Com a mão na taça…

30comentários

edgarFoi um jogo com todos os ingredientes de uma grande decisão. Um clássico que só poderia mesmo ser definido nos detalhes. E o detalhe foi a individualidade de Edgar que em duas jogadas no segundo tempo marcou os dois gols que deram a vitória do Sampaio diante do Moto por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio Castelão.

Com o resultado, o Sampaio pode até perder a partida de domingo por um gol de diferença que mesmo assim será o campeão Estadual em 2014. O Moto tem que vencer por dois gols de diferença para forçar uma decisão extra.

Tudo bem que é um clássico e o Moto pode até tirar a diferença, mas diria que o Sampaio colocou as duas mãos na taça. A vantagem Tricolor agora é excelente. O jogo do próximo domingo, às 17h, já começa 2 a 0, mas vale lembrar que no primeiro turno o Sampaio vencia por 2 a 0 e o Moto conseguiu buscar o placar.

O resultado hoje não diz o que foi o jogo. Mas diria que o resultado foi justo. A partida poderia ter terminado empatada ou com vitória do Moto e mesmo assim teria sido um resultado justo.

O jogo

O Moto entrou em campo com a vantagem de dois resultados iguais, mas ignorou o regulamento e foi logo para cima do Sampaio. Logo a 2 minutos, Henrique deixou Jeferson na cara do gol. O meia rubro-negro mandou a bola no travessão.

O time do Moto era absoluto na partida e numa jogada rápida, o atacante Vitor é calçado na área, mas o árbitro Jorge Luís Viana não marca pênalti.

Minutos depois, o mesmo Vitor é derrubado novamente num lance duvidoso que os rubro-negros reclamam, mas a falta é marcada fora da área.

O domínio do Moto permaneceu até 30 minutos. O Sampaio conseguiu equilibrar o jogo e numa jogada sensacional de Edgar mandou uma bomba no travessão. A partir daí o jogo ficou lá e cá.

No segundo tempo, o Sampaio voltou melhor, mas o Moto levava perigo nos contra-ataques. Kléo e o goleiro Rodrigo Ramos travavam um belo duelo nas cobranças de falta. Jonas num chute forte de fora da área mandou a bola no travessão.

Numa jogada que parecia do Moto, Edgar recebeu a bola, avançou livre de marcação e chutou forte. A bola bateu no poste esquerdo e foi para o fundo do gol 1 a 0.

O Moto tentou buscar o empate e o Sampaio jogava explorando os contra-ataques até que aos 47 minutos, em outra jogada individual de Edgar ampliou a vantagem para 2 a 0 para delírio da torcida Tricolor.

Foto: De Jesus/ O Estado

30 comentários »

Assembleia instala CPI dos Combustíveis

0comentário

cpicombustiveis

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa investigar abusos nos preços dos combustíveis e formação de cartel na capital maranhense foi instalada na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (03). Na primeira reunião, os deputados membros definiram Othelino Neto (PCdoB) como presidente, André Fufuca (PEN) como vice-presidente e César Pires (DEM) como relator. As sessões iniciarão na próxima quarta-feira (09), no Plenarinho da Casa, às 14h30.

No primeiro dia de trabalhos, o presidente da CPI reuniu-se com a Consultoria Legislativa para tratar do cronograma, dos convites, das convocações e da linha investigativa que seguirá a Comissão de Inquérito. Para a primeira sessão, na próxima quarta (09), serão convidados representantes do Ministério Público e da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os deputados convocarão o presidente do Sindicato dos Combustíveis, Orlando Santos, para o dia 16 de abril.

Durante a reunião com a Consultoria Legislativa, ficou definido ainda que as sessões da CPI acontecerão, incialmente, uma vez por semana, todas as quartas-feiras. O foco da Comissão será investigar, no prazo de até 120 dias, o abusivo aumento nos preços dos combustíveis e a possível formação de cartel entre empresários do setor na capital maranhense.

A CPI dos Combustíveis, como já ficou conhecida, tem ainda como membros Jota Pinto (PEN), Carlos Amorim (PDT), Roberto Costa (PMDB) e Francisca Primo (PT), na condição de titulares. Ficaram como suplentes Bira do Pindaré (PSB), Camilo Figueiredo e Raimundo Louro (PR), Neto Evangelista (PSDB), Alexandre Almeida (PTN) e Dr Pádua (PRB).

Para os deputados que compõem a CPI, a instalação da Comissão foi um clamor da própria sociedade que não aguenta mais conviver com os abusos nos preços dos combustíveis, praticados pelos postos de venda na capital maranhense. Presentes à reunião de instalação da CPI, Othelino Neto, André Fufuca, Francisca Primo, Carlos Amorim e Bira do Pindaré defenderam as investigações e disseram que vão se empenhar para que os trabalhos proporcionem os resultados que a população espera.

Foto: Racciele Olivas/Agência AL

sem comentário »

Humberto recebe alta em SP

0comentário

humbertocoutinhoO ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT) recebeu alta hospitalar na tarde desta quarta-feira (2). Desde o ano passado, ele enfrenta um câncer no intestino e continua evoluindo bem ao tratamento no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Segundo informações de familiares, Humberto Coutinho está bem e ficará em repouso em um apartamento alugado pela família, próximo ao hospital Sírio-Libanês, onde ele deve continuar o tratamento.

Nota

A deputada Cleide Barroso Coutinho, em respeito à população maranhense, e em particular, ao povo de Caxias, levou ao conhecimento de todos, logo no início do ano, informações sobre o estado de saúde de seu esposo, Humberto Coutinho, ex-prefeito de Caxias:

* A doença de Humberto foi detectada com o diagnóstico de um tumor no intestino grosso, associado com nódulos no fígado. Realizados vários exames, foi constatado que todos demais órgãos estavam preservados;

* Decidiu-se iniciar o tratamento em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, onde foram realizadas 03 (três) sessões de quimioterapia por indicação da equipe do Dr. Paulo Hoff (Chefe da Oncologia), com uma boa resposta terapêutica, com redução considerável do tumor e sem nenhuma repercussão clínica para Humberto;

* No dia 03/01/2014 ele foi submetido à cirurgia no Hospital Sírio Libanês com a equipe do Dr. Paulo Herman (especialista em cirurgia do fígado e aparelho digestivo). Neste procedimento foi retirado o tumor do intestino grosso e de todos os nódulos do fígado, deixando Humberto livre de doença visível. A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica;

* Uma semana depois ocorreu uma pequena complicação que foi resolvida cirurgicamente com sucesso. Porém 48 (quarenta e oito) horas após, ocorreu uma nova intercorrência, em virtude de um pequeno sangramento, que foi corrigido com êxito por uma nova cirurgia.

A deputada Cleide Barroso Coutinho, comovida pelas inúmeras manifestações de apoio, aos gestos de carinho, às orações na intenção da cura de Humberto, numa demonstração de afeto e humanidade, por parte da população maranhense e notadamente de Caxias, agradece em seu nome e em nome de toda família, externando sua gratidão a todos que de alguma forma procuraram reconfortá-los neste momento de sofrimento e angústia, dando força e energia, e alimentando as esperanças na luta pelo restabelecimento integral de Humberto Coutinho.

sem comentário »

Encontro de Corregedores

0comentário

edilaziojuniorO líder do Bloco Democrático na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edilázio Júnior (PV), destacou hoje na tribuna da Casa o 65º Encontro de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), que acontece até amanhã na capital.

O evento, que tem como tema “Corregedores e juízes, um novo elo na valorização da magistraturas de 1º grau”, foi aberto ontem pela desembargadora Nelma Sarney, presidente do Colégio de Corregedores da Justiça do Brasil.

“O encontro trata da valorização da Magistratura de 1º grau, onde 90% das demandas partem da Justiça de 1º grau, mas não chegam até o 2º grau, uma vez que podem ocorrer acordos, conciliações. Por conta disso há a necessidade sim de valorização e toda atenção da Justiça de segundo grau”, disse.

Edilázio, que participou como convidado ontem da abertura dos trabalhos, destacou os temas que serão debatidos por magistrados gabaritados de todo o país e ressaltou a atuação da desembargadora Nelma Sarney, que preside o colegiado nacional. “A desembargadora Nelma foi eleita a presidente a presidenta dos corregedores do Brasil e está recebendo todos os corregedores de seus estados e do Distrito Federal com muita satisfação”, afirmou.

Hoje, uma série de palestras foram ministradas aos participantes do evento. O tema central foi a “Política de Priorização da Justiça de 1º grau”. Amanhã os trabalhos prosseguem com a exposição de projetos sociais no Judiciário e do Programa de Fortalecimento das Políticas Sociais do Judiciário.

O deputado Edilázio Júnior também destacou na manhã de hoje a sanção da governadora Roseana Sarney (PMDB) a lei que cria o Fundo Especial de Segurança do Judiciário maranhense. A lei também cria a Central de Inquérito no Maranhão, que tem como principal objetivo dar celeridade às demandas das delegacias de polícia.

sem comentário »

Decisão de Roseana gera insegurança na oposição

4comentários

roseanasarneyPor Marco D’Eça

A oposição maranhense ainda não se acostumou com a possibilidade de não ter um Sarney na disputa majoritária de outubro.

Faltando um dia para o fim do prazo de desincompatibilização, membros de PDT, PSB, PCdoB, PPS e PSDB ainda se mostram atordoados com a decisão da governadora Roseana Sarney (PMDB) de ficar no cargo.

Parecem estar órfãos da situação, sem saber muito como agir.

Na Assembleia, nas redes sociais e nos bastidores da política o assunto é um só: e nenhum membro da oposição cogita a ideia de Roseana fora do pleito.

Inseguros quanto ao próprio futuro político, acham tratar-se apenas de uma estratégia roseanista, que será revelada na última hora.

Enganam-se.

Apesar dos apelos dos aliados pela sua candidatura – intensificados nos últimos dias – a decisão da governadora já está tomada: e é a de não mais disputar eleições.

Sofram ou não os oposicionistas…

Leia mais

4 comentários »

Governo anuncia reforma administrativa

3comentários

A Secretaria de Comunicação Social do governo do Maranhão (Secom) divulgou a lista com os nomes de 13 secretários que entregaram o cargo dentro de uma reforma administrativa.

O secretário de Saúde, Ricardo Murad passa a acumular a pasta da Segurança em substituição a Aluísio Mendes. O secretário de Planejamento, João Bernardo Bringel acumulará a Educação em susbtituição a Pedro Fernandes e Claudeth Ribeiro, secretária de Igualdade Racial que acumulará a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária que era comandada por José Antônio Heluy

O governo não confirmou os substitutos para os titulares para as pastas da Juventude, Assuntos Políticos e Assuntos Estratégicos.

Veja a lista

Casa Civil
Sai: João Guilherme Abreu
Assume: Anna Graziella Costa (responde também pela Fundação da Memória Republicana Brasileira)

Cidades e Desenvolvimento Urbano
Sai: Hildo Rocha
Assume: Antonio Manoel Silvano Neto

Gestão e Previdência
Sai: Fábio Gondim
Assume: Marcos Fernando Jacinto

Infraestrutura
Sai: Luis Fernando Silva
Assume: José Raimundo Frazão Ribeiro

Fazenda
Sai: Cláudio Trinchão
Assume: Akio Valente

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Sai: José Costa
Assume: Fernando Lima

Articulação Institucional
Sai: Rodrigo Comerciário
Assume: Pamela Batista dos Santos

Segurança Pública
Sai: Aluisio Mendes
Responde: Ricardo Murad

Trabalho e Economia Solidária
Sai: José Antônio Heluy
Responde: Claudeth Ribeiro

Educação
Sai: Pedro Fernandes
Responde: João Bernardo Bringel

Juventude
Sai: Paulo Marinho Jr.

Assuntos Políticos
Sai: Ricardo Archer Filho

Assuntos estratégicos
Sai: Alberto Franco

3 comentários »

Postura equivocada

39comentários

Uma cena lamentável ontem, no Estádio Nhozinho Santos. Enquanto trabalhamos no sentido de unir o torcedor maranhense em torno dos nossos representantes em competições nacionais, ainda tem muita gente que não dá mesmo a mínima para algo tão importante.

torcidasampaioOntem, fomos surpreendidos com a presença de integrantes de uma facção de torcida organizada do Sampaio, inclusive com  faixas em meio à torcida do Paysandu. Foi no mínimo um ato de covardia com aqueles que amam o Maranhão de verdade. O pequeno grupo de torcedores do Sampaio gritava pelo “Papão da Curuzu” como se fosse o Tricolor que estivesse em campo.

Nunca, em jogos do Sampaio vi grupo de torcedores do MAC ou mesmo Moto com faixas ou bandeiras na torcida de times de fora. É o mínimo de respeito que podemos esperar.

No ano passado, também haviam torcedores do Sampaio com faixas em meio à torcedores do Bahia, no confronto do MAC pela Copa do Brasil.

Não vou generalizar, mas o pensamento desse grupinho de torcedores do Sampaio é totalmente equivocado. Será que eles acham que os paraenses vão torcer para os maranhenses algum dia? O Paysandu vai torcer para o Sampaio? Claro que não. Tenho certeza que a grande e imensa maioria da torcida do Sampaio não pensa ou age como esse pequeno grupo.

E não venham com esse argumento que isso é em nome da rivalidade. No Campeonato Brasileiro, surgem aqueles que dizem que o Sampaio é o futebol maranhense e que o seu bom desempenho é bom para todos. Prefeito, mas a recíproca é verdadeira quando falamos de torcida? Pelo visto não, quando é outro clube, a postura é essa que vimos ontem.

Fico triste pelo que vi. Sou ferrenho defensor dos nossos clubes em competições nacionais e em nome do fortalecimento desse pensamento é que trago aqui a minha indignação com a atitude desses “torcedores”.

Mas antes de condenar alguém, peço a esses torcedores que repensem essa postura equivocada. Se nós não acolhemos aos nossos quem vai acolher?

Fica o repúdio e o registro deste fato lamentável.

39 comentários »

Dever cumprido

7comentários

O secretário de Gestão e Planejamento, Fábio Gondim deixou o cargo para concorrer na eleição para deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

“Deixo o cargo com a sensação do dever cumprido e o sentimento de gratidão à governadora e a minha equipe de trabalho”, afirmou.

Gondim fez um balanço dos 4 anos que esteve à frente da secretaria e entregou o documento à governadora Roseana Sarney (PMDB).

fabiogondim

7 comentários »

Moto e Sampaio iniciam decisão

4comentários

sampaioemotoNão tenho a menor dúvida que Moto e Sampaio farão mais uma vez dois grandes jogos pela decisão do segundo turno do Campeonato Maranhense. Nesta temporada, as duas equipes de maior torcida no estado já se enfrentaram três vezes e promoveram três grandes espetáculos.

Campeão do primeiro turno, o Sampaio quer acabar logo agora com o Estadual e focar apenas na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série B. Além disso, precisa começar a voltar a jogar como nos dois últimos anos e ganhar os grandes clássicos. Foram quatro nesta temporada e o time de Flávio Araújo não ganhou nenhum.

Agora, até porque é o Moto que joga com a vantagem de dois resultados iguais, o Sampaio precisa vencer um clássico se quiser ser campeão. E vai tentar dar o troco ao Moto pela derrota no último clássico por 1 a 0.

Para isso, conta com uma equipe bem mais experiente e qualificada. Mas essa não é nenhuma garantia de que o Sampaio já levou mais essa decisão.

No Moto, a temporada foi marcada por amor e superação. O time veio para este Estadual, inicialmente para garantir o retorno nas competições nacionais. Este objetivo já foi alcançado. Agora, o Moto quer voar mais alto. Porque não ser campeão?

Com uma base impressionante montada em tempo recorde, o Moto montou uma equipe praticamente caseira e que tem enchido os olhos da sua torcida. Que time de meninos enjoados formou o Moto. Juan, Dieguinho, Luís Fernando, Jeferson, Curuca, Kléo, Felipe, Henrique, Ítalo, Gabriel e Vitor estavam aí como muitos jogadores que se destacam no futebol. Hoje, brilham com a camisa do Moto e até já sonham em levar o clube a conquistar títulos. Estão bem próximos.

São estes os ingredientes desta grande final entre Sampaio e Moto que começa nesta quinta-feira (3), às 20h15, no Estádio Castelão. O segundo jogo será no domingo, às 17h.

Vamos todos ao Castelão, Sampaio e Moto farão sem dúvida mais dois grandes espetáculos. E que vença o melhor….

Foto: Zeca Soares

4 comentários »

Ricardo Murad continua no governo

7comentários

ricardomuradO secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB) decidiu permancer no governo e não disputará mais a reeleição para deputado estadual.

A permanência de Murad foi acertada em reunião ontem à noite (2), com a governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões.

Ricardo Murad já havia manifestado desejo de concluir o programa Saúde é Vida com a inauguração dos 72 hospitais prometidos pelo Governo do Estado.

Além de permanecer na Secretaria de saúde, Ricardo Murad também pode acumular a Secretaria de Segurança em substituição a Aluízio Mendes que será cnadidato a deputado federal.

A confirmação será feita nesta quinta-feira (3) à tarde pela governadora Roseana Sarney.

7 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS