Se alguém ainda tinha alguma dúvida da força do Maranhão Basquete, certamente depois da atuação deste sábado (15) não tem mais. A equipe maranhense brilhou no primeiro jogo dos playoffs de quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF). Mesmo enfrentando Ourinhos fora de casa, no Ginásio Monstrinho, o MB mostrou muita intensidade durante todo o jogo e, contando com uma atuação impecável da norte-americana Roneeka, abriu 1 a 0 na série melhor de três com a vitória por 75 a 47.
Roneeka, por sinal, foi a cestinha da partida com 22 pontos. A camisa 15 do Maranhão Basquete não sentiu a pressão de um jogo de quartas de final e foi fundamental para o triunfo maranhense. Quem também teve uma atuação de destaque foi a armadora January que deu 11 assistências e anotou 7 pontos. Pelo lado de Ourinhos, a principal pontuadora foi Bibiano (11 pontos).
Mas tem tudo foi perfeito para o time maranhense. Logo no início da partida, Iziane sentiu dores no tornozelo esquerdo e atuou poucos minutos contra Ourinhos. A atleta será avaliada para ver se terá condições atuar no próximo jogo contra a equipe paulista pelas quartas de final da LBF.
A derrota na primeira fase para Ourinhos, no interior paulista pelo visto serviu de lição ao time maranhense que desta vez deu o troco e mostrou que uma equipe que pretende brigar por título tem mesmo que atropelar os adversários.
Após a partida deste sábado, a série de quartas de final entre Maranhão Basquete e Ourinhos chega a São Luís. O segundo duelo está marcado para o domingo (23) e, caso seja necessário, a terceira e decisiva partida ocorrerá na terça-feira (23), também no Ginásio Castelinho.
O jogo
A partida entre Ourinhos e Maranhão Basquete começou com uma superioridade absurda para o time maranhense. E tudo por causa da atuação da norte-americana Roneeka. A camisa 22 do MB fez um primeiro quarto perfeito. Com 19 pontos anotados, Roneeka comandou a equipe maranhense a vencer o período por 29 a 10.
No quarto seguinte, o Maranhão Basquete continuou praticamente impecável. Com uma defesa bastante eficiente e com Roneeka precisa nos arremessos de três pontos, o MB abria vantagem no placar. Quem também brilhava em quadra era a também norte-americana January, líder em assistências na partida. Com tudo dando certo, o time maranhense foi para o vestiário com quase trinta pontos de vantagem: 51 a 23.
O dia era realmente do Maranhão Basquete. No terceiro período, o time maranhense manteve o ritmo forte mesmo com as alterações feitas pelo técnico Antônio Carlos Barbosa. Enquanto isso, Ourinhos não conseguia encontrar seu melhor basquete e a vantagem maranhense começava a ser algo impossível de ser alcançada: 64 a 39.
No período final, o Maranhão Basquete administrou a larga vantagem conquistada nos três quartos anteriores. Com a vitória assegurada, coube ao time maranhense aguardar o fim da partida: 75 a 47.
Foto: Rosana Gomes/PMO