Representantes da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa projeto de lei (PL 6753/13) e cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte), atendendo à solicitação do deputado federal licenciado e secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, participaram nesta sexta-feira (14) em São Luis, no auditório Fernando Falcão, de uma audiência pública para discutir as reivindicações e sugestões dos desportistas maranhenses. “A meta é tentar incluir as propostas do Maranhão no projeto nacional”, disse o secretário.
Durante a audiência com representantes de clubes das regiões Nordeste e Norte e de outras modalidades esportivas, Pedro Fernandes frisou que o encontro foi positivo na medida em que vem colher as reivindicações e propostas do Maranhão para no projeto nacional, que trata da recuperação financeira dos clubes de futebol profissional e do fortalecimento do esporte olímpico.
Para Pedro Fernandes, a juventude precisa do fortalecimento do esporte para que os jovens não sigam por outros caminhos. Disse que além da paixão que emociona os torcedores, é preciso olhar o futebol brasileiro como fator econômico do maior importância para a geração de emprego, renda e fortalecimento da economia.
O presidente da comissão, deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) lembrou que o Brasil vive o ano da Copa do Mundo e que 2016 será o ano das olimpíadas, por isso o país precisa deixar um legado para a juventude que possa ordenar o esporte brasileiro. Ressaltou ainda que a visita ao Maranhão foi resultado do trabalho do deputado e secretário Pedro Fernandes, que comunga das mesmas ideais da comissão que visa unir a prática desportiva com a educação de qualidade e tem participado das reuniões da comissão e oferecido sugestões importantes.
Ele realçou que, no mundo inteiro, os esportes olímpicos são formados por atletas egressos das universidades, mas no Brasil é formado pelos clubes de futebol endividados e a beira da falência, sem condições de respirar para poder formar, além dos atletas de futebol, atletas de outros importantes esportes olímpicos. “Queremos dar oportunidade aos jovens de praticarem esportes e garantir um norte ao futebol brasileiro para que, por meio dessa atividade, os outros esportes possam caminhar e se desenvolver juntos”, afirmou o presidente.
Depois de citar a que a dívida dos clubes profissionais com a União é superior a R$ 4 bilhões, Jovair Arantes disse que os principais clubes de futebol apresentaram uma nova sugestão de pagamento. Uma comissão especial formada pelos representantes dos principais clubes do país propôs a amortização da dívida ao longo de 20 anos, levando-se em conta o futuro crescimento do mercado do futebol no Brasil e o consequente aumento das receitas dos clubes. Pela proposta dos clubes, 5% do total da dívida seriam pagos até 2015, 25% até 2021, 35% até 2027 e o restante até 2034.
De acordo com Jovair Arantes, o financiamento deverá ser feito através das loterias da Caixa Econômica Federal (CEF), conforme está sendo discutido em busca de um denominador comum. O financiamento terá leis rígidas para que os clubes que terão suas dívidas dilatadas possam praticar suas atividades, mas caso não cumpram as exigências serão punidos para que não possam continuar deixando de pagar os seus impostos como ocorre até agora.
Jovair também disse que a comissão pretende concluir a votação do PL até o dia 15 de março para encaminhar ao Senado, que dará celeridade ao projeto para ir à sanção da presidente Dilma.
O secretário do Esporte e Lazer (Sedel), Joaquim Haickel, destacou que a visita da comissão foi resultado do esforço do deputado federal e secretário Pedro Fernandes, para que os membros da comissão pudessem ouvir as reivindicações dos desportistas maranhenses. “Precisamos ter conhecimento do que será feito e apresentarmos nossas sugestões para o fortalecimento do movimento olímpico nacional”, disse acrescentando que entre as principais reivindicações está o fortalecimento das bases, através das escolinhas de diversas modalidades esportivas.
Camisetas regatas, manga longa, manga curta, com uma grande variedade de estampas: de Times, Filmes, Seriados, Animes, Anos 80, Bandas, Caveiras, Engraçadas, Games, Lutas, I love …, Videogames, Religiosas, Protestos, Super Heróis, Universidades, e muito mais.
Nada melhor que misturar ARTE e MODA em Camisetas
Peça uma camiseta com sua CARICATURA, envie-nos sua foto e pronto.
Visite: http://WWW.CAMISETASFABIO.COM.BR
Obrigado
Camisetas regatas, manga longa, manga curta, com uma grande variedade de estampas: de Times, Filmes, Seriados, Animes, Anos 80, Bandas, Caveiras, Engraçadas, Games, Lutas, I love …, Videogames, Religiosas, Protestos, Super Heróis, Universidades, e muito mais.
Nada melhor que misturar ARTE e MODA em Camisetas
Peça uma camiseta com sua CARICATURA, envie-nos sua foto e pronto.
Visite: http://WWW.CAMISETASFABIO.COM.BR
VEJA PORQUE OS NOSSOS TORCEDORES SÃO INFLUENCIADO PELA JOGOS DO CAMPEONATO CARIOCA. ESSA É A PROGRAMAÇÃO DA TV NO FINAL DE SEMANA.
A TV GLOBO ABERTA VIA MIRANTE VAI TRANSMITIR O JOGO FLA X VASCO AO VIVO. VEJA QUAL OS ESTADOS TRANSMITIRÁ: QUASE TODOS DO NORDESTE. NO CEARÁ POR EXEMPLO SERÁ VITÓRIA X CEARÁ… NO DE MINAS O DE MINAS NO MS O DO MATO GROSSO DO SUL… E NÓS AMANHÃ QUER QUERA QUER NÃO ESVAZIA O PÚBLICO. A INFLUENCIA DO FLA E VASCO É GRANDE.
SÁBADO, 15
Campeonato Paulista
16h – Audax x Rio Claro
Transmissão: PremiereFC 1 e PFC HD 1 (com Henrique Guidi e Wagner Vilaron)
19h30m – Sorocaba x Ponte Preta
Transmissão: PremiereFC 4 (com Osvaldo Luis e Renato Leal)
19h30m – Comercial x São Bernardo
Transmissão: PremiereFC 5 (com Reinaldo Porto e Ivan Andrade)
21h – São Paulo x Portuguesa
Transmissão: PremiereFC 1 e PFC HD 1 (com Linhares Jr e Belletti)
Campeonato Carioca
19h30m – Fluminense x Boavista
Transmissão: PremiereFC 3 e PFCI (com Jorge Vinicius e Lédio Carmona)
Campeonato Gaúcho
19h30m – Internacional x Caxias
Transmissão: SporTV, menos RS (com Eduardo Moreno e Batista), e PremiereFC 2 e PFC HD 2 para RS (com Eduardo Moreno e Batista)
Campeonato Goiano
17h – Vila Nova Goiás
Transmissão: PremiereFC 24H (com Cesar Rezende e Claudio Rabelo)
Campeonato Catarinense
19h30m – Joinville x Atlético Ibirama
Transmissão: PremiereFC 6 (com André Lino e Paulinho Criciúma)
DOMINGO, 16
Campeonato Paulista
16h – Corinthians x Palmeiras
Transmissão: TV Globo para SP e Criciúma-SC (com Cleber Machado, Caio, Casagrande e Leonardo Gaciba) e PremiereFC 2 e PFC HD 2 (com Milton Leite e Mauricio Noriega)
18h30m – Penapolense x Santos
Transmissão: SporTV e PFCI (com Bachin Jr e Muller)
18h30m – Linense x Paulista
Transmissão: PremiereFC 5 (com Demetrius Garcia e Carlos Bonatelli)
18h30m – Ituano x Bragantino
Transmissão: PremiereFC 3 (com Reinaldo Porto e Ivan Andrade)
Campeonato Carioca
16h – Vasco x Flamengo
Transmissão: TV Globo para RJ, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, MA, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Roger Flores e Arnaldo Cezar Coelho) e PremiereFC 3 e PFCI (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona)
18h30m – Duque de Caxias x Botafogo
Transmissão: PremiereFC 1 e PFC HD 1 (com Jader Rocha e Edinho)
Campeonato Mineiro
16h – Atlético-MG x Cruzeiro
Transmissão: PremiereFC 1 e PFC HD 1 (com Linhares Júnior e Leo Figueiredo)
16h – Minas x América-MG
Transmissão: TV Globo para MG (com Jaime Júnior, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas) e PremiereFC 6 (com Paulo Stein e Ricardo Gonzales)
Campeonato Gaúcho
16h – Esportivo x Grêmio
Transmissão: TV Globo para RS (com Gustavo Manhago e Mauricio Saraiva) e PremiereFC 4 (com Julio Oliveira e André Loffredo)
Campeonato Paranaense
16h – Cianorte x Atlético-PR
Transmissão: TV Globo para PR (com Luiz Augusto Xavier e Gil Rocha) e PremiereFC 5 (com Milton Ravagnani e Claudio Viola)
18h30m – Paraná x Prudentópolis
Transmissão: PremiereFC 4 (com Marcelo Ortiz e Dida)
Campeonato Catarinense
16h – Criciúma x Chapecoense
Transmissão: TV Globo para SC, menos Criciúma (com Giovani Martinello, Renato Semensatti e Sávio Bortolini) e PremiereFC 7 (com Henrique Guidi e Roberto Gaúcho)
18h30m – Figueirense x Avaí
Transmissão: PremiereFC 2 e PFC HD 2 (com André Lino e Paulinho Criciúma)
Copa do Nordeste
16h – Vitória x Ceará
Transmissão: TV Globo para CE (com Kaio Cézar e PC Norões)
16h – Sport x CSA
Transmissão: TV Globo para PE e AL (com Rembrandt Junior, Wilson Souza e Chiquinho)
Campeonato Goiano
16h – Grêmio Anápolis x Atlético-GO
Transmissão: TV Globo para GO (com Victor Roriz, Kléber Guerra e Claudio Rabelo)
Campeonato Baiano
16h – Vitória da Conquista x Juazeirense
Transmissão: TV Globo para BA (comThiago Mastroianni e Darino Sena)
Campeonato Mato-Grossense
16h – Cuiabá x Rondonópolis
Transmissão: TV Globo para MT (com Flávio Santos e Hugo Alcântara)
Campeonato Sul-Mato-Grossense
16h – Novoperário x Cene
Transmissão: TV Globo para MS (com Marcos Silvestre e Leomar Ferreira)
Estive lá…e a única coisa de concreto que observei foi a vontade de anistiar dividas dos “barões” da bola, CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL do eixo Sul e Sudeste, que na sua grande maioria são administrados de forma perdulária, irresponsável e marginal. Esse história de legado, esporte olímpico, federações…e só blá…blá…para dar um aspecto de preocupação com outras modalidades esportivas, já que o Brasil sediará as próximas olimpíadas. Esse tal PROFORTE, que foi uma iniciativa parlamentar está tão mal elaborado, que nem com as facilidades apresentadas os grandes clubes, maiores devedores, que em tese seriam beneficiados por esse “perdão” estão querendo. E sabe porque…??? Porque não querem se envolver com esportes olímpicos, e por incrível que pareça formularam uma outra proposta, com regras mais severas, como relacionar o não pagamento a punições no âmbito esportivo, caso não cumpram o contrato financeiro firmado com o governo para o refinanciamento dos débitos, perderiam pontos nas competições e sofreriam rebaixamento. Por essa proposta, apresentada pela Comissão Especial dos Clubes de Futebol Brasileiros, entre eles Corinthians, Flamengo, Inter-RS, Coritiba, Vitória e Atlético-MG, o pagamento seria efetuado em até 240 meses, comprometendo em média, 3,3% da receita anual.
Portanto, esse PROFORTE é tão ruim para os grandes clubes, já que, não querem nem saber de ouvir falar em esporte olímpico, que eles preferem pagar o que devem.