Marcada para hoje (24), a votação do projeto de emenda à Lei Orgânica que prevê a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís. Após conversas, ficou definido que a proposta a ser votada será a do vereador Marquinhos Silva (PRB), que modificou o texto original de sua proposta para contemplar alteração de data da escolha do novo comando do legislativo municipal.
Passados esses ajustes, está definida para hoje a votação desse projeto de emenda à Lei Orgânica para modificar a data da eleição da Mesa Diretora. Pelo novo texto, os parlamentares de São Luís poderão realizar a eleição interna até dia 7 de abril. Essa data contempla o período de 10 dias corridos de tramitação necessária para validação da emenda à Lei Orgânica.
O vereador Astro de Ogum (PMN) vai ser o nome de consenso para a eleição da Mesa Diretora. Inicialmente, existiam pelo menos cinco pretensos candidatos a presidente da Casa. Além de Astro, estavam como pré-candidatos os vereadores Honorato Fernandes (PT), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Ricardo Diniz (PRTB) e Francisco Carvalho (PSL).
O presidente da Câmara a ser eleito em abril deverá assumir o mandato efetivamente apenas em fevereiro de 2015, já que o pleito será antecipado. O novo comando da Casa ficará no posto até janeiro de 2017, após as eleições municipais de 2016.
Foto: Paulo Caruá
As informações são de O Estado