A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar uma série de atividades para marcar o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, comemorado na próxima segunda-feira (7). As ações serão realizadas a partir das 9h, na Praça Deodoro, por equipes técnicas da Semus e de outras instituições parceiras que vão levar à população informações sobre a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção dos fatores de risco para desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, câncer, entre outras.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que outras atividades serão realizadas nas unidades de saúde da rede municipal e ressalta a importância da prevenção, uma orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “A gestão municipal não trabalha apenas para tratar a doença. O nosso modelo de assistência tem várias ações e estratégias visando a promoção da saúde e prevenção de riscos, e para atingirmos os objetivos é preciso conscientizar a população e estimular a qualidade de vida”, afirma.
A data de 7 de abril para alertar sobre os cuidados para manter um bom estado de saúde e os principais problemas que podem atingir a população foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano o tema central são as doenças transmitidas por vetores, que transportam vírus, parasitas e bactérias. O tema foi escolhido devido às doenças de transmissão vetorial serem responsáveis por uma alta carga de mortalidade, além de acarretar sobrecarregar ao sistema de saúde.
O coordenador municipal de Combate a Dengue, Pedro Sousa Tavares, alerta sobre alguns cuidados que devem ser tomados para combater os mosquitos vetores e assim a transmissão de doenças. “A dengue, a malária, a equitossomose, a doença de chagas, a leshimaniose e a raiva são doenças transmitidas por vetores. Como forma de prevenir as doenças transmitidas por insetos está cobrir os recipientes onde é armazenada a água, não deixar água parada ou acumular lixo, usar roupas que protejam pernas e braços contra a picada dos insetos, instalação de telas em portas e janelas das residências”, observa.
O coordenador lembra que como este ano as ações terão atenção especial para o combate a dengue será montado um stand na Praça Deodoro para explicar à população os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença e será realizada vistoria nos quarteirões do entorno da Praça do Pahteon.
eu tenho achado ótima a iniciativa da prefeitura em inventir na saúde e na prevenção de doenças da população, ajudar mesmo numa vida saudável. com certeza terão mais dessas ações ne, informação nunca é demais.
Passei por um posto de saúde e vi algumas atividades sendo realizadas. Eu recebi algumas orientações e achei super bacana. Acho que esse tipo de decampanha tem que ser realizado mais vezes.
Excelente essa ação da prefeitura, pois é importante orientar a população sobre as atividades físicas, que sem dúvida alguma proporcionam uma alta qualidade de vida. Praticar exercícios regularmente é manter uma boa saúde mental e corporal, em qualquer idade. Que toda essa equipe da saúde possam promover sempre essas ações que só vem a melhorar a vida das pessoas.
Essas atividades são importantes, principalmente no local escolhido com bastante fluxo de pessoas, que é a Praça Deodoro, pode alcançar um maior público.
Importante ação para a população. é sempre bom está alerta, afinal muitas doenças podem ser evitadas apenas com prevenção e cuidado vindo da gente mesmo. A dengue pra mim é uma doença assustadora e que só depende das população, por exemplo! Boa ação prefeitura!
É Muito importante a prevenção e orientação para população no que diz respeito á saúde, pois muitas pessoas não compreendem os riscos que correm e poder proporcionar isso á sociedade é digno de respeito.