Imagem da ‘mudança’

12comentários

flaviodino

O candidato comunista ao governador, Flávio Dino, abraçado com Alderico Campos (DEM), vereador por Paço do Lumiar, Alderico Campos, do DEM (camisa azul), que em 2012 foi flagrado pela PF atuando numa quadrilha que fraudava licitações e desviava recursos públicos federais da educação do município administrado pela então prefeita Bia Aroso.

Consta ainda no “currículo” de Campos, diversas ações do Ministério Público Estadual (MP/MA) e por corrupção passiva e prevaricação.

Outro apoio de peso a Dino que aparece na foto é do ex-candidato laranja a prefeito de São Luis, Ednaldo Neves (último à direita de camisa “cor-sim-cor-não”).

Ah, o “ponta esquerda” desta Imagem do Dia é velho conhecido da Polícia Federal, o ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema.

Isso que é mudança. sô…

Blog de Robert Lobato

12 comentários »

Sampaio passa e pega o Verdão

3comentários

sampaioepalmeirasO Sampaio venceu o Interporto-TO, por 3 a 1, hoje à noite, no Estádio Castelào e garantiu    a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo, em Porto Nacional, as duas equipes haviam empatado por 2 a 2.

Os gols do Sampaio foram marcados por Edgar, aos 43 minutos do primeiro tempo e pelo estreante David Batista, aos 23 do segundo tempo. O Interporto ainda diminuiu com Fábio Bala cobrando pênalti aos 42 minutos, mas o Sampaio ainda teve tempo para fazer 3 a 1, aos 46 minutos outra vez com Edgar.

O adversário do Sampaio é o Palmeiras que venceu os dois jogos contra o Vilhena-RO. A CBF confirmou a primeira partida para o dia 30 de abril, em São Luís, antes, o Sampaio estreia na Série B, dia 18 de abril, contra o Paraná, no Castelão.

O outro representante maranhense, o MAC só joga na próxima quarta-feira (16), contra o Paysandu, no Mangueirão. Na primeira partida, em São Luís houve empate por 2 a 2.

3 comentários »

PEN discutirá eleições 2014

0comentário

jotapintoO deputado Jota Pinto (PEN), na sessão desta quarta-feira (9) disse que na próxima sexta-feira haverá uma reunião com todos os pré-candidatos do seu partido para discutir as eleições 2014.

A partir dessa reunião é que a executiva do partido vai decidir que rumo vai tomar em relação ao apoio ao cargo majoritário. A tendência natural, segundo Jota Pinto – que é o presidente estadual do PEN -, é apoiar o candidato do governo estadual, mas não há nada decidido ainda.

“O candidato do governo terá que vir conversar com o partido. Se não, nós temos algumas opções para lançar candidato do partido, vamos discutir uma nova alternativa”, afirmou o parlamentar, lembrando que o PEN – que é um partido pequeno – tem dois representantes no legislativo estadual e também conta com uma das melhores chapas de pré-candidatos a deputado.

“Nós iremos discutir de uma forma democrática e, depois vamos tomar uma decisão  sobre o rumo que iremos tomar”, finalizou Jota Pinto, convidando os demais colegas pré-candidatos para participar das discussões.

Foto: Raccielle Olivas/Agência AL

sem comentário »

Gastão na disputa do Senado

3comentários

gastaovieiraO deputado federal, Gastão Vieira (PMDDB), desmentiu hoje os boatos divulgados na imprensa de que teria desistido de se candidatar ao Senado.

Para o ex-ministro do Turismo, este não é o momento para definições.

“Reafirmo o meu interesse de disputar uma vaga no Senado, mas precisamos aguardar os acontecimentos, pois o estado vive uma situação nova na política”, finalizou.

Enquanto não define o seu futuro político, o deputado Gastão Veira segue cumprindo agenda de visitas e reuniões em todo o Maranhão.

3 comentários »

Detran realiza mutirão

1comentário

mutiraodetranDiante do alto índice de reprovação e de candidatos novos que buscam a primeira habilitação, especialmente, na categoria “B”, o Detran-MA iniciou no último sábado (5) um mutirão de turmas extras aos sábados (5, 12 e 26 de abril) para realizar os exames teóricos e práticos de direção veicular.

Com essa medida, proposta, também, pelos Centros de Formação de Condutores (CFC) da capital, foram abertas 300 vagas para exame teórico, sendo 100 vagas por sábado, e 285 novas vagas categoria “B” para exames práticos, sendo 95 para cada dia do mutirão.

Os exames serão realizados exclusivamente no pátio do Detran-MA, na Vila Palmeira, em São Luís. Vale ressaltar que as vagas estão disponibilizadas, sendo de competência dos CFC’s a marcação dos exames.

A demanda para realização dos exames, teóricos e práticos para a categoria “B”, tem sido maior por conta da grande quantidade de processos que foram abertos em dezembro de 2013.

“Muitos candidatos abriram processo para tirar a primeira habilitação, adição da categoria B e reinício de processo antes de janeiro de 2014, que era o prazo para que os CFC’s cumprissem a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do uso dos simuladores de direção durante o curso téorico, o que aumentou a demanda”, justificou a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, já que o prazo para a implantação das aulas com os simuladores foi adiada para 30 de junho de 2014, de acordo com a resolução 473 do Contran.

“Fizemos todo um trabalho de remanejamento para atender essa demanda de candidatos no intuito de garantir os exames no período de tempo satisfatório”, destacou o diretor geral do Detran-MA, André Campos.

Recorde de CNH

Vale ressaltar que o Detran bateu recorde no mês de janeiro de 2014 na quantidade de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) emitidas no Maranhão. De acordo com levantamento feito pela Coordenação de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), só no mês de janeiro foram emitidas 21.996 CNH, o que representa um recorde em relação aos anos anteriores, pois em janeiro de 2012 foram 16.188 emissões e, em janeiro de 2013 foram 18.390.

De janeiro a março de 2014 foram emitidas 54.256 CNHs, um aumento de mais de quatro mil em relação ao mesmo período do ano passado.

Foto: Leonardo Sampaio

1 comentário »

Eliziane de volta ao cenário político

1comentário

elizianegamaTida como carta fora do baralho pela Oposição ligada ao comunista Flávio Dino, Eliziane Gama (PPS) volta ao cenário político devido aos últimos acontecimentos e volta com força de ser uma candidata com chances reais de disputar o Governo do Maranhão.

Eliziane Gama conseguiu posicionar bem novamente o PPS e volta a ver sua candidatura com possibilidades de sair do papel. A deputada estadual e pré-candidata ao Governo do Maranhão reabriu o diálogo com o PSDB para uma aliança, que pode ser a única alternativa viável para as duas legendas.

Os dois partidos chegaram a emitir comunicado dizendo que até podem apoiar a candidatura de Flávio Dino, mas precisariam de espaço na chapa majoritária, o que dificilmente deve acontecer, afinal PSB e PDT, parceiros de Dino desde o início, não estariam dispostos a abrir mão desse espaço para quem desembarca agora.

Com isso, o melhor caminho seria de fato uma aliança entre ambos e uma terceira via como candidatura. Se de fato essa for a decisão, Eliziane entra na disputa bem posicionada, pois além de um tempo significativo no horário eleitoral, ela, no atual cenário político, passa realmente a ter chances de chegar mais longe, inclusive num 2º turno.

De qualquer forma e de um jeito ou de outro, Eliziane Gama volta com força ao cenário político e sua decisão poderá ser decisiva no pleito eleitoral.

Blog do Jorge Aragão

1 comentário »

Edson Porto fica no Moto

1comentário

edsonporto O primeiro passo do Moto para dar continuidade ao bom trabalho realizado no Campeonato Maranhense foi dado hoje (9). O diretor de futebol, Waldemir Rosa acertou a permanência do técnico Edson Porto até o fim da temporada.

Porto vai comandar o time rubro-negro no Campeonato Brasileiro Série D e terá a missão de levar o clube à Série C.

Os dois conversaram também e já definiram como será a reformulação da equipe para a competição da CBF que só começa após a Copa do Mundo. De imediato, o Moto vai liberar todos os jogadores de fora para reduzir as despesas uma vez que não terá nenhuma partida oficial até julho.

Toda a base de jogadores maranhenses pemanecerá no clube. Além da garotada que brilhou no Estadual, a diretoria considera prioridade a manutenção de jogadores como Curuca e Kléo.

Porto deverá indicar entre sete a dez jogadores que serão contratados para o Campeonato Brasileiro Série D.

O diretor Waldemir Rosa aguarda com expectativa a confirmação pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação ao calendário e fórmula de disputa da Série D. O blog conseguiu apurar que a CBF estuda a possibilidade de realização da competição com 32 equipes que seriam divididas em 4 grupos regionalizados, mas nada foi confirmado até o momento.

Foto: Zeca Soares

1 comentário »

Semed discute política de alfabetização

4comentários

Atendendo a uma das diretrizes estipuladas na versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME), a Prefeitura de São Luís deu início às discussões para elaborar uma política de alfabetização para toda a rede municipal de ensino. Na tarde desta terça-feira (8), foi realizada na sede da Coordenadoria da Mulher a I Mesa de Diálogo Sobre Alfabetização e Letramento. A intenção é fortalecer as atividades já desenvolvidas pelos docentes, aprimorando o processo de alfabetização e letramento em sala de aula.

Na pauta dos debates que reuniram o corpo pedagógico da Semed estava a definição de prioridades, metas e estratégias de trabalho, bem como o melhor uso dos programas do governo federal criados com essa finalidade. O documento elaborado como fruto desses debates deverá subsidiar toda a política de alfabetização da Prefeitura de São Luís entre os anos letivos de 2014 e 2015.

alfabetizacao
Para secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a alfabetização é um dos instrumentos mais básicos e essenciais na construção de cidadania. “Não há sentido falarmos em garantia de dignidade e cidadania sem pensarmos em políticas públicas eficientes para este momento da aprendizagem. Daí a preocupação em definir nossas metas e traçar estratégias capazes de maximizar o nosso desempenho”, avaliou o titular da Educação.

A secretária adjunta de ensino, Áurea Prazeres, explicou que a política de alfabetização da rede municipal de ensino, uma vez elaborada, dará identidade aos vários programas já executados nesse campo do aprendizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “É de fundamental importância termos uma política de alfabetização que tenha a identidade da nossa rede, feita a partir das nossas concepções sobre o tema. Assim vamos poder integralizar todas as ações que já existem e executar o processo com os nossos estudantes de forma consistente e objetiva”, disse ela.

A Semed já desenvolve diversas atividades contidas na proposta curricular da rede, além de oferecer formações continuadas a professores alfabetizadores e executar programas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e o Programa Brasil Alfabetizado. Com o objetivo de finalizar a elaboração e aprovar o texto do documento que estabelecerá a política, uma nova mesa de diálogos deve ser realizada em 15 dias.

Foto: Ana Paula Rodrigues

4 comentários »

Astro é aclamado na Câmara

1comentário

astrodeogumO vereador Astro de Ogum (PMN) foi aclamado presidente da Câmara de São Luís para o biênio 2015/2016.

Candidato único, o atual vice-presidente e presidente em exercício do legislativo municipal, Astro de Ogum teve uma eleição bastante tranquila na manhã desta quarta-feira (9).

Foram eleitos também os outros integrantes da Mesa Diretora que terá: Chico Carvalho (1º vice-presidente), Josué Pinheiro (2º vice-presidente), Ricardo Diniz (3º vice-presidente), Pavão Filho (1º secretário), Pedro Lucas (2º secretário), Marlon Garcia (3º secretario), Bispo Paulo (4º secretário) e Professor Lisboa (5º secretário).

1 comentário »

Lobão defende governo com visão empresarial

6comentários

lobaofilhoO senador Lobão Filho (PMDB) disse em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM  que está pronto para o novo desafio de concorrer à eleição de governador do Maranhão e que pretende trazer para a política a novidade de um governador com a visão empresarial. O senador se recupera de uma cirurgia em São Paulo e retorna ao Maranhão na próxima semana. Aos 50 anos, Lobão Filho diz não ter nenhuma preocupação com o fato de nunca ter concorrido a uma eleição.

Novo desafio aceito

“Eu realmente me coloquei à disposição do meu grupo político para enfrentar mais este desafio. Já estava em uma pequena disputa política para tentar me viabilizar como candidato a senador.  Foram feitas pesquisas e essas pesquisas aparentemente me colocando em primeiro lugar entre todos os nomes, incluindo os da Oposição me credenciaram para que o houvesse o convite que aconteceu recentemente por parte da governadora. Eu sou um homem hoje de 50 anos, um empresário dedicado a minha vida ao meu estado. Cumpri quase 7 anos de mandatos de Senador e fui preparado com a visão de poder ser uma solução para o meu estado. Me sinto aos 50 anos, realmente pronto para fazer uma diferença definitiva para seis milhões de brasileiros. Eu não tenho a menor procupação pelo fato de nunca ter concorrido a uma eleição. Todos os cargos que eu passei, inclusive o de senador, passei com dignidade e competência, e fui diferente dos outros. Estou preparado para este desafio e tenho certeza que nós vamos ter sucesso e muito sucesso nesta campanha”, afirmou.

Clima de “já ganhou” na Oposição

Lobão Filho disse que a receptividade em torno do seu nome para pré-candidato ao Governo do Maranhão é a melhor possível e que começa a campanha contra um candidato em clima de “já ganhou”.

“Realmente não é um desafio pequeno. Eu tinha uma eleição de senador mais tranquila. Mas essa oportunidade me foi colocada pelo destino na minha vida e não tenho como fugir disso. A vida de senador é muito mais fácil que a vida de um governador. As pessoas se iludem com a vida de um governador achando que tudo é fácil. Mas eu tenho a convicção de que isto chegou a mim, eu não fui atrás depois de tudo que passei nos últimos anos. Isto chegou a mim pelas mãos de Deus. Agora eu me vejo numa situação que o candidato da Oposição já se proclama vencedor, já ganhou e nosso grupo já perdeu e é nesse momento que eu entro. O que me dar a certeza da vitória é que houve uma verdadeira explosão com a minha entrada. Inicialmente herdando o carinho que as pessoal tem naturalmente pelo meu pai. Um político consolidado no estado bem quisto, bem querido, bem amado, que teve o recorde de votos da última eleição, da história do Maranhão. E, logo a seguir, as pessoas confiam na minha história, no meu potencial para fazer algo pelo meu estado. Confiam que eu poderei administrar o estado Maranhão de uma forma que ele nunca foi administrado com uma visão empresarial de resultados para fazer do nosso estado um estado poderoso que ele pode ser. Essa eleição não é uma eleição fácil, mas essa história de já ganhou não vai funcionar.

Unidade das forças políticas

Lobão acrescentou que a unidade das forças políticas em torno do seu nome será fundamental. Disse que já iniciou as conversas com os diversos partidos e lideranças. Muitos serão procurados nos próximos dias.

“O meu grande objetivo é manter a base que o Luís Fernando tinha e agregar, óbvio muita coisa que ele não tinha. O prefeito Sebastião Madeira é uma liderança importante, ele representa uma região importante e eu não tenho nenhum constrangimento em procurá-lo e pedir ajuda a ele para que a gente possa continuar com a mesma relação carinhosa que ele tinha com o Luís Fernando. Quanto ao PT, ele é um partido importante que esteja ao nosso lado. Já estamos em conversas com o PT. Já tive excelente conversas com a direção nacional e agora vamos conversar com as lideranças e deputados do PT no Maranhão, eu acho que não terei grandes dificuldades. O meu objetivo não é manter o que o Luís Fernando tinha. Eu tenho a convicção de que eu tenho a capacidade de agregar outros apoios, apoios a mais fazendo do nosso grupo um grupo maior, mais animado e que a gente possa efetivamente ganhar essa eleição apesar do discurso do já ganhou que está o nosso adversário”.

Visão empresarial no governo

O senador Lobão disse que pretende trazer para a política no Maranhão a novidade de um governador com visão empresarial.

“Todo empresário hoje que sobrevive a esse mercado selvagem que é o mercado brasileiro é alguém a ser, pelo menos respeitado. Eu espero trazer para dentro do governo essa visão. O governo do Maranhão nunca teve um empresário legítimo administrando o estado do Maranhão. Eu acho que Maranhão parece muito com o Ceará do passado que teve um Tasso Gereissatti e fez a revolução que fez dentro do Ceará com uma visão de empresário e chegou a hora do Maranhão ter também essa revolução Eu espero trazer para a política essa novidade de um governador com visão empresarial do estado querendo fazer a mudança em busca permanente e radical de resultados para o estado do Maranhão. Eu não tenho medo nenhum de dizer ao meu grupo político: vamos a vitória, vamos ganhar a eleição se efetivamente eu for decidido dentro da convenção como candidato e vamos fazer juntos, todos, eu e o meu grupo político, minha base, os deputados estaduais, deputados federais, nossos prefeitos e ex-prefeitos, nossos líderes, vereadores, nosso imenso grupo político vamos fazer um governo para o Maranhão que o Maranhão merece”, finalizou.

6 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS