Novos policiais

0comentário

roseanasarney1

A governadora Roseana Sarney presidiu, na noite desta quinta-feira (20), a solenidade de formatura dos novos 800 policiais militares, de um total de 1.800 aprovados no mais recente concurso público realizado pelo Governo do Estado do Maranhão. A formatura, realizada no Comando Geral da Polícia Militar (Calhau), representou a inserção do maior quantitativo de toda a história da corporação. O efetivo formado, e que atuará na capital, vai para as ruas já na próxima semana, reforçando o policiamento que trabalhará durante o Carnaval em São Luís.

A governadora parabenizou os formandos pela vitória no concurso público e ressaltou que os novos PMs se juntarão aos 380 policiais civis e 120 bombeiros, também já formados, e a uma turma de 40 delegados que ainda se formará em março. E frisou a missão e responsabilidade dos formandos, que irão para as ruas fazer valer a lei, com respeito aos direitos humanos, à dignidade, à vida e à integridade física dos cidadãos.

“Apesar das dificuldades financeiras que nós enfrentamos ao longo dos últimos quatro anos, conseguimos investir recursos substanciais no sistema de segurança pública do estado. Nós temos um modelo vitorioso e já implantado, que é a Unidade de Segurança Comunitária instalada na Vila Luizão. Já estamos construindo uma unidade na Cidade Olímpica e iremos implantar mais 11 na capital e no interior. Estamos fortalecendo o controle e a repressão à violência e à criminalidade. Começamos com o reaparelhamento da Polícia Militar e compramos mais de mil viaturas, um moderno helicóptero, armamento e material de segurança pessoal”, destacou a governadora.

Roseana Sarney também destacou a homenagem feita no nome da turma de formandos 2014 ao policial Francinaldo Souza Pereira, morto ano passado no exercício da profissão. A governadora ressaltou, ainda, o reforço e a construção de delegacias e batalhões da polícia do corpo de bombeiros na capital e no interior do estado. Salientou que tais investimentos beneficiam todos os maranhenses e os brasileiros que escolheram o Maranhão para viver e trabalhar.

Também participaram da solenidade, secretários de Estado, como o de Segurança Pública, Aluísio Azevedo; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa; e o chefe da Casa Civil, João Abreu;  o comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, e demais autoridades militares e representantes das Forças Armadas e do Poder Legislativo.

Foto: Antônio Martins

sem comentário »

Ataque a ônibus

0comentário

onibus

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que foi contido um princípio de incêndio registrado por volta das 20h desta quinta-feira (20), a ônibus coletivo da Empresa Gonçalves, linha Cema-Detran. O fato ocorreu na Avenida João Pessoa, bairro João Paulo, nas proximidades do Banco Bradesco.

As informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) dão conta de que três indivíduos, aparentando ser menores, entraram no coletivo e atearam fogo no painel, que foi prontamente debelado pelo próprio motorista, utilizando um extintor de incêndio.

Equipes do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros e do 9º Batalhão da Polícia Militar chegaram rapidamente ao local. Neste momento, homens do Batalhão de Choque fazem diligências para identificar os envolvidos no fato.

As polícias Civil e Militar já reforçaram o patrulhamento em toda a cidade, com operações, incursões e blitz em diversos bairros.

Foto: Douglas Júnior/ O Estado

sem comentário »

Sonho de criança

2comentários

marcioaraujo

Jogar no Flamengo era um “sonho de criança” que o volante Márcio Araújo vai realizar a partir de agora.

Aos 29 anos, o maranhense Márcio Araújo foi apresentado hoje como novo reforço do Flamengo e assinou contrato até dezembro.

“Meu contrato acabou no Palmeiras, achei bom dar uma saída. Valeu o tempo de espera para acertar uma negociação e é uma honra vestir essa camisa”, disse ao Globoesporte.com.

Sucesso Márcio, vamos continuar na sua torcida.

Foto: Thales Soares/Globoesporte.com

2 comentários »

Largando na frente

0comentário

reuniaotv

A TV Mirante realizou nesta quinta-feira (20), a primeira reunião com representantes dos partidos políticos para aprentar a cobertura das Eleições 2014. Foram convidados representantes de vinte e dois partidos e quinze se fizeram presentes (PTB, PSB, PCdoB, PTC, PV, PSC, PP, PRB, PMN, PR, PSol, PSDB, PDT, PPS e PT).

Durante a reunião comandada pelo diretor de jornalismo, Roberto Prado e pelo diretor de mídias eletrônicas do Sistema Mirante, Rômulo Barbosa foram apresentadas as datas para realização de entrevistas com os candidatos e dos debates ao vivo.

A cobertura jornalística dos candidatos terá início no dia 4 de agosto com a agenda nos telejornais e que vai mostrar o dia-a-dia dos candidatos.

Inicialmente, os candidatos mais bem colocados na pesquisa Ibope serão entrevistados no JMTV 1ª e 2ª edições, mas segundo o diretor de jornalisto, Roberto Prado, a TV Mirante estuda a possibilidade de realizar as entrevistas também no Bom Dia.

As datas das entrevistas serão entre 18 e 22 agosto, no JMTV 2ª edição. A data do dia 23 ficará reservada paera a exibição de um VT destacando os outros candidatos que ficarão fora da série de entrevistas. Já no JMTV 1ª edição, as entrevistas serão realizadas entre 15 e 19 de setembro, com o VT dos demais candidatos sendo exibido no dia seguinte (20).

Roberto Prado adiantou que o debate no primeiro turno vai ocorrer no dia 30 de setembro. O critério para participação será definido de acordo com o resultado da última pesquisa Ibope divulgada pela TV Mirante. O número de participantes ainda será definido.

Para o segundo turno está prevista a realização de entrevista no JMTV 2ª edição, nos dias 13 e 14 de outubro, mas a TV Mirante também estuda abrir espaço para entrevistas nos demais telejornais. O debate final entre os dois candidatos será realizado no dia 23 de outubro.

Foto: Zeca Soares

sem comentário »

Repercussão na Assembleia

1comentário

robertocosta

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) parabenizou, na sessão desta quinta-feira (20), a governadora Roseana Sarney pelo anúncio do reajuste salarial aos servidores ativos e inativos do Estado. O reajuste, que passa a valer a partir deste mês de fevereiro, também contempla os professores que receberão os vencimentos retroativos a janeiro de 2014.

Para ele, esse reajuste é mais uma demonstração de compromisso e valorização do governo com o servidor público estadual. “Ontem, a governadora assinou uma decisão que vai atender milhares de famílias maranhenses, que foi o aumento significativo para todas as categorias dos servidores do Estado. Isso demonstra o retrato de toda a passagem da governadora Roseana pelo governo, que é a valorização do funcionário público”, destacou.

Costa frisou ainda que o reajuste salarial, dentro do acordo firmado anteriormente, o governo só poderia dar 13% de aumento, mas existia um dispositivo que garantiu um aumento de até 18%. “Esta era a reivindicação dos servidores e que foi prontamente atendida pela governadora Roseana, era um investimento de mais de R$ 50 milhões para os servidores do Estado do Maranhão. Isso mostra o compromisso da governadora para com essa categoria que é importante para o nosso Estado porque ela que move todas as ações que o governo faz em prol da nossa população”.

“Então, parabenizo a governadora pela decisão acertada, mais uma vez, de valorizar e acreditar no servidor do Estado. Isso mostra que sempre foi uma mulher sensível ao servidor. Em vez de tirar os seus direitos, ela sempre atendeu às reivindicações, foi assim foi na segurança pública, com o Estatuto do professor e da educação. Ontem foi mais uma prova desse compromisso”, parabenizou o parlamentar.

Roberto Costa afirmou ainda que o reajuste da polícia militar já está assegurado pelo governo estadual para o mês de março, data-base da categoria. “Ontem não se falou da polícia militar uma vez que a data base dela é março, e já está assegurado pela governadora o aumento para a categoria”, garantiu Roberto Costa.

1 comentário »

Torcidas são punidas

14comentários

majorjesse

O major Jessé Costa, comandante do policiamento em eventos esportivos em São Luís, informou que três torcidas organizadas não vão ter acesso ao Estádio Castelão, domingo, para a decisão entre Moto e Sampaio, pela final do primeiro turno do Campeonato Maranhense.

No jogo de ontem (19) ouve confronto antes da partida entre torcidas de Moto e Sampaio nas proximidades do estádio. Ao fim do jogo, no Elevado Alcione Nazaré, mais confusão. Não há informações de vítimas.

O fato levou o major Jessé a anunciar a proibição da entrada das torcidas organizadas identificadas por meio de de faixas, camisas e tudo relacionado à Motofolia (torcida do Moto) e Tubarões da Fiel e Sampaio Roots (torcidas do Sampaio).

– Não temos competência para impedir que nenhum cidadão entre no estádio. Eles serão punidos não podendo entrar caracterizados como torcida organizada. Vamos diligenciar para que o Ministério Público e o Judiciário tomem as providências para que eles sejam responsabilizados e impedidos de entrar em eventos do tipo – disse o major Jessé Costa.

Muita gente está contestando a decisão do major Jessé.

Com informações do Globoesporte.com

14 comentários »

Acesso Amigo

0comentário

gilcutrim

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) lançou o projeto Acesso Amigo, iniciativa que visa melhorar a proficiência dos estudantes da rede municipal de ensino de São José de Ribamar nas disciplinas Matemática e Língua Portuguesa e, em decorrência disto, alcançar melhores resultados no exame nacional de desempenho (Prova Brasil) e no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde o município já possui destaque nacional.

“O programa Acesso Amigo vem ser o seu amigo, aluno, para o resto de suas vidas, por que este programa irá abrir os horizontes e os leques para que vocês possam realmente navegar na imaginação do futuro, além de proporcionar mais conhecimento de forma rápida e eficaz”, afirmou Cutrim durante a cerimônia que aconteceu na Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na Sede da cidade, na quarta-feira (19).

São José de Ribamar é o primeiro município do Maranhão a implantar o Acesso Amigo, projeto educacional autorizado pelo Ministério da Educação e que já funciona com sucesso em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal, por exemplo.

Do total de 21 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, 14 mil, já este ano, serão beneficiados com as ações do projeto. As duas primeiras instituições a receber o Acesso Amigo, ainda este mês, serão as Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e Liceu Ribamarense II (Parque Jair). Em março, o projeto será implantado nas Escolas Municipais Parque Vitoria; Gonçalves Dias; Santo Antonio, Humberto de Campos; Dr. José Silva e Gomes de Souza. Já no início do segundo semestre, serão beneficiados com a iniciativa estudantes das Escolas Municipais Maria Eliza Almeida Silva; Diomedes Pereira; Prof. Leda Tajra; Germano Batista; José Fernandes Machado; Silva Rodrigues; Dr. Paulo Ramos; Nice Lobão; José Gregório Botão; São José de Ribamar; UI Gov. Roseana Sarney;  Vila Operária; José Câmara Ferreira; Maiobinha; Dunches de Abranches.

O projeto Acesso Amigo na rede municipal de ensino de São José de Ribamar abrangerá três áreas: novo laboratório de informática, programa Estudante Monitor e o Sistema Virtus Letramento.

Leia mais

sem comentário »

Reclamação do torcedor

5comentários

limpeza

De fato o Castelão estava limpo em alguns setores como mostrei nas fotos antes do clássico entre Sampaio e Moto, mas a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) precisa dar uma resposta em relação às cadeiras do estádio. O torcedor também reclama da escuridão na parte externa.

A reclamação dos torcedores é recorente. Em todos os jogos, as cadeiras do Castelão estão sujas. Não é que não seja feita a limpeza, mas sempre nos dias de jogos, como não é feita nenhuma revisão, o torcedor fica indignado e nem poderia ser diferente.

Estive recentemente visitando a Arena Castelão, em Fortaleza. Lá a limpeza é feita nos dias dos jogos. Assim, o torcedor ao chegar ao estádio, as cadeiras estão sempre limpinhas.

Hoje, ao tomar conhecimento novamente desta reclamação, o secretário Joaquim Haickel se disse bastante chateado e prometeu resolver o problema. “Essa é uma reclamação que sempre recebo e confesso que me deixa bastante chateado e ontem não foi diferente. Mandamos limpar todos os setores do Castelão, inclusive as cadeiras que são lavadas, mas elas sujam com o tempo. Vou chamar a empresa responsável e exigir que façam a limpeza e revisão nos dias dos jogos. Temos que dar essa resposta ao torcedor que tem toda razão na reclamação”, disse.

Problema semelhante verifica-se no Nhozinho Santos em dias de jogos. Lá as cadeiras sempre estão sujas nos dias de jogos. Até tem melhorado desde que o Robson Martins assumiu o comando. Ele é uma pessoa do futebol e que parece morar no estádio. Daí consegue se aproximar e resolver o problema.

Fica a dica, pois essa é a maior reclamação do torcedor que vai aos estádios de futebol aqui.

5 comentários »

Parceria em Codó

0comentário

luisfernando

A maratona de obras no Maranhão não para. Três meses após a assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação da estrada que dá acesso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma), no município de Codó, a obra foi entregue, nesta quarta-feira (19), pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva.

Com investimentos da ordem de R$ 836.015,43, a estrada contempla um total de 2 km, ligando o bairro Codó Novo até a entrada do prédio da instituição.

“Estou com a sensação de dever cumprido, pois estive aqui dando a ordem de serviço e garanti ao povo de Codó que a estrada estaria pronta antes do inverno, e ela está pronta. O novo acesso muda para melhor a vida de todo mundo, de quem estuda e trabalha no Ifma, e os agricultores também”. Na ocasião, Luis Fernando anunciou que Codó vai receber 7 km de pavimentação de ruas e avenidas.

O prefeito Zito Rolim lembrou que a obra era um sonho antigo da comunidade estudantil e dos moradores. “O Governo do Estado está transformando o Maranhão em um canteiro de obras e aqui em Codó não é diferente. Essa estrada vai beneficiar o agricultor familiar, que tem necessidade de um acesso rápido para comercializar os produtos, beneficia os estudantes que chegam mais rápido ao Ifma e beneficia todos os moradores”.

estradacodo

Para o diretor do Ifma, José Cardoso, a estrada é uma realização para os técnicos, professores e alunos. “A construção da estrada tem a ver com a qualidade da educação, e contribui para termos o acesso mais rápido e seguro para todos. Muito obrigado, esperamos muito para ver essa obra realizada”, afirmou.

Já para Vinicius Kaique Moura, estudante de Agronomia e morador de Dom Pedro, a aproximadamente 2h30 de Codó, a estrada asfaltada facilitou a continuidade dos estudos. “O índice de pessoas com virose e gripe diminuiu muito, os acidentes também e até o transporte escolar melhorou, por que agora ficou mais rápido e seguro ir para o Ifma e voltar para casa”.

Após a solenidade de entrega da obra, o secretário Luis Fernando e o prefeito Zito Rolim visitaram as instalações do Ifma, que atualmente possui 1.659 alunos, matriculados em 10 cursos, sendo seis cursos superiores e quatro cursos técnicos.

Também presentes o secretário de Assuntos Políticos, Ricardo Archer Filho; o deputado estadual, Magno Bacelar; prefeitos e ex-prefeitos da Região.

Luis Fernando Silva também anunciou outras obras importantes para o município, a exemplo da restauração da estrada MA-026, no quilômetro 17, que beneficiará toda a região. O projeto está em fase de elaboração.

sem comentário »

Decisão em março

1comentário

roseana-sarney

A governadora Roseana Sarney (PMDB) confirmou ontem que, “no começo de março”, decidirá se renuncia ao cargo para disputar a vaga no Senado que será aberta com o fim do mandato do senador Epitácio Cafeteira (PTB), ou se permanece no Governo do Estado até o fim do ano. A declaração foi dada no Palácio dos Leões, após o anúncio de reajuste salarial aos servidores do Estado.

Seja qual for a decisão, ela já avisou: “Eu sou política, não vou abandonar a política e vou continuar fazendo política”.

A governadora também comentou as recentes pesquisas eleitorais, que apontam cenário de liderança apertada da peemedebista, ou de dianteira de adversários, e ressaltou não temer os números. Segundo ela, qualquer que seja a decisão, seu futuro será permanecer “na luta” eleitoral ou administrativa.

“Todo mundo muito curioso quanto ao Senado. Eu quero dizer a vocês que ainda não tem uma definição. Eu vou definir no começo de março, mas eu quero dizer a vocês que nada me assusta. Não tem pesquisa que me assuste, não tem nada. Se eu tiver de sair, eu vou para a luta, se eu não tiver de sair, eu fico na luta aqui também”, declarou.

Secretariado – Roseana também confirmou a informação de que a Casa Civil expediu recomendação aos secretários para que assinem cartas por meio das quais deixam os cargos à disposição da comandante do Executivo. Segundo apurou O Estado, esse é um dos indícios de que ela deve mesmo deixar o cargo.

A governadora, contudo, considerou normal o procedimento, já que deve haver mudanças no secretariado devido à proximidade das eleições. Aqueles que desejam ser candidatos precisam se desincompatibilizar até o dia 5 de abril.

“É natural [a Casa Civil emitir a recomendação]. Você está no último ano [de mandato] e evidentemente que é natural que todos coloquem os cargos à disposição, porque, se tiver de fazer alguma mudança, isso seria possível. Muitos também são candidatos, outros querem sair, então, aproveita-se e já se faz as mudanças”, ressaltou.

Especificamente sobre a possibilidade de exonerações de secretários-candidatos, Roseana Sarney explicou que pretende fazer as alterações na equipe “antes do Carnaval”, mas pontuou também que pode ter dificuldades para isso, dada a exiguidade do tempo.

“Realmente, se der tempo, eu quero fazer essa mudança antes do Carnaval. Nós estamos querendo fazer as mudanças dos secretários, das pessoas que querem sair até o Carnaval. Vamos ver se dá tempo, porque o Carnaval está em cima da hora. Se não der tempo, paciência, vai ser depois”, completou.

Eleição indireta

A governadora Roseana Sarney (PMDB) disse ontem acreditar que os deputados da base governista “vão se acertar por lá” em relação às definições para a possibilidade de uma eleição indireta em caso de renúncia da peemedebista.

Figuram como prováveis candidatos para a disputa o atual presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ambos do PMDB e da base aliada. Mas houve sinais de tensão nos últimos dias, principalmente no processo de discussão da lei que estabelecer regras gerais para o pleito.

Para Roseana, qualquer decisão relacionada à eleição indireta – se ela ocorrer – deverá ser tomada pelo Legislativo, sem ingerência do Executivo.

“Essa é uma questão da Assembleia Legislativa, não é do Executivo. Eu acredito que eles [deputados] vão se acertar por lá, como se acertaram na questão da emenda [ao projeto de lei que trata da eleição indireta] que eles colocaram. Houve um acordo e eles se acertaram sem problema nenhum”, disse.

O acordo citado pela peemedebista, contudo, foi mediado por ela própria – durante uma conversa por telefone com líderes de blocos governistas -, que não nega estar disposta a manter interlocução com os aliados na Assembleia para a solução de conflitos -, embora ache que a experiência dos parlamentares seja o suficiente para o estabelecimento de um consenso sobre o tema.

“Às vezes, a gente tem de mediar. Se houver necessidade, farei isso. Mas eles são experientes, são adultos, têm um presidente, que é o deputado Arnaldo Melo, que já está há muitos anos na Assembleia, tem muita experiência. Enfim, eu acredito que não haverá nenhum problema”, finalizou.

Foto: De Jesus/ O Estado

O Estado

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS