Maior colégio eleitoral do Estado, São Luís corre o risco de quase 166 mil eleitores não poderem votar nas eleições de outubro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), que homologou o resultado do processo de recadastramento biométrico na cidade, o sistema apontou que 165.961 eleitores podem ter o título cancelado.
Até o fim de dezembro de 2013, dos quase 677 mil eleitores aptos a votar na última eleição na capital, pouco mais de 490 mil fizeram o recadastramento biométrico e 185.401 ficaram em situação irregular.
De janeiro até ontem, 19.710 fizeram o recadastramento. O prazo para regularização vai até o dia 7 de maio.
Quem não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá o título cancelado, o que impede a solicitação de passaporte ou cartão do CPF, bem como inscrever-se em concurso público, renovar a matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino e obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais.
Com informações do G1 Maranhão
ESSES QUASE 170 MIL PESSOAS QUE DEIXARAM DE SE RECADASTRAR, A MEU VER, CONSTITUEM A PARCELA DA POPULAÇÃO MAIS ESCLARECIDA DESSE LUGAR. ELES JÁ PERCEBERAM QUE O PROCESSO ELEITORAL NÃO MUDA NADA. A ÚNICA COISA QUE MUDA COM AS ELEIÇÕES É AS CARAS. A FISIOLOGIA E A FALTA DE VISÃO CONTINUA A MESMA. PARECE ATÉ QUE OS CARAS SÃO CEGOS. VAI COMPLETAR DOIS ANOS QUE UM NOVO PREFEITO ASSUMIU O COMANDO AQUI NA CAPITAL, E AIR EU PERGUNTO: MUDOU ALGUMA COISA? ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.