Obras em Coroatá

3comentários

Foto 2 Luis Fernando assina ordem de Servico da Estrada Coroata Vargem Grande foto Geraldo Furtado

A prefeita Teresa Murad (PMDB) e o secretário estadual de Infraestrutura, Luis Fernando Silva assinam nesta quarta-feira (dia 12) a ordem de serviço da terceira etapa do programa de Melhoramento e Pavimentação de Vias de Coroatá. A solenidade será às 9h, na rua do Buriti, no bairro Trezidela.

A ordem de serviço prevê o asfaltamento de sete quilômetros de ruas nos bairros da União, Vila Cilene, Vavá e Cohab. Doze vias receberão recapeamento asfáltico nessa terceira fase do programa.

Há duas semanas, o secretário de Infraestrutura, Feliciano Marques, visitou com os engenheiros da empresa as ruas onde serão realizadas as obras de pavimentação. O secretário municipal visitou s bairros após a construtora finalizar o trabalho de topografia nas ruas dessas localidades

O programa de asfaltamento de ruas na cidade é uma parceria da Prefeitura de Coroatá com o Governo do Estado.  Será o maior programa de asfaltamento e pavimentação de ruas de Coroatá. Até 2015, ao município terá mais de 60Km de asfaltamento e recapeamento de ruas e avenidas.

“Avenidas e ruas sem asfalto em Coroatá será coisa do passado. Vamos asfaltar todas as ruas da cidade até o final do nosso governo. Faremos isso com a parceria do Governo do Estado e do Governo Federal e realizaremos em Coroatá o maior programa de asfaltamento e recapeamento já realizado na nossa cidade”, disse a prefeita Teresa Murad.

O programa de Melhoramento e Pavimentação de Vias de Coroatá iniciou em novembro do ano passado. Avenidas e ruas do Centro foram recuperadas, depois a primeira via a receber o recapeamento asfáltico foi a Rua Nova, no bairro Novo Areal.

“Vamos asfaltar todas as ruas da cidade até o final do nosso governo. Estamos realizando em Coroatá o maior programa de asfaltamento e recapeamento já realizado na nossa cidade”, disse a prefeita Teresa Murad.

3 comentários »

Combate à violência

0comentário

A Corregedoria-Geral de Justiça divulga nesta quarta-feira (13), às 10h, mais uma edição da pesquisa anual sobre violência doméstica, cuja finalidade é identificar o perfil da violência familiar contra a mulher.

O Relatório vem sendo divulgado, anualmente, há cinco anos, por ocasião da Semana da Mulher, e mostra a evolução dos casos desse tipo de violência. A metodologia é conduzida por profissionais que atuam na área e se baseia na coleta de informações por meio de instrumentos de pesquisa, que contemplam cinco categorias de estudo, a saber: representante, representado, ato violento, denúncia e a concessão de medidas protetivas.

O documento pretende produzir informações sobre os usuários dos serviços, bem como sobre o fenômeno violência de gênero. Busca, ainda, traçar o perfil estatístico da violência doméstica e familiar e reunir subsídios para o planejamento de ações, não somente da vara especializada, mas, também, as ligadas à Rede de Proteção à Mulher de São Luís.

“É um documento que serve de base para a leitura do cenário que estamos vivenciando. Ao entender a realidade, podemos traçar ações positivas para o combate à violência contra as mulheres”, disse o juiz titular da Vara da Mulher de São Luís, Nelson Moraes Rego.

sem comentário »

Moto terá desfalques

7comentários

motokleo

O treinador do Moto Club, Edson Porto, continua sem poder contar com todo o grupo para escalar o time titular no Campeonato Maranhense. O meio-campo, ainda, é o mais afetado, contudo com menos problemas em relação ao jogo anterior.

O volante Curuca e o meia Kléo estão de volta após cumprirem suspensões automáticas. Pelo mesmo motivo, quem fica sem jogar contra o Balsas, domingo, é o volante – e capitão – Pierre. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Santa Quitéria e só volta a jogar contra o Sampaio, na última rodada da primeira fase do segundo turno.

Ainda em tratamento, o meia Felipe está fora dos planos até o fim do segundo turno. O atacante Gilson tem grandes chances de voltar. O treinador espera também por uma resposta positiva em relação ao atacante Gabriel.

O time folgou nessa segunda-feira e nesta terça trabalha em dois expedientes. Pela manhã faz treinos físicos na praia do Caolho e à tarde trabalha no CT Pereira dos Santos.

O jogo contra o Balsas, domingo, será no Estádio Cazuza Ribeiro.

7 comentários »

Centro de idiomas

0comentário

centro de idiomas

Ainda neste mês, jovens de baixa renda e alunos da rede pública de ensino vão ter acesso gratuito a cursos de língua estrangeira. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vai inaugurar o Centro de Ensino de Idiomas do Maranhão (CEIMA), que vai funcionar no Centro de São Luís.

Com oferta inicialmente de cursos de Inglês, o centro proporcionará a alunos da rede pública de ensino novas perspectivas de estudo e trabalho, tendo em vista que o conhecimento de Língua Inglesa é dos principais requisitos exigidos pelo mercado de trabalho e exerce grande influência no mundo globalizado.  O projeto também prevê a oferta de outras línguas estrangeiras como o Mandarim.

Inscrições
O edital de inscrição terá divulgação conjunta pela Seduc e UFMA nos próximos dias. O curso será dividido em seis módulos, com 60h por semestre cada um, totalizando 360h em três anos. Concluída esta carga-horária, o aluno receberá um certificado de conclusão de curso básico de língua estrangeira de valor igual àqueles obtidos nos cursos de língua convencionais. O certificado será expedido pela Universidade Federal do Maranhão.

Com as modalidades de inglês básico, médio e avançado, as aulas serão ministradas uma vez por semana com turmas de 25 alunos distribuídos em três salas de aula, atendendo a 150 alunos dia, nos turnos vespertino e noturno. Os instrutores serão estagiários do curso de letras, que serão selecionados pela UFMA.

A metodologia adotada no projeto terá como foco principal a abordagem comunicativa, abrangendo as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, fala, escrita e leitura. A comunicação oral será a atividade predominante durante as aulas, favorecendo a melhor internalização das estruturas linguísticas.

Avaliação e material
Os alunos cursistas deverão ter, no mínimo, 75% de presença e serão avaliados mediante participação nas aulas bem como seu desempenho nas atividades avaliativas, que contarão com provas orais e escritas.

sem comentário »

Expectativa da estreia

1comentário

sampaio_treino

O Sampaio está com o time pronto para começar a jogar a Copa do Brasil. O time saiu de São Luís já com a formação titular confirmada pelo treinador Flávio Araújo.

Para este jogo contra o Interporto, em Tocantins, o Sampaio não vai contar com Paulo Sérgio, Arlindo Maracanã e o lateral esquerdo Gelvane. Os três estão no Departamento Médico.

A equipe deve começar o jogo com Ramos; Toti, Mimica, Jadson e Welligton Indinho; Jonas, Uillian Corrêa, Eloir e Cleitinho; Edgar e Willian Paulista.

O Sampaio fica hospedado em Palmas. O jogo será em Porto Nacional. Um deslocamento de 52 km entre as cidades. A partida começa às 20h30, no estádio General Sampaio.

Foto: Divulgação / Site do Sampaio

1 comentário »

Aliança PMDB-PT

0comentário

O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou que a legenda deve compor chapa com o Partido dos Trabalhadores (PT) para governador e vice no Maranhão e mais cinco Estados nas eleições deste ano: Goiás, Paraíba, Alagoas, Rondônia e Tocantins.

A decisão aconteceu após reunião entre a presidente Dilma Roussef e ‘caciques’ do PMDB, convocada para por fim a uma crise do partido com o Planalto.
“O PT só tem candidato fixo em 11 estados. Fora isso, está em aberto. O partido preferencial da aliança do PT é o PMDB”, afirmou Raupp.

O presidente do PMDB informou, ainda, que se reúne na próxima quinta-feira com o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e com o presidente do PT, Rui Falcão, para discutir as candidaturas.

sem comentário »

Sedel define sedes

0comentário

jems

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) definiu as seis cidades que irão sediar a Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs): Barreirinhas, Pastos Bons, Buriticupu, Codó, Presidente Dutra e Pinheiro. As regionais nestas cidades serão realizadas entre os meses de junho e julho.

Os critérios para a escolha das cidades-sede considerou disponibilização de praças esportivas em boas condições, hospedagem adequada para as equipes, atendimento hospitalar entre outros itens.

“Os municípios estão cada vez mais interessados em participar dos JEMs e sediar as etapas da competição. Analisamos com cuidado os pedidos e, por critérios técnicos, a Sedel decidiu pelas seis cidades”, explicou o secretário-adjunto da Sedel e diretor-geral dos JEMs, Alim Maluf Neto.

Cronograma

A Etapa Regional, que foi dividida em seis municípios, terá início no dia 14 de junho e será encerrada somente no dia 10 de julho. As primeiras cidades a receberem as competições serão Barreirinhas e Pinheiro. As disputas nestes dois municípios ocorrerão de 14 a 20 de junho.

Logo em seguida, entre os dias 23 e 29 de junho, será a vez de Pastos Bons e Presidente Dutra sediarem as regionais. E, por fim, de 3 a 10 de julho, Buriticupu e Codó sediam as duas últimas regionais dos JEMs 2014.

jemsTermo de Adesão

Termina na próxima sexta-feira (14) o prazo para que municípios e escolas entreguem o termo de adesão dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), principal competição estudantil do Maranhão promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). As cidades e instituições de ensino interessadas em participar desta edição dos JEMs 2014 precisam entregar a documentação necessária na sede da Sedel, localizada no bairro do Outeiro da Cruz.

Os termos de adesão para participação nos JEMs 2014 estão disponíveis no site da Sedel. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

JEMs 2014

A edição de 2014 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) sofreu uma pequena alteração no que diz respeito à sua fórmula de disputa. Neste ano, serão realizadas apenas três etapas (Metropolitana/Municipal, Regional e Estadual) e não mais quatro como nas edições anteriores.

Neste novo cenário, a Etapa Estadual das modalidades coletivas, será disputada com um número maior de equipes, classificadas após a realização das etapas anteriores: dezesseis no total. A primeira etapa dos JEMs classificará oito escolas da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) para a Etapa Estadual, sendo quatro escolas da rede pública e quatro da particular.

As outras oito vagas serão destinadas para equipes do interior do Estado, sendo que duas serão do campeão e do vice da fase municipal de Imperatriz. Os últimos representantes serão os campeões das seis etapas regionais, totalizando, assim, dezesseis escolas participando da Etapa Estadual.

A única exceção será na modalidade futsal, que contará com vinte equipes na Etapa Estadual dos JEMs 2014, sendo doze classificadas na Etapa Metropolitana, duas classificadas na fase municipal de Imperatriz e os seis campeões regionais.

No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está disponível todo o cronograma dos JEMs 2014. Para ter acesso basta acessar o endereço www.esporteelazer.ma.gov.br.

Fotos: Biaman Prado

sem comentário »

Investimentos em destaque

0comentário

edilasiojunior

O líder do Bloco Parlamentar Democrático, deputado estadual Edilázio Júnior (PV), destacou na sessão desta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa, a autorização do Governo do Estado para a construção, na Região Sul, do Anel da Soja. A obra, que receberá investimentos de R$ 700 milhões, integra 400 quilômetros de pavimentação e viabilidade para o escoamento mais rápido e eficaz de toda a produção daquela região. Edilázio participou da assinatura da Ordem de Serviço. Ele também ressaltou a autorização para a construção da estrada que ligará o povoado Sangue ao município de Santo Amaro do Maranhão e a estrada que ligará Santo Amaro a Primeira Cruz.

“O Anel da Soja é a maior obra rodoviária do estado do Maranhão e servirá para escoar toda a riqueza da Região Sul”, disse. A obra foi autorizada na última sexta-feira pelo secretário de estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), que coordena o Plano Rodoviário no interior do estado. O plano contempla a construção de mais de mil quilômetros de vias recuperadas nos 217 municípios e mil quilômetros de rodovias estaduais.

Edilázio falou dos investimentos do Governo no município de Santo Amaro do Maranhão, confirmados após ele ter apresentado indicações na Assembleia. No início do ano, por exemplo, ele já havia articulado a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Executivo Estadual, com o emprego de emendas parlamentares, que contempla o município com a pavimentação de vias por bloquetes.

Citou também a construção da estrada que dará acesso ao município e os benefícios à população local. “A estrada que ligará o povoado Sangue até Santo Amaro vai custar R$ 63 milhões. Ali [na assinatura da ordem de serviço], eu pude ver a alegria do povo com a obra tão sonhada, que muitos não acreditavam que um dia viesse acontecer. A governadora Roseana Sarney [PMDB] levou um sorriso para o rosto de santo-amarenses”, disse.

Ele falou do potencial turístico do município e da previsão de aumento da economia local. “Eu não tenho dúvida de que, a partir de agora, com a construção desta estrada e depois de sua conclusão, Santo Amaro será o grande destaque do turismo de nosso estado”, completou.

Ao todo, segundo mostrou Edilázio, o Governo do Estado autorizou a execução da MA 320, com 47 quilômetros de extensão [R$ 63 milhões]; pavimentação de vias urbanas, com investimento de R$ 1,7 milhão e o trecho da MA 320 de 23 quilômetros que vai de Primeira Cruz a Santo Amaro.

O deputado Eduardo Braide (PMN) reconheceu o empenho do pevista e se colocou na condição de testemunha do esforço de Edilázio por Santo Amaro.

Foto: Racciele Olivas/Agência AL

sem comentário »

Pela quarta vez

1comentário

isaiaspereirinhaO presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Isaías Pereirinha (PSL), pediu mais 30 dias de afastamento do Legislativo por motivos pessoais. Essa é a quarta vez que ele solicita licença, completando oito meses de afastamento nesta legislatura.

Em fevereiro do ano passado, assim que reassumiu pela quinta vez a presidência da Câmara, Pereirinha pediu licença de 30 dias para tratar de assuntos particulares. Faltando um dia para voltar ao mandato, o vereador do PSL entrou com nova solicitação de mais 30 dias afastamento. E renovou por mais 30 no período seguinte.

Ainda no ano passado, ele reassumiu o mandato, presidindo a Casa por um curto período, e no recesso parlamentar.

A partir de agosto, ele passou mais três meses no mandato, quando anunciou efetivação de servidores na Câmara e a transformação dos funcionários do tipo serviço prestado em comissionados.

Em novembro, o presidente da Câmara pediu nova licença, só que dessa vez de 121 dias, para tratamento médico o que permitiu que seu suplente, Eron Simões (PSL) assumisse o mandato.

Ontem, dia em que o presidente deveria retornar as atividades, chegou à Casa novo documento solicitando mais um mês de licença, desta vez para assuntos particulares. Como são 30 dias, o suplente de Pereirinha – que ficou no mandato até a sexta-feira da semana passada – não assumirá novamente o mandato. Assim, a Câmara ficará com 30 vereadores durante esse período.

Durante as ausências de Pereirinha, ficou no comando da Câmara o vereador Astro de Ogum (PMN), vice-presidente da Casa.

Astro deve ser candidato à presidência na provável antecipação da eleição, prevista pra este mês.

O Estado

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS