Jogos decisivos

2comentários

sampaioemotoOs dois finalistas do primeiro turno do Campeonato Maranhense serão conhecidos neste domingo. Em dois jogos que serão realizados em São Luís, Sampaio e Moto lançaram uma campanha para saber quem vai levar mais torcedor ao estádio.

Os clubes e a FMF acertaram que o torcedor que for ao Castelão e ao Nhozinho Santos pagará o valor do ingresso de meia. Para estimular a torcida feminina, o Sampaio liberou a entrada das mulheres de graça no Castelão. A promoção para as mulheres não vale no jogo do Moto.

No Castelão, o Sampaio enfrenta o Araioses, às 16h. No primeiro jogo, o Sampaio venceu em Araioses, de virada por 2 a 1, por isto pode até perder por diferença de um gol que mesmo assim será finalista. Ao Araioses somente a vitória por dois ou mais gols interessa.

No Sampaio, a expectativa é para o retorno dos meias Eloir e Cleitinho. Quem também retorna ao time é o atacante Edgar. O maior desfalque é o volante Jonas que foi expulso.

No Nhozinho Santos, o Moto pega o Santa Quitéria, às 17h. A vantagem é do Santa Quitéria que venceu a primeira partida por 1 a 0 e joga por um simples empate. O Moto terá que vencer por qualquer placar para ir à final.

O técnico Édson Porto confirmou o retorno de Kléo ao time do Moto, após cumprir suspensão. O lateral Renan Romano que foi contratado na quinta-feira deve ficar como opção no banco de reservas.

2 comentários »

Mudança de gestão

3comentários

socorraoii

Quem entra no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II) já sente a diferença. É possível andar tranquilamente nos corredores sem esbarrar em macas com pacientes. O trabalho de parceria para as transferências do hospital estão humanizando ainda mais o atendimento com uma grande redução do número de macas em corredores. O objetivo é seguir determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de garantir condição mais digna a todos os pacientes. Em duas semanas, houve a retirada de mais de 80% das macas com pacientes dos corredores.

Somente com a força-tarefa feita desde segunda-feira (10) até sexta-feira (14), foram retirados 50 pacientes transferidos para a Santa Casa e 10 para o Hospital Universitário, por meio de parcerias firmadas entre a Semus e as unidades de saúde. Todos os sábados serão realizadas 10 cirurgias de pacientes traumatizados que estejam internados no Socorrão II à espera desse procedimento. Desde o início do ano, foram 228 transferências para unidades públicas, filantrópicas e privadas. As Unidades Mistas foram as que mais receberam pacientes.

A secretária de Saúde Helena Duailibe explica que o principal objetivo é a melhoria do atendimento, garantindo que o hospital que deve se dedicar à urgência, possa atender bem na sua finalidade. Com isto, ganha o paciente, que tem um tratamento de maior qualidade e melhora a funcionalidade do hospital, inclusive para os funcionários. “O hospital de urgência precisa estar livre para atender as urgências. Por isso estamos transferindo os pacientes que podem ficar nos hospitais da retaguarda para melhorar a qualidade do atendimento de urgência da nossa cidade. Estamos confiantes que essas medidas vão impactar na qualidade da assistência à saúde e dar mais resolutividade e eficiência ao atendimento à população, conforme orientação do prefeito Edivaldo”, afirmou.

socorrao

Eram pelo menos 12 corredores do hospital que estavam ocupados por pacientes em macas que agora servem exclusivamente de passagem. O hospital possui 214 leitos. Todos estão preenchidos e ainda existe um pequeno excesso. A média de entrada no hospital é 400 pacientes por mês com muitas variações de estadia, por serem pacientes de clínica médica, cirúrgica, ortopédica entre outros.

A diretora administrativa do Socorrão II, Dorinei Câmara, explicou que ainda que um paciente chegue e ainda receba os primeiros procedimentos na maca por conta de todos os leitos estarem ocupados, o trabalho ágil de rotatividade faz com que ele rapidamente possa ser levado para o leito. E depois, se precisar de um tratamento mais específico, transferido para outra unidade.

A diretora afirma que é necessário um trabalho conjunto para que este padrão seja mantido para em pouco tempo, não ter mais pacientes em macas no Socorrão II. “Temos que trabalhar muito para manter estas parcerias e conseguir outras. Trabalhar para as Unidades Mistas poderem receber mais, conseguiremos ficar em um ótimo nível. A dinâmica de trabalho aqui no Socorrão também foi modificada, para agilizarmos a avaliação para transferências. Por isto, estão sendo envolvidos médicos, enfermeiros, técnicos, todo mundo. Assim, manteremos este padrão”, pontuou.

Com a parceria, todas as sextas-feiras, deverão ser transferidos 10 pacientes de média e baixa complexidade para o Hospital Universitário. Os demais para outras unidades, dependerão de cada caso.

Dorinei Câmara afirmou que o ideal para o hospital de Urgência é atender o paciente, estabilizá-los e em no máximo 72 horas ele possa ou ter alta ou ser encaminhado para outra unidade. Porém, como lá existem as clínicas médicas e ortopédicas, ainda podem haver casos de pacientes que permanecem de 15 a 30 dias. Mas com  as mudanças, a rotatividade já é bem melhor. “Essas melhorias dão dignidade aos pacientes, aos acompanhantes e a quem está trabalhando. Paciente em maca não deve existir porque os hospitais não estão preparados para ter maca em corredor. Então, estamos qualificando o atendimento para que o paciente possa ter uma recuperação plena”, afirmou.

Fotos: Maurício Alexandre

3 comentários »

Obras de pavimentação

2comentários

luisfernandosilva

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou Ordem de Serviço para início das obras de pavimentação de vias urbanas com blocos de concreto em Humberto de Campos e, anunciou 3 km de asfalto para ruas e avenidas em Bacabeira, nesta sexta-feira (14). As ações fazem parte do Programa Viva Maranhão, que contempla, entre outros setores, o de infraestrutura, com a pavimentação de ruas e avenidas das cidades e a interligação de todas as sedes municipais por uma via asfaltada.

“Humberto de Campos está ganhando mais 4 km de pavimentação, ao estilo da cidade, com calçamento de blocos de concreto, com isso, as ruas e avenidas vão ficar livres da poeira, no verão, e da lama, no inverno. Assim, a gente vai mudando a vida em cada cidade do Maranhão”, ressaltou o secretário, confirmando que a obra já foi iniciada.

Luis Fernando Silva lembrou que o Programa de Pavimentação das Vias Urbanas está sendo executado em todos os 217 municípios maranhenses, o que vai totalizar 1.100 km de asfalto, e tem levado melhoria da qualidade de vida e geração de renda a todas as regiões do estado. “A recomendação nossa é que a construtora que venceu a licitação, utilize, prioritariamente, a mão de obra local para gerar oportunidades de emprego e renda para os moradores, como os humbertuenses”, contou.

O prefeito Raimundo Nonato Santos (Deco) lembrou que a parceria com o Governo do Estado é importante para o município. “A gente sente nas pessoas a alegria em ver a chegada dessas obras, que estão melhorando a vida da população. Só tenho a agradecer ao governo e ao secretário Luis Fernando por trazerem essa pavimentação para Humberto de Campos”.

Os investimentos no município são da ordem de R$ 2.351.199,89 e vão beneficiar os bairros Bacabeiras, Manga, São Bernardo, Base e Lagoinha. Também presentes o secretário adjunto de Assuntos Políticos, Antônio Cruz, o Júnior Marreca; os deputados Eduardo Braide e César Pires; os prefeitos de Primeira Cruz, Sérgio Albuquerque; de Icatu, José Ribamar Moreira, e de Morros, Silvana Alves; além de ex-prefeitos da região.

Foto: Jorge Ribeiro

2 comentários »

Deu Sport

0comentário

sport

O Sport deu o troco ao Maranhão Basquete e venceu por 67 a 61, o clássico do nordeste pela Liga de Basquete Feminino (LBF), disputado hoje pela manhã, em Recife. No primeiro turno, o aranhão havia vencido em São luís, por 68 a 66.

Com o resultado, o Sport permanece na primeira colocação com 19 pontos. O Maranhão divide a segunda colocação com Americana-SP, com 18 pontos.

Na próxima segunda-feira, o Maranhão faz mais uma partida fora de casa. Vai enfrentar Brasília, às 20 horas.

sem comentário »

Visita ao Caldeirão

5comentários

gilcutrim

O prefeito Gil Cutrim vistoriou ontem (14) os serviços de conclusão do novo Estádio Municipal Dário Santos, localizado no bairro Moropóia, Sede do município de São José de Ribamar.

Acompanhado de vereadores, lideranças comunitárias e secretários municipais, Cutrim conferiu o andamento da obra, constatando que a mesma segue rigorosamente o seu cronograma e será entregue dentro do prazo previsto (até o fim deste primeiro semestre ou começo do próximo), beneficiando a população, em especial os desportistas, com uma praça esportiva dotada de infraestrutura necessária para receber jogos do São José de Ribamar Esporte Clube, time que representa o município na elite do futebol maranhense, e de competições diversas de futebol.

“O trabalho está transcorrendo na sua normalidade, mesmo com as fortes chuvas que continuam caindo na Grande Ilha e que atrapalham qualquer serviço de infraestrutura. Estamos satisfeitos e, muito em breve, poderemos entregar ao povo ribamarense um Estádio novo, com ótima infraestrutura e que ficará lotado quando receber os jogos do São José de Ribamar Esporte Clube, o nosso querido Peixe Pedra”, disse o prefeito.

O trabalho realizado no Dário Santos, apelidado carinhosamente de Caldeirão do Peixe, consiste na execução de serviços de conclusão da construção da cobertura da arquibancada (que tem capacidade para 600 expectadores); implantação das cadeiras; instalação de alambrados; implantação dos acessos com catracas; construção dos bancos de reserva das equipes; implantação de sistema de drenagem do gramado e de sistema de iluminação; além de serviços diversos de acabamento. A obra está sendo custeada com recursos de convênio firmado entre a Prefeitura ribamarense e o governo do Estado.

Foto: Willian Tindale/ASSCOM PMSJR

5 comentários »

Festa em Presidente Vargas

2comentários

luisfernandosilva

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, participou na quinta-feira (13), das comemorações pelos 50 anos de Presidente Vargas, a 170 km da capital São Luís. Acompanhado da prefeita Ana Figueiredo, de secretários municipais e vereadores, o secretário inaugurou a estrada vicinal que liga o município ao povoado de Gaiolinha, totalizando 12 km de extensão.

“A cidade e os cidadãos de Presidente Vargas estão de parabéns por esses 50 anos. O governo do Estado tem sido parceiro para o desenvolvimento do município, com obras como essa estrada vicinal e com a pavimentação de ruas e avenidas”.

A prefeita Ana Figueiredo falou da alegria de comemorar a data com a entrega de obras e de poder contar com o apoio estadual. “Estou muito feliz pela data e por ter a presença do secretário Luis Fernando e de ações do Governo, isso tem ajudado muito o município a crescer”, afirmou.

Após a inauguração da estrada vicinal, a prefeita Ana Figueiredo e o secretário Luis Fernando participaram do Parabéns Oficial da cidade, com corte do bolo de 50 metros, no Balneário Orestes Lima. Também presente a deputada estadual Graça Paz.

Foto: Jorge Ribeiro

2 comentários »

Esporte em debate

5comentários

deputados

Representantes da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa projeto de lei (PL 6753/13) e cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte), atendendo à solicitação do deputado federal licenciado e secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, participaram nesta sexta-feira (14) em São Luis, no auditório Fernando Falcão, de uma audiência pública para discutir as reivindicações e sugestões dos desportistas maranhenses. “A meta é tentar incluir as propostas do Maranhão no projeto nacional”, disse o secretário.

Durante a audiência com representantes de clubes das regiões Nordeste e Norte e de outras modalidades esportivas, Pedro Fernandes frisou que o encontro foi positivo na medida em que vem colher as reivindicações e propostas do Maranhão para no projeto nacional, que trata da recuperação financeira dos clubes de futebol profissional e do fortalecimento do esporte olímpico.

Para Pedro Fernandes, a juventude precisa do fortalecimento do esporte para que os jovens não sigam por outros caminhos. Disse que além da paixão que emociona os  torcedores, é preciso olhar o futebol brasileiro como fator econômico do maior importância para a geração de emprego, renda e fortalecimento da economia.

O presidente da comissão, deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) lembrou que o Brasil vive o ano da Copa do Mundo e que 2016 será o ano das olimpíadas, por isso o país precisa deixar um legado para a juventude que possa ordenar o esporte brasileiro. Ressaltou ainda que a visita ao Maranhão foi resultado do trabalho do deputado e secretário Pedro Fernandes, que comunga das mesmas ideais da comissão que visa unir a prática desportiva com a educação de qualidade e tem participado das reuniões da comissão e oferecido sugestões importantes.

deputados2
Ele realçou que, no mundo inteiro, os esportes olímpicos são formados por atletas egressos das universidades, mas no Brasil é formado pelos clubes de futebol endividados e a beira da falência, sem condições de respirar para poder formar, além dos atletas de futebol, atletas de outros importantes esportes olímpicos. “Queremos dar oportunidade aos jovens de praticarem esportes e garantir um norte ao futebol brasileiro para que, por meio dessa atividade, os outros esportes possam caminhar e se desenvolver juntos”, afirmou o presidente.

Depois de citar a que a dívida dos clubes profissionais com a União é superior a R$ 4 bilhões, Jovair Arantes disse que os principais clubes de futebol apresentaram uma nova sugestão de pagamento. Uma comissão especial formada pelos representantes dos principais clubes do país propôs a amortização da dívida ao longo de 20 anos, levando-se em conta o futuro crescimento do mercado do futebol no Brasil e o consequente aumento das receitas dos clubes. Pela proposta dos clubes, 5% do total da dívida seriam pagos até 2015, 25% até 2021, 35% até 2027 e o restante até 2034.

De acordo com Jovair Arantes, o financiamento deverá ser feito através das loterias da Caixa Econômica Federal (CEF), conforme está sendo discutido em busca de um denominador comum. O financiamento terá leis rígidas para que os clubes que terão suas dívidas dilatadas possam praticar suas atividades, mas caso não cumpram as exigências serão punidos para que não possam continuar deixando de pagar os seus impostos como ocorre até agora.

Jovair também disse que a comissão pretende concluir a votação do PL até o dia 15 de março para encaminhar ao Senado, que dará celeridade ao projeto para ir à sanção da presidente Dilma.

O secretário do Esporte e Lazer (Sedel), Joaquim Haickel, destacou que a visita da comissão foi resultado do esforço do deputado federal e secretário Pedro Fernandes, para que os membros da comissão pudessem ouvir as reivindicações dos desportistas maranhenses. “Precisamos ter conhecimento do que será feito e apresentarmos nossas sugestões para o fortalecimento do movimento olímpico nacional”, disse acrescentando que entre as principais reivindicações está o fortalecimento das bases, através das escolinhas de diversas modalidades esportivas.

5 comentários »

Foco na qualidade

0comentário

pedrofernandes

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, recebeu, nesta sexta-feira (14), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), representantes da Plan International Brasil, organização não-governamental que trabalha com desenvolvimento social com o foco no atendimento de crianças e adolescentes.

Durante a reunião, representantes da entidade apresentaram um projeto desenvolvido com vistas no bem-estar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, comunidades indígenas, negras e de periferia urbana ou rural que são as mais vulneráveis.

Na oportunidade, Pedro Fernandes destacou que a Seduc vem desenvolvendo um projeto de grande relevância para educação maranhense, com qualidade social. “A secretaria vive um momento muito importante. Estamos no processo de implantação das diretrizes curriculares nas escolas da rede pública estadual, que contemplam ações que irão melhorar a qualidade do ensino maranhense”, ressaltou.

Uma nova reunião deverá acontecer, na terça-feira (18), com a participação de representantes das Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Assistência Social, Desenvolvimento Social, Mulher, Igualdade Racial e Saúde para apresentação do projeto.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS