Bloco da Vida

0comentário

detra1

Em meio aos tradicionais blocos de carnaval do centro de São Luís, o “Blocão da Vida” do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Detran-MA, se destacou e desfilou ao som do trio elétrico comandado pela cantora Drika Pinheiro levando informações e alertas aos foliões sobre trânsito seguro, neste sábado de carnaval (1º).

Com o tema “Carnaval é gostoso de viver. Não dirija depois de beber”, o “Blocão da Vida” percorreu todo o circuito Deodoro/Cajazeiras com mais de 55 educadores de trânsito do Detran-MA distribuindo ventarolas com informações sobre a combinação perigosa de bebida alcóolica e direção, e ainda fazendo testes educativos de alcoolemia (os testes de bafômetro educativos).

Uma das atrações do Blocão da Vida é o mascote do Detran-MA “Sinalito”, que esteve durante todo o percurso do bloco levando alegria aos foliões e principalmente entre as crianças.

Para a família Lima, que estava aproveitando o carnaval no centro de São Luís, com seu bloco, é muito interessante em meio a tantos blocos de carnaval ter um exclusivo com mensagens educativas de trânsito. “É perfeita a ideia do Detran-MA de levar informações junto com os brincantes no carnaval das ruas, onde os blocos estão percorrendo, pois todo mundo quer se divertir e às vezes esquece que beber e dirigir é proibido e  acaba não levando muito a sério esta questão,” enfatizou o professor Junior Lima.

andrecampos
O “Blocão da Vida” seguirá no domingo, segunda-feira e terça-feira de carnaval com as ações educativas de trânsito para os foliões que estão aproveitando a programação de carnaval promovido pelo Governo do Estado no centro da capital.

O Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, também acompanhou todo o percurso do “Blocão da Vida” e destacou a importância de ter um bloco exclusivo para transmitir informações educativas sobre o respeito às leis de trânsito. “Nossa campanha tem o foco na preservação da vida, por isso este bloco leva o nome de ‘Blocão da Vida’. Estamos na folia junto com os foliões para levar informações sobre as leis de trânsito e principalmente alertar a todos para não dirigir depois de beber,” destacou Campos.

Passarela do samba – As ações do Detran-MA também continuam na Passarela do Samba, onde o departamento realiza ações de conscientização dos foliões.

O teste do bafômetro (etilômetro) educativo está sendo bastante solicitado, muitas pessoas tem curiosidade em saber se o teste realmente funciona. É o caso do arquiteto, João Cardoso, que realizou o teste.

“Tinha curiosidade em saber se o bafômetro descartável tem a mesma eficiência do digital, acabei de constatar que sim. Deu positivo, ainda bem que minha esposa é meu anjo”, destacou Cardoso.

Fotos: Divulgação

sem comentário »

Tudo pode acontecer

1comentário

joaquimhaickelPor Joaquim Haickel

Outro dia me ligou um grande amigo meu para perguntar o que estava havendo comigo. Por que eu não estava publicando minhas crônicas aos domingos no JEM nem postando em meu Blog. Ligou dizendo que estava com saudades de minhas análises políticas, que queria muito saber a minha opinião sobre o momento pelo qual passamos…

Expliquei a ele o mesmo que passo a explicar a você que me lê agora: Tenho feito um esforço hercúleo para me abster de publicar os textos que tenho produzido. E olha que eles são muitos e atualíssimos. Sou daqueles que adora dizer o que pensa, pois acredito que a melhor maneira de se aprender e de se crescer é conversando, e meus textos, para mim, servem para isso. Tenho pensado e escrito compulsivamente, mas os tenho “encofado”, alguns até deletei, pois seus conteúdos eram explosivos demais. A verdade é muito explosiva.

Minhas opiniões são quase sempre polêmicas e controversas, podem, em um momento político delicado como esse, parecer manobra, jogo. Algum desavisado ou maldoso mesmo, pode imaginar que eu seja um desses bonecos de ventríloquo, coisa que não sou de forma alguma, quem me conhece sabe disso. Se isso acontecesse iria ficar muito chateado, por isso prometi a mim mesmo que não falaria nada a esse respeito.

Decidi que só falaria alguma coisa quando e se me perguntassem, e ainda assim dependendo de quem perguntasse, até porque eu iria apenas repetir o que já disse diversas vezes antes, pois tudo isso que está acontecendo no cenário político de nosso Estado já foi comentado por mim em pelo menos meia dúzia de artigos publicados aqui mesmo. Tá tudo lá, tim- tim por tim-tim!

Você não pode imaginar a vontade que me dá de não cumprir a promessa que fiz a mim mesmo e começar a desfolhar o rosário de nossa Senhora das Boas Causas, ou a novena de Santo Expedito, o santo das causas difíceis. Meu catolicismo pode ser pouco, mas meu instinto e minha parca experiência me dizem que em boca fechada não entra mosquito, que as pessoas que estão aí, envolvidas nos acontecimentos, são todas mais experientes e sábias que eu, todas elas são bem mais poderosas, suas decisões ou indecisões são capazes de sacramentar o presente e estabelecer o futuro, como já fizeram com o passado.

Um dia, depois que tudo isso acabar, quem sabe eu tenha disposição de colocar os pingos nos “is”. Bom, mas depois que tudo tiver acontecido, de tudo acabado vão dizer que eu sou profeta de passado, que falar é fácil. Deixa pra lá…

Cada dia que se passa em minha vida, minha compreensão sobre a política, o entendimento que eu tenho dela, com uma observação mais imparcial, fica cristalina. Vejo coisas que o fato de ter estado totalmente imerso dentro da política por tanto tempo, talvez fosse complicado de reconhecer e de entender. Não que eu esteja totalmente fora dela, ninguém nunca está, mas hoje me coloco em uma posição muito mais confortável, em uma situação privilegiada pela independência que sempre cultivei e que agora me deixa livre até para não ter que opinar, mesmo estando morrendo de vontade. Antes não me controlaria.

Sendo assim prefiro falar sobre o jogo da final do primeiro turno do campeonato maranhense de futebol. Duelo de gigantes travado entre Sampaio e Moto em tarde inspirada. O melhor jogo de futebol que vi nos últimos anos. Uma verdadeira pintura, um espetáculo maravilhoso de se ver. Senti orgulho de ser maranhense, de nós termos aquele belo futebol.

Fico feliz por sentir que de alguma forma, mesmo que pequena, nesse tempo em que eu e minha equipe estamos frente à SEDEL, tenhamos ajudado a soerguer o futebol maranhense, bem como trabalhado para melhorar o setor esportivo de nosso Estado.

Se quiserem perguntar quem vai ser campeão maranhense de futebol, eu até digo e acho que acerto. O Sampaio. Sendo o Moto vice e indo consequentemente para a série D do Campeonato Brasileiro. Melhor pra nós, né?!

Prefiro falar sobre o Oscar, sobre os filmes que disputam esse ano a estatueta dourada. “O Lobo de Wall Street”, “Trapaça”, “Gravidade”, “Doze anos de escravidão”, “Capitão Phillips”, “Clube de compras Dallas”, “Nebraska”, “Ela” e “Philomena”.

Esse ano os concorrentes estão extremamente competitivos. Qualquer um que ganhe não será injustiça, falo isso não apenas em relação a melhor filme, mas em relação às outras categorias também. É bem verdade que existem algumas quase certezas, como Cate Blanchett, de “Blue Jasmine”, Jennifer Lawrence de “Trapaça”, e uma antipatia gratuita de minha parte com “Gravidade” e com seu diretor, Alfonso Cuarón. Mas no frigir dos ovos, tudo pode acontecer.

Repito: Tudo pode acontecer.

Para finalizar, cito Lister Caldas: “Quem viver verá”.

 

1 comentário »

Estrada do Arroz

3comentários

luisfernando

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, autorizou, na sexta-feira (28), o início das obras de pavimentação da Estrada do Arroz (MA 386), no trecho do entroncamento BR – 010 até Imperatriz/ Cidelândia, totalizando 57,10 km.

O início da obra representa a realização de um sonho antigo dos produtores locais, dos moradores das cidades vizinhas e de mais de 25 comunidades instaladas ao longo da rodovia e das estradas vicinais.

Acompanhado dos prefeitos Sebastião Madeira (Imperatriz) e Ivan Antunes (Cidelândia), Luis Fernando assinou a Ordem de Serviço da obra que conta com investimentos da ordem de R$ 43.364.996,84, e interligará por asfalto os dois municípios, além dos povoados Esperantina, Açaizal, Matança, Olho d’Água, Coquelândia, São Félix e Petrolina.

Luis Fernando Silva ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento da Região Tocantina. “A estrada beneficia milhares de agricultores familiares que moram na região e que durante o período de chuva ficavam impedidos de escoar a produção. A estrada vai garantir, também, o direito de ir e vir de todos os cidadãos, além de promover a valorização do imóvel de quem mora na margem da rodovia e autoestima resgatada”, acentuou Luis Fernando.

estradadoarroz

Além da pavimentação incentivar as produções agrícola e industrial na região, o secretário destacou a importância social do investimento. “Essa estrada tem um impacto grande na educação, na saúde, na segurança, na produção e geração de emprego e renda para todas as famílias que moram aqui. A estrada reduz o custo do frete da produção agrícola, e passa na porta do maior empreendimento industrial da região, a Fábrica da Suzano de Papel e Celulose, que emprega milhares de maranhenses na Região Tocantina”.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, lembrou que a obra vai melhorar a vida das pessoas. “Essa estrada é um sonho de muitas pessoas que hoje está sendo realizado. A Estrada do Arroz vai mudar radicalmente a vida das pessoas, com ela será possível chegar em apenas 20 minutos a Imperatriz”, afirmou.

“Esse é um governo que realiza sonhos. O que temos no Maranhão é fruto do trabalho desse grupo, como a recuperação da estrada de Cidelândia e agora a estrada do Arroz”, completou o prefeito de Cidelândia, Ivan Antunes.

Também estiveram presentes os deputados Léo Cunha e Antônio Pereira, prefeitos e ex-prefeitos o Sul do Maranhão, vereadores e lideranças comunitárias.

Fotos: Jorge Ribeiro

3 comentários »

Mutirão de hérnia

0comentário

mutiraohernia

Cirurgiões gerais de outros estados e maranhenses participaram, esta semana, da parte prática da Jornada Nordestina de Hérnia – promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro teve início no Conselho Regional de Medicina (CRM), onde foram discutidas as novas técnicas de procedimentos, e encerrado no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) com a realização dos procedimentos cirúrgicos em 12 pessoas.

Coordenador da Jornada e diretor do Hospital Geral, Luiz Alfredo Netto Guterres disse que o evento serviu para debater as novas técnicas cirúrgicas voltadas para a hérnia e as que são possíveis de serem aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Este é um encontro que reúne renomados cirurgiões para que possamos trocas experiências e melhorar ainda mais os atendimentos aos nossos pacientes”, justificou.

O cirurgião geral Flavio Malcher, do Hospital Universitário do Rio de Janeiro, disse que encontros como estes foram realizados em estados como Paraíba, Rio de Janeiro e Pernambuco e servem para mostrar as novas tecnologias. “Estamos trazendo novas telas para serem usadas nas cirurgias de hérnia abertas e por videolaparoscopia”. Cirurgiões do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e o médico Valentin Vega, que veio da Colômbia, participaram dos procedimentos cirúrgicos.

A Jornada de Hérnia foi realizada pela SES, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH). Mesas redondas, palestras, conferencia, discussões e debates sobre temas como análises de casos complexos, papel das sociedades médicas, experiências realizadas no Maranhão e em outros estados, tratamentos de hérnias, definição e classificação, entre outras abordagens, fizeram parte da programação.

Foto: Francisco de Paula

sem comentário »

Diogo Nogueira

0comentário

diogonogueira

O “Carnaval do Maranhão – é só alegria no coração” será bastante animado, neste Domingo Gordo (2), na Praça Deodoro, em São Luís, com shows de Pepê Júnior, Diogo Nogueira e Banda Argumento; e nos Corredores Deodoro-Cajazeiras e Cajazeiras-Madre Deus, incluindo pontos como o Ceprama e a Praça da Saudade, com animação de dezenas de artistas grupos e agremiações carnavalescas – durante todo o reinado de Momo, serão mais de 950 apresentações.

Uma megaestrutura de palco, som e iluminação foi instalada para receber artistas e foliões na Praça Deodoro e há ainda palcos em diferentes pontos ao longo do circuito carnavalesco. Em todas as áreas, a segurança foi reforçada com efetivo de policiais militares e bombeiros, bem como central de videomonitoramento, torres de observação e contêiner. O Hospital de Campanha, instalado para eventualidades emergenciais na Praça Deodoro, dispõe de equipe médica de plantão e ambulâncias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Samu.

Na Deodoro, os shows deste domingo (2) ficam por conta dos cantores Pepê Júnior, Diogo Nogueira e Banda Argumento. O cantor Pepê Júnior, que abriu a primeira noite de festa, no domingo (23), retorna ao palco para repetir a dose, às 19h30. O artista fará um passeio pelos diversos ritmos, incluindo axé, samba e sertanejo elétrico.

Depois, a animação ficará a cargo de um dos mais famosos sambistas da atualidade: Diogo Nogueira. O artista, que é apresentador do programa Samba na Gamboa (TV Brasil), retorna à folia maranhense após o sucesso alcançado ano passado, quando embalou uma multidão com show contagiante na Praça Deodoro.

Neste Carnaval 2014, Diogo Nogueira faz shows em Salvador, onde está desde quinta-feira (27), e em São Luís. No repertório, canções gravadas no “Samba Book – João Nogueira”, em homenagem à obra do pai, a exemplo de Espelho, Poder da Criação e Clube do Samba, e músicas do novo CD, “Mais amor”. “Na programação, interpretações de grandes sucessos do samba, como “Ex-amor”, “Tanta saudade”, “Deixa eu te amar”, Fé em Deus”, “Madalena” e “O Que é o que é”.

A Banda Argumento encerra a programação do Domingo Gordo na Praça Deodoro. A apresentação está prevista para as 23h30. O grupo, capitaneado pelos vocalistas Victor Hugo e Anderson Cristopher, apresentará repertório privilegiando o samba e o axé.

Foto: Handson Chagas

 

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS