No dia 1º de abril, postei aqui no blog uma foto de um lixão que se formava em plena via pública, em frente à Unidade Integrada Sagarana II, na avenida Dom José Delgado, no Caratatiua.
Em nota, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou na ocasião não ter conhecimento do acúmulo de lixo na área e que vai enviaria um fiscal para averiguar a denúncia. Caso fosse constatado o acúmulo de lixo, seriam tomadas as providências necessárias para a retirada do material.
Bom, ontem 13 de abril, o internauta Antonio Menezes ao passar novamente no local fez um novo registro do lixão.
Qual é a explicação? Houve realmente a retirada do lixo pela Prefeitura? Existe fiscalização para que a população não jogue mais o lixo no local?
Vamos ver qual é a explicação…
Nota da Prefeitura de São Luís
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que a coleta de lixo na Avenida Dom José Delgado, no Caratatiua, em frente à Unidade Integrada Sagarana II está regular, e é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras. A Semosp esclarece que afixou placas educativas contendo os dias da coleta e as instruções legais quanto ao descarte de lixo.
Nota do blog
Por volta de 19h30, recebemos a informação do autor da foto publicada no blog que a Semosp já havia recolhido o lixo do local.
Esses moradores tbm ñ tem vergonha na cara, pq isso é questão de educação tbm né minha gente? Acho q esse tipo de coisa só acontecem, por causa da falta de educação da população.
Isso não vai acabar nunca.
Domingo irei ao local de novo para ver o que os moradores fizeram
O que fazer quando a população não tem educação e consciencia suficiente para evitar este tipo de comportamento? Infelizmente, as pessoas fazem mesmo isso e mesmo com a presença de lixeiras e com coleta regular, jogam lixos nas ruas. Proximo de onde eu moro tem uma area de reserva da força aérea e mesmo com coleta regular, as pessoas fazem de lá um lixão e jogam desde o lixo comum a colchões, camas velhas, pneus entre outras.
Eita cultura da fiscalização! Será que temos que ser sempre fiscalizados para fazermos o básico, que manter nossa cidade limpa e organizada? Será que temos que ter uma agente público, pagos com nosso dinheiro, para nos ensinar a sermos educados?
Assim, como meu colega Alan, moro na região, e esse problema é muito antigo, e não foi nem uma, nem duas vezes que presenciei a mesma cena que o caro colega descreve.
Mesmo sem aceitar a ideia que ainda precisamos de uma campanha educativa sobre limpeza pública, concordo com o caro jornalista que a prefeitura deveria fazer uma. Mas será que vai adiantar? Espero que sim!
Espero que a prefeitura continue fazendo o recolhimento desse lixo, e que a população se conscientize de manter a nossa cidade limpa.
Bom, Ilka se não adiantar é melhor parar e deixar o comando. As campanhas educativas precisam ser constantes da mesma forma que todos os dias ensinamos algumas coisas aos filhos. Se não for assim as coisas não mudam nunca.
Sou morador da região e dessa vez a prefeitura não tem culpa, hoje mesmo passei lá e tinha garis levando o lixo e já tinha um senhor de idade colocando lixo lá, a prefeitura colocou uma placa no local dizendo os dias de coleta, agora pode passar agora que estará limpo e passe no fim da tarde que verá o local já com lixo. A culpa é dos moradores porcos que tem na região pois o caminhão de lixo passa dia sim dia não pra fazer a coleta das casas. Povo ignorante e porco. Não sou defensor de prefeitura mas nesse casso não tem porque culpar a prefeitura.
PORQUE OS PAUS MANDADO DA OLIGARQUIA NÃO DISSERAM NADA DAS MORTES EM PEDRINHAS. NÃO FORAM AUTORIZADOS A COLOCAR SEQUER NENHUMA LINHA, ISSO QUE DA SER SUBMISSI A ESSA QUADRILHA.
Eu nunca tive a ilusão de que esses crimes acabariam. É comum no Brasil inteiro, apenas aqui no Maranhão é que parece coisa de outro mundo. A situação carcerária no Brasil inteiro é de muita gravidade e no Maranhão não é diferente.