Moradores do município de Olinda Nova, na Região da Baixada Maranhense, receberam, nesta sexta-feira (14), a cúpula do Sistema de Segurança Pública do Maranhão para uma audiência pública com o intuito de discutir e consolidar parcerias que vão aprimorar a atuação e as ações das polícias naquela cidade.
O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes; o deputado estadual Jota Pinto, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada; o prefeito Edson Barros Costa Júnior (PR); a juíza Anelise Nogueira Reginato, da Comarca local; o presidente da Câmara, vereador Roberval Costa Amaral; e o secretário adjunto de Inteligência, Laércio Costa.
Aluisio anunciou a construção de uma delegacia da Polícia Civil naquela cidade, que será comandada por um delegado de carreira, a ser designado até o mês de abril, após a conclusão do Concurso Público, além de mais dois investigadores, e também do reforço do contingente da PM. A Delegacia Geral já enviou, recentemente, uma investigadora e uma escrivã para atuarem nas ações de Polícia Judiciária em Olinda Nova.
Investimentos
O secretário de Segurança disse à população que a governadora Roseana Sarney já adquiriu mais 456 novas viaturas e 158 motocicletas que deverão ser distribuídos aos municípios. “Estamos na SSP desde 2010, e nesse período, o Governo do Estado adquiriu mais de 1.700 veículos, entre carros, motocicletas, microônibus e vans”, informou, assegurando que enviará a Olinda Nova duas viaturas novas, sendo uma para a Polícia Civil e outra para a PM. De imediato, a polícia receberá uma já em uso na capital, que permanecerá até que as novas sejam entregues.
Na oportunidade, ele lembrou que o deputado Jota Pinto foi o primeiro parlamentar a destinar uma emenda para a área da Segurança nos últimos 20 anos. Ele falou também sobre alguns projetos e iniciativas desenvolvidos pela SSP e apresentou dados e levantamentos sobre os números da criminalidade, com destaque para os homicídios e o aumento de delitos envolvendo menores em todo o país.
Jota Pinto frisou o momento importante em que o Governo do Maranhão se faz presente em mais uma localidade para conversar com as pessoas sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema na capital e no interior. “Hoje, estamos aqui buscando soluções conjuntas para dar um maior suporte nos trabalhos de segurança nessa região. A governadora Roseana tem tido a preocupação de oferecer uma segurança com qualidade para que o cidadão possa ir e vir em sua cidade com tranqüilidade, e queremos deixar o nosso apoio e a nossa contribuição como representante do Poder Legislativo”.
Foto: Divulgação
3 Jovens de Açailândia no Maranhão são presos em Santa Catarina após matarem taxista com 25 facadas porque ele não tinha troco pra R$ 100 reais
http://www.maiconsousa.com/2014/03/exclusivo-policia-prende-jovens-de.html