Os 160 novos servidores aprovados entre os mais de 33 mil candidatos inscritos no 1º concurso público realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Secretaria de Gestão e Previdência (Segep), tomaram posse na semana passada, no hall de atendimento na sede do Departamento.
Todos os 40 analistas de trânsito (nível superior) e os 120 assistentes de trânsito (nível médio) prestigiaram a solenidade de posse que foi comandada pelo diretor geral do Detran-MA, André Campos; com presença do Secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; do diretor financeiro do órgão, Arlindo Nogueira; da chefa do setor de Recursos Humanos, Graça Reis; e da presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MA, Selma Abreu Silva.
André Campos enalteceu a iniciativa e destacou o momento único que foi o primeiro concurso público do Detran-MA. Também aproveitou para parabenizar os concursados. “Parabenizo cada um de vocês, pois a gente sabe que o concurso é um orgulho para as famílias de todos. Estou muito feliz por esse concurso ter sido realizado na minha gestão e conto com a ajuda de vocês para que possamos promover ainda mais melhorias nos serviços prestados pelo Detran”, destacou Campos, que foi enfático ao agradecer o empenho do secretário Fábio Gondim e da governadora Roseana Sarney para a realização desse momento histórico para o Detran.
O secretário Fábio Gondim reiterou a importância do concurso e afirmou que o ato de posse é o ponto mais alto de um trabalho feito com muita responsabilidade. O secretário lembrou também que já foi concurseiro, que sabe da luta que é obter êxito e que ser servidor público é uma vocação.
Aprovado em primeiro lugar para Analista de Trânsito de São Luís, o bacharel em Informática pela UFRJ, Ricardo Jasmin Meirino, enfatizou o esforço para alcançar a aprovação. “Me preparei muito para esse concurso, passei e para mim vai ser um grande desafio, pois a cidade está crescendo bastante, principalmente no que diz respeito à mobilidade urbana, e eu espero contribuir nesse sentido exercendo meu trabalho aqui no Departamento”, afirmou Ricardo Meirino que também destacou a importância do órgão trabalhar a Educação para o Trânsito.
Ao final da solenidade de posse, os seis primeiros aprovados foram chamados para assinar o termo de posse, representando os demais. Todos os 160 novos servidores do Detran na capital e nas Ciretrans já iniciam nesta segunda-feira (10) a sua locação para começar os trabalhos.
Fotos: Ascom Detran-MA
Sou excedente, sei que ainda existe muita gente contratada “irregularmente” pois segundo a Constituição Federal, o preenchimento de vagas em órgãos públicos deve obedecer o princípio da legalidade e da impessoalidade. Ou seja, deve ser atrvés de Concurso Público, por merecimento e não por apadrinhamento político.
Será se existe alguma possibilidade dos excedentes serem apossados sem entrarem com recurso na justiça!?