Dilma no Maranhão

4comentários

roseanaedilmaA governadora Roseana Sarney e a presidenta Dilma Rousseff inauguram, hoje (20), às 15h, a fábrica de celulose de eucalipto da Suzano, em Imperatriz. O empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 6 bilhões, é um dos maiores e mais modernos do mundo.

“Estamos muito felizes em inaugurar esta fábrica da Suzano. Mais um grande empreendimento que entra em operação no estado, fruto da política de atração de investimentos que estamos desenvolvendo desde que assumimos o governo em 2009. Hoje, temos mais de R$ 130 bilhões em investimentos que estão mudando a economia do Maranhão”, destacou a governadora.

Com capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas/ano, a fábrica da Suzano está em operação. Toda sua produção é voltada para atender os mercados europeu e norte-americano, utilizando a logística de ferrovia (Norte Sul e Carajás) e Porto do Itaqui.

O empreendimento está transformando a economia de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, e que está sendo beneficiada com instalação de novos empreendimentos fornecedores de insumos para a unidade da Suzano. Além disso, é um grande gerador de mão de obra. Só em sua implantação, foram criados 11 mil empregos, somados aos 3.500 na fase de operação e mais 15 mil indiretos.

O Governo do Estado envidou todos os esforços para a implantação desse grande empreendimento na Região Tocantina, com destaque para o Programa de Incentivo às Atividades Industriais e Tecnológicas no Estado do Maranhão (ProMaranhão), que viabilizou a implantação da Suzano com a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) desenvolveram trabalho em conjunto para garantir o escoamento da produção de celulose da Suzano pelo Porto do Itaqui para o mercado internacional.

O governo assegurou, ainda, condições para a instalação de empresas fornecedoras da Suzano, a exemplo da Air Liquide e Eka Chemical, que também receberam incentivos do ProMaranhão. Já a Metso adquiriu lote no Distrito Industrial de Imperatriz. O estado também promoveu dois encontros de negócios entre a Suzano e as empresas maranhenses, em 2010 e 2011, por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

Para garantir que os empregos gerados pela Suzano beneficiassem os maranhenses, especialmente trabalhadores da região tocantina, o governo assinou convênio com a empresa e outras instituições para o Programa Capacitar. O Maranhão Profissional fez parte do convênio, que resultou na qualificação de sete mil pessoas.

4 comentários para "Dilma no Maranhão"


  1. claudio

    COMENTÁRIO MODERADO

  2. Verdade solene

    Vamos falar a verdade:
    Todo esse empreendimento é bom para o sul do estado, mas qual estado? Não o estado do Maranhão por inteiro. Há um esquema bem montado e diabólico visando a separação do Maranhão. Os sulistas de Imperatriz, em sua esmagadora maioria alienígenas ou descendentes dos retirantes da seca, tendo a cidade virado uma provínica tampão para quem corria do sertão nordestino para a Amazônia, não querem mais estar vinculados ao estado. O grupo Sarney sabe disso e já garantiu o seu quinhão mobilizando-se no desenvolvimento daquela região sem, contudo, deixar de fincar pés com seus negócios, como é o caso do grupo Mirante. Uma estratégia para abocanhar alguma coisa porque é quase fatal a separação e eles nunca foram muito bem acolhidos por aquelas bandas. Enquanto isso regiões menos desfavorecidas ficam cada vez mais pobres. A baixada ocidental maranhense é um caos onde prolifera a miséria, a produção??? de crianças sustentadas pelo bolsa família e desmandos políticos, não há pior indicador sócio-econômico que este pedaço do estado, embora os sulistas sempre defendessem que eles é que são esquecidos, abandonados pelo governo????? Nada mais falacioso. Enquanto a fabrica da Suzano é inaugurada, eis que logrou em fiasco a construção da refinaria Prêmio- Diz aí Bacabeira à beira do colapso. Ainda tem terreno a preço de ouro vendendo por aquelas bandas por causa da grande refinaria? Lançaram uma mentira e muitos acreditaram. A Petrobrás nunca quis essa usina, seus diretores nunca quiseram, e com as contas no vermelho e queda vertiginosa de suas ações, empobrecendo-a em 50% conforme fontes oficias, inclusive, agora mesmo é que tal usina não sai mais do papel, ou melhor, da terraplanagem iniciada.
    Temos que agradecer a Roseana Sarney e tantos outros políticos, quer da situação, quer da oposição e copetentíssimos??????? pela futura separação/cisão do estado que um dia cobria toda a região norte e nordeste, tendo sido São Luís, capital do estado do Maranhão enquanto a sub-sede era Belém, restando a Salvador o título de capital da outra parte chamada Brasil. O Maranhão dividido é uma traição ainda maior porque todos os Amazonenses, Paraenses, Piauienses, Cearenses, Potiguares, Paraibanos, Pernambucanos e Alagoanos já foram maranhenses – todos vieram do esafcelamento do antigo estado do Maranhão. Dividindo o estado anda mais, agorá neste século como há mais de duzentos anos, sobrará mais miséria, posto que se a divisão fosse positiva, como vemos pela história deste estado, ele não seria o mais lascado da federação. os outros é que se deram bem.
    A Inauguração da Suzano, acompanhada do desenvolvimento do sul do estado, é moeda de troca, é criar cobra para ser picado, é vender a alma ao diabo se analisado por esse aspecto. Mas isso o grupo já faz recorrendo ao espiritismo de baixo nível lá para as bandas de Codó, aliás, não por acaso, outro rincão de miserê por desfavorecimento das bênçãos divinas e por motivos óbvios. Querem saber por que? é só bitarem…(Os sábios entenderão)

    • Zeca Soares

      De novo esta conversa furada?

  3. claudio

    COMENTÁRIO MODERADO

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: