vigor 180 dias após a publicação do decreto no Diário Oficial da União, previsto para próxima segunda-feira, dia 2 de junho.
De acordo com a nova regra, está proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos fumígenos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja só parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Os narguilés também estão vetados.
A norma também extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda, permitindo somente a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os malefícios provocados pelo fumo. A legislação anterior permitia as propagandas no display.
“A regulamentação da lei é um grande avanço para o Brasil. É fundamental para que o país possa continuar enfrentando o tabagismo como um grave problema de saúde pública e um desafio para que toda a sociedade possa viver de forma mais saudável. A regulamentação é um compromisso com a saúde do povo brasileiro”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Foto: Shutterstock/Arquivo
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) definiu o cronograma de disputas da Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), maior competição estudantil do Maranhão. A Etapa Regional corresponde à segunda fase classificatória dos jogos escolares e terá início na próxima terça-feira (3 de junho) com disputas nas cidades de Buriticupu e Codó.
Nesta edição dos JEMs, a Etapa Regional foi dividida em seis regiões, cada uma sendo disputada em uma determinada cidade-sede. Além das regionais de Buriticupu e Codó, que começam na semana que vem, as cidades de Pastos Bons, Presidente Dutra, Barreirinhas e Pinheiro também serão sedes desta fase dos JEMs.
Ao todo, a Etapa Regional dos JEMs contará com a participação de 71 cidades de todo o Estado. As instituições de ensino destes municípios estarão na disputa por vagas na Etapa Estadual dos JEMs nas modalidades de basquete, beach soccer, futebol, futsal, handebol e vôlei. Os campeões desta fase se classificam para a fase final dos JEMs, que ocorrerá no segundo semestre em São Luís.
Para estas duas primeiras sedes da Etapa Regional, equipes de dezessete cidades irão competir do dia 3 ao dia 10. Buriticupu receberá escolas e alunos/atletas de outros seis municípios: Imperatriz, João Lisboa, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Porto Franco e Açailândia.
No mesmo período em que ocorrem as disputas em Buriticupu, serão realizadas também as de Codó. Além das escolas da cidade-sede, também estarão nesta regional escolas de Timon, Coelho Neto, Caxias, Afonso Cunha, Cantanhede, São Mateus, Aldeias Altas, Peritoró, Matões do Norte, São João do Sóter e Bacabal.
Após a realização das regionais de Buriticupu e de Codó, a Sedel começa a preparar as disputas das próximas duas regionais, que serão realizadas nas cidades de Barreirinhas e Pinheiro Dutra entre os dias 14 e 20 de junho. Por fim, de 23 a 29 de junho, os jogos escolares chegam às cidades de Pastos Bons e Presidente Dutra.
A programação completa dos JEMs está disponível no site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.
A edição de 2014 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) sofreu uma pequena alteração no que diz respeito à sua fórmula de disputa. Neste ano, serão realizadas apenas três etapas (Metropolitana/Municipal, Regional e Estadual) e não mais quatro como nas edições anteriores.
Neste novo cenário, a Etapa Estadual das modalidades coletivas, será disputada com um número maior de equipes, classificadas após a realização das etapas anteriores: dezesseis no total. A primeira etapa dos JEMs classificará oito escolas da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) para a Etapa Estadual, sendo quatro escolas da rede pública e quatro da particular.
As outras oito vagas serão destinadas para equipes do interior do Estado, sendo que duas serão do campeão e do vice da fase municipal de Imperatriz. Os últimos representantes serão os campeões das seis etapas regionais, totalizando, assim, dezesseis escolas participando da Etapa Estadual
A única exceção será na modalidade futsal, que contará com vinte equipes na Etapa Estadual dos JEMs 2014, sendo doze classificadas na Etapa Metropolitana, duas classificadas na fase municipal de Imperatriz e os seis campeões regionais.
Foto: Biaman Prado
O Estado
O senador Lobão Filho, candidato do PMDB ao Governo do Estado, disse ontem que acatará qualquer decisão do PT maranhense em relação à composição de sua chapa na disputa maranhense. Lobão Filho disse que vai esperar a decisão sem opinar a respeito. “Sei que há o conflito interno do PT e vamos esperar o que eles decidam. Somos aliados do PT e o que for decidido vamos aceitar”, frisou Lobão Filho, que participou ontem à tarde do encontro do Partido Ecológico Nacional, que reafirmou o apoio à sua candidatura.
O entendimento entre os diretórios nacional e regional, sobre a composição da chapa com o PMDB no Maranhão, será buscado na próxima semana, quando membros da direção estadual tentarão convencer a Executiva nacional de que a vice é a melhor opção para os petistas maranhenses.
A decisão da direção nacional do PT de querer um candidato compondo a chapa majoritária para o Senado faz parte da estratégia do partido de aumentar a bancada no Congresso e assim garantir a governabilidade caso a presidente Dilma Rousseff seja reeleita. “Quando estive com o presidente Lula, ele me falou que a estratégia do PT é o Senado e assim conseguir a governabilidade para a presidente Dilma. Acredito que esse projeto do PT é uma estratégia importante. Vejo com otimismo o PT ocupando a vaga de suplente de senador”, disse José Antonio Heluy.
Foto: Biaman Prado
A greve dos rodoviários completa hoje no 10º dia e São Luís continua com 100% da frota de ônibus parada. A movimentação é tranquila neste sábado (31).
Não houve acordo entre patrões e empregados na reunião que terminou ontem à noite, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.
Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus pediram inicialmente reajuste de 16%, mas baixaram a pedida para 11%. Mas ontem, durante a reunião, o Sindicato dos Rodoviários aceitou baixar a proposta novamente, mas o índice não foi divulgado. Mesmo assim não houve acordo.
Os empresários não se manifestaram.
A Prefeitura de São Luís reintera que não concederá qualquer reajuste de tarifa. E está correta, falta apenas ter a coragem e iniciar logo a licitação das linhas de ônibus.
Foto: Zeca Soares
A pré-candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Maranhão vai ganhando força com a adesão de novos partidos políticos e apoio de lideranças políticas e comunitárias de diversas regiões do Estado. Nesta sexta-feira (30), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, o presidente do diretório regional do Partido Ecológico Nacional (PEN), deputado estadual Jota Pinto, oficializou o apoio da legenda a pré-candidatura do peemedebista.
“Com fé na justiça de Deus vamos caminhar, a passos firmes e largos, rumo à vitória para construir um novo Maranhão, baseado nos princípios da ética, respeito, gratidão, lealdade e amor”, disse o senador e pré-candidato Lobão Filho. O PEN tem 65 pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal.
“Vou percorrer todo o Maranhão. Conversar com povo do meu Estado olhando olhos nos olhos. Dizer o que o nosso coração estar sentido, sem ódio e muito menos rancor”, declarou Lobão Filho ao agradecer o apoio e acolhida do PEN à sua pré-candidatura.
Vitória – O deputado estadual Jota Pinto disse ter certeza da vitória. “Nós, somos um grande partido. Temos uma base sólida e unidade. O nosso time está crescendo. Vamos jogar para ganhar e, juntos, construir um grande Maranhão para todos nós”, destacou o parlamentar.
O deputado estadual André Fufuca conclamou os jovens a engrossar fileiras para a “renovação da esperança de geração de emprego e renda e novos postos de trabalho” para parte significativa da população que aguardam uma “oportunidade de trabalho, de novas perspectivas de vida”.
A deputada estadual Priscylla Sá acredita na força e potencial do PEN Mulher para a “arrancada da vitória e do grande potencial para a transformação e renovação de um grande Maranhão”.
Representando os gestores municipais, o prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira, destacou o caráter municipalista do senador e pré-candidato Lobão Filho do Governo do Maranhão. “Como presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, ele já assegurou importantes recursos para os municípios maranhenses propiciando a implementação de ações e projetos que redundaram na melhoria da qualidade de vida do povo”, afirmou.
Foto: Biaman Prado
Seis jogos complementam neste sábado (31), a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Destaque para o confronto entre Sampaio e Ceará, às 16h20, no Estádio Castelão, em São Luís para aquecer a rivalidade entre maranhenses e cearenses.
As duas equipes venceram de goleada no meio de semana, por isso a expectativa é de um grande jogo. O Sampaio goleou a Portuguesa por 4 a 1, no Canindé. O Ceará também foi impiedoso e massacrou o lanterna Vila Nova por 4 a 0.
Para o jogo de hoje, o técnico Flávio Araújo pela terceira partida consecutiva repetirá a escalação. A única modificação será na lateral-direita com a entrada de Paulo Ricardo no lugar de Hiltinho que foi expulso conta a Lusa.
O time que enfrenta o Ceará terá: Rodrigo Ramos, Paulo Ricardo, Edimar, Paulo Sérgio e Willian Simões. Uilian Corrêa, Eloir, Márcio Diogo e Válber. Pimentinha e David Batista.
No Ceará, a dupla de zaga titular Sandro e Diego Ivo está fora. O volante João Marcos também não vem a São Luís. Os três terão que cumprir suspensão. O Vovô terá a seguinte equipe: Jaílson; Samuel Xavier, Alex Lima, Anderson e Vicente; Marcus Vinicius, Ricardinho, Eduardo e Nikão; Magno Alves e Bill.
A cobertura completa para Sampaio e Ceará você acompanha pela Rádio Mirante AM.
O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, e o senador José Sarney inauguraram, na manhã desta sexta-feira (30), as novas instalações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Eles percorreram os departamentos que foram reformados e visitaram a sala de videomonitoramento das unidades de saúde estaduais – onde foi realizada homenagem ao senador e uma vídeoconferência com os gestores dos hospitais estaduais de Alta Complexidade Carlos Macieira e Tarquínio Lopes Filho (Geral) e da UPA Araçagi.
Ricardo Murad lembrou que o Programa Saúde é Vida é uma realidade porque sempre contou com o apoio incondicional do senador José Sarney. “Ele acreditou no nosso projeto, buscou recursos e agora pode constatar que a saúde do Maranhão mudou para melhor. Nestes três anos colocamos em funcionamento 250 leitos de UTI e cerca de 15 mil profissionais estão trabalhando para que as unidades funcionem e ofereçam um serviço com padrão de excelência para todos os cidadãos”, ressaltou.
Na sala de videomonitoramento, Ricardo Murad mostrou a Sarney que todas as unidades da rede estadual de saúde estão interligadas por fibra ótica, possibilitando a agilização dos processos internos e a integração das equipes médicas, de forma a oferecer assistência de maior qualidade aos pacientes. “O Maranhão precisa e deve ter respeito e profunda gratidão por tudo o que fez, faz e ainda fará pelo avanço deste estado. Esta homenagem dos servidores da SES é sincera e de profundo agradecimento por ter possibilitado que os maranhenses pudessem também contar com unidades de saúde de qualidade”, enfatizou.
O senador José Sarney parabenizou o trabalho feito pela governadora Roseana Sarney, pelo gestor Ricardo Murad e todos os funcionários da SES pelos serviços prestados aos maranhenses. “Estou satisfeito em ver esta transformação e que o atendimento de saúde com qualidade é uma realidade no Maranhão. Ver que os nossos hospitais sejam os melhores e mais estruturados da Região Nordeste e que a medicina de alta qualidade, que antes era ofertada apenas para as pessoas mais abastadas, agora é acessível para todos os maranhenses”, declarou.
Ele disse que o Maranhão tem hoje a mais avançada tecnologia do mundo a serviço da saúde pública. “O Maranhão é uma referência nacional em termos de saúde, com medicina de ponta, equipamentos modernos e profissionais competentes a serviço do povo maranhense. É um trabalho que elevou a saúde do Maranhão a um patamar alto e que deve ser sempre seguido”, completou José Sarney.
Medicina de qualidade
A central de monitoramento foi implantada para organizar o acesso dos pacientes aos serviços, agilizar processos, melhorar a qualidade do atendimento prestado e aperfeiçoar mecanismos de gestão da área de saúde.
“A montagem desta rede de fibra ótica vai garantir que estejamos sempre perto, mesmo estando longe. Fazendo com que os médicos possam conversar sobre os casos mais graves em vários hospitais, transmitir imagens de laudos de tomografias, ressonâncias e radiologia e discussão do caso, além da parte gerencial que está toda alocada neste prédio”, justificou Ricardo Murad.
Participaram da inauguração, o subsecretário da SES, José Márcio Leite; secretários adjuntos, a prefeita de Coroatá, Tereza Murad, os deputados Edilásio Júnior e Hélio Soares, além dos servidores da SES e das unidades estaduais de saúde.
O prédio sede da Secretaria de Estado da Saúde está sendo totalmente reestruturado, de forma a garantir aos servidores e à população um ambiente moderno de trabalho e de atendimento, com setores interligados, informatizados e interativos. Foram concluídos o subsolo e o primeiro andar do edifício. No térreo, que ainda está em obra, será instalada a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Hospitalar), que está em implantação e fará a gestão de todas as unidades da rede estadual de saúde.
Foto: Nestor Bezerra
Depois de confirmar a contratação do atacante Naôh (ex-Sergipe e MAC), o Moto está próximo de um acerto com o atacante Rayllan, de 25 anos. As negociações estão bastante adiantadas.
O atacante Rayllan era sonho antigo do Moto e esteve próximo de um acerto na temporada passada, mas acabou assinando com o Sampaio. Antes havia atuado pelo Red Bull-SP e Audax-RJ.
O pequeno bom de bola revelado pelo Imperatriz em 2009, Rayllan nunca teve uma oportunidade real no Sampaio e decidiu pedir a rescisão de contrato para seguir carreira em outro clube.
Rayllan atuou poucas vezes pelo Campeonato Brasileiro e teve o seu melhor momento nos jogos da Copa União no ano passado, quando o Sampaio utilizou um time reserva.
Revelado pelo Imperatriz, Rayllan se mostra agora bastante motivado e se diz pronto para ajudar a levar o Moto à Série C.
Raylan e Naoh vão se apresentar na próxima segunda-feira (2) ao Moto Club para o início da preparação para o Campeonato Brasileiro Série D.
Aposta
O meia maranhense Davyson, de 18 anos e que já foi atleta da base do Grêmio e Flamengo será uma aposta do Moto para a Série D. O jogador também será uma das novidades na apresentação marcada para segunda-feira (2).